domingo, 22 de janeiro de 2017

VENDENDO TUDO: Brasil de Temer/PSDB estão entregando a base de Alcântara aos EUA

Iniciativa partiu do chanceler Serra. A primeira oferta brasileira teria sido recusada
Brasil e Estados Unidos retomaram secretamente as negociações de um acordo sobre o uso de uma base militar brasileira no Maranhão para o lançamento de foguetes norte-americanos. Encerradas em 2003, início do governo Lula, as conversas voltaram por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, José Serra, interessado em uma relação mais carnal entre os dois países.


A Base de Alcântara é tida como a mais bem localizada do mundo. Dali foguetes conseguem colocar satélites em órbita mais rapidamente, uma economia de combustível e dinheiro.

No fim do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), de quem Sérgio Amaral era porta-voz, houve um acordo entre os dois países. Foi enviado ao Congresso brasileiro, para a necessária aprovação. Logo ao herdar a faixa do tucano em 2003, o petista Lula enterrou o caso.

Um dos ministros a defender o arquivamento naquela época foi o hoje colunista de CartaCapital Roberto Amaral, então na Ciência e Tecnologia. Por seus termos, relembra ele, era um “crime de lesa-pátria”.

Os EUA impunham várias proibições ao Brasil: lançar foguetes próprios da base, firmar cooperação tecnológica espacial com outras nações, apoderar-se de tecnologia norte-americana usada em Alcântara, direcionar para o desenvolvimento de satélites nacionais dinheiro obtido com a base. Além disso, só pessoal norte-americano teria acesso às instalações.

“O acordo contrariava os interesses nacionais e afetava nossa soberania”, afirma Amaral. “Os EUA não queriam nosso programa espacial, isso foi dito por eles à Ucrânia.”

Enterrada a negociação com Washington, a Ucrânia foi a parceiro escolhido em 2003 para um acordo espacial. Herdeira da União Soviética, tinha tecnologia para fornecer. Brasil e Ucrânia desenvolveriam conjuntamente foguetes para lançamentos em Alcântara, com o compromisso de transferência de tecnologia de lá para cá.

Um telegrama escrito em 2009 pelo então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, e divulgado pelo WikiLeaks, relata uma conversa tida por ele com o então representante ucraniano na cidade e mostra a desaprovação do Tio Sam ao entendimento Ucrânia-Brasil. Os EUA não queriam “que resultasse em transferência de tecnologia de foguetes para o Brasil”.

O entendimento do Brasil com a Ucrânia foi desfeito em 2015, após consolidar-se lá um governo pró-EUA.

Na proposta sigilosa de agora, o Brasil teria oferecido a base em troca de grana e tecnologia. As proibições do acerto de 2002, chamadas “salvaguardas”, seriam flexibilizadas. Teria sido esse o motivo da recusa norte-americana.
Fonte: Carta Capital

Caminhão fica desgovernado, cai em ribanceira e condutor fica ferido

Um grave acidente foi registrado por volta das 19h20 deste sábado (21) no cruzamento da Rua Apucarana com a Irati, bairro São Cristovão, em Francisco Beltrão.
Rafael Ficagna de 31 anos havia estacionado o caminhão caçamba na Rua Apucarana, cruzamento com a Rua Pato Branco, e ao desembarcar o veículo começou a descer de ré. Desesperado ele entrou no veículo e tentou controlar, mas o caminhão andou de ré por aproximadamente cem metros, atravessou a Rua Irati, desceu a ribanceira e bateu na parede de uma empresa.
Apesar da gravidade do acidente ele sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo informações de familiares, Rafael havia pegado o caminhão da família para transportar materiais de construção para sua residência que está em obras.
A irmã dele que estava em casa e presenciou o acidente correu até o local e ajudou Rafael a sair da cabine enquanto aguardava a chegada do socorro.
O advogado Rudimar Cezerniask, mora na casa ao lado
onde o caminhão passou desgovernado, disse que tudo foi muito rápido e a primeira coisa que fez foi acionar os Bombeiros, pois percebeu que o acidente havia sido grave e segundo ele “apesar do grande susto, o rapaz saiu praticamente ileso”.
O que poderia ter sido uma tragédia terminou com ferimentos leves no condutor e danos de grandes proporções no caminhão.

Em Uruará no Pará: Casal são mortos Brutalmente

Local do Crime

Um duplo homicídio ocorrido na madrugada deste sábado 21, no Bairro Jardim Morumbi, zona oeste da cidade de Uruará, é investigado pela Polícia Civil do município. Por volta das 3 horas da manhã, um homem e uma mulher foram mortos de forma brutal. O homem identificado pelo nome de Ronilson de Carvalho, 26 anos, foi morto a golpes de marreta na cabeça e a mulher identificada até o memento pelo nome de Leidiane, foi estrangulada. O casal estava no interior de uma residência do Bairro Jardim Morumbi, na zona oeste da cidade, quando foram assassinados. Ambos os corpos foram encontrados sem roupas no chão da casa.
A polícia apura os fatos e a identificação da mulher ainda é incerta, sabe-se que ela era conhecida pelo nome de Leidiane. Segundo as informações já coletadas a mulher trabalhava em bares. Mas pouco ainda se sabe a respeito das motivações do crime e o autor do duplo homicídio ainda é desconhecido.

A polícia trabalha com hipótese de crime passional. Mas pode surgir outra linha de investigação, como motivo de vingança.
A equipe de plantão da Polícia Civil (EPC Ivan Santos, IPC José Tadeu e DPC Walison Damasceno) e a GU de serviço da Polícia Militar sob o comando do Sargento Cleiton, estiveram no local levantando as primeiras informações do crime. Os dois corpos foram levados por agente funerário para o necrotério do hospital Municipal de Uruará.

Até a publicação desta matéria os familiares das vítimas ainda não haviam sido localizados.


Por Joabe Reis
Informações: Polícia Civil