quarta-feira, 11 de março de 2015

Município tem duas Câmaras e não se aprova nada

Um fato para lá de inusitado tem causado transtornos no município de Muquém do São Francisco. A cidade possui atualmente duas Câmaras de Vereadores, sendo uma com quatro integrantes, na sede do legislativo e a outra com cinco vereadores, no povoado de Javi – oposição ao prefeito, Márcio Mariano.
A queda de braço entre os dois poderes já dura mais de dois anos. As sessões regimentais acontecem sempre as sextas-feiras, nas duas Câmaras, mesmo assim nada é votado, primeiro porque não tem quórum, segundo porque não tem o que votar, faltam matérias para o expediente e os vereadores, apenas se limitam a olhar um para o outro, como constatou in loco a equipe de reportagem do Jornal Gazeta do Oeste.
A composição das duas Casas legislativas ficou assim constituída: na sede do legislativo municipal, Jucilei Rodrigues-presidente, Maria Martins-vice, Osleide Alves dos Santos -1ª secretária e Izaul
Neto-2º secretário. Já no povoado de Javi, onde funciona a segunda Câmara, a composição é: Osmar Gaspar-presidente, Milton Pereira-vice, Lindinalva Alves -1ª secretária, Juscelino Augusto – 2º secretário e Renato da Silva sem cargo.
A disputa política e a batalha judicial estabelecidas no município têm gerado grandes prejuízos à população. Neste período já aconteceu de tudo, foram duas eleições que teve como vencedor o prefeito Márcio Mariano, o município também foi governado nove meses por um prefeito interino, já houve também quebra-quebra na Câmara de Vereadores em decorrência da revolta da população, violência e agressão física. Com tudo isso o impasse continua a espera de uma posição firme da justiça, que até agora tem se mostrado inábil e indiferente com a grave situação de Muquém.
Segundo informações de moradores falta apenas boa vontade das autoridades em solucionar o problema, veja por que: Uma sessão para escolha da nova Mesa Diretora da Casa, foi realizada dentro dos parâmetros legais, no plenário da Casa e com a ata registrada.
Já a outra foi realizada fora da sede do legislativo, em um local desconhecido, também com quatro vereadores presentes, a ata não foi registrada e o mais grave reelegeu o presidente a revelia da legislação, já que a Lei Orgânica do Município não permite a reeleição do presidente. qual a dificuldade de interpretação? O certo é que esta pendenga entre Câmara e a Prefeitura já está entrando
em território perigoso e prejudicial a população.
Em 2014 todos os projetos encaminhados pelo executivo à Câmara foram todos rejeitados pela maioria dos vereadores que são de oposição e pertencem ao PT, a exemplo da aquisição de cinco ônibus para o programa “Caminho da Escola”.
Segundo o prefeito, Márcio Mariano o duodécimo da Câmara, repasse obrigatório está sendo depositado em juízo. Para Mariano, a situação que o município se encontra é gravíssima. “Estamos praticamente engessados, trabalhando no escuro, a situação que Muquém está passando nestes mais de dois anos de minha gestão, é de calamidade e só ainda não abandonei o barco, porque tenho muita força e um compromisso com o povo”, disse o prefeito.
Márcio falou ainda, que é a primeira vez na história da democracia, que uma Câmara reprova integralmente o orçamento do município, amordaçando a administração e obrigando o prefeito reincidir todos os contratos com prestadores de serviços, suspender serviços básicos nas áreas de saúde, educação, social e investimentos.
“Estamos trabalhando no escuro, sem rumo, pois não temos um orçamento”, afirmou Mariano.

Buzu vira e deixa 18 pessoas feridas

Por Terena Cardoso
Um acidente com o ônibus da banda Garota Safada na madrugada de ontem deixou 18 integrantes feridos, de um total de 27 pessoas que estavam no veículo, entre músicos, produtores e equipe técnica do grupo.
O ônibus seguia para um show em Luzilândia, no Pauí, mas tombou na BR-222, na altura do quilômetro 81, em um trecho conhecido como “Curva dos Frios”, no município de São Luís do Curu, no Ceará.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia bastante no momento do acidente, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo.
Em entrevista ao MASSA!, o assessor da banda, Rafael Acioly, afirmou que, dos 18 integrantes feridos, quatro ficaram em estado grave, passaram por cirurgias e continuam no hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. São eles: Francisco Lúcio (fratura exposta no braço), Jhon Jhones (esmagamento da mão), Robson Bezerra (fratura exposta no ombro direito) e Ítaro Silva (lesão no pé direito).
A equipe médica do IJF deve divulgar hoje um novo balanço sobre o estado de saúde dos pacientes.
“Todos os outros foram liberados. Estamos torcendo pela recuperação de Francisco, Jhon Jhones, Robson e Ítaro”, disse Raphael Acioly. O vocalista do grupo, Wesley Safadão, não estava no veículo, pois ele iria para a região na manhã de ontem, já que o show aconteceria durante a noite.
Por conta do ocorrido, a agenda de shows da banda de forró segue momentaneamente suspensa.


Assassinos passam o rodo em Paulo Afonso Soldado foi a primeira vítima, mas delegado ainda não vê ligação entre as mortes

Por Miriam Hermes

Uma sequência de homicídios, em Paulo Afonso (a 469 km de Salvador), entre as 2h da madrugada e o meio dia de ontem, deixou quatro homens mortos. Os crimes foram cometidos no bairro Tancredo Neves III e adjacências, sendo a primeira vítima o soldado da Policia Militar Anael Mohab Bezerra Gomes, 35 anos.
O corpo dele será sepultado às 17h de hoje, no cemitério São Lucas. O soldado foi morto com quatro tiros no peito e nas costas.
De acordo com informações do comando do 20º Batalhão de Policia Militar, o soldado baleado foi levado por colegas para o Hospital Nair Alves de Souza, mas não resistiu. O policial, que estava de folga, desarmado e com roupas de academia, pilotava sua moto quando foi baleado. “Ninguém sabe o que ele estava fazendo lá, naquela hora”, disse o delegado Clériston Jambeiro, que investiga os quatro assassinatos e, a princípio, não vê relação entre a morte do policial e as dos demais homens.
Conhecido : Militar tinha histórico de atuação em emissoras de rádio e sites da cidade.


Polícia organiza força-tarefa para investigar onda de mortes em Paulo Afonso

As polícias Civil e Militar fizeram uma força-tarefa em Paulo Afonso, a 469 km de Salvador, para elucidar uma série de crimes que aconteceram em curto intervalo de tempo na cidade esta semana. Quatro mortes foram registradas na cidade em apenas 10 horas, começando pelo policial militar Anael Mohab Bezerra Gomes, 35 anos. 
Segundo a polícia, a morte do PM não tem ligação com os outros crimes. Depois da morte do soldado, três outras pessoas foram mortas - duas com suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Um pedreiro também foi assassinado - a polícia acredita que por engano.
Na manhã de ontem, Leandro Santos de Jesus, 31 anos, foi morto na rua Tororó, quando três homens em um Siena preto passaram atirando. Ele foi atingido por cinco tiros de espingarda calibre 12. A vítima tinha passagem por tráfico de drogas.
Às 11h30, Simonal Alves Barbosa, 55 anos, também com ligação com o tráfico de drogas, foi executado por três homens encapuzados que chegaram em um Gol vermelho em seu estabelecimento comercial, o Poriba Motos, no BTN 2. Ele estava na porta com funcionários quando os bandidos chegaram e, sem falar nada, atiraram contra ele.
Já José Carlos Torres, 44 anos, foi morto às 11h40. Ele não tinha passagem pela polícia, era pedreiro e trabalhava em uma obra quando dois homens em um Palio preta chegaram. Segundo as investigações, eles estariam atrás de outra pessoa - ainda não identificada -, mas acabaram atirando em José com uma espingarda calibre 12.
O modo similar de agir nas mortes leva a polícia a crer que um mesmo grupo esteja por trás das três mortes. A polícia investiga se os crimes têm ligação com a morte de um traficante conhecido como Nego da Prainha, que morreu em troca de tiros com PMs no dia 27 do mês passado.
Morte do PM
O soldado Anael foi morto quando estava andando de moto em um dia de folga. A polícia apreendeu um adolescente de 16 anos pelo crime, mas ele nega ter matado o PM. A namorada e três irmãos do suspeito disseram à polícia que ele matou o soldado porque ele estaria "rondando" sua casa. A polícia não sabe o que o PM fazia no bairro Tancredo Neves III no momento do crime.

A arma do crime foi encontrada em um telhado.
* Com informações do repórter Diogo Costa

No último capítulo de 'Império', José Pedro mata o pai: "Sou o homem que vai matar o rei"

O último capítulo da novela Império promete ter muito suspense e tragédia. O vilão Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) terá um final trágico e será morto por José Alfredo (Alexandre Nero). Após o confronto, o Comendador entrará no esconderijo para salvar Cristina (Leandra Leal) das mãos de José Pedro (Caio Blat). "Foi muita ousadia sua ter me desobedecido", diz o filho ao ver José Alfredo à sua frente. 
O homem de preto reage e garante que não vai cair na chantagem do filho: "Enquanto Josué cuida do Silviano, vou soltar a Cristina e lhe dar a lição que você merece". Revoltado, Pedro ameaça atirar. "Regicida! Eu sou o homem que vai matar o rei!'', diz Pedro. Ao ver o filho com a arma na mão, Zé Alfredo se revolta: "Melhor dizer 'parricida'... É assim que chamam o filho que mata o próprio pai. Um dos crimes mais bárbaros que um ser humano pode cometer".
Mesmo amarrada em uma cabine de guindaste, Cristina tem uma jogada de mestre e mexe com a estrutura onde o irmão está. Com a queda, José Pedro perde o equilíbrio e vai parar no chão. José Alfredo age rápido, tira a arma de Pedro e o deixa desacordado com uma coronhada.
O Comendador socorre Cristina, enquanto Josué cuida de Silviano (Othon Bastos). "Comendador... É melhor a gente ir embora", sugere o motorista se distraindo por um momento. É nesta hora que o ex-mordomo saca uma arma e atira no capacho de Zé. Mesmo ferido, o motorista revida e mata Silviano.
Zé Alfredo se desespera ao ver o fiel escudeiro correndo risco de morte. "Melhor a gente ir, sim, tratar estes ferimentos, e mandar a polícia vir buscar José Pedro... Mesmo que ele acorde e fuja, vai acabar sendo encontrado". Só que Zé é surpreendido por José Pedro, que atira no próprio pai. "Meu pai... Pai! Ele está morto", grita Cristina aos prantos. A cena vai ao ar nesta sexta-feira (13), no último capítulo de Império.




NO DIA 15 NÃO SEJA UM ROBOZINHO A SERVIÇOS DE QUEM PERDEU AS ELEIÇÕES


Guitarrista do Slipknot é esfaqueado na cabeça por irmão e sobrevive

Mick Thomson, guitarrista do Slipknot
Uma das atrações do Rock in Rio 2015, o Slipknot pode sofrer uma importante baixa no festival. Segundo o site "TMZ", o guitarrista Mick Thomson foi esfaqueado na parte de trás da cabeça pelo irmão, Andrew, após uma acalorada discussão em Des Moines, cidade natal da banda.
Segundo o site, que ouviu a polícia da cidade Clive, no Estado de Iowa, os irmãos protagonizaram uma briga na casa de Mick. Ele foram encontrados às quatro da manhã desta quarta (11), em frente a uma casa da cidade,  visivelmente intoxicados e apresentando diversos cortes no corpo.
Após a briga, eles foram levados ao hospital Des Moines, em ambulâncias separadas, e seguem em observação.
 Apesar dos ferimentos, nenhum dos dois corre risco de morrer. A polícia investiga o caso.

João Vitor e Marcos são presos por roubo

A equipe do GPT 7348 (Sgt Martins, Cb Soares, Cb Chagas e Sd Luchesi); em patrulhamento pela Rua Bela Vista no Setor Monte Azul; em Senador Canedo, deparou com dois indivíduos, sendo que um estava saindo correndo de uma Mercearia e o outro aguardava em uma motocicleta na porta. Feito a abordagem, constatou-se que os indivíduos acabara de práticar um roubo no referido comercio. Os detidos foram identificados como João Vitor Garcia Arantes e Marcos Maciel Guimarães. Com Marcos foi encontrado um simulacro de arma de fogo e dois aparelhos de telefone celular e com João Vitor a quantia de R$ 302,00 em dinheiro. A equipe do serviço de inteligência do 27"Bpm, equipe BRAVO, após levantamentos conseguiu identificar outras vítimas dos indivíduos, sendo que estes praticaram na data de ontem um roubo na Farmácia Santana no Município de Bonfinopolis e outros roubos na área Central de Senador Canedo. Várias vítimas compareceram no DP e reconheceram os detidos como sendo os autores de roubos a pesso; sendo que foram autuados em flagrante no art. 157.


PRISÃO DISCIPLINAR UM AFRONTA CONTRA O DIREITO A OPINIÃO DENTRO DAS PMs

O diretor da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra - Bahia), soldado Ronaldo Brasileiro, está preso desde o último domingo, 8, na sede do Pelotão de Guardas da 67ª Companhia Independente de Policia Militar.
Segundo o Comando de Policiamento Regional Leste, o militar foi punido com a sanção disciplinar de detenção de 08 (oito) dias por ter infringido o artigo 39, incisos I e VII, e o artigo 57, inciso VII, ambos da Lei 7.990/01, Estatuto dos Policiais Militares da Bahia.

Em nota a Aspra – BA esclarece que  o diretor estaria preso por ter questionado  o ex-comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, durante reunião, mesmo ele tendo aberto a palavra aos participantes. "Exercendo seu papel de representante da categoria, o soldado Brasileiro fez uma pergunta ao comandante-geral e hoje está pagando um preço muito alto por isso", informa a nota.

Vale ressaltar que as policias militares de todo o país estão sujeitas ao Regulamento Disciplinar Militar (RDM) feito à semelhança do Regulamento Disciplinar do Exército onde é prevista a prisão dos militares.
 O único estado brasileiro que baniu este regulamento foi Minas Gerais que foi substituído pelo Código de Ética criado através da Lei 14310 de 19 de junho de 2002. "Quando defendemos o fim da pena de prisão em Minas, muitos temiam pelo enfraquecimento da disciplina e da hierarquia em razão da perda da discricionariedade na aplicação da pena, em específico, a de prisão. Mas, o que foi visto na prática foi um amadurecimento da tropa e da consolidação da cidadania dos militares com a garantia do devido processo legal” explicou o presidente da Aspra MG, sargento Bahia.
Destacam-se entre as mudanças alcançadas com o Código de Ética além da extinção da prisão disciplinar, o efeito suspensivo em todos os recursos disciplinares em detrimento da eficácia da punição disciplinar e a participação de praças na apuração e julgamento dos procedimentos administrativos disciplinares.

“Não podemos admitir que agentes de segurança pública, sejam tratados à margem dos demais cidadãos, roubando-lhes os direitos e as liberdades, sob o pretexto da hierarquia e disciplina. Como defender a democracia que prima pela liberdade de expressão quando o seu direito de opinar é duramente reprimido?” indaga sargento Bahia, presidente da Aspra MG.