sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Suposta agressão a bebê em ritual de candomblé vira caso de polícia na Capital

A mãe de um bebê de 1 ano e 6 meses registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal, durante um ritual de iniciação da criança ao candomblé, em um centro da religião em Campo Grande. Ela alegou à polícia que a criança ficou em cárcere privado durante sete dias e no final teve os cabelos raspados, o que teria lhe causado ferimentos.
Consta na denúncia feita pelo MPE (Ministério Público Estadual), que o bebê ficou trancado com o pai de santo, e demais membros do centro, durante uma semana. E que durante esse tempo houve lesões à criança durante banhos de ervas e raspagem dos cabelos, no final do ritual de iniciação.
Devido ao fato, a polícia abriu um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). O pai de santo, de 36 anos, já prestou depoimento à DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e disse que conhece a mãe da criança há 15 anos. Ele garante que não houve agressão alguma ao bebê.
Segundo o pai de santo, a mãe era frequentadora do centro e pediu, no ano passado, para morar no local até que ganhasse o bebê. Após ela ganhar a criança, ele permitiu que ela continuasse morando na casa.
Conforme o pai de santo, quando o bebê completou sete meses, a mãe pediu para que ele fosse iniciado no candomblé.  O ritual foi feito com um 'banho de ervas' como alecrim, alfazema e manjericão, durante orações. Ele nega, no entanto, que em algum momento o bebê tenha ficado sem alimentação ou trancado.
O pai de santo também apresentou à polícia uma declaração em que a mãe do bebê autoriza o ritual de iniciação.

Beijo e ciúmes

O companheiro do pai de santo, um estudante de 20 anos, também prestou depoimento na delegacia. Ele confirmou o depoimento do parceiro e disse que o ritual foi feito apenas com banho de ervas. Ele disse que era quem proferia as orações e limpava o local, após os procedimentos.
O rapaz falou que o companheiro havia feito a iniciação com outras crianças e que no sétimo dia é habitual a raspagem dos cabelos. Mas, que mesmo assim foi perguntado à mãe se podia praticar o ato.
De acordo com o estudante, a mãe autorizou a raspagem e ainda permaneceu durante todo o batismo. No final , ela viu que não havia nenhum ferimento na criança. Ele acredita que a mulher registrou o boletim de ocorrência por vingança, depois que viu os dois se beijando e foi mandada embora da casa pelo pai de santo.
O presidente da (Federação dos Cultos Afro-brasileiros e Ameríndios do Mato Grosso do Sul), Irbes Santos, confirmou que a iniciação da criança na religião é uma forma de batismo, quando ela é apresentada aos orixás. Disse que a polícia deve 'fazer sua parte' se realmente houver lesão corporal, e que a federação está à disposição para qualquer esclarecimento.
Ele também deu dicas à população quanto ao assunto. “As pessoas precisam saber se as casas que estão frequentando possuem registro na federação. Existem muitas pessoas trabalhando no anonimato, por isso acontece esse tipo de situação, ou até mesmo a pessoa não possui conhecimento sobre a religião. Se for confirmada a agressão ao bebê daremos todo o apoio necessário à família envolvida”, finalizou.
O caso foi registrado na DEPCA e está sob responsabilidade do delegado titular da delegacia Sérgio Lauretto, que investiga as circunstâncias do fato.

Este rapaz pede a moça em casamento, mas recebe um não por ser pobre. 10 anos depois o jogo muda…

Quem nunca sofreu por amor que atire a primeira pedra… todos, em algum momento da vida, já foram vítimas deste sentimento que muitas vezes é tão cruel conosco.
Muitas vezes, nos submetemos à tristezas cotidianas, por achar que devemos enfrentar tudo se for pra ficar ao lado da pessoa amada, mas tudo de repente pode se transformar num pesadelo em questão de segundos. Porém, o mundo dá voltas e tudo aquilo que fazemos com as pessoas, acabamos por receber de volta, pelo fato de uma lei muito interessante: a lei do retorno, que diz que tudo aquilo que vai, também volta.
E algo semelhante à essa ideia aconteceu com um homem, que protagoniza uma história muito interessante.
Carter, há anos atrás, era completamente apaixonado por uma mulher, eles eram como se fossem almas gêmeas e formavam um casal perfeito; o sentimento era recíproco.
Os dois ficaram por volta de três anos juntos, quando Carter resolveu pedi-la em casamento, mas não esperava a resposta que teve. Ela disse que não, pois ainda que o amasse muito, ele era um homem pobre e ela precisava terminar o namoro logo para encontrar alguém com condições melhores, que pudesse lhe dar um futuro decente.
Carter ficou arrasado, quase entrando em depressão, mas a vida foi passando e, com muito esforço, ele conseguiu se estruturar e construir uma empresa, e futuramente veio a ser um empresário muito rico.
Dez anos se passaram desde o “não” que ele levou da namorada, e por acaso num belo dia, os dois se encontraram no shopping.
Ele, com toda educação, a cumprimentou, e ela em tom de deboche, disse:
“Você conseguiu ao menos melhorar de vida? Pois o homem com quem eu me casei ganha 18 mil dólares por mês.”
Carter não teve chance de responder, pois no exato momento o marido de sua ex namorada chegou e o cumprimentou gentilmente, dizendo para a esposa:
“Amor, esse é meu chefe, de quem eu tanto te falo”.
A mulher ficou de boca aberta, e não conseguiu falar mais nada, pois viu quem Carter tinha se tornado.
Essa história serve para que todos possam refletir sobre o amor, que deve ser sempre baseado em sentimentos e jamais em dinheiro ou interesse.

Câmara de deputados aprova uso de armas para todos os brasileiros

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 27, por 129 votos a favor e 8 contra o texto-base do projeto que revoga o Estatuto de Desarmamento. O relatório cria em seu lugar o Estatuto de Controle de Armas de Fogo e assegura a todos os cidadãos, a partir de 21 anos, o direito de possuir e portar armas, para defesa própria e do patrimônio, bastando cumprir requisitos legais. Deputados e senadores poderão andar armados e pessoas que respondem a inquérito policial ou processo criminal também poderão ter porte.
A autorização para compra de armas baixa de 25 para 21 anos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento estabelece que é preciso justificar a necessidade de ter uma arma, o que é analisado pelas autoridades e pode ser negado. Os destaques serão votados na terça-feira, antes da análise em plenário.
No trânsito. O substitutivo do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), um dos 293 integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, prevê que deputados e senadores podem andar armados. O texto permite ainda que policiais legislativos da Câmara e do Senado andem armados em aviões quando realizam escolta de parlamentares, além de estender o porte de armas em horário de trabalho a agentes de trânsito (marronzinhos) e de medidas socioeducativas – os agentes da Fundação Casa, em São Paulo.
De acordo com o texto, “estando a arma registrada, o seu proprietário terá o direito de mantê-la e portá-la, quando municiada, exclusivamente no interior dos domicílios residenciais, de propriedades rurais e dependências destas e, ainda, de domicílios profissionais, ainda que sem o porte correspondente”. Segundo o relatório, o porte passa a ter validade de dez anos, enquanto hoje é preciso renová-lo a cada três anos. Prevê-se ainda que o cadastro de armas seja gratuito.
O registro e a autorização do porte de armas, hoje tarefa exclusiva da Polícia Federal, passam a ser exercidas também por órgãos de segurança dos Estados e do Distrito Federal. “Ampliar o acesso às armas vai trazer mais assassinatos e não reduzir o número de homicídios no País”, criticou o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ). Especialistas em segurança também rejeitam a proposta.
Em seu relatório, Laudívio Carvalho diz que a revisão do Estatuto do Desarmamento está “restabelecendo o direito universal à posse de armas de fogo”. Esse direito teria sido tolhido pelo Estatuto do Desarmamento, em 2003. O parlamentar foi escolhido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Conservador, Cunha tem pautado temas polêmicos que agradam às bancadas “BBB” (bala, Bíblia e boi), respectivamente as bancadas de segurança, evangélica e ruralista.
“A interferência do Estado na esfera privada e na conduta individual dos seus cidadãos há de ter limite. Não pode o Estado sobrepor-se à autonomia da vontade do cidadão, individual e coletivamente, tornando-se o grande tutor. Na verdade, um tirano”, diz o relatório. “Na relação custo-benefício, que os marginais conhecem muito bem, os crimes se tornaram mais intensos e cruéis diante de uma sociedade sabidamente desarmada, acoelhada e refém dos delinquentes, que passaram a ser protegidos por uma lei que a eles permite tudo; aos cidadãos de bem, nada.”
Paz. “Viva a paz para quem? Uma paz unilateral, na qual a cidadania é desarmada para que os bandidos possam agir ‘em paz’?”, questiona o parlamentar. “É como se sucessivos governos, incapazes de prover a segurança pessoal e patrimonial dos homens de bem, tivessem feito um pacto com a criminalidade, em uma estranha e inexplicável associação, para tirar dos cidadãos o último recurso para sua defesa pessoal e patrimonial: a arma de fogo.”
Estadão

Emprego que paga até R$ 1 milhão por ano não tem candidatos

Uma clínica médica rural na Nova Zelândia tem com uma vaga de emprego aberta que poderia ser o sonho de muitas pessoas – mas parece que ninguém quer.
A oportunidade oferece um salário anual de até 400 mil dólares da Nova Zelândia (cerca de R$ 1 milhão), e três meses de férias por ano, e mesmo com esses atrativos, a busca por um médico especializado em cirurgia geral já dura dois anos e não há registro de inscrições de candidatos há quatro meses.
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a oportunidade de trabalho é para a cidade de Tokoroa, na região de Waikato, no norte da Nova Zelândia, com uma população de 13.600 habitantes. Alan Kenny, médico e coproprietário da clínica, disse que o movimento “explodiu” no último ano e precisa de alguém para dividir o trabalho.
Para encontrar um colega de trabalho, Kenny oferece três meses de férias por ano e o profissional não precisará trabalhar no período noturno ou em finais de semana.
Há dois anos, Sara, filha de Kenny, começou a trabalhar na clínica para ajudá-lo a organizar a agenda com mais de 6 mil pacientes.
“Se é difícil conseguir médicos para trabalhar comigo, vai ser pior conseguir alguém para me substituir”, ressalta Kenny.
Segundo Linda Reynolds, executiva chefe da rede de atendimento rural da Nova Zelândia, a maioria das vagas rurais foi preenchida com profissionais formados fora do país. A busca levou entre dois e três anos. “A maioria vem para ficar por pouco tempo. A demanda é constante e crescente”, afirmou.
Segundo Linda, isolamento, falta de opções de escolaridade e atividades sociais e falta de acesso a redes de banda larga contribuem para a escassez de candidatos para vagas em localidades rurais.

Um anjo: Menina de 10 anos morre ao salvar duas crianças de atropelamento

Um menina de 10 anos de idade da Califórnia, nos Estados Unidos, está sendo considerada um “anjo da guarda” por seus vizinhos. Kiera Larson salvou duas meninas pequenas, de 2 anos e 1 ano, ao empurrá-las do caminho de uma caminhonete SUV desgovernada. As crianças brincavam na última segunda-feira quando o carro, automático, começou a andar na direção delas. Kiera empurrou as meninas para longe, mas acabou atingida e não resistiu aos ferimentos.
“Ela foi verdadeiramente uma heroina. Ela estará para sempre na vida das minhas filhas, um anjo da guarda”, disse Alissa Jenkins para o canal de TV “Fox 5”. Ainda segundo a mulher, ela fez o melhor que pôde para salvar e proteger quem estava ao seu redor.
Segundo o pai das meninas, Jonathan Gusich, Kiera era como uma irmã mais velha para as meninas. “Ela estava sempre olhando para elas e, aparentemente, deu sua vida pelas minhas filhas. Ela deve ter sido o anjo da guarda e elas estão aqui por causa dela”, contou.
Amigos da heroína criaram uma página para arrecadar doações para a família dela. “Kiera era uma menina tão incrível, linda, inteligente e engraçada. Ela realmente trouxe muito amor e felicidade para tantas pessoas. A família Larsen precisa da nossa ajuda. Muito obrigado por todo o amor, apoio e orações”, escreveram os amigos. Já foram doados mais de R$ 140 mil para a família.
Extra

NÃO É NO BRASIL, É NA ROMÊNIA E É CRISE ECONÔMICA

Cerca de 50 mineiros entraram no terceiro dia do protesto subterrâneo próspera contra os planos do governo para reestruturar estatal de energia empresa Complexul Energética Hunedoara, CEH, que foi declarada insolvente em janeiro.
Centenas de mineiros em minas e Lone vulcão começou o protesto na segunda-feira, temendo que eles perderiam seus empregos.
Alguns continuaram a permanecer na clandestinidade, outros entraram em greve de fome enquanto outros têm desceu sobre a galeria, mas não funcionou.
"Estamos à espera de medidas claras pelo governo para nos ajudar. Todos os mineiros protestam contra planos para reestruturar a empresa por meio de cortes de empregos e vamos continuar a protestar até que tenhamos a confirmação de que CEH não seria declarada falida ", disse Ioan Ciubotaru, um líder sindical.
Os sindicatos também se queixam más condições de trabalho, falta de segurança e as condições neste sector exigem mais dinheiro para ser investido para melhorar a situação.
Para resumir o problema, gerente geral Viorel Stancu CEH demitiu terça-feira, apenas uma semana depois de ter nomeado para este cargo.
O ministro da Energia da Roménia Victor Grigorescu disse que mirëkuptonte pessoas em uma situação difícil, mas que a empresa precisa ser reestruturada de qualquer maneira.
"Nós temos que esperar para um plano claro pelo administrador judicial. Até então, os mineiros terão que voltar ao trabalho ", disse Grigorescu quarta-feira.
Especialistas dizem que não há outra opção além de reduzir os custos e reduzindo postos de trabalho. "A Roménia não pode pagar milhões por ano a ser pago para manter uma indústria que não foi modernizado e não é eficiente", comentou o analista econômico Ilie Serbanescu.
Complexul Energética Hunedoara, que inclui usinas e minas com fossas abertas qymyrui registradas perdas de 404 milhões de lei (90 milhões de euros) no ano passado.
A empresa produz cinco por cento da eletricidade do país e emprega 6.300 pessoas, a maioria dos quais estão nas minas de carvão.
Mining era uma vez uma indústria florescente na Roménia, empregando quase meio milhão de pessoas, incluindo postos de trabalho acima do solo.
A indústria foi duramente atingida por um programa lançado em 1997, com a assistência do Banco Mundial, que teve como objetivo fechar minas não rentáveis. Desde então, cerca de 550 minas foram fechadas, dos quais, 100 eram minas de carvão.
Reestruturação do setor de mineração tem sido difícil devido à falta de investimento estrangeiro e a falta de vontade dos funcionários a tomar medidas drásticas que poderiam trazer mais encerramento das minas não rentáveis.
emprego excessivo, más condições de trabalho e métodos ineficientes de Romania pagar cerca de 400 milhões de euros por ano na forma de subsídios e ajudas aos mineiros e suas famílias.

Policiais revidam tiros e matam bandido durante perseguição

Após fugir de uma abordagem policial, Adriano César Lino Santos, de 31 anos, foi morto em uma troca de tiros com policiais militares do 3º Batalhão, na npite da última quinta-feira (25), no bairro Três Barras. 
Segundo informações do 3º Batalhão da PM, os militares receberam a denúncia de que um homem em um carro havia entregado armas a dois motociclistas, em um ponto isolado do mesmo bairro.
Com isso, os policiais realizaram rondas e encontraram três pessoas em atitude suspeita. Ao ver a viatura, eles fugiram e durante a perseguição o acusado chegou a se virar duas vezes e atirar, dando início a troca de tiros.
A PM informou que o trio chegou a fugir, porém Adriano César Lino Santos foi encontrado ao chão, ensanguentado, em um matagal próximo à Rua 1, ainda do Três Barras. 
Os policiais ainda o levaram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morada do Ouro, porém o criminoso morreu no box de emergência. Com ele, foi apreendido um revólver. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
SE DEU MAL
Ainda nesta quinta-feira (25), mas na cidade de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), outro criminoso morreu enquanto tentava assaltar um carro-forte, em frente à agência do Banco do Brasil. Dessa vez, vigias da empresa Brinks mataram o bandido com um tiro escopeta calibre 12 na cabeça.

Espancado por bandido, pai é obrigado a assitir estupro da filha de 12 anos

Vítima de assalto à sua casa no bairro Jardim Potiguar, em Várzea Grande, na noite desta quinta-feira (25), um pai de família, de 38 anos, viveu o horror de ser espancado por um assaltante e ter sua filha, de apenas 12 anos, estuprada pelo criminoso, Ederson Alexandre da Silva, de 34 anos. 
À Polícia Militar o pai da garota relatou que o bandido, que estava armado, invadiu sua casa por volta das 20h30. Agindo com muita violência, Ederson amarrou o pai e os dois filhos, sendo o caçula de oito anos.  Em seguida, ameaçou as vítimas de morte caso não entregassem nenhum objeto de valor. 
Mesmo após pegar aparelhos celulares e dinheiro, o criminoso iniciou a sessão de tortura espancando o pai e o obrigando a assistir os abusos sexuais de sua filha.
Minutos depois, Ederson fugiu. Porém, moradores vizinhos perceberam a ação criminosa, acionaram a PM e libertaram as vítimas que estavam amarradas.
Em rondas, os militares localizaram Ederson saindo de um matagal na região de prostituição conhecida como Zero Quilômetro, em Várzea Grande. Ao ver a viatura, o bandido tentou fugir, mas acabou cercado pelos policiais e detido. A PM informou que recuperou vários objetos de valor levado das vítimas.
Levado à Central de Flagrantes, o assaltante foi reconhecido pelas vítimas e autuado por vários crimes. Ele foi encaminhado para um presídio da Grande Cuiabá.