quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A verdade sobre o novo seguro desemprego


O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante  anunciou na noite desta segunda-feira (29) que a presidente Dilma Rousseff vai encaminhar uma Medida Provisória fazendo várias mudanças em assuntos que interessam ao trabalhador. Fique ligado.
A carência para o abono salarial que era de um mês, passa a ser de seis. Ou seja, é preciso ter trabalhado esse período para receber o benefício e ele será proporcional aos meses trabalhados. Para ter direito ao seguro desemprego, o empregado terá que ter trabalhado 18 meses. Hoje é de apenas seis meses. Na segunda vez que pedir o benefício terá que ter trabalhado no mínimo um ano. O seguro desemprego de pescadores, chamado de seguro defeso, não poderá ser acumulado com outro benefício.
Na pensão por morte também haverá mudanças. Antes, se o trabalhador tivesse contribuído um mês, seu cônjuge teria direito à pensão. Agora terá que ter no mínimo dois anos de contribuição e o beneficiário terá que comprovar dois anos, no mínimo, de casamento ou de união estável. Além disso, a pensão será de 50% para o cônjuge, e não 100% como agora. Muda também para as empresas o pagamento do seguro doença. Hoje, se o trabalhador tem 15 dias de licença quem paga é o empregador, mas em período mais longo, o INSS passa a pagar o salário do trabalhador. Com a mudança, o empregador terá que cobrir até um mês de licença. Só em período mais longo que isso é que será coberto pela empresa. Estas e outras mudanças serão explicadas nesta terça-feira (30) pelo governo ao enviar a MP sobre o assunto. O governo acha que reduzirá em R$ 18 bilhões o gasto anual com todos esses benefícios.

Pai monstruoso mata filho

Morreu no inicio da tarde deste último sábado (27) a bebê de 05 meses que foi esfaqueado no pescoço pelo pai no bairro Santo Agostinho em Rio Verde- GO (238 km de Goiânia ). A criança estava internada no Hurso (Hospital de Urgências da Região Sudoeste), em Santa Helena, desde a última quarta-feira (24/12). Segundo informações da Polícia Militar (PM), o pai Raimundo Antônio de Brito Silva, de 30 anos, e a esposa Maria da Conceição, de 29 anos estavam discutindo durante a madrugada quando o homem pegou uma faca e atacou a mulher. Ela foi atingida por um golpe no pescoço. Logo em seguida, o autor foi até o quarto onde a filha de 05 meses estava dormindo e também efetuou um golpe de faca no pescoço da criança. Vizinhos ouviram os gritos de socorro da mulher e foram até a residência do casal. Chegando lá, eles encontraram a mulher e o bebê feridos. A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar no local o suspeito já havia fugido. As duas vítimas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhadas para o hospital municipal da cidade. Logo em seguida a criança foi levada para o Hurso em estado gravíssimo. A mãe da criança passa bem e foi liberada no mesmo dia. Já a bebê não resistiu e morreu. A Polícia Civil está à procura do homem que havia se mudado de Piauí para Rio Verde e segundo informações ele não tem passagens pela polícia. Quaisquer informações do monstro entrem em contato com a polícia local de sua cidade.

Acidente na BR 316 no Maranhão

Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas em acidente na BR 316, no povoado Brejinho, em Caxias no início da madrugada desta quarta-feira (31). A vítima no local foi identificada como sendo a Drª Julia Perticarrari Osório Pitombeira. 61 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus da Empresa Guanabara que vinha de Teresina com destino à São Luis, derrapou na pista e tombou lateralmente num pequeno barranco. A pista estava molhada e isso pode ter contribuído para o acidente. Além da PRF, SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionados para a ocorrência. Ainda não se tem a confirmação de quantos passageiros havia no ônibus e se há mais vítimas fatais. Drª Júlia formada em dermatologia atuava como docente na UEMA e em clinicas particulares em Teresina. Uma viatura do Corpo de Bombeiros que veio de Timon para dar assistência aos feridos, devido à pista molhada, também tombou próximo a outra ambulância, e os ocupantes do veículos sofreram pequenas escoriações.
Aguardem mais informações