domingo, 5 de maio de 2013

EX-EMPREGADA DOMÉSTICA VIROU MINISTRA DO TST!


“Meu sonho sempre foi trabalhar com Direito. Uma vez me perguntaram: como é o caminho de empregada a ministra? Olha, foi tão longo que nem dá para fazer uma ligação direta. Fui doméstica aos 15 anos, em Pontalina (GO), para ajudar a custear meus estudos, comprar livros”, Assim a advogada Delaíde Arantes, que hoje é ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), começa a relatar sua história de vida. Ela conta que depois foi para Goiânia e trabalhou em uma república de moças. “Eu morava lá, mas não pagava aluguel, prestava esses serviços. Fiquei lá seis meses.”
Filha mais velha de nove irmãos, Delaíde foi a primeira a sair de casa e a primeira a se formar no nível superior. Depois dela, outros irmãos também fizeram faculdade. “Desde menina me dei conta de que a situação financeira da minha família era muito ruim. Vovó dizia que tinha receio de a minha mãe passar dificuldade. Eu pensava: vou ajudar meus pais”, lembra.
Ela conta que pedia a Deus para ajudá-la a estudar. “Papai me dizia que era muito difícil, éramos muitos filhos e eles não tinham recursos”. Mas ela estudou bastante. A escola ficava a 2,5 km de sua casa. Delaíde ia e voltava a pé. “Lembro-me de um episódio em que um primo foi me ajudar a arrumar um emprego. Ele ligou para um político que frequentou a casa do meu avô e, quando explicou quem eu era, o interlocutor emendou: ‘Neta do Cipriano não pode ser’.
De acordo com a hoje mistra do TST, o político queria dizer que aquela família era tão simples que não poderia ter alguém com preparo para trabalhar em um escritório de advocacia. Mas ela trabalhou lá por seis meses.
Sonhos com tribunal
Delaíde recorda que em sua cidade existiam poucas atividades culturais. Em Pontalina só havia uma sala de cinema, que exibia filmes alguns dias do mês. “O que tinha sempre era seção do Tribunal do Júri. A população ia lá assistir e ficava encantada. Eu também”.
Ela afirma que sempre soube que era isso o que queria. “Fiz contabilidade e depois o curso de Direito. Nesse período, em Goiânia, trabalhei em vários lugares: em loja de material de construção, recepcionista em construtora e, depois de uma seleção, fui secretária-executiva de uma multinacional.
Procurei fazer tudo da melhor forma. Não houve um salto na minha carreira. Foi uma longa e lenta caminhada. Ingressei de corpo e alma na carreira”. Com dez anos de advocacia, ela montou o próprio escritório. Depois de 30 anos surgiu a oportunidade de concorrer a uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho. “Concorri com 28 advogados de todo o Brasil. Meus pais são vivos e estão muito orgulhosos de mim. Eles me apoiam desde pequenininha.”

CAIADO CANDIDATO A GOVERNADOR


O presidente regional do DEM, o deputado federal  Ronaldo Caiado, mostrou que o discurso de independência em relação ao governador Marconi Perillo (PSDB) é pa­ra valer. Primeiro, foi a saída do vice-governador José Eli­ton do partido, acabando com o compromisso oficial da sigla com a gestão do tucano. Ago­ra, o democrata participou de um acordo com o governador de Pernambuco, Eduardo Cam­pos (PSB), que vai culminar na filiação do ex-prefeito de Senador Canedo, Vander­lan Cardoso, ao PSB.
Com isso, a chamada ‘terceira via’, liderada justamente por Caiado e Vanderlan, ga­nha mais força e confirma mes­mo que deve caminhar como alternativa à polarização histórica na briga pelo governo do Estado. Além de PSB e DEM, a aliança conta também com o PRP do ex-secretário da Fa­zenda no governo Alcides Ro­drigues (PP), Jorcelino Braga; o PSC, que também é contro­la­do pelo ex-prefeito de Se­na­dor Canedo, havendo a possibilidade do apoio de outras siglas, como o PDT.
Nos bastidores, sempre houve a desconfiança de que Caiado teria a intenção de ar­ticular um espaço na chapa ma­joritária e, por isso, teria reforçado as críticas contra o go­vernador. No momento de­cisivo, porém, ele poderia ser conquistado com, por exemplo, uma indicação ao Sena­do, já que ele é taxativo ao afir­mar que não irá concorrer a mais um mandato para a Câmara dos Deputados. 
Em 2010, por exemplo, a relação Caiado-Perillo viveu situação parecida. O democrata sempre mostrou-se reticente à aliança, mas, na última hora, o partido acabou ficando junto com o tucano e o deputado lavando as mãos. Agora, diante dos novos fatos, a ruptura parece irreversível.
Além disso, as decisões de Caiado ocorrem no momento que se questionava o futuro do DEM no Estado. Sem muito diálogo com a base aliada e sem disposição de se aliar a PT e PMDB, um voo solo parecia mesmo o destino provável para o partido.
A costura política com Eduardo Campos surge, portanto, como um complemento à saída do vice-governador do DEM. Eliton ficou próximo de Marconi Perillo e defendia que a sigla se mantivesse como aliada do tucano, mas, com isso, entrou em rota de colisão com Caiado, que já havia se lançado como pré-candidato ao governo.
Portanto, a saída do vice-governador encerra o compromisso mais forte dos democratas com a administração marconista. Os deputados estaduais José Vitti e Hélio de Sousa, o senador Wilder de Morais, e o secretário de In­fraes­trutura, Danilo de Freitas, ainda integram a ba­se aliada, mas, com o posicionamento ex­plícito de Caia­do, a ruptura to­tal deve ser questão de tempo.
“Temos compromisso com esse governo até junho de 2014”, garante o deputado estadual José Vitti, fazendo referência ao último prazo pa­ra a definição de apoios para as eleições estaduais.

Peso político
Definido o caminho, agora resta ao DEM trabalhar para fortalecer o projeto da ‘terceira via’. A grande dificuldade, porém, é que o caminho escolhido pelo presidente da sigla pode provocar cisões internas, já que muitos democratas mantêm ligação estreita com o governador Marconi Perillo.
Em Quirinópolis, que tem 33.769 eleitores e é a maior cidade administrada pelos democratas em Goiás, o prefeito Odair Rezende é um aliado de primeira ordem do governador. Em 2006, por exemplo, o DEM lançou candidatura própria do então senador Demós­tenes Torres para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.
O grupo de Odair não apoiou o nome democrata. Na época, o apoio deles foi para o então vice de Marconi, Alcides Rodrigues (PP), que foi escolhido para ser o nome da base aliada. Com esse histórico, a possibilidade de que haja um acordo com outro candidato ao governo fica pequena.
Nesse sentido, o DEM pode ser vítima de mais um processo de “desidratação”, como ocorrido em outras vezes. A saída do vice-governador pode provocar saída de lideranças ligadas a ele, assim como o posicionamento de incentivar uma candidatura própria do DEM ou de outro aliado da terceira via. 
Na última década, o DEM sofreu com perdas de lideranças (veja quadro). Em 2011, por exemplo, a criação do PSD tirou deputados federais, prefeitos e deputados estaduais, além de provocar perdas no Fundo Partidário e no tempo de TV para as eleições municipais de 2012.
Atualmente, porém, há confiança de que não haverá nova debandada. “Não estamos preocupados com saídas, porque quem tinha de sair já saiu na criação do PSD”, garante José Vitti. Um dos motivos é que, internamente, há a avaliação de que a trajetória política do vice-governador ainda não é suficiente para que ele leve lideranças do partido.
“Não pode nem se falar em disputa interna. Era uma questão entre o Caiado e o Eliton, mas digamos que 90% do partido era do Caiado e os outros 10% do vice-governador”, afirma uma fonte dentro da sigla.

Com saída, vice-governador espera manter cargo em 2014
A saída do DEM é uma prova definitiva de que José Eliton tem grandes ambições para 2014. Como continuar democrata era uma opção que representava riscos para seu futuro político, o vice-governador optou por buscar espaço em outro partido, que, possivelmente, deve ser o PP. Agora, porém, o desafio é manter o atual cargo na chapa da base aliada para as próximas eleições ou, no mínimo, viabilizar uma candidatura a deputado federal.
Manter-se como vice-governador é o grande objetivo de José Eliton. Um de seus trunfos é a saída do DEM, uma vez que ela foi motivada justamente por sua “fidelidade” ao projeto do governador Marconi Perillo (PSDB). “Absolutamente leal ao projeto para qual foi eleito”, elogiou o chefe do Executivo estadual no domingo, 28, ao discursar na convenção tucana.
Mesmo com os elogios, porém, não há garantia de que Eliton continue na vice. Com tantos aliados, a briga por espaço dentro da base aliada é grande, o que pode obrigar o governador a “sacrificar” o cargo em nome de uma unidade para 2014. Como o secretário-chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha (PSD), já foi anunciado mais de uma vez como o nome para o Senado, o cargo de vice-governador acaba sendo a única “carta na manga” restante para o tucano.
Outro ponto a favor de Eliton é a proximidade com grupos influentes dentro da administração marconista. Atual­mente, ele transita bem em uma ala que conta com o presidente da Assembleia, Helder Valin (PSDB), e com conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e do Município (TCM). Todos eles têm prestígio com o governador e são bons articuladores, o que aumenta as chances do vice-governador se manter no cargo.
Por fim, se perder a indicação para a vice, o vice-governador pode tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. Mesmo tendo participado de apenas uma eleição, ele tem feito um trabalho de articulação pelo interior do Estado, que pode render dividendos eleitorais. Em 2012, por exemplo, viajou mais de 60 municípios durante o período de eleições municipais.

Futuro
Sobre o futuro, as conversas com o PP parecem bem adiantadas. Presidente do diretório estadual do PP, o deputado federal Roberto Balestra já tinha feito um convite de filiação a Eliton no fim do ano passado. Recentemente, o pepista confirmou o convite, que já foi costurado até na Executiva nacional do partido.
Um indício da proximidade do vice-governador com o PP é que, no dia 19 de abril, ainda filiado ao DEM, ele não compareceu ao encontro regional da sigla, realizado em Paraúna. Por outro lado, no dia 11, Eliton esteve em Brasília para prestigiar a convenção nacional do PP, que elegeu o senador Ciro Nogueira (PI) como novo presidente do diretório nacional pepista.
Nos últimos dias, porém, surgiu a possibilidade de uma filiação de José Eliton ao MD, resultado da fusão do PPS e do PMN. Aliados do vice-governador garantem que ele teria sido procurado por lideranças da nova sigla, que estariam interessadas em torná-lo a “estrela” do partido, que foi criado para fortalecer a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Goiás, a legenda, seria aliada de primeira ordem do o governador Marconi Perillo.
O problema é que a fusão corre o risco de não ser efetuada, já que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que limita a criação de novos partidos. O texto segue para o Senado e, se aprovado, frustraria os planos do MD e da Rede Sustentabilidade, idealizada pela ex-senadora e candidata à presidência da República em 2010, Marina Silva. (D.G.)
P1

Militar da reserva detalha 'plano para matar Jango'


Em depoimento neste sábado, 5, à Comissão Nacional da Verdade (CNV), no Rio de Janeiro, o coronel-aviador da reserva Roberto Baere, 80 anos, revelou detalhes da chamada Operação Mosquito, conspiração montada em 1961 por oficiais da Aeronáutica para matar o então vice-presidente, João Goulart, que estava prestes a assumir a Presidência no lugar de Jânio Quadros, que havia renunciado. Segundo seu depoimento, ele recusou participar da ação e ela foi abandonada.
A denúncia de Baere ocorre três dias depois de a própria comissão ter decidido pela exumação do corpo de Goulart - que está sepultado em São Borja (RS) e sobre cuja morte, em 1976, pairam até hoje suspeitas de envenenamento.
Apoiado em 1961 pela esquerda e pelos sindicatos, Goulart era visto por setores da direita militar como herdeiro político de outro velho inimigo dela, o presidente Getúlio Vargas, que havia se suicidado em 1954. Passados dez anos, esses grupos eram radicalmente contra sua posse no lugar de Jânio.
Quando este renunciou, a 21 de agosto de 1961, Goulart estava na China. Ciente da oposição da direita, ele demorou para voltar e foi desembarcar dia 31 de agosto em Porto Alegre, onde as tropas eram leais ao governador Leonel Brizola (PTB), seu cunhado. Ele só chegou a Brasília em 5 de setembro, já com o parlamentarismo imposto pelos militares. O plano dos golpistas era abater o avião em que Goulart faria essa viagem.
Baere, então tenente do 1.º Grupamento de Aviação de Caça da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio, contou neste sábado ter recebido ordens do comandante da base, o tenente-coronel Paulo Costa (que já morreu), para preparar os caças que seriam usados no ataque. Segundo Baere, ele e três colegas se recusaram a cumprir a missão.
'Pedimos que ele não nos escalasse porque entramos nas Forças Armadas para defender a Constituição e não agredi-la', afirmou ele ontem diante da comissão.
O plano acabou sendo abandonado, mas Baere foi punido três anos depois, já no governo militar de 1964. 'Fui sumariamente expulso, após 50 dias incomunicável na prisão, policiado na porta por um oficial de metralhadora, como um marginal de alta periculosidade'.
A CNV ouviu também, neste sábado, outros militares punidos por se oporem ao golpe. Um deles, o fuzileiro naval Paulo Novais Coutinho, tinha sido mandado em 25 de março de 1964, sete dias antes do golpe, ao Sindicato dos Metalúrgicos do Rio para dispersar uma reunião. A frente de 39 homens, recusou-se reprimi-la. Ficou preso nove meses e foi expulso por indisciplina. Só conseguiu voltar à Marinha em 1989. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CNJ discute novas regras de ingresso na magistratura


Agência Brasil (Brasília) – A primeira etapa do concurso de ingresso na magistratura em âmbito nacional, será tema principal do seminário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ocorrer na segunda-feira (6) e terça-feira (7), na sede do órgão, em Brasília. Atualmente, de acordo boletim informativo do CNJ, todo o processo de seleção é feito pelos tribunais. O evento terá a participação de representantes de tribunais de todo o país. As sugestões acatadas no seminário farão parte de uma proposta de resolução que será apreciada pelo plenário do CNJ.
“O seminário será importante para discutirmos um novo modelo de concurso para a magistratura. Não queremos apenas pessoas boas de concurso, mas pessoas que tenham uma visão mais ampla da realidade e menos repetitiva”, disse o juiz auxiliar da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ricardo Chimenti.
Pela proposta que prevê a nacionalização do concurso, a primeira etapa do certame seria coordenada por uma comissão composta por representantes do CNJ, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os tribunais continuariam tendo a autonomia para abrir concursos, de acordo com a necessidade de preenchimento das vagas. A aprovação na primeira fase nacional, apenas habilitaria os candidatos a se inscrever nos concursos abertos pelas cortes.