domingo, 17 de março de 2013

GRAVE ACIDENTE NESTE DOMINGO

Tragédia em Brazlândia- Colisão envolvendo carro de passeio e carreta deixa uma pessoa morta
Um grave acidente envolvendo uma carreta e um carro de passeio deixou um morto, na manhã deste domingo, 17, na DF-180, km 34, próximo ao Incra-08, Brazlândia.
O motorista do Ford Ka, identificado como Jean Benedito de Souza, de 36 anos, morreu ao bater de frente com uma carreta de transporte de cargas. De acordo com o motorista da carreta, Woerley Dias, de 31 anos, que não sofreu nenhum ferimento, o acidente ocorreu por volta de 8h30.
“Ele vinha sentido Ceilândia e eu sentido Brazlândia,tanto eu quanto ele estávamos em uma velocidade razoável, quando de repente notei que ele veio em minha direção, eu tentei desviar, mas não foi possível, a carreta é muito pesada e infelizmente ele perdeu a vida”, detalhou Dias, ainda muito abalado. Com o impacto do acidente, o Ford Ka ficou totalmente destruído. A carreta tombou transversalmente, deixando a via de mão dupla totalmente interditada.

NÚMEROS DA DENGUE EM GOIÁS


A gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da SES-GO divulgou, os novos números da dengue em Goiás. De acordo com o Boletim, até o dia 9 de março de 2013 (Semana 10) foram 65.262 casos notificados em todo o Estado. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 641,27%. O Boletim mostra que não há nenhum óbito confirmado, no entanto, há 48 óbitos suspeitos sendo investigados. Há também 39 casos confirmados pelo sorotipo DENV 4.

Goiânia lidera a lista dos municípios com maior número de casos da doença, com 32.171 casos. Além da capital, o ranking das dez cidades com maior número de casos tem Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Anápolis, Trindade, Porangatu, Senador Canedo, Jataí e Barro Alto. Segundo a classificação de risco para a epidemia por dengue, 127 municípios goianos apresentam alto risco.

Combate à dengue

O secretário da Saúde Antonio Faleiros entregou 43 veículos da marca Fiat que serão usados no combate à dengue em todo o Estado. Com recursos federais da ordem de R$ 1 milhão e 404 mil a frota será distribuída em todas as 15 regionais de saúde que atenderão os 246 municípios goianos. Fonte: Blog do Marconi

CARRETA TOMBOU


Hoje (17) por volta das 12h30, uma carreta carregada com combustível inflamável tombou no anel viário em Aparecida de Goiânia, após provavelmente o motorista ter perdido o controle do veiculo . No caminhão tanque estava apenas o motorista, Admilson Gomes de Amaral de 35 anos, que veio a óbito no local.
Segundo o Aspirante Dias, do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência relatou “ Ele provavelmente, perdeu o controle na cabeceira da ponte, a carreta tombou e o peso da cabine o prendeu nas ferragens”, explicou Dias.  
Após o acidente a via ficou cerca de duas horas interditada e vazaram cerca de 500 litros de combustível dos cinco mil litros armazenados no tanque, o qual a carreta transportava. A empresa, Petrotins Distribuidora de Combustíveis, proprietária da carreta não havia chegado no local do acidente para a retirada dos destroços e combustível, até o momento em que a equipe do DM permaneceu no lugar.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado, para levar o corpo do motorista e entrariam em contato com os familiares.
Corpo ao lado da Carreta parcialmente destruída. Foto: Daniele Reis.



FALEIROS ENTREGA VEÍCULOS PARA COMBATE A DENGUE, MAS CALDAS NOVAS FICA DE FORA!


Faleiros entrega novos veículos para combate à dengue em Goiás
(foto saude.go.gov)O trabalho de combate à dengue em Goiás ganhou um grande reforço com a entrega de 43 novos veículos da marca Fiat para as 15 Regionais de Saúde. Todos os municípios do Estado foram contemplados. A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros Filho, na manhã desta quinta-feira, 14, no pátio da Escola de Saúde Pública, Bairro Santo Antônio, em Goiânia. Os veículos foram adquiridos com recursos federais e custaram R$ 1 milhão e 404 mil reais. A manutenção e abastecimento da frota serão feitos com recursos do Estado de Goiás.
O secretário Antônio Faleiros argumentou que o Estado oferece condições para as regionais conduzirem o trabalho efetivo de combate à dengue. “Estamos trabalhando o ano todo com investimentos constantes em campanhas de conscientização. Não podemos imputar o aumento do número de casos a apenas um único fator. Temos o ciclo da doença, a transição de gestores municipais que causou um atraso nos acordos de coleta de lixo urbano, as chuvas e a chegada do vírus tipo quatro no Estado”, esclarece o secretário. Ele aproveitou para fazer um apelo à população. “Precisamos estar conscientes e não descuidar da limpeza em nossas residências, evitando novos focos do mosquito”.
Ao receber as chaves do veículo, o sub-coordenador do Núcleo de Controle de Apoio ao Controle de Endemias (Nace), de Morrinhos, disse que o reforço vem em boa hora. “São 93 municípios sob nossa responsabilidade e precisamos de agilidade no deslocamento para executarmos nossas ações. Os novos veículos melhoram e muito a condição de trabalho”, comemora.
Estratégias
A Secretaria de Estado da Saúde tem implementando estratégias no sentindo de conter o avanço da dengue no estado e a frota amplia a rede de fiscalização e supervisão em áreas de controle de vetores e vigilância epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa ). Só para a Suvisa foram destinados 15 veículos. A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-GO,  Daniela Fabíola de Sá, esclarece que os veículos auxiliarão os municípios com o suprimento de insumos e na logística do trabalho rotineiro em todo estado. “A frota estava sucateada e a chegada dos novos veículos fará transporte de insumos para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti ”, garante.
Números
A gerente da Regional de Saúde Sudoeste I, com sede em Rio Verde (GO), Ana Otília Paiva Ferreira, esclarece que a região é uma das que lidera o número de notificações, e que a ajuda que chega com o veículo é de suma importância para o combate à dengue e também para outras estratégias dentro da política de saúde nos municípios jurisdicionados à regional. “Ficamos numa rodovia em obras de duplicação, carros antigos que rodam muito e o novo veículo vem para efetivar e garantir resultado prático do nosso trabalho”, diz.
De acordo com o último Boletim, divulgado nesta quinta-feira, 14, até o dia 9 de março de 2013 (Semana 10) foram 65.262 casos notificados em todo o Estado. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de 641,27%. Só em Rio Verde nos três primeiros meses do ano o número chega a 1.492 casos notificados, três vezes mais do que o mesmo período do ano passado.

Por Jonathan Chaves
Fonte: saude.go.gov

DITADURA MILITAR NO BRASIL, NUNCA MAIS!

Postado em: 19 fev 2013 às 9:49

Torturado quando bebê, morre vítima mais jovem da ditadura no Brasil

Carlos Alexandre Azevedo pôs fim a sua vida no sábado (16), aos 40 anos. Ele foi a vítima mais jovem a ser submetida à violência por parte dos agentes da ditadura militar. Tinha apenas um ano e oito meses quando foi arrancado de sua casa e torturado na sede do Dops paulista

O técnico de computadores Carlos Alexandre Azevedo morreu no sábado (16/2), após ingerir uma quantidade excessiva de medicamentos. Ele sofria de depressão e apresentava quadro crônico de fobia social. Era filho do jornalista e doutor em Ciências Políticas Dermi Azevedo, que foi, entre outras atividades, repórter da Folha de S. Paulo.
Ao 40 anos, Carlos Azevedo pôs fim a uma vida atormentada, dois meses após seu pai ter publicado um livro de memórias no qual relata sua participação na resistência contra a ditadura militar. ‘Travessias torturadas’ é o título do livro, e bem poderia ser também o título de um desses obituários em estilo literário que a Folha de S.Paulo costuma publicar.
carlos alexandre azevedo torturado
Carlos Alexandre Azevedo foi torturado quando era bebê (Foto: Júlia Moraes / Istoé , 2010)
Carlos Alexandre Azevedo foi provavelmente a vítima mais jovem a ser submetida a violência por parte dos agentes da ditadura. Ele tinha apenas um ano e oito meses quando foi arrancado de sua casa e torturado na sede do Dops paulista. Foi submetido a choques elétricos e outros sofrimentos. Seus pais, Dermi e a pedagoga Darcy Andozia Azevedo, eram acusados de dar guarida a militantes de esquerda, principalmente aos integrantes da ala progressista da igreja católica.
Dermi já estava preso na madrugada do dia 14 de janeiro de 1974, quando a equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury chegou à casa onde Darcy estava abrigada, em São Bernardo do Campo, levando o bebê, que havia sido retirado da residência da família. Ela havia saído em busca de ajuda para libertar o marido. Os policiais derrubaram a porta e um deles, irritado com o choro do menino, que ainda não havia sido alimentado, atirou-o ao chão, provocando ferimentos em sua cabeça.
Com a prisão de Darcy, também o bebê foi levado ao Dops, onde chegou a ser torturado com pancadas e choques elétricos.
Depois de ganhar a liberdade, a família mudou várias vezes de cidade, em busca de um recomeço. Dermi e Darcy conseguiram retomar a vida e tiveram outros três filhos, mas Carlos Alexandre nunca se recuperou. Aos 37 anos, teve reconhecida sua condição de vítima da ditadura e recebeu uma indenização, mas nunca pôde trabalhar regularmente.
Aprendeu a lidar com computadores, mas vivia atormentado pelo trauma. Ainda menino, segundo relato da família, sofria alucinações nas quais ouvia o som dos trens que trafegavam na linha ferroviária atrás da sede do Dops.

Para não esquecer

O jornalista Dermi Azevedo poderia ser lembrado pelas redações dos jornais no meio das especulações sobre a renúncia do papa Bento 16. Ele é especialista em Relações Internacionais, autor de um estudo sobre a política externa do Vaticano, e doutor em Ciência Política com uma tese sobre igreja e democracia.

ACIDENTE FRONTAL


O motorista de um Fox branco perdeu o controle da direção e atingiu, frontalmente, um dos postes que fica na BR-101, na esquina do shopping Via Direta, zona Sul de Natal. Apesar do forte impacto, que destruiu boa parte do carro, o condutor não sofreu ferimentos graves. Ele foi conduzido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho com um corte na boca e outras lesões pelo rosto, mas passa bem, segundo informações de um familiar.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 6h deste domingo (17).
Ainda de acordo com o policial rodoviário federal Araújo Souza, socorristas do Corpo de Bombeiros tiveram que jogar terra sobre a pista. A medida foi necessária para evitar um incêndio ou eventual explosão, já que o combustível do veículo se espalhou pela via. O policial informou também que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) será informada da colisão e deverá providenciar reparos no poste, que também ficou bastante avariado.
Um parente do motorista que pediu para não ser identificado, disse que o dono do Fox é um jovem que estava indo jogar bola. “Ele perdeu o controle do carro, que acabou batendo no poste e rodopiou na pista. Ele teve um corte profundo na boca, mas está bem”, afirmou.

POLICIA DIVULGA RETRATO FALADO, VAMOS COMPARTILHAR



       A Delegacia de Homicídios divulgou  o retrato falado de um suspeito de ter matado a menina Rachel Genofre, em novembro de 2008. A criança de nove anos foi encontrada dentro de uma mala na Rodoferroviária de Curitiba, com sinais de estrangulamento e violência sexual.

     A garota foi encontrada morta dentro de uma mala na rodoferroviária da capital paranaense, com sinais de estrangulamento e violência sexual. Ela desapareceu após sair de uma escola pública, no Centro da cidade, por volta das 17:30h do dia 03 de novembro de 2008. Dois dias depois, o corpo foi encontrado.

     A Polícia Civil do Paraná pede para, quem tiver alguma informação, ligar para a Delegacia de Homicídios de Curitiba, no telefone (41) 3360-1400, sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo, você não precisará se identificar

MARZAGÃO NA FRENTE DE CALDAS NOVAS NO COMBATE A DENGUE



     A partir desse mês de março/2013, motos-fumacê vão combater em Mazagão o mosquito da dengue. O projeto dá início à campanha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença e outros vetores, com a tecnologia conhecida como Motofog. Mazagão, é o primeiro município do norte do Brasil, no estado do Amapá, a dispor de equipamentos modernos de combate à dengue. Serão cinco motocicletas espalhando o fumacê pelos bairros e demais localidades do município de Mazagão, além de vários instrutores da secretaria de saúde que participam de programas de conscientização dos moradores.

    Os  responsáveis  pela  campanha  explicam  a  necessidade de reforço no combate ao mosquito em função do aumento no número de casos de dengue desse período do ano. Segundo o secretário de saúde de Mazagão, Dr. João Batista Dalmácio, os números de casos de dengue e malária estão controlados, mas alerta para a importância da prevenção. “Temos um monitoramento dos números de dengue e malária em Mazagão e sabemos que se descuidarmos, teremos problemas.

    Daí a necessidade de evitar a proliferação do mosquito. Por isso, com muito esforço conseguimos estes equipamentos  agora vamos partir para a prevenção”, declarou. As motofogs serão distribuídas também nos distritos de Mazagão para atender ao menos três localidades cada. Segundo o prefeito Dilson Borges, (PMDB), os novos equipamentos chegarão às regiões mais distantes do município. “Nosso empenho em reduzir ao máximo os números de pessoas afetadas pela dengue e malária será muito grande e por isso estamos investindo nessa nova tecnologia. Temos a satisfação em ser o primeiro município do norte do país a adotar esse sistema e esperamos ter resultado positivo”, afirmou.

     As motocicletas serão usadas para pulverizar as áreas urbana e rural de difícil acesso. O pulverizador adaptado ao cano de descarga armazena 25 litros de inseticida, além de óleo mineral em um reservatório na traseira. A moto leva também dois baús laterais para guardar material de proteção conhecido por EPI equipamento de proteção individual. O piloto da motocicleta, vai protegido contra o mosquito e entra em vielas, ruas estreitas e terrenos baldios. Em vez de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, permitindo maior raio de ação. Diversos insetos também são eliminados a cada ação dos motofogs. Outro fato ecologicamente correto é que a emissão de gás carbono é 70% menor do que a produzida pelo automóvel.

CABEÇA HUMANA É ENCONTRADA



Populares encontraram por volta das 6 horas da manhã deste domingo (17), na 2ª Travessa Itapajipe, bairro Euclides Neto, a cabeça de um homem com idade aproximada de 25 anos. Segundo moradores do local, a cabeça humana estava dentro de um saco plástico.
Havia marcas de perfurações na testa. A polícia ainda não identificou o nome da vítima deste crime bárbaro. Alguns moradores suspeitam que seja um jovem conhecido pelo apelido de Bob, morador do Alto da Invasão. Outra suspeita, é o fugitivo da delegacia de Ipiaú, Cleiton Gentil Silva, preso em fevereiro e que fugiu no dia de carnaval. O corpo ainda não foi localizado. Esse foi o quinto homicídio praticado este ano na cidade.

fonte:Giro em Ipiaú

APÓS TRAIÇÃO MARIDO MATA A ESPOSA, ARRANCA O CORAÇÃO E COME FRITO COM CERVEJA EM BAR



Não foi no óleo nem no azeite. Após assassinar a própria esposa, Patricia Vicente da Silva, o desempregado José Jorge da Silva, retirou os órgãos do corpo da vítima e levou o coração até um bar, onde pediu para o cozinheiro fritar na manteiga, e comeu acompanhado de uma cervejinha. 

O crime bárbaro, que chocou a cidade de Arapiraca, em Alagoas, foi cometido no final de 2010, e teve desfecho nesta semana, quando o assassino foi preso no município de Carmópolis, em Sergipe, e confessou friamente, para a surpresa geral.

´Ele foi preso aqui após tentar roubar um taxista e, ao levantarmos a ficha, descobrimos que ele era procurado em Arapiraca por esse crime.

O que surpreendeu foi a calma com que ele confessou tudo, com detalhes. Em nenhum momento ele demonstrou sinal de arrependimento´, disse o delegado de Carmópolis, Lênio Augusto.

E o arrependimento não faz mesmo parte do vocabulário do assassino, que planejou o crime ao suspeitar de uma traição e o contou detalhadamente.

´Foi só uma furada no estômago. Ela ficou se batendo um minuto e morreu. Eu cortei ela até o umbigo, tirei os órgãos e só guardei o coração e levei comigo. Depois, peguei uma van até Palmeira dos Índios e pedi para um cara de um bar fritar e comi como tira-gosto com cerveja. Comi mesmo´, disse.

O PREÇO DE SER POLICIAL!


Quem não é policial muitas vezes ignora quais são os reais motivos pelos quais os profissionais de segurança pública reivindicam atenção e reconhecimento. Neste texto, pretendemos mostrar um pouco das agruras por que passam os policiais, além de algumas de suas funções que parecem ser dignas de observação quando estamos falando de valorização profissional. Ao final, o leitor poderá responder à pergunta: “Quanto você cobraria para ser policial?”:

Passar noites sem dormir
A maioria das pessoas só vê a polícia quando ocasionalmente passa por uma viatura ou guarnição durante seu cotidiano diurno, ou na parte inicial da noite. Para quem não sabe, porém, a polícia trabalha ininterruptamente todos os dias, inclusive no momento em que os cidadãos “normais” se encontram no aconchego dos seus lares, aquecidos e descansados, dormindo para enfrentar a rotina do dia posterior. Às vezes, esta jornada noturna se estende, em virtude de ocorrências mais demoradas e problemáticas. Durante o serviço policial, dormir, e todos os benefícios que o ato traz ao corpo, são exceção.
Faltar a eventos familiares/afetivos
Natal? Revellion? Carnaval? Dia dos pais? Dia das mães? Aniversário? O policial não tem direito a qualquer destas comemorações, caso esteja escalado de serviço. Também não pode deixar de trabalhar, se for o caso, para ir à apresentação de teatro do filho na escola, tampouco para fazer uma viagem romântica com o(a) cônjuge. Na polícia, o ditado popular se faz valer: “primeiro a obrigação, depois a diversão”.
Correr risco de morte
Certamente este é o mais óbvio dos ônus de se tornar policial, mas também o mais preocupante: ser policial é trabalhar com a possibilidade de morte a qualquer momento do serviço. Não são poucos os casos de policiais mortos em confronto, ou mesmo em acidentes e incidentes possíveis no desenrolar da atividade: colisão de viaturas em perseguições, manuseio equivocado de arma de fogo etc.
Ser reconhecido fora de serviço
Um desdobramento do aspecto acima mencionado está presente também quando o policial não está mais em serviço. Caso seja reconhecido no momento de um assalto, por exemplo, dificilmente os suspeitos serão benevolentes com o policial, pelo receio da represália imediata e posterior. Assim, admitir-se policial em qualquer ambiente é quase se oferecer aos riscos inerentes a esta condição.
Salvar vidas de vítimas do crime
Cotidianamente a polícia põe fim a seqüestros, assaltos com reféns, tentativas de homicídio, roubos, furtos etc. Cotidianamente a polícia salva vidas, tal como o médico o faz, com uma diferença: expondo sua própria vida.
Ser generoso, polido e negociador
Embora a imagem que as polícias tenham entre a população brasileira seja a de uma instituição rústica, truculenta e abrupta, o fato é que a maioria dos policiais lidam com os problemas que se lhe apresentam no dia a dia de modo muito mais brando. Isto porque seria praticamente impossível resolver a gama de problemas nas ocorrências caso agisse sempre arbitrariamente. Sem o talento da mediação, o policial estará fadado ao fracasso.
***
Frente ao contexto apresentado de modo resumido e superficial ao leitor, repetimos a pergunta título deste texto: “Quanto você cobraria para ser policial?”. Como dizem por aí, “perguntar não ofende” (bom seria que os governadores dos estados brasileiros respondessem a indagação).