sábado, 11 de maio de 2013

45 MIL CARROS VÃO VIRAR SUCATA











São Paulo - O governo paulista obteve da Justiça autorização para destruir 45.131 veículos depositados em pátios, que serão transformados em sucata e vendidos para reciclagem

60% DE PMs SÃO PRESOS


Goianira viveu ontem uma situação insólita: 60% dos policiais militares que trabalham na cidade foram presos durante operação da Polícia Civil. O delegado Ralph de Melo Gonzaga e o escrivão Áureo Nunes Tapajós foram afastados e encaminhados para a corregedoria da corporação. Ao todo, foram detidas 23 pessoas na cidade: 17 militares da ativa, um da reserva (aposentado) e 5 cidadãos. Investigações apontam envolvimento do grupo em crimes que vão de homicídios a tráfico de drogas. Integrantes da Polícia Militar (PM) de Anápolis já foram enviados para substituir os que estão detidos pelo período de 30 dias.
Apesar das prisões, o prefeito Randel Miller de Assis Santos faz elogios ao ex-comandante do 2º Pelotão de Goianira, o tenente Sebastião Kenedi Cardoso, detido em Aparecida de Goiânia, e a outros policiais: “Kenedi foi um guerreiro. Ficou 7 anos no comando, e praticamente sem polícia. Ele que dava a cara nas batidas. Da minha parte, só tenho que agradecer. Acredito que nem todos esses policiais que foram presos são bandidos, que nem todos tenham culpa no cartório desta forma.”
Sindicância
O comandante da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), major Sérgio Inácio de Araújo, afirma que cinco dos presos que trabalhavam em Goianira já foram alvos de sindicâncias, que terminaram sem punições. Eram denúncias de abuso de autoridade, que não foram comprovadas na investigação da corregedoria, diz.
A cidade tinha, até o mês passado, apenas uma viatura fazendo ronda 24 horas. Uma outra, com policiais pagos em regime de hora extra, trabalhava 8 horas por dia. “Estávamos com criminalidade alta no município porque só tínhamos uma viatura rodando 24 horas por dia”, afirma o prefeito. Há duas semanas, outros três carros passaram a atender o município em tempo integral, também em regime de hora extra. O município gasta R$ 22 mil e o Estado paga mais R$ 44 mil para garantir o aumento das unidades.
Com o aumento, espera-se que casos de furto e roubo diminuam. Mas a cidade enfrenta um problema muito comum à região metropolitana: o tráfico e o consumo de crack. Araújo afirma que a polícia conhece as bocas de fumo mas, sempre que aborda os usuários, só encontra pequenas quantidades de droga, insuficientes para classificar tráfico. “Precisa de investigação”, diz.

Batalhão de Anápolis vai ajudar na cidade

Com a baixa de 17 homens no Pelotão da Polícia Militar, entre eles o ex-comandante tenente Sebastião Kenedi Cardoso e o soldado Ramos, o coronel Sílvio Benedito Alves solicitou que o comando de Anápolis mandasse para a cidade 24 militares para reforço no policiamento.
“Não fico constrangido com a prisão desses militares. Fico decepcionado com a prisão de tantos militares. O militar tem de ser, antes de tudo, uma pessoa íntegra, que trabalha no combate à criminalidade e ao crime na defesa da população, mas não tememos cortar da própria carne em casos de desvio de conduta”, afirmou.
Além da investigação na Polícia Civil, os militares presos estão sujeitos a investigação na Corregedoria da PM, que instaurou sindicância para apurar as denúncias, e ao Conselho Disciplinar, que pode até expulsá-los.
O coronel Sílvio disse que um dos militares presos, o soldado Ramos, já foi expulso da corporação pelo próprio Conselho Disciplinar, depois de comprovação de envolvimento em roubo de carros. O militar conseguiu voltar para a corporação depois de decisão judicial, segundo o comandante-geral.
Além dos militares, foram presos em Goianira mais sete pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e outros crimes. Essas pessoas faziam parte, segundo a investigação, da quadrilha formada pelos militares. “Os militares eram os chefes do tráfico na cidade”, apontou o delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski. A Polícia Civil não divulgou ainda em quantos assassinatos a quadrilha formada por militares está envolvida, mas que todos foram cometidos de forma isolada e não configuram como ação de um grupo de extermínio.
A ação era conjunta em crimes de tráfico, de adulteração e uso de veículos roubados e de casos de corrupção ativa. Segundo o comandante da PM, com exceção do tenente Kennedy, os demais presos na operação são sargentos, cabos e soldados da Polícia Militar.
Tensão
O comandante-geral da Polícia Militar demonstrou irritação ao conceder entrevista sobre a Operação Resgate na sede da Polícia Civil. “Vocês deveriam me entrevistar no meu gabinete”, reclamou para a imprensa.
Depois, ainda insatisfeito, fez com que o banner da Polícia Militar fosse colocado à frente do da Polícia Civil. A irritação era visível também durante a entrevista coletiva, com respostas incisivas. Ao final da última pergunta, saiu rapidamente da sala trocando farpas com alguns jornalistas.
Esta é a segunda operação em que um número tão alto de militares é presa. Em 2011, 19 militares, entre eles o sub-comandante-geral da corporação, foram presos pela Polícia Federal, sob a suspeita de integrarem um grupo de extermínio. Na época, o superintendente da PF era o atual secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás, delegado Joaquim Mesquita.

PLAYBOY, 21 ANOS É PRESO


Na última quarta-feira, dia 08/05, Policiais Civis do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos – Genarc, de Formosa, prenderam Leonardo Pereira de Souza, de 21 anos. Leonardo, o Playboy, foi preso em flagrante acusado pelo homicídio do menor D.C.A., de 17 anos. O Delegado Vytautas Zumas informa que na tarde do dia 08, por volta das 16h, um FIAT Palio de cor prata parou em frente a um bar localizado no setor São Benedito, em Formosa, e dele desceram dois indivíduos. Um deles efetuou disparos de armas de fogo em direção a dois menores que jogavam sinuca no local. O menor D.C.A., alvo principal dos disparos, foi atingido na barriga e na cabeça, vindo a falecer no local apesar da tentativa de socorro de populares
Uma garota de 15 anos, que passava pelo local, foi atingida por um tiro de raspão na cabeça e passa bem. Outro jovem, de 16 anos, foi atingido no abdômen e transferido para um hospital de Planaltina. Logo após o ocorrido, Policiais Civis do Genarc estiveram no local e apuraram que os indivíduos teriam utilizado um Palio de cor prata, com placas que tinha o final 2222. Descobriram ainda que um dos atiradores teria sido Leonardo. Munidos de informações, os Policiais Civis e Militares empenharam-se em diligências e descobriram que a namorada de Playboy possuía um veículo com as mesmas características e placas daquele utilizado no crime, demonstrando então que as suspeitas estavam corretas.
Localizada a residência da namorada Leonardo, verificou-se que o carro utilizado no crime estava na garagem, sendo questão de tempo até que o suspeito saísse até o portão para verificar se alguém teria ido até lá para vingar o crime cometido, momento em que foi preso em flagrante pelos policias. Na delegacia, Playboy confessou o crime e justificou dizendo que D.C.A teria atirado em seu irmão uma semana antes. A motivação do crime também seria uma rixa existente entre setores da cidade onde jovens travam batalhas diárias entre si na disputa por território, tráfico de drogas e vinganças por homicídios anteriores. As vinganças e apologia ao crime eram frequentemente postadas por Playboy em uma página de relacionamentos, o que demonstra o cotidiano criminoso do jovem.
Leonardo foi conduzido até a Central de Flagrantes de Formosa, onde foi autuado pelo crime de homicídio qualificado, sendo recolhido na Casa de Prisão Provisória da cidade, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

MARCOS PAULO É PRESO PELA TERCEIRA VEZ!


Marcos Paulo de Souza, de 29 anos, foi preso pela terceira vez por Policiais Civis do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos – Genarc, de Formosa. Marcos Paulo, o Marquinhos, foi preso na tarde de ontem, dia 03/07, por tráfico de drogas. De acordo com o Delegado de Polícia Vytautas Zumas, Coordenador do Genarc, o acusado utilizava a própria residência, em Formosa,  para  fazer o comércio de maconha e cocaína.
Após alguns meses monitorando os passos do traficante, os Policiais Civis perceberam uma grande movimentação em torno da casa de Marquinhos. O local ficava ainda maior nos horários de pausa dos funcionários que trabalham em obras próximas à casa do acusado – momento em que os usuários adquiriam a droga. Além disso, Marquinhos também era alvo de denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia – 197, da Polícia Civil.
No momento da prisão, ao perceber a ação da Polícia Civil, Marquinhos empreendeu fuga pelos fundos da casa, sendo perseguido e capturado a duas quadras do local quando tentava se esconder em cima de uma árvore. Vytautas Zumas ressalta que, como das vezes anteriores, Marcos Paulo volta de nova para a cadeia por tráfico de drogas, mesmo respondendo ainda pelos crimes praticados anteriomente. Na casa o acusado os Policiais Civis do Genarc apreenderam maconha, cocaína e dinheiro, o que aponta a grande movimentação na venda de drogas.

29 CRIMINOSOS SÃO PRESOS


Uma Operação feita pela por Policiais Civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia – DRP de Luziânia, realizada em comemoração ao dia do Policial Civil, levou paracadeia 29 (vinte e novecriminosos apenas no Entorno Sul. Ação envolveu todos os policiais civis da Regional e teve a participação de todas as DP’s do Entorno Sul.
Foram cumpridos aproximadamente 60 (sessenta) mandados de prisão e de busca e apreensão, todos relacionados a crimes como homicídio, latrocínio, roubo, tráfico de drogas, porte de arma, dentre outros. Os presos foram todos apresentados na sede da 5ª DRP, em Luziânia/GO, assim como parte do material apreendido – drogas, armas de fogo, munições e documentos falsos.
O Delegado Rodrigo Mendes de Araújo parabenizou a ação de todos os policiais civis envolvidos na operação e destacou a quantidade de prisões. “Nunca tantas pessoas foram presas num único dia na área de abrangência desta 5ª DRP”. O delegado enalteceu as prisões realizada sem Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia.
Os cumprimentos dos mandados de busca geraram a lavratura de 04 (quatro) prisões em flagrante por tráfico de drogas, posse de arma de fogo e uso de documento falso. Seis (06) menores com mandados de busca e apreensão foram apreendidos pela prática de atos infracionais graves – estupro e roubo.
Ao todo foram cumpridos 31 mandados de prisão, sendo 09 homicídio, 10 por roubo, 01 por estupro, 04 por tráfico, 03 por furto, 01 por porte de arma e 02 por ameaça – Maria da penha. Três apostadores do jogo do bicho também foram detidos.
O Delegado Regional parabenizou todos os agentes, escrivães e delegados envolvidos na operação e fez questão de enaltecer o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe da 5ª DRP.

OPERAÇÃO CARRASCO - JATAÍ E IPORÁ


No dia Nacional do Policial Civil, comemorado no dia 09 de maio, Policiais Civis da 14ª Delegacia Regional de Polícia – DRP, de Jataí, juntamente com Policiais Civis da 7ª DRP, de Iporá, realizaram “Operação Carrasco”. Na ação, 52 policiais se uniram para cumprir 13 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar em Jataí.
O esforço e a dedicação dos Delegados, Agentes e Escrivães de Polícia, que iniciaram jornada de trabalho desde às 01h30 de quinta-feira, resultou em 03 prisões em flagrante, 01 Termo Circunstanciado de Ocorrência, apreensão de uma Pistola marca Taurus, calibre 7.65 e de substâncias entorpecentes.
Lázaro Wilquer Oliveira Silva, 18 anos, e Leandro Bento da Silva, 29 anos, foram presos por tráfico de drogas. Stanley Nunes de Lima, 20 anos, foi autuado por posse irregular de arma de fogo e munições. Essa foi mais uma “missão dada e cumprida”, por homens e mulheres, que antes de se tornarem policiais já eram cidadãos com ideais de justiça e segurança para toda a sociedade.
Quatro horas da manhã, um homem com andar meio cambaleante caminha pela rua escura. Um carro da polícia se aproxima e os policiais resolvem averiguar a situação:
- Onde vai o cidadão a uma hora destas?
- Estou indo assistir uma palestra.
- Palestra?! A esta hora? Sobre o quê?
- Sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano. Os danos causados pela esbórnia. A farra na degradação da vida amorosa conjugal. Os impactos negativos sobre o sistema nervoso central eperiférico advindos dessa vida desregrada. Dos malefícios aos órgãos internos e também externos devastados pela ingestão desenfreada de fumo, álcool e drogas ilícitas. E a vida sem Deus no coração.
- Ô meu, fala sério! E quem vai dar uma palestra desta abrangência e relevância científica a esta hora da madrugada?
- Minha esposa, quando eu chegar em casa.

VANDERLAN SERA CANDIDATO A GOVERNADOR

Apesar da pressão do PT, a montagem de palanques do PSB para a eleição de 2014 segue. O governador Eduardo Campos, presidente nacional do partido, filia neste sábado (11) o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, à legenda. O empresário é a aposta socialista para a disputa no estado de Goiás. 

Vanderlan foi candidato a governador em 2010 pelo PR e terminou a disputa em terceiro lugar, com 16,62% dos votos. Para os socialistas, a filiação do empresário representa o fortalecimento de um novo grupo no estado, que é apontado como a terceira via para a disputa de 2014. 

A aposta inicial do PSB em Goiás era o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi. Mas ele, após assédio do PT, decidiu migrar para o PMDB e deve assinar a ficha de filiação nos próximos dias. A ida dele para o PMDB provocou um racha entre os peemedebistas. O ex-governador Íris Rezende, que ficou em segundo lugar na eleição passada, está insatisfeito. 

E essa insatisfação pode contribuir para o PSB. Os socialistas acreditam que Rezende deverá fazer uma "aliança branca" com Vanderlan. O empresário já conta com o apoio de lideranças como o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e de partidos como o PRP, presidido pelo ex-secretário da Fazenda do governo Alcides Rodrigues Jorcelino Braga; o PDT, da deputada Flávia Morais; e o PSC, presidido por Joaquim Liminha.


MAGDA ESTAR PERDENDO DISPUTA PARA O POVO!

Durante a tarde de hoje (10) o advogado das famílias assentadas na Fazenda Vala do Rio do Peixe, em Santa Cruz de Goiás, consegui junto à justiça um liminar desuspensão da reintegração de posse feita pelo grupo empresarial Roma Empreendimentos e Turismo, após detectar fralde no processo.
Há um ano, os produtores rurais lutavam para permanecer nas terras, após terem sidos notificados judicialmente para deixarem o local, depois de embate jurídico com o grupo empresarial Roma Empreendimentos e Turismo, cuja a proprietária é a deputada federal Magda Mofatto (PTB).
Agora, depois de tantas ameaças, a justiça está começando a ser feita para cerca de 26 famílias que se apossaram há 20 anos de 250 alqueires em Santa Cruz, que até então eram devolutas e abandonadas. E fizeram do terreno suas terras para moradia e fonte de renda e como essa liminar, após descoberta de fralde no processo, poderão permanecer na terra.
Nesse tempo, apresentei dois requerimentos que foram encaminhado para o Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva, o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da Republica, Gilberto Carvalho e para a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, solicitando a intervenção dos representantes no Estado, para assegurar o processo legal de desocupação de forma pacífica das famílias da Fazenda Vala do Rio do Peixe.