segunda-feira, 20 de abril de 2015

Caso do Blogueiro Décio Sá é preciso seguir na busca por justiça

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 126014, impetrado pela defesa de Glaucio Alencar Pontes Carvalho, que irá a julgamento em Tribunal do Júri de São Luís (MA) sob acusação de ser um dos mandantes (o outro é seu pai) do assassinato do jornalista Décio Sá, responsável pelo Blog do Décio. O jornalista foi assassinado a tiros em abril de 2012, quando estava num bar da Avenida Litorânea, na orla marítima da capital maranhense.
No HC, sua defesa sustentou que Glaucio poderia aguardar o julgamento em liberdade, tendo em vista que seria primário, com bons antecedentes e residência fixa. Também alegou que haveria nulidade no laudo do arquivo de áudio para comprovação da materialidade e da autoria do delito e que também questionou o excesso de prazo para a formação da culpa, já que está preso desde 23/04/2012.
Relatora do processo, a ministra Rosa Weber salientou que é inviável a utilização de novo habeas corpus, de caráter substitutivo. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a recurso em HC e, contra esta decisão, há possibilidade de interposição do recurso extraordinário previsto no artigo 102, inciso III, da Constituição Federal.
“O habeas corpus é garantia fundamental que não pode ser vulgarizada, sob pena de sua descaracterização como remédio heroico, e seu emprego não pode servir a escamotear o instituto recursal previsto no texto da Constituição”, afirmou a ministra. No tocante aos argumentos da defesa, a ministra afirmou que eles não foram objeto de apreciação pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) nem pelo STJ, o que inviabiliza a análise do pedido, neste momento, pelo STF, sob pena supressão de instância.
Quanto à prisão cautelar, a relatora afirmou não verificar patente constrangimento ilegal na situação do acusado. A manutenção de sua prisão após a sentença de pronúncia (decisão que remete o julgamento a júri popular) foi, segundo a ministra Rosa Weber, bem fundamentada pelo magistrado de primeira instância. Ela citou trechos da decisão do STJ no sentido de que “os recorrentes [pai e filho] foram pronunciados como os supostos mandantes do homicídio, motivado por propagação de acusações que a vítima fazia em seu blog”, e que “supostamente integrariam organização criminosa e que estão sendo investigados por crimes de corrupção fraudes em licitação e agiotagem, além de responderem a outra ação penal pela morte de Fábio Brasil, na cidade de Teresina”.
Via:: Zeca Soares

Burito Bravo, Maranhão, prefeitura realiza obra em ruas:

A Prefeitura de Buriti Bravo está realizando melhorias nas conexões das ruas e travessas que dão acesso à Av. da Piçarra. As obras fazem parte das ações que vem sendo executadas pelo prefeito Cid Costa, e que visam uma melhor trafegabilidade de pedestres e motoristas na cidade. Além de proporcionar, o escoamento das águas nesse período de chuva.








BOMBEIROS AUXILIAM ATINGIDOS POR TEMPESTADE EM XANXERÊ - SANTA CATARINA

Bombeiros Militares e Comunitários de diferentes quartéis da região Oeste do Estado estão mobilizados desde as últimas horas no auxílio aos atingidos pelos estragos provocados pelo temporal registrado no município de Xanxerê, na circunscrição do 6° Batalhão BM, desde a tarde desta segunda-feira (20/04).

Foram confirmados dois óbitos e o atendimento de ao menos 60 feridos até final da tarde. O vendaval provocou destelhamento e danos à rede de transmissão de energia elétrica e de comunicações, o que dificulta as operações na cidade. Estima-se que pelo menos 500 residências tiveram algum tipo de prejuízo, sendo que parte delas foram seriamente danificadas em seis bairros. O vento forte chegou a derrubar o telhado do ginásio municipal Ivo Sguissardi.

Guarnições de Chapecó, Xaxim e Ponte Serrada foram deslocadas para apoiarem os bombeiros locais logo que foram registradas as primeiras solicitações de socorro. O grupo de Força-Tarefa do 6° Batalhão, formado por Bombeiros Militaresespecializados e equipados para reposta em ocorrências extremas, foi acionado e reforça as ações de atendimento à comunidade. As equipes de FT do 12° e 11° Batalhões BM foram colocadas em prontidão e podem se deslocar a qualquer momento para Xanxerê, caso seja necessário.

Interrupção

Segundo informações preliminares, o vendaval teria provocado a derrubada de torres de transmissão da Celesc da subestação em Xanxerê, deixando pelo menos outras 29 cidades sem energia elétrica. Dada a magnitude dos danos e a proporção dos estragos, existe a possibilidade de ter se tratado de um tornado - informação esta ainda não confirmada pelos especialistas.

A corporação prosseguirá mobilizada na cidade até que todos as solicitações sejam atendidas. Em caso de emergência, disque 193.


Assista ao vídeo gravado instantes após o temporal (créditos Flávio Carvalho/Tudo Sobre Xanxerê): AQUI

Polícia Militarr de Goiás e os primeiros números do 1° Trimestre de 2015

Para combater a criminalidade e reforçar a segurança da população goiana, a Polícia Militar fortalece suas ações contra o tráfico de drogas, furtos/roubos de veículos, apreensão de armas de fogo ilegais, além de intensificar a busca por foragidos da justiça.

Segunda-Feira de morte em Codó, Maranhão

Em menos de 12 horas 3 crimes a bala são registrado em Codó:


Em menos de 12 hsr foram 3 assassinatos na cidade em diferentes bairros, sendo o primeiro no bairro do Codo Novo por volta das 1 da manhã a onde um menor foi morto a tiros. na madrugada deste domingo na rua Renato Archer no bairro Codó novo. 
A policia civil vai trabalhar no intuito de desvendar esse caso. De acordo com as informações a vitima teria sido alvejado por vários tiros no rosto.

As 6:50 da manhã o jardineiro da residência do empresario Francisco Carlos de Oliveira foi brutalmente assassinado com 4 tiros quando o mesmo chegava na residência do empresario.
As câmeras de segurança da residência do empresário Chiquinho Oliveira, mostram que o assassino chegou por volta das 6h52 da manhã. Quando o jardineiro José Wilson Moraes da Silva, de 46 anos, chegou para trabalhar foi atacado sem chances de defesa.

Levou 6 tiros – dois deles no tórax, um na cabeça (região maxilar), dois no braço e um no dedo. Foi socorrido, mas morreu no hospital.
As imagens vão ajudar os policiais a identificar o assassino que teve seu primeiro nome revelado à Polícia pela vítima antes de morrer. Seria alguém com o nome de LEONARDO, mas até agora não há sinais de seu paradeiro.
Parentes  do jardineiro, no HGM,  disseram à imprensa que o crime pode ter sido motivado por vingança por algo que aconteceu há 6 anos na zona rural do município.
O autor dos disparos entendia que o jardineiro era culpado pela morte do pai dele ( do suspeito). Zé Wilson teria tentado defender um cunhado dele e acabou marcado para morrer por Leonardo.
 “Acho que foi coisa antiga aí, porque o pai dele entrou lá em casa pra matar meu irmão e aí ele mesmo se furou e morreu, e botaram culpa nele (…) Ele disse que era LEONARDO, ele disse pro menino que trabalha junto com ele …E O QUE A SENHORA ESPERA? Que a polícia pega ele, prende”, disse a esposa Maria Madalena da Silva que ficou com duas filhas jovens do casal.

Crime as 10:30 da manhã no bairro santo antonio
Um homem identificado por Antonio José Cícero de Moura, de 38 anos, foi executado no bairro Santo Antonio, na Rua São Gregório, por volta das 10 horas da manhã.
De acordo com informações que chegaram ao Blog, a vítima tem uma filha de 12 anos que estava em princípio de namoro com um homem, identificado por “Gabena”. O pai da garota não aceitava o relacionamento dos dois e por diversas vezes disse a “Gabena” que não queria ele namorando com sua filha.
Depois desse pedido do pai da adolescente, o jovem “Gabena” teria começado com ameaças com Antonio José Cícero de Moura, mas de acordo com a esposa da vítima, esse jovem “Gabena” está preso no Centro de Ressocialização de Codó, e lá de dentro do presídio teria determinado a morte do pai da garota. A polícia de Codó está trabalhando também com outras linhas de investigação.
A vitima estava recebendo ameaças nesses últimos dias , chegou ate discutir com os autores do crime. De açúcar residia na rua são grego rio bairro santo antônio era casado e tinha filhos.


Fonte: http://www.adalbertomiranda.com.br

MOTOCICLISTA QUEBRA PESCOÇO E MORRE AO CAIR EM BURACO

Um jovem, de 34 anos, morreu em um acidente de moto, na madrugada desta segunda-feira (20), no bairro de Tibiri, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. Segundo informações da Polícia Civil, ele caiu em um buraco de uma obra no meio da pista e morreu no local. O delegado Manoel Idalino, plantonista da 6ª Delegacia Distrital, explicou que o jovem tinha participado de um jogo de futebol no distrito de Várzea Nova, na mesma cidade, e depois do evento esportivo foi para uma festa.

“A informação inicial foi que ele depois do jogo ficou ingerindo bebida alcoólica com amigos em Várzea Nova e quando retornou para casa em Tibiri, ele perdeu o controle da moto, invadiu o canteiro de obras – que estava todo sinalizado – e caiu em um buraco. O rapaz morreu na hora”, confirmou o delegado. Ainda de acordo com Idalino, essa foi a quarta morte ocorrida no local. O corpo foi removido para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, na Capital. O Portal Correio tentou contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Rita para esclarecer sobre a demora para conclusão da obra, mas os telefonemas não foram atendidos.

Fonte: ocabuloso

Adolescente invade escola e mata professor

Um professor morreu e três pessoas ficaram feridas depois que um jovem invadiu uma escola em Barcelona armado com uma besta, arma criada na Idade Média que parece uma espingarda mas usa flechas como munição.

O ataque ocorreu nesta segunda-feira no Instituto Joan Fuster; o professor morto não estava na sala invadida pelo jovem, apenas tinha vindo ajudar depois de ouvir gritos.

Entre os feridos está outra professora que recebeu uma flechada no abdome e a filha da professora, colega de classe do jovem que realizou o ataque. Outro aluno também ficou ferido, mas estes três estão fora de perigo.

Segundo testemunhas, o estudante chegou atrasado para a aula. Quando a professora abriu a porta da sala, ele disparou a besta contra ela.

Depois, atacou a filha da professora e um outro aluno com um punhal.

A polícia catalã não revelou a identidade do jovem, disse apenas se tratar de um estudante de 13 anos.

A lei da Espanha determina que menores de 14 anos que cometem crimes não podem ser presos ou responsabilizados.

Em casos como este, as autoridades tomam medidas educativas junto à família do menor.

No momento, o adolescente está sob a custódia da polícia.

Os motivos do ataque ainda não são conhecidos. Colegas do estudante informaram à imprensa local que ele levava uma lista com nomes das pessoas que queria atacar. Nesta lista estavam professores e outros alunos.

Um professor morreu e três pessoas ficaram feridas depois que um jovem invadiu uma escola em Barcelona armado com uma besta, arma criada na Idade Média que parece uma espingarda mas usa flechas como munição.

O ataque ocorreu nesta segunda-feira no Instituto Joan Fuster; o professor morto não estava na sala invadida pelo jovem, apenas tinha vindo ajudar depois de ouvir gritos.

Entre os feridos está outra professora que recebeu uma flechada no abdome e a filha da professora, colega de classe do jovem que realizou o ataque. Outro aluno também ficou ferido, mas estes três estão fora de perigo.

Segundo testemunhas, o estudante chegou atrasado para a aula. Quando a professora abriu a porta da sala, ele disparou a besta contra ela.

Depois, atacou a filha da professora e um outro aluno com um punhal.

A polícia catalã não revelou a identidade do jovem, disse apenas se tratar de um estudante de 13 anos.

A lei da Espanha determina que menores de 14 anos que cometem crimes não podem ser presos ou responsabilizados.

Em casos como este, as autoridades tomam medidas educativas junto à família do menor.

No momento, o adolescente está sob a custódia da polícia.

Os motivos do ataque ainda não são conhecidos. Colegas do estudante informaram à imprensa local que ele levava uma lista com nomes das pessoas que queria atacar. Nesta lista estavam professores e outros alunos.

Além disso, os adolescentes afirmam que o estudante queria matar todos os professores.

Morre o radialista sergipano Antônio Vieira da Rádio Sociedade da Bahia

O radialista sergipano Antônio Vieira do Nascimento, comentarista esportivo da Rádio Sociedade da Bahia, morreu nesta segunda (20) de parada cardíaca em casa, no Centro de Salvador. Natural do município de Lagarto, ele já trabalhava por cerca de 20 anos na emissora baiana.

Antônio Vieira passou por outras emissoras, mas foi na Rádio Sociedade da Bahia que deixou a sua marca. Atuou em várias Copas do Mundo e foi um dos fundadores da Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos. O último trabalho de Antônio Vieira foi neste domingo, na partida entre Bahia e Juazeirense, pela Rádio Sociedade.

Antônio Vieira do Nascimento, filho de Maria José da Conceição e Agripino Vieira do Nascimento, nasceu na cidade de Lagarto, no dia 23 de agosto de 1946. O comentarista era casado e tinha dois filhos. O corpo será cremado nesta terça (21) em Salvador. 


Fonte/Autor: Jornaldacidade.net/ CorreiodaBahia

Veja o vídeo no momento em que o Jardineiro foi executado com 06 tiros na manhã de hoje em Codó.

Um homem identificado por José Wilson Morais da Silva de 46 anos, servidor do grupo FC Oliveira, foi executado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20/04).

As informações dão conta de que o acusado do assassinato estava em atrito pessoal com um cunhado da vítima, e que depois disso José Wilson teria entrado na discussão para tirar o cunhado da briga. Após isso, o acusado passou a ameaça-lo de morte.

A vítima chegou a comentar com algumas pessoas próximas sobre as ameaças, mas não imaginava que poderia ser morto. O crime aconteceu na frente da casa do empresário dono do Grupo FC, quando o cidadão estava chegando ao trabalho.

Pessoas que chegaram no local, minutos depois do crime, reclamavam da demora para a chegada da ambulância do SAMU, que veio só após 35 minutos, quando o trabalhador já estava morto. Um técnico de enfermagem, que também passou no local, foi quem prestou os primeiros socorros.

Imagens cedidas, com exclusividade, ao Correio Codoense, mostram que o assassino ficou por alguns minutos aguardando a vítima próximo à casa e ao avistá-lo atravessou a rua e se posicionou na entrada principal da mansão. Quando o jardineiro José Wilson surgiu no portão, já foi recebido à bala. A vítima ainda conseguiu descer da moto em que estava, correu já alvejado, mas foi alcançado pelo criminoso que descarregou a arma, um revólver efetuando seis tiros no jardineiro.

Até o momento não há informação sobre o paradeiro do homem que matou o funcionário do empresário Chiquinho Oliveira, no entanto, pela gravação dá pra vê que o industrial precisa trocar seus seguranças, que não agiram enquanto o colega de trabalho era executado e deixa clara a vulnerabilidade da segurança na mansão de Chiquinho Oliveira.



 Informações e vídeo

Garotas de 15 e 16 anos flagradas com 19 tabletes de maconha, são presas e liberadas

Quando a sociedade reclama da falta de critérios da justiça brasileira, não é à toa! Um caso no mínimo estranho, foi registrado na 1ª DP de Rondonópolis na tarde/noite deste domingo (19), quando investigadores do plantão, descobriram a chegada de um carregamento de entorpecente vindo do Paraguai, flagraram duas adolescentes de 15 e 16 anos transportando 19 tabletes de maconha, pesando 17 kg, no residencial João Antônio Fagundes, apreenderam as suspeitas, mas elas acabaram sendo liberadas.
Segundo informações da polícia e constantes nos documentos de ‘Auto de Prisão em Flagrante Delito’, o caso foi registrado por volta das 18h30, na Rua B, em frente à casa de nº 04 no referido residencial.
De acordo com os policiais, havia a informação de que nesse local estaria chegando um carregamento de entorpecente vindo do Paraguai, e eles então resolveram ‘campanar’ e aguardar o momento de fazer o flagrante nos suspeitos.
Porém, qual não foi a surpresa dos policiais quando duas adolescentes desceram de um táxi, transportando um pacote contendo 19 tabletes de maconha, pesando 17 kg.
No momento do flagrante os policiais apreenderam as menores (K.L.B.) de 16 anos, que usava documentos falsos em nome de outra pessoa, e, (K.L.O.S.) de 15 anos.
Segundo informações da própria PC, após as detenções, e já na delegacia, o advogado que se apresentou para representar as suspeitas, teria telefonado da delegacia ao Promotor da Vara da Infância e Juventude, Ari Madeira, e se comprometido a apresentar as menores na quarta-feira (22), às 14h, na Promotoria de justiça.
Diante desse ‘por menor’, as garotas foram autuadas por tráfico de substancia entorpecente, mas foram liberadas pelo delegado plantonista Daniel Rozão Vendramel.
O que causa estranheza é que por menos que isso, muitas vezes, adolescentes infratores flagrados com entorpecente em quantidades infinitamente inferiores, são apreendidos e encaminhados ao Socioeducativo, e desta feita, o tratamento foi diferenciado.

MATO GROSSO DO SUL: TRAFICANTE FORTEMENTE ARMADO MORRE EM CONFRONTO COM POLICIAIS DO BATALHÃO DE CHOQUE


Os Policiais do Batalhão de Choque, com base em uma denuncia anônima, por volta de 12h00 na data de ontem (18/04/2015), foram informados que estariam chegando em Campo Grande dois veículos, sendo um HYUNDAY/AZERA na cor Preta de placas NRP6162 e outro FIAT/GRAND SIENA JDR3232, trazendo em seu interior drogas, armas e munições. Diante das Denuncias as equipes do Batalhão de Choque deslocaram para os acessos de chegada à capital na Rodovia BR 163, quando avistaram o veiculo FIAT GRAND SIENA próximo ao Distrito de ANHANDUI, que passaram então a fazer o acompanhamento tático e posteriormente abordado. Já o outro veiculo HYUNDAY AZERA se aproximava do perímetro urbano do distrito, que após os policiais confirmarem a placa, a outra equipe do Batalhão de choque iniciou o processo de abordagem, o qual não foi acatado pelo autor vindo a jogar seu veiculo para cima da guarnição, atirando contra os policiais durante o acompanhamento. Ao abordar o mesmo se evadiu para uma área de vegetação densa; Que um certo momento foi ouvido pelas equipes do Batalhão de Choque, disparos partindo do interior da mata, quando foi visualizado o individuo de 31 anos correndo com a arma em punho momento em que foi dada ordem de parada e que largasse a arma, onde não foi obedecida, passando novamente o autor a atirar contra os policiais, imediatamente os policiais revidou a injusta agressão alvejando o mesmo com alguns disparos, sendo socorrido ate o Pronto Socorro (UPA), bairro Universitário vindo a óbito horas seguinte. Dentro do Veiculo AZERA foram localizados 01(uma) Espingarda Calibre 12, 01(uma) Pistola calibre 6,35 com 02(dois) carregadores novos, 42(quarenta e duas) munições de calibre 6,35, 120(cento e vinte) munições de calibre 380, 100(cem) munições de calibre 223, 20(vinte) munições de calibre 12 e uma tonelada e meia de droga análoga a maconha. O condutor do veiculo GRAND SIENA F.S.M. de 33 anos, informou que havia recebido o convite para vir batendo a estrada, ate a cidade de Campo Grande, não informando se receberia alguma vantagem.

Diante do exposto foi dada voz de prisão ao condutor do veiculo Fiat GRAND SIENA pela pratica de crime de Associação para o trafico, e encaminhado a DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), bairro Piratininga.

Comitiva Pantaneira e qual a sua importância para o Pantanal ?

No Pantanal, os períodos de chuva e de seca que definem a vida e ditam as regras ao homem pantaneiro. Na época das chuvas o Pantanal se inunda por completo, e o sertanejo é obrigado a afugentar seu gado para as partes mais altas da região numa tentativa de sobrevivência ao ciclo natural do bioma. O mesmo ocorre na seca, onde o pantaneiro é obrigado a conduzir seu gado pelo vasto campo, em busca de água e comida.

Assim nascem as comitivas pantaneiras formadas por grupos de peões de boiadeiro e suas montarias, o comissário era o dono da comitiva. Oponteiro era um peão experiente e conhecedor das estradas, que ia à frente tocando o berrante, nos momentos apropriados, para atrair, estimular a marcha ou acalmar o gado e dar sinais para os demais peões. Os rebatedores eram os peões que cercavam o gado, impedindo que se espalhassem. Os peões da culatra iam na retaguarda da boiada. Os peões da “culatra manca” ficavam para trás tocando os bois que tinham problemas para acompanhar a marcha da boiada, por cansaço, ferimento ou doença. 
cozinheiro saía mais cedo que os demais integrantes da comitiva, conduzindo os burros cargueiros com suas bruacas, nas quais levava os mantimentos e tralhas de cozinha, até encontrar um rio em cuja margem pudesse preparar a refeição, ou seja, “queimar o alho”. Conforme destacado acima, a terminologia podia variar de região para região.
berrante é uma buzina feita de chifres de boi unidos entre si por anéis de couro, metal ou chifre mesmo, e era usado pelos ponteiros para atrair, estimular ou acalmar o gado e dar sinais aos demais peões da comitiva. Ele emite sons, que podem ser graves ou agudos, dependendo do toque, a partir das vibrações do ar feitas pelos lábios do berranteiro em contato com o bocal mais estreito do instrumento. Esse bocal varia de acordo com a forma dos lábios, podendo ser mais raso ou mais fundo.
peão de boiadeiro, integrando a sua comitiva, percorria léguas e mais léguas pelo sertão, durante dias e até meses, tangendo o gado no lombo de mulas, vivendo toda a sorte de aventuras no estradão, ora enfrentando situações de perigo, como quando a boiada estourava ou tinha que cruzar um rio caudaloso, ora vivendo romances com as mocinhas nas vilas por onde passava, ora se divertindo com os companheiros à noite nos pontos de pouso, onde tocavam viola e dançavam o catira.
peão de boiadeiro por onde passava despertam paixão das moças, a admiração dos jovens que queiram tornar-se um deles e o respeito dos demais homens.

Em Pernambuco: Chacina de Poção foi acertada pelo valor de R$ 45 mil, segundo a polícia

As mortes dos três conselheiros tutelares e de uma idosa no mês de fevereiro no município de Poção, no Agreste do estado, foi acertada por R$ 45 mil. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira pelo delegado Erick Lessa, responsável pelas investigações. Ao apresentar a conclusão do inquérito, o gerente operacional do interior 1 afirmou ainda que das sete pessoas indiciadas pela chacina apenas uma está foragida e que R$ 25 mil do valor acertado chegou a ser pago aos criminosos.
Um homem preso no Presídio de Arcoverde, segundo a polícia, foi o responsável por indicar os nomes dos quatro executores. Já o plano das execuções foi articulado pela oficiala de Justiça Bernadete de Lourdes Britto Siqueira Rocha com a ajuda do advogado José Vicente Pereira Cardoso da Silva. “Estamos entregando o inquérito ao Ministério Público hoje indiciando as sete pessoas responsáveis pela chacina. Ao final das investigações, concluímos que o pai da criança que sobreviveu ao atentado não teve ligação com as mortes”, ressaltou Lessa.
Ainda segundo a polícia, os planos de Bernadete de Lourdes, avó paterna da criança que estava no carro junto com os conselheiros tutelares e a avó materna no dia da execução, eram de matar não só Ana Rita Venâncio (avó materna) mas também o avô materno e a filha do casal. “No dia da execução, Bernadete soube quem eram as pessoas que estavam dentro do carro e mesmo assim determinou que todos fosse executados”, contou o delegado.
Durante a investigação, a polícia descobriu que as execuções dos familiares da criança estavam sendo planejadas desde o ano de 2013. Um orgonograma com nomes e fotos de possíveis vítimas foi encontrado na casa da oficiala de Justiça. Na relação estavam os avós maternos e uma tia da criança. Em dezembro do ano passado, também segundo a polícia, a avó paterna da menina que era alvo da briga entre as duas famílias chegou a alienar a casa onde morava para conseguir dinheiro para pagar os executores do crime.
O inquérito policial apontou que os executores da chacina foram Egon Augusto Nunes de Oliveira, o pai dele, Orivaldo Godê de Oliveira, Ednaldo Afonso da Silva e Wellington Silvestre dos Santos, esse último foragido. Já o detento que ajudou Bernadete e José Vicente a encontrar os matadores foi Leandro José da Silva.

Outro crime
De acordo com o delegado Erick Lessa, além do indiciamento de Bernadete de Lourdes pela execução das quatro pessoas, existe contra ela ainda um mandado de prisão preventiva pela morte da ex-nora, mãe da criança que estava no carro no dia das mortes. Jucy Venâncio de Britto morreu envenenada em dezembro de 2012 e a polícia acredita que a responssável pela morte foi Bernadete.

Luiz Caldas e banda relembram 30 anos de Axé em micareta


Um dos pais do Axé, Luiz Caldas foi a atração mais aguardada do primeiro dia do Micareta de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, neste domingo (19). O evento vai até esta segunda-feira (20), data em que é celebrado os 160 anos do município. O músico foi a terceira atração do dia da festa que neste ano lembra os 30 anos do Axé e, em coincidência, os 30 anos da primeira micareta da cidade. Durante a passagem no circuito, Luiz trouxe marcos do ritmo, como Fricote [dele e Paulinho de Camafeu] e outros sucessos incorporados ao longo da carreira, como Haja Amor, Ajayô,Tieta, Odé e Adão, entre outros. Caldas descartou crise no Axé. “Nesse momento, a Axé Music está como um cachorro molhado, se sacudindo. Muita gente está dizendo que o Axé está morrendo. Isso não existe. Nenhum movimento pode ficar no topo o tempo todo. Isso aconteceu com o samba, com o o rock”, avaliou em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Luiz, quem não permaneceu no Axé é porque não se entregou ao gênero como deveria.  “O é que mais interessante é isso: como o Axé não vende mais como vendia, muitos artistas estão fazendo outro tipo de coisa. Esses não são realmente de Axé Music, são celebridades correndo atrás de alguma coisa. “Onde dá certo, eu estou lá”. E isso prejudica a arte porque você tem que se entregar musicalmente”, argumentou. 
 

21 de abril – Dia do Policial Civil e Militar

No dia 21 de abril comemora-se o Dia da Polícia Civil e Militar do Brasil. Neste dia também é comemorado o Dia de Tiradentes. Não por coincidência, o mártir da independência brasileira é também o patrono das policias civis e militares.
Pela sua história de sacrificar a própria vida em virtude da defesa da pátria e da sociedade, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é o patrono das policias brasileiras. Normalmente, o dia 21 de abril é celebrado com paradas cívico militares, que são compostas por desfiles de tropas, concessões de medalhas e promoções militares.
Mas qual a história da Polícia aqui no Brasil? A Polícia, enquanto instituição do governo chegou ao Brasil com Martim Afonso de Sousa, em 1530. O objetivo inicial dessa força era combater os traficantes franceses, bem como fundar núcleos povoados no litoral do país, promover a justiça civil e nomear funcionários públicos. Desde essa época, a polícia passou por várias reformulações até que, após a independência, foi instituída uma lei onde obrigava a presença de um delegado, subdelegado e chefe de polícia em cada munícipio da Corte.
A atribuição dessa lei foi muito importante para o Brasil, pois estabeleceu relevantes disposições judiciárias, como o inquérito policial que existe até os dias de hoje. Após uma atualização – inspirada na polícia londrina – as cidades do estado de São Paulo passaram a contar com um grande efetivo de policiais uniformizados para auxiliar a Força Pública no policiamento ostensivo de rua – era a chamada Guarda Civil. Durante o regime militar, a Guarda Civil e a Força Pública foram unidas em uma só força, a Polícia Militar.
A partir de então, não só o estado de São Paulo, mas todos os outros estados da federação passaram adotar a Polícia Militar para o policiamento ostensivo e a Polícia Civil na investigação dos crimes. Mas quais são, realmente, as atribuições e funções de cada polícia?

- Polícia Civil
Atualmente, cada estado do Brasil tem uma Polícia Civil. Essa autoridade é responsável pela investigação e elucidação de crimes praticados apenas em seu território de atuação. É de sua responsabilidade elaborar boletins de ocorrência de qualquer natureza, expedir cédulas de identidade, bem como atestado de antecedentes criminais e de residência.  A Polícia Civil também fiscaliza o funcionamento de determinadas atividades comerciais e autoriza a realização de grandes eventos.
- Polícia Militar
A Polícia Militar, assim como a Polícia Civil, também tem a sua atuação limitada ao estado. Ela é responsável pelo policiamento preventivo, realizando a rota ostensiva nas diversas modalidades: policiamento motorizado ou a pé; policiamento florestal; policiamento de trânsito e rodoviário; policiamento escolar e radiopatrulhamento aéreo. A Polícia Militar também é considerada pela constituição como uma força auxiliar e de reserva do Exército Nacional.
A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Espírito Santo parabeniza a todos os policiais – civis e militares – por exercer esta profissão tão honrosa para a nação, contribuindo diretamente para a segurança da população em todas as suas esferas.

MENINA ATACA NO METRÔ

Mais bela universitária cearense é eleita em concurso na Praia do Futuro

Vencedora
universitária mais gata do estado foi eleita no último sábado (18). Representantes de várias instituições concorreram ao título na final do Miss Universitária Ceará 2015, que ficou com a estudante de marketing Marília Queiroz, da Faculdade Ateneu. A disputa ocorreu enquanto os competidores concorriam na 1ª etapa do Circuito Cearense de Surf, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
Marília tem 20 anos, 1,76 m de altura, 66 cm de cintura e 90 cm de quadril. O corpo escultural da jovem foi esculpido em anos de musculação, hobby que ela admite ser amante. Além da faixa, a ganhadora levou para casa um cheque no valor de mil reais, que deve ser empregado na compra de livros e no pagamento de algumas contas.
Na segunda colocação ficou a estudante de educação física da Universidade de Fortaleza (Unifor), Mirela Rosendo, de 20 anos, 1,65 m de altura, 62 cm de cintura e 90 cm de quadril. O terceiro lugar ficou com outra representante da mesma instituição. Yohana Maia, aluna de direito,  é fã de cinema, seriados, literatura e surf. A beldade tem 23 anos, 1,68 m de altura, 67 cm de cintura e 99 cm de quadril. 
Confira todas as participantes do concurso de beleza
Marília Queiroz – Marketing – Ateneu – 1ª colocada
Mirela Rosendo – Educação Física – Unifor – 2ª colocada
Yohana Maia – Direito – Unifor – 3ª colocada
Carla Oliveira – Publicidade e Propaganda Estácio – FIC
Brenda Prado – Nutrição – Uece
Marina Gabriela – Nutrição – Uece
Renata Gabriele – Eng.de Cont. e Automação – Fanor
Thay Borges – Direito – FIC
Veja outras candidatas: