segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A REALIDADE NUA E CRUA QUE AS AUTORIDADES QUEREM ESCONDER DE CALDAS NOVAS




ROBSON MAIA E A REALIDADE DE CALDAS NOVAS:

Ironia: falta água na cidade das águas

caldas
Conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, a cidade turística de Caldas Novas, a 159 quilômetros de Goiânia, está longe de ser um paraíso para os seus moradores. À margem dos luxuosos parques aquáticos e da rede hoteleira estão os moradores da cidade, que denunciam as frequentes suspensões no fornecimento de água tratada, interrupções que chegam a durar dias e provocam inúmeros transtornos para a população.
Outro absurdo: em alguns bairros simplesmente não há fornecimento de água encanada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae), órgão responsável pelos serviços. O abastecimento é feito por caminhões pipa ou, quem preferir, que use cisternas. É o caso dos moradores do setor Laranjeiras e de parte dos setores Jequitimar e Universitário.
A falta de água em Caldas Novas é dor de cabeça comum para a população de 73 mil habitantes, principalmente aos fins de semana, nos feriados prolongados e em épocas de alta temporada. Nesses períodos a cidade recebe milhares de turistas e o sistema de distribuição entra em colapso.
O problema se arrasta há anos. Há casos, inclusive, de moradores que já chegaram a ficar seis dias seguidos sem o abastecimento de água, filmaram suas queixas e publicaram o vídeo de denúncia na internet. No vídeo, eles relatam que procuram o Demae, reclamam, mas nada é feito.
O fato é que o Demae não consegue atender os hotéis, clubes e bairros da periferia ao mesmo tempo. Privilegia, então, os turistas. É o que denuncia o servidor municipal Robson Maia Pereira, morador do Lago das Brisas, onde a interrupção do serviço também é uma constante.
“Não falta água nos bairros centrais, nos bairros de classe média alta nem na região hoteleira não falta. Isso é uma realidade! Eles cortam a água da periferia para atender exclusivamente a elite”, ressalta.
O servidor cita alguns dos bairros em que é comum a interrupção no abastecimento de água quando a cidade enche de turistas: os setores Serrinha, Parque das Brisas, Lago das Brisas, Itaguaí (I, II e III) e Itaici (I, II e III). Moradores de Caldas ainda apontaram outros setores que passam pelo problema: Santa Efigênia, Parque Real e Vila Mutirão.
Robson Maia reside em Caldas Novas há 17 anos e conhece bem a realidade do município. Ele destaca ainda que não há rede de esgoto em 80% dos bairros, outro serviço essencial que a badalada cidade turística não oferece à sua população.
O comércio também sofre com a falta de água. Eliane Marques é administradora em uma loja do centro da cidade e relata que durante o mês de julho o abastecimento foi interrompido todos os dias. A água acabava por volta das 3 horas da tarde e só voltava à noite. Os transtornos causados foram muitos. “A gente tinha de interditar o banheiro e ficava sem o bebedouro… Foi assim durante toda a alta temporada”, afirma.
A solução para o abastecimento de água na periferia de Caldas Novas é, segundo a população, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que foi inaugurada em 1996 e de lá pra cá, na prática, ainda não teve sua capacidade elevada. A melhoria deveria ter sido concretizada, já que foi liberada verba federal para a sua realização.
A reportagem do Gênesis procurou tanto o Demae quanto a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caldas Novas em busca de respostas sobre o andamento das obras para solucionar a precariedade do sistema de abastecimento de água, no entanto, nenhum dos dois órgãos deu retorno. (Daniela Martins)

CALDAS NOVAS: ABORDAGEM POLICIAL




Siga sempre as orientações dos policiais militares;

procure manter-se calmo, e na posição determinada pelo policial, até que ele permita o seu relaxamento;

nunca reaja à abordagem; 

jamais fuja dos Policiais Militares, pois eles estão ali para garantir a sua segurança;

não faça ameaças ou use palavras ofensivas; 

se estiver armado, com as mãos para cima, diga claramente ao policial onde se encontra sua arma; 

evite movimentos bruscos ou que demandem suspeita da sua intenção; Mantenha as mãos sempre visíveis;

sua identificação será solicitada após a abordagem, responda claramente às perguntas feitas pelo policial;

toda abordagem é sempre um momento de risco para o Policial, afinal, cidadãos infratores não levam nenhuma identificação especial;

a abordagem policial não tem como objetivo o constrangimento e sim a sua segurança e de toda população;

evite locais suspeitos ou pontos de drogas, em tais locais as chances de uma abordagem são maiores;

quando na direção de veículos, estacione imediatamente após a ordem do policial. Nunca acelere o veículo, pois isto será um indicativo de que a ordem não foi acatada.

qualquer excesso deve ser denunciado;

GAROTA ENGOLE APARELHO CELULAR, PARA NAMORADO NÃO LER AS MENSAGENS

A paulista Adriana Andrade, 19 anos, que mora na zona leste de São Paulo, foi submetida a uma cirurgia de emergência, após engolir um aparelho celular, para o namorado não ler as mensagens de texto que poderiam comprometer o relacionamento dos dois.
O namorado, Renato Rodrigues Reto, contou que a jovem negou entregar o aparelho para ele ler as mensagens, se mostrando bastante nervosa ela saiu correndo com o celular na mão, mas quando percebeu que o namorado iria alcança-la, para tomar o celular, resolveu engolir o aparelho.
“Não acreditei no que vi, ela colocou o celular na boca e engoliu”, disse Renato, assustado e curioso para saber o que tem no celular da namorada.
Segundo os médicos, Adriana não corre risco de vida, mas deverá ficar alguns dias sendo observada no hospital. Os médicos também estão curiosos para saber que tipo de mensagem de texto a jovem esconde do namorado. Com informações do site, “Surgiu entretenimento”.