sábado, 15 de junho de 2013

SORTEIO DE CAMARO AMARELO DEU ATÉ AÇÃO NA JUSTIÇA

A lojas Real Calçados, em Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus (cidade 108 e 180 km distante de Salvador respectivamente) vai poder sortear o Camaro amarelo, cuja promoção havia sido proibida. Na última sexta-feira, 14, uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) suspendeu a campanha promocional para os clientes do estabelecimento. A premiação foi liberada após a loja apresentar sua defesa junto à Caixa Econômica Federal e regularizar a documentação que estava pendente. O sorteio ocorrerá normalmente no dia 13 de julho.
De acordo com o advogado Rogério de Araújo Melo, há uma lei que regulamenta todos os sorteios de abrangência nacional e determina que qualquer sorteio seja previamente autorizado pela Caixa ou pelo Ministério da Fazenda. Como a campanha da Real Calçados tem abrangência estadual, o sorteio teria que ser comunicado aos órgãos. A campanha engloba as cidades de São Sebastião do Passé, Mata de São João e Camaçari (na Região Metropolitana de Salvador), além de Cachoeira - a 110 km da capital. Procurados pelo Portal A TARDE, representantes da unidade de Feira de Santana disseram não poder conceder outras informações. (Atarde)

BAHIA: REALIZADA PRISÃO DE QUADRILHA

Durante operação deflagrada pelo DENARC (Departamento de Narcóticos) e pela 4ª Coorpin, realizada nesta sexta-feira (14), a polícia prendeu uma quadrilha que atuava na localidade do Cajueiro no bairro Muritibinha em Nazaré das Farinhas. Segundo o delegado da cidade Antônio Carlos, foram detidos o líder do grupo que agia na local Luís Vieira dos Santos, sua companheira Sueli Pereira, atuante no tráfico, e mais dois indivíduos de nomes não informados. Ainda conforme o delegado foi apreendido com a quadrilha três armas de fogo, duzentos papelotes de cocaína e crack que estavam escondidos no mangue e a quantia de R$ 573,00. Doutor Antônio Carlos disse ainda que a quadrilha operava com armamento pesado, fato que causava temor aos moradores do local. Os elementos estão custodiados na Delegacia de Nazaré, exceto Sueli foi encaminhada para Mutuípe, pelo fato da delegacia não possuir uma carceragem feminina. 
Questionado sobre a operação São João, ele destacou que, em Nazaré, a polícia está atenta, por saber que essas festas populares induz o aumento da demanda do tráfico de drogas. “Temos que ficar atentos e realizar essas operações para coibir o tráfico”, disse. Aproveitando, o mesmo conclamou a população de Nazaré para que use o número 181 para realizar denuncias ou para (75) 3636-1627 que é o telefone da delegacia, para que assim a polícia possa ainda mais combater a prática do narcotráfico.

GATO NO FUTEBOL: FOI DESCOBERTO NO GOIÁS, MAS DEPOIS FOI APLICADO NO BAHIA


Na última sexta, com o meia Josué em campo, o Bahia se sagrou Campeão da Copa Metropolitana Sub-17 ao bater o rival Vitória. Mas o jogador não poderia estar neste e em todos os outros torneios juvenis que disputou nos últimos anos. Documentos obtidos pelo Terra (confira no fim do texto) com exclusividade confirmam fraude de quatro anos nos registros do jogador. Ele está, inclusive, inscrito na CBF com contrato profissional de três temporadas.
O paraense Josué Magson Dourado da Silva se chama, na realidade, José Magson Bezerra Dourado. Não nasceu em 22 de março de 1996, e sim em 22 de março de 1992. A informação foi confirmada por cartório de João Lisboa, no Maranhão. Em resumo, o documento diz sobre a certidão apresentada pelo jogador: “constatei a inexistência do mencionado registro de nascimento”.
A fraude nos documentos de José havia sido descoberta pelo Goiás, no qual atuava, há aproximadamente um ano. Ele era destaque na equipe juvenil, mas chamava a atenção pela explosão muscular muito acima da média na categoria. Descoberta a diferença de quatro anos, o jogador foi colocado nos juniores. Também abalado, não repetiu o desempenho e foi dispensado meses depois.
No Bahia, repetiu a estratégia de se passar como um jogador nascido em 1996 e encontrou guarida. Rapidamente se estabeleceu como titular dos juvenis. Segundo o Terra apurou, entretanto, dirigentes do Bahia foram alertados sobre a idade real de Josué. Um deles, mais recentemente, o gerente de futebol profissional Anderson Barros. As providências não foram tomadas, e com ele em campo a categoria Sub-17 levou título da Copa Metropolitana sobre o Vitória. O rival, porém, se revoltou. 
Logo depois da partida, o Vitória acusou a documentação irregular do atleta que havia estado em campo. O Bahia se anunciou surpreso pela denúncia e prometeu apurar, mas omitiu o alerta que já havia sido feito pelo Goiás. “A equipe goiana não relatou nenhuma irregularidade de documentação e informou que o mesmo foi liberado por excesso de atletas na posição”, disse em comunicado. A afirmação não é verdadeira: em 2012, no Campeonato Goiano Sub-17, Josué era o principal destaque do time. Foi afastado, justamente, pela documentação adulterada.
Caso de “gato” é mais um capítulo da crise instalada há meses nas divisões de base do Bahia  
O episódio de Josué faz crescer a crise que se estabelece sobre as categorias de base do Bahia e tem vários capítulos durante a administração do presidente Marcelo Guimarães Filho. Há alguns meses, foram revelados dois jogadores que apontavam ter nascido em 1998 e integravam a equipe juvenil. Um deles, já havia atuado por seleções de base, inclusive.
Ainda no contexto da crise, recentemente o clube perdeu na Justiça os direitos sobre o zagueiro Maracás, o lateral Alef, maior destaque dos juvenis, e o atacante Ítalo Melo, o melhor dos juniores. O Bahia ainda recorre, mas o diagnóstico de atraso nos pagamentos do FGTS costuma ser fatal. Alef deve repetir o caminho adotado por Mansur (93), hoje titular do Vitória e que saiu da Fazendinha em circunstâncias similares no passado.
As ações dos três jogadores na Justiça, segundo especulações, seriam represália arquitetada por Newton Motta, ex-superintendente das divisões de base e demitido pelo presidente Marcelo Guimarães Filho no fim do último mês. Para o lugar de Motta, o Bahia contratou Carlos Anunciação, o Carlão, que trabalhava no Vitória.
Josué


RELAÇÃO DAS CIDADES DE GOIÁS QUE PODEM PERDER VERBAS DO MINISTÉRIO DO TURISMO

GOIANIA IMPLANTACAO DE ILUMINACAO ORNAMENTATIVA NO PARQUE CAMPININHA DAS FLORES - Goiania - GO 762677
ITUMBIARA CONSTRUCAO DO PIER - 3A ETAPA E URBANIZACAO DA ORLA DO RIO  PARANAIBA 758322
MONTES CLAROS DE GOIAS PAVIMENTACAO ASFALTICA COM DRENAGEM SUPERFICIAL, NAS RUAS E AVENIDAS DA SEDE ADMINISTRATIVA DO MUNICIPIO. 758885
COCALZINHO DE GOIAS PAVIMENTACAO E DRENAGEM NA RUA 09, BAIRRO SETOR OESTE(LIGANDO O CENTRO DA CIDADE AO RIO CORUMBA DE GOIAS) 758382
MAMBAI Pavimentacao e drenagem da Avenida Manoel Dourado e drenagem da Avenida Brasil Central. 766914
ALTO PARAISO DE GOIAS Elaboracao de Projetos do Centro de Convencoes 764636
FAZENDA NOVA Urbanizacao da orla do lago: construcao de palco e quiosques 763263
ALTO PARAISO DE GOIAS REVITALIZACAO DE PRACAS PUBLICAS 766916
MARZAGAO Construcao de Praca no municipio de Marzagao-Go. 765623
ITAUCU CONSTRUCAO DE CALCADAS NA PRACA DO IZIDIO, LOCALIZADA NA RUA MACEIO 766074
GOIANESIA CONSTRUCAO DO PARQUE ECOLOGICO NEGRINHO CARRILHO NO MUNICIPIO DE GOIANESIA - GOIAS 758393
GOIANIA Reforma do Jardim Zoologico de Goiania-GO. 761345
SAO LUIS DE MONTES BELOS Construcao da 2a etapa do Parque Ecologico no municipio de Sao Luis de Montes Belos - GO. 758688
AMARALINA CONSTRUCAO DO CENTRO CULTURAL NO MUNICIPIO DE AMARALINA 758228
POSSE INFRAESTRUTURA URBANISTICA NA ORLA DO LAGO PAULO HENRIQUE 758469
SANTA FE DE GOIAS Revitalizacao da Praca da Igreja Matriz na Rua sao Domingos ESQUINA COM A RUA JOSE BONIFACIO SETOR. 763264
PADRE BERNARDO Construcao de uma Praca no Municipio de Padre Bernardo 765172
ESTRELA DO NORTE CONSTRUCAO DE PRACA NO MUNICIPIO DE ESTRELA DO NORTE-GO. 765625
POSSE INFRAESTRUTURA URBANISTICA NO LAGO PAULO HENRIQUE 765612
SILVANIA Urbanizacao da Orla do Lago 2a Etapa no municipio de Silvania-Go. 757424
SANCLERLANDIA Construcao do Centro de Cultura em Sanclerlandia-GO (2a etapa) 766012
MOSSAMEDES CONSTRUCAO DE 1 (UM) PORTAL DE ENTRADA DA CIDADE 768569
ALTO PARAISO DE GOIAS ELABORACAO DE PROJETOS PARA REURBANIZACAO DA VILA DE SAO JORGE. 764635
SAO DOMINGOS Urbanizacao da Orla do Lago no municipio de Sao Domingos-Go - 1a etapa 769141
MATRINCHA Reforma da Praca da Matriz no municipio de Matrincha-Go 768732
ARUANA REFORMA DO PORTO DA ABA, NO PERIMETRO URBANO DO MUNICIPIO DE ARUANA, ESTADO DE GOIAS. 758391
ARUANA CONSTRUCAO DO PORTO KAMAYURAS, NA MARGEM DIREITA DO RIO ARAGUAIA, NO PERIMETRO URBANO DO MUNICIPIO DE ARUANA, ESTADO DE 758392
URUANA REFORMA E APLIANCAO DO TERMINAL RODOVIARIO 764243
ARUANA CONSTRUCAO DO CENTRO DE EVENTOS E CONVENCOES PUBLICOS DE ARUANA. 766938

Assaltantes explodem Bradesco

A agência do Banco Bradesco no município de Buriti Bravo, (há 478 km de São Luís), foi assaltada na madrugada deste sábado (15).
Quatro homens armados e em motos chegaram por volta das 3h da manhã, fizeram um buraco na parede e entraram para por dinamite nos caixas eletrônico que ficavam dentro da agência.
O banco foi totalmente destruído com a explosão e de acordo com o gerente da agência, Lucas Simão, os caixas tinha sido abastecidos com quase 20 mil reais, nenhum dinheiro foi encontrado os ladrões levaram tudo.
O gerente informou ainda, que o sistema de monitoramento de segurança, ficou intacto e que iria encaminhar as imagens para a polícia.
Os ladrões ainda mantiveram refém durante a ação um morador que passava na rua durante o assalto, ele informou que a ação durou cerca de meia hora e que ao termino ele saíram atirando nas ruas da cidade, mingue, ficou ferido.
O município de Buriti Bravo só possui dois policiais militarem e não exite delegado, (o da cidade vizinha de passagem Franca é quem responde pelo município),o prefeito Cid Costa, tem feito inúmeras cobranças para o secretário de segurança, Aluízio Mendes, pois nos últimos 7 dias 4 assaltos foram registrados nos comércios da cidade. (os assaltantes chegavam em motos também).




MODERADO E REFORMISTA GANHA A ELEIÇÃO NO IRÃ!

O clérigo moderado Hassan Rohani foi eleito presidente do Irã em primeiro turno, anunciou neste sábado (15) o Ministério do Interior.
A vitória foi anunciada pelo ministro do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar, na TV estatal.
PRESIDENTE IRÃSegundo o ministro, 72% dos mais de 50 milhões de eleitores credenciaram votaram, e Rohani obteve 18,6 milhões de votos (50,68%), mais que os 50% necessários para evitar um segundo turno.
Rohani, de 64 anos, derrotou com facilidade três oponentes conservadores “linha dura” com ampla vantagem: o prefeito de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf; oex-chefe dos Guardiões da Revolução, Mohsen Rezai; e o atual chefe dos negociadores nucleares, Said Jalili.
Os outros dois candidatos, o ex-chefe da diplomacia Ali Akbar Velayati e Mohammad Gharazi, receberam uma votação inexpressiva.
Em sua primeira declaração após a votória, ele afirmou que sua eleição foi “a vitória da moderação sobre o extremismo” e pediu que o Irã seja reconhecido pela comunidade internacional.
“Esta vitória é a da inteligência, da moderação, do progresso  sobre o extremismo”, disse, na TV estatal.
Para analistas, a vitória do candidato apoiado pelos campos moderado e reformista não deve marcar uma guinada na política da República Islâmica em temas estratégicos como o nuclear ou as relações internacionais, que estão sob a autoridade direta do guia supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
O aiatolá Khamenei saudou o resultado, segundo seu site oficial.
“Felicito ao povo e ao presidente eleito”, disse, acrescentando que “todo o mundo deve ajudar o novo presidente e seu governo”.
A eleição foi realizada em meio a uma grave crise econômica provocada pelas sanções internacionais impostas ao Irã em razão de seu polêmico programa nuclear e quatro anos após a vitória, contestada nas ruas, do conservador Mahmud Ahmadinejad.
Apesar de alta, a taxa de participação nesta eleição ficou bem abaixo da de 2009, quando 85% dos iranianos aptos a votar compareceram às urnas, de acordo com as autoridades.
A campanha foi morna, e nenhuma irregularidade foi constatada, segundo o Conselho dos Guardiões da Constituição, mas o relator especial da ONU para os direitos humanos no Irã, Ahmed Shaheed, havia considerado antes da votação que o ambiente político no país não permitia classificar o processo de “livre e igualitário”.
Ligado ao ex-presidente moderado Akbar Hachemi Rafsandjani, Rohani foi beneficiado pela desistência do candidato reformista Mohammad Reza Aref e recebeu o apoio do líder dos reformadores, Mohammad Khatami.
Como representante do aiatolá Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional, ele defende mais flexibilidade no diálogo com o Ocidente. Ele mesmo dirigiu esse diálogo para os iranianos entre 2003 e 2005 sob a presidência de Khatami. Durante a campanha, Rohani mencionou possíveis discussões diretas com os Estados Unidos, inimigo histórico do Irã.
A maioria dos eleitores compartilha as mesmas preocupações: a crise econômica provocada pelas sanções internacionais e que causou um aumento do desemprego, uma inflação superior a 30% e uma desvalorização do rial de cerca de 70%.
As sanções foram impostas para obrigar o Irã a interromper suas atividades de enriquecimento de urânio, apesar da rejeição do país de que esteja querendo produzir a arma atômica.
Segundo a Constituição, o presidente é a segunda maior autoridade do Estado, atrás do aiatolá, e suas capacidades de ação são limitadas em questões estratégicas, como a nuclear.
Israel, o outro grande inimigo do Irã, e os Estados Unidos ressaltaram que a eleição não deve trazer mudanças para a política iraniana

CACHOEIRA CONTINUA REINANDO

Em uma rua da periferia de Valparaíso (GO), distante 30 quilômetros da capital do País, uma casa de pouco mais de 100 metros quadrados, com portas e janelas lacradas por esquadrias de ferro, passa despercebida em meio a residências simples e à poeira que se acumula pela falta de asfalto. Na porta, um homem sentado em um banco de plástico analisa o movimento e dá uma batida no portão velho como sinal de permissão para abri-lo. O local é um ponto de jogatina e de bingos ilegais que continua desafiando a polícia e colocando em xeque a estrutura do Estado. Lá dentro, 22 máquinas de caça-níqueis estavam à disposição dos 13 jogadores que se enfileiravam em uma sala com pouca luz e um silêncio opressor na noite da quarta-feira 12. Os cinco funcionários que trabalhavam na área interna conversavam discretamente sobre uma possível mudança de endereço e combinavam de telefonar para os clientes mais cativos informando o novo destino, que seria o terceiro em cinco meses. Delegados envolvidos no combate aos jogos ilegais são unânimes em afirmar que casas como essa ainda são comandadas pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Condenado a 39 anos e oito meses de prisão por corrupção ativa, peculato, violação de sigilo e formação de quadrilha, além de indicado como comandante da máfia dos caça-níqueis na região Centro-Oeste, Cachoeira é considerado por policiais um contraventor na ativa, que continua a acumular poder e a contar com as ramificações políticas do esquema de jogos ilegais montado por ele.
De acordo com o delegado Alexandre Lourenço, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado de Goiás, todas as investigações sobre a propriedade das casas de bingo fechadas nos últimos meses levaram aos mesmos contraventores: os integrantes da família de José Olímpio Queiroga. Queiroga é apontado na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, como tesoureiro de Cachoeira e responsável por viabilizar a abertura dos locais utilizados pelo grupo para explorar o jogo. “Posso dizer que essas casas que continuam operando são comandadas pelo grupo do Cachoeira. Nossas investigações levam sempre às mesmas pessoas e à pirâmide da organização denunciada durante a Operação Monte Carlo. A verdade é que Cachoeira nunca parou. Pior: será difícil pará-lo definitivamente”, lamenta o delegado, que tenta criar uma força-tarefa para possibilitar uma ação conjunta de combate aos jogos ilegais.
No último mês, seis pessoas avisaram sobre o funcionamento de casas de jogos ilegais espalhadas em diversas cidades do entorno de Brasília. ISTOÉ encontrou uma delas em Formosa (GO), distante 100 quilômetros da capital. Com uma estrutura bem mais modesta do que a casa que abrigava as máquinas em Valparaíso, a segurança é menos reforçada e a clientela é composta basicamente por idosos. Há três mulheres se revezando no atendimento cordial aos clientes e apenas um homem com a responsabilidade de interrogar visitantes. “Esses funcionários que atendem raramente encontram os verdadeiros chefes. Muitas vezes, não sabem mesmo quem eles são. Por isso, documentar quem está no topo da pirâmide é o grande desafio”, diz o delegado-adjunto da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Distrito Federal, Fernando Cocito. Ele comemora o fato de 45 casas de bingos terem sido fechadas desde fevereiro do ano passado, quando Cachoeira foi detido pela primeira vez.
A estrutura do esquema de jogos ilegais indica a existência de novos personagens. Um deles é Paulinho Cachoeira, irmão de Carlinhos, que tenta alçar voo solo na contravenção. Pelo menos três casas fechadas pela polícia nos últimos cinco meses apontavam que ele era o comandante dos grupos. Sempre que é chamado a depor, Paulinho diz que monta a própria estrutura e que não depende do irmão. “Meu cliente está recolhido com a família, não chefia nada disso. Ele não comanda nada”, diz o advogado de Cachoeira, Nabor Bulhões. Os policiais, porém, não consideram verdadeira a versão, uma vez que manter e reestruturar os grupos depois de cada ofensiva é considerado um trabalho que exige experiência, habilidade e, claro, muita influência política, requisitos que Cachoeira preenche.
                                                             
Condenado a 39 anos e oito meses de prisão, Cachoeira opera
por meio do tesoureiro José Olímpio Queiroga.

QUADRICICLO É VISTO EM VIAS PUBLICAS DE CALDAS NOVAS:


Código de Trânsito

De acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para transitarem em via pública, os quadriciclos precisam ser registrados e licenciados no órgão de trânsito. Esses veículos devem conter placas dianteira e traseira; e o condutor deve também possuir Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B" e usar capacete.


DE QUEM SERÁ O QUADRICICLO QUE ESTAR SENDO VISTO PELAS VIAS PUBLICAS DE CALDAS NOVAS?

VOCÊ VOTARIA SIM OU NÃO NA PEC 37

PEC 37 - A VERDADE: VOTO SIM:





10 Mentiras sobre a PEC 37 DIGA SIM à PEC da Cidadania Retira o poder de investigação do Ministério Público. MENTIRA. Não se pode retirar aquilo que não se tem. Não há no ordenamento constitucional pátrio nenhuma norma expressa ou implícita que permita ao Ministério Público realizar investigação criminal. Pelo contrário, a Constituição impede a atuação do MP ao dizer que a investigação criminal é exclusiva da Polícia Judiciária. Reduz o número de órgãos para fiscalizar. MENTIRA. Muito pelo contrário. Quando o Ministério Público tenta realizar investigações criminais por conta própria ele deixa de cumprir com uma de suas principais funções constitucional: o de fiscal da lei.

Além disso, não dão atenção devida aos processos em andamento, os quais ficam esquecidos nos armários dos Tribunais por causa da inércia do MP. Os criminosos agradecem. Exclui atribuições do Ministério Público reconhecidas pela Constituição, enfraquecendo o combate à criminalidade e à corrupção. MENTIRA.A Constituição Federal foi taxativa ao elencar as funções e competências do Ministério Público. Fazer investigação criminal não é uma delas. Quando o Ministério Público, agindo à margem da lei, se aventura numa investigação criminal autônoma, quem agradece é a criminalidade organizada, pois estas investigações serão anuladas pela justiça. Vai contra as decisões dos Tribunais Superiores, que já garantem a possibilidade de investigação pelo Ministério Público. MENTIRA. A matéria está sendo examinada no Supremo Tribunal Federal. Em vez de tentar ganhar poder "no grito", o MP deveria buscar o caminho legal que é a aprovação de uma Emenda Constitucional. Gera insegurança jurídica e desorganiza o sistema de investigação criminal. MENTIRA. O que gera insegurança jurídica é o órgão responsável por ser o fiscal da lei, querer agir à margem da lei, invadindo a competência das Polícias Judiciária. A investigação criminal pela Polícia Judiciária tem regras definidas por lei, além de ser controlada pelo Ministério Público e pelo Judiciário. Por ser ilegal e inconstitucional, na investigação criminal pelo Ministério Público não há regras, não existe controle, não há prazos, não há acesso à defesa e a atuação é arbitrária. Impede o trabalho cooperativo e integrado dos órgãos de investigação. MENTIRA. Cooperação e integração não são sinônimas de invasão de competência. Quando cada um atua dentro dos seus limites legais, a Polícia Judiciária e o Ministério Público trabalham de forma integrada e cooperada. Entretanto, a Polícia Judiciária não está subordinada ao Ministério Público. O trabalho da Polícia Judiciária é isento e imparcial e está a serviço da elucidação dos fatos. Para evitar injustiças, a produção de provas não pode estar vinculada nem à defesa, nem a acusação. Polícias Civis e Federal não têm capacidade operacional para levar adiante todas as investigações. MENTIRA. O Ministério Público não está interessado em todas as investigações, mas só os casos de potencial midiático. É uma falácia dizer que o Ministério Público vai desafogar o trabalho das polícias. Não tem apoio unânime de todos os setores da polícia. FALÁCIA. Quem estiver contra a PEC da Cidadania deveria ter a coragem de revelar seus reais interesses corporativos, os quais estão longe do ideal republicano. Não é possível conceber uma democracia com o Ministério Público reivindicando poderes supremos de investigar e acusar ao mesmo tempo. Vai na contramão de tratados internacionais assinados pelo Brasil. MENTIRA. Os tratados internacionais ratificados pelo Brasil, entre eles a Convenção de Palermo (contra o crime organizado), a Convenção de Mérida (corrupção) e a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional determinam tanto a participação do Ministério Público quanto da Polícia Judiciária. Entretanto a participação de cada um, assim como das demais autoridades, está regulada no ordenamento jurídico pátrio que não contempla a investigação criminal autônoma produzida diretamente pelos membros do Ministério Público. 10. Define modelo oposto ao adotado por países desenvolvidos. MENTIRA. O Brasil, junto com os demais países da América Latina, comprometeu-se com o sistema acusatório, onde a Polícia Judiciária investiga e o Ministério Público oferece a denúncia. Os países europeus que atualmente adotam o sistema misto, com juizado de instrução, estão migrando para o mesmo sistema adotado pelo Brasil. A ADPF e a ADEPOL são a favor da PEC 37. Compartilhe e ajude a desmascarar as mentiras que prejudicam o combate à corrupção.
VOTA: NÃO:

O Plenário da Câmara Federal deve votar em breve a Proposta de Emenda à Constituição nº 37. O projeto, conhecido como PEC da Impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, modificando a Constituição Brasileira. Na prática, se aprovada, a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.

Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir também que outros órgãos realizem investigações, como a Receita Federal, a COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o TCU (Tribunal de Contas da União), as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), entre outros.

Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do MP: Quênia, Indonésia e Uganda.

A PEC 37 poderá ser votada em plenário pela Câmara dos Deputados a qualquer momento. Se você também não quer deixar que esse retrocesso aconteça em nosso país, manifeste-se! Defenda a sociedade brasileira e ajude nessa luta contra o crime e a impunidade! Assine a petição eletrônica e participe desta mobilização nacional. 

AGENTES DE ENDEMIAS: O OUTRO LADO DA HISTÓRIA: A VERDADE CRUEL POR TRÁS DE UMA GRANDE MENTIRA:


SABE QUANTOS AGENTES DE ENDEMIAS DO MUNICÍPIO TINHA NO EVENTO? MEIA DUZIA, BOA PARTE DOS PARTICIPANTES ERA DE FAMILIARES DESSES AGENTES, OUTRA PARTE ERA DE ASSESSORES, OUTRA PARTE ERA DE BAJULADORES E CONCLUINDO: OS AGENTES DE ENDEMIAS NÃO SÃO TÃO INOCENTES COMO ESSA ADMINISTRAÇÃO PENSA! A EQUIPARAÇÃO É APENAS UM DIREITO REPASSADO AOS AGENTES DE ENDEMIAS, O JUSTO AINDA NÃO FOI ADQUERIDO NESTA ADMINISTRAÇÃO. ESTAR EXPLICADO O POR QUE DA AUSÊNCIA DOS AGENTES DE ENDEMIAS A ESTE CIRCO!

TRÊS S]AO EXECUTADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO

Três homens foram mortos na madrugada deste sábado em frente ao restaurante Café Journal em Moema, na zona sul de São Paulo.
De acordo com Denis Rezende, proprietário do estabelecimento localizado na alameda dos Anapurus, três homens encapuzados e armados com fuzil e pistola desceram de um carro preto e dispararam contra o trio --dois deles eram frequentadores do local.
Segundo o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), as vítimas são o empresário Marco Aurélio Gomes, 49, o autônomo Chafic Rassul Neto, 42, e o empresário Glauco Lepiane, 36.
Ainda de acordo com a polícia, Gomes teria sacado uma pistola e disparado, sem sucesso, contra os criminosos. Ele usava um distintivo falso com a identificação de um policial civil exonerado. Já Rassul Neto teve um imóvel lacrado por fiscais da subprefeitura após suspeitas de sacrifício e maus-tratos de animais na zona sul, em 2011.
As vítimas, que bebiam e conversavam do lado de fora do local, foram obrigadas a virar de costas no momento dos disparos. Havia um quarto homem acompanhando o grupo, mas ele não foi alvo dos criminosos, informou a assessoria de imprensa da casa.
"O bando simplesmente desceu do carro e disparou contra os três homens que estavam na calçada. Eles não foram abordados. Nada foi roubado", afirmou o proprietário que cedeu ao DHPP as imagens das câmeras de vigilância do local.
Um jornalista de 24 anos que passava de carro pelo local testemunhou a chacina. " Um dos criminosos, o motorista, me encarou e disse: 'você não viu nada, sai fora, sai fora!'. Eu engatei a marcha e do retrovisor eu vi toda a chacina. Eram tantos tiros que eu fiquei em choque". Com medo de retaliações, o jornalista pediu para que seu nome não fosse divulgação.
Após a chacina, que durou menos de um minuto, os homens entraram no carro e saíram tranquilamente, contou o proprietário. O crime aconteceu às 3h e o restaurante estava fechado desde a 1h, segundo a assessoria de imprensa do restaurante.
Dezenas de policias e delegados do DHPP estiveram no estabelecimento na manhã deste sábado investigando o crime, coletando imagens de outros estabelecimentos e ouvindo possíveis testemunhas. Os policiais apreenderam no local cerca de 14 cápsulas calibre 380, 45 e 7.62. O caso foi registrado no 27º DP (Campo Belo) como homicídio simples consumado.

Manaus: Homem morre após ser jogado de veículo e atingido por tiros e facadas na Zona Norte

Segundo o soldado da 26ª Cicom, a vítima ainda estava viva quando os policiais chegaram ao local onde foi jogada, mas poucos minutos depois, o homem não resistiu aos ferimentos.
Na manhã deste sábado (15), por volta das 9h30, um homem que supostamente chama-se ‘Alex’ foi jogado de um veículo na rua Coletora, Conjunto Cidadão 12, bairro do Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus, após ser torturado, esfaqueado e atingido por tiros. As informações foram repassadas por policiais militares da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atenderam a ocorrência.
De acordo com o soldado Paulo Ricardo da 26ª Cicom, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e se deslocou até o endereço. Segundo o soldado da 26ª Cicom, a vítima ainda estava viva quando os policiais chegaram ao local onde foi jogada, mas poucos minutos depois não resistiu aos ferimentos.
"Populares afirmaram que um carro, modelo Palio, de cor prata e placas não identificadas, com cinco pessoas dentro, sendo quatro homens e uma mulher, jogaram o rapaz na via ainda vivo. Aparentemente pudemos verificar várias marcas de tortura no corpo da vítima, facadas e tiros”, declarou o soldado.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e fez o recolhimento de ‘Alex’. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o caso e segundo a polícia há indícios de envolvimento da vítima com o tráfico de drogas.


Rio Verde: Preso com um artefato explosivo:

No início da madrugada de hoje, sábado, (15), Enialdo Venâncio de Oliveira foi detido pela Polícia Militar na Rua: 5-A, no bairro Jardim América, portando um artefato explosivo de alto poder de destruição.
Logo em seguida os PMS foram até a casa de Enialdo, onde foram encontrados 23 frascos de pólvora, 22 cartuchos calibre 28 e 6 cartuchos deflagrados calibre 38.
Os Policiais da CPT, Sargento Messias, Cabo Almiratan e o Soldado Pena, foram informados pelo serviço de inteligência da companhia, que um homem andava pela Rua portando algo suspeito, chegando próximo ao acusado a equipe percebeu que ele tirou algo debaixo da camiseta e tentou jogar fora, ao conferir o objeto constataram que se tratava do artefato, com peso de 1kg. e 200grs, os demais produtos foram encontrados em sua casa.
Enialdo foi conduzido para delegacia e autuado em flagrante por possuir ou fabricar explosivos sem autorização, crime este previsto dentro do estatuto do desarmamento e inafiançável, em seguida foi encaminhado à CPP.



Paraná: PMs presos por Corrupção:


Após três meses de investigação, policiais civis de Paranaguá, no litoral do Estado, deflagraram a Operação Bandalhos, no início da manhã deste sábado (15). Foram presos cinco homens, dos quais quatro policiais militares, suspeitos de ligação com o tráfico de drogas na região. O quinto suspeito é irmão de um dos PMs, que também participava do esquema, segundo apontado pelas investigações.


De acordo com o delegado-adjunto da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Cassio André Dias Conceição, os presos são acusados de extorquir traficantes. “Eles entravam dentro da casa de traficantes e levavam armas, dinheiro e drogas, sem que as pessoas ou o material fossem encaminhados para a delegacia, apropriando-se do que encontravam”, explica o delegado.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a equipe encontrou munição de uso restrito na casa de um dos PMs, que foi autuado em flagrante.

Deflagrada por policiais civis de Paranaguá, a operação foi coordenada pelos delegados Conceição e pelo delegado operacional da 1ª Subdivisão Policial, Eduardo Krueger Costa, com o apoio do delegado titular Miguel Stadler. A ação também teve o apoio do serviço reservado do 6º e do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Ao longo das investigações, a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), comandada pelo delegado Alfredo Dib Junior, também contribuiu com informações. “Descobrimos que os suspeitos compravam, na forma devidamente legal, munições em Curitiba e repassavam para outras pessoas no litoral, que não poderiam estar em posse desse material”, complementou Conceição.

Outros dois homens também suspeitos de participar do esquema, contra os quais há mandado de prisão, estão foragidos (um deles, policial militar).


Codó - Maranhão: Acidente Grave

Acidente grave na Avenida Augusto Teixeira envolvendo o estudante Antônio Carlos Rodrigues, 23 anos. A vítima estava numa motocicleta e bateu com um carro, um Eco Sport. Segundo informações da PM, o veículo estava sendo conduzido por uma mulher que se evadiu do local do acidente.
Antônio Carlos teve fratura em uma das pernas e precisou fazer tomografia por causa da forte pancada que levou na cabeça. O estudante bateu com a cabeça no canteiro central da avenida.
Outra estudante também se envolveu no acidente, identificada, apenas como Francisca. A jovem não teve ferimentos graves, mas ficou em estado de choque e também foi levada ao hospital para observação médica.

Fonte: Correio Codoense!

CONHEÇA O VERDADEIRO MARCONI PERILLO



Acusações e condenações

Recebimento de propina

Em inquérito5 aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), Marconi Perillo é investigado pela suspeita de ter recebido R$ 2 milhões de propina na época em que foi governador do estado de Goiás entre 1999 a 2006.
A denúncia (Inquérito 2481)5 foi feita a partir de interceptações telefônicas, em que um grupo de empresários do ramo de proteína animal negociava pagamento de propina para o então governador. Três meses depois dessas ligações, o governador aprova desconto fiscal de 7% para as empresas, um de vários incentivos fiscais a diversos setores produtivos.6 7

Corrupção

jornalista e radialista Jorge Kajuru, ex-proprietário da Rádio K, publicou em 2002 o livro Dossiê K8 que contém denúncias de corrupção do atual governador e candidato à reeleição na época, Marconi Perillo. A trajetória narrada compreende o período entre janeiro de 1998 e setembro de 2002. O livro foi apreendido pela justiça de Goiás, antes do final das eleições de 2002.9 10

Envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira

A chefe de gabinete de Marconi Perillo, Eliane Gonçalves Pinheiro, pediu demissão após ter tido conversas telefônicas dela com Carlinhos Cachoeira interceptadas, nas quais, é avisada pelo bicheiro sobre uma ação da Polícia Federal que seria desencadeada em 13 de maio de 2011 e que tinha como objetivo combater um esquema de fraudes contra a Receita Federal em diversos estados, incluindo Goiás.11 A própria Eliane confirmou que mantém "vínculos de amizade" que considera "exclusivamente pessoais com pessoas indiciadas" na Operação Monte Carlo.12 Os dados, passados a Eliane por Cachoeira, diziam respeito a alvos da Operação Apate, que investigou no ano passado supostas fraudes tributárias em prefeituras do interior de Goiás.12 Antes do pedido de exoneração, Perillo chegou a defender a sua chefe de gabinete.13 14 O patrimônio de Eliane se multiplicou por sete no primeiro ano da gestão de Marconi.15
Nesse escândalo, o senador Demóstenes Torres pediu a desfiliação do DEM-GO por também estar envolvido em relações suspeitas com Carlinhos Cachoeira.12 Assim como o parlamentar, Eliane usava um rádio Nextel com linha habilitada nos Estados Unidos para se comunicar com o chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás.12
O próprio Marconi Perillo admitiu conhecer o bicheiro Cachoeira e ter se encontrado com ele por três vezes em "reuniões festivas", uma delas na casa do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).16 17 18 Em entrevista19 à TV Anhanguera (afilada da Rede Globo), Marconi atacou toda a imprensa do Rio de Janeiro e, ao ser questionado se havia vendido uma casa para o bicheiro, respondeu:
Cquote1.svgEu tenho a informação de que um famoso bicheiro no Rio de janeiro foi preso na casa de um dirigente de uma grande empresa de televisão do Brasil. Será que quem vendeu a casa tem culpa disso?Cquote2.svg
— Marconi Perillo, em entrevista19 à TV Anhanguera
Relatório da PF (obtido pela Revista Época) concluiu que, logo após assumir o governo de Goiás, em 2011, Perillo e a Delta firmaram um compromisso, intermediado por Cachoeira: a Delta receberia em dia o que era devido pelo governo goiano, desde que a construtora pagasse Perillo.20

Venda de casa a Cachoeira

Contradizendo a versão de que Perillo relacionou-se apenas casualmente com Cachoeira, a Polícia Federal indicia que Perillo teria vendido uma casa sua no valor de R$ 1,4 milhão a Cachoeira, em operação intermediada pelo empresário Walter Paulo de Oliveira Santiago, dono da Faculdade Padrão.21
Em depoimento à CPMI, Santiago negou ter vendido a casa que era de Perillo para Cachoeira. Disse também que havia pago a Perillo em "pacotinhos" de notas de R$ 50 e R$ 100 emprestados, e que não sabia quem lhe emprestou o dinheiro para a compra da casa de Perillo.21
O empresário disse ainda que o pagamento pela casa foi entregue a Lúcio Gouthier Fiúza, assessor do governador Perillo, e ao ex-vereador Wladimir Garcez, apontado como um dos principais assessores de Cachoeira.21
O depoimento contraria a versão apresentada pelo governador Marconi Perillo, que informou ter recebido o pagamento pela venda de sua casa em cheques.22
Na casa, morava o empresário Carlinhos Cachoeira. Foi nessa casa que Cachoeira foi preso no dia 29 de fevereiro de 2012, pela PF.21

Financiamento de campanha

O jornalista Luiz Carlos Bordoni, que coordenou a propaganda eleitoral no rádio de Marconi Perillo em 2010, acusa Perillo de ter pago seus honorários através de empresa ligada a Carlinhos Cachoeira. Bordoni afirma ter negociado diretamente com Perillo o pagamento de R$ 120 mil pela atuação na campanha.23
Bordoni acusa Perillo de ter feito o pagamento através da Alberto & Pantoja Construções e Transporte (apontada pela PF como empresa fantasma controlada por Cachoeira), e que o depósito de metade da dívida total, de R$ 90 mil, foi comandado por Lúcio Fiúza Gouthier, assessor especial de Perillo. Perillo nega todas as acusações e diz que o valor pago a Bornodi foi de apenas R$ 33,3 mil.2425
Cquote1.svgQuer dizer que durante todas as campanhas que eu fiz (para Marconi Perillo) eu era o bom e o maravilhoso, e agora eu sou o mentiroso e o irresponsável? Talvez então eu tenha sido mentiroso e irresponsável ao pedir voto para ele?Cquote2.svg
— Bordoni, ex-coordenador de propaganda eleitoral de Marconi Perillo23

Esgotamento de revista que denunciava o escândalo

Logo no início da divulgação do escândalo, a revista CartaCapital publicou reportagem acusando Marconi de envolvimento no escândaloCarlinhos Cachoeira (bicheiro),26 27 porém a revista começou a desaparecer das bancas de Goiânia. Segundo muitos leitores, ao tentar adquirir o semanário, a resposta era sempre de que a publicação estava esgotada. Houve inúmeros relatos de venda de um grande número de revistas a poucos indivíduos, dentre eles, o do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh.28 29 30

Beneficiamento da esposa

Valéria Perillo ganhava, em 2000, uma gratificação de R$ 3.500 por força de um decreto de Marconi Perillo, seu marido e então governador de Goiás.31 32 Primeiras-damas não são remuneradas.32 Sobre o caso, Valéria deu entrevista argumentando:
Cquote1.svgEu também tenho de cuidar das minhas filhas, que não contam com a presença constante do pai.Cquote2.svg
— Valéria Perillo, em entrevista àRevista Veja31
Também durante a gestão de seu esposo, com recursos públicos, Valéria mandou fazer uma "foto oficial" de si própria, do mesmo tamanho da do marido, e mandou três cópias para cada um dos 251 municípios de Goiás; acompanhava as fotos a orientação para que fossem afixadas no gabinete do prefeito, na presidência da Câmara Municipal e na sala da primeira-dama de cada cidade.31 Após a denúncia, Marconi Perillo deu ordem para que as fotos fossem recolhidas.31

Turma exclusiva para curso de direito

Em 2007, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, em desfavor da Faculdade Alves Faria (Alfa), Marconi Perillo (então senador da República), Valéria Perillo e União Federal, por concessão de tratamento privilegiado a agente político. De acordo com a procuradora da república Mariane Guimarães de Mello Oliveira, a Faculdade Alfa, localizada em Goiânia, sob a justificativa de atender necessidades especiais de Marconi Perillo, montou uma turma especial no curso de direito com apenas dois alunos: o senador e sua esposa Valéria Perillo.33 34 35
Para o MPF/GO o fato viola os princípios da isonomia e da generalidade na prestação de serviços públicos, configura tratamento seletivo e privilegiado sem previsão constitucional ou legal e viola as diretrizes e bases da educação nacional, previstas na Constituição da República e na Lei n.º 9.394/96.33
O MPF/GO pediu que a Alfa, Marconi Perillo e Valéria Perillo sejam condenados a pagar indenização, a ser revertida para os alunos daquela faculdade.33
A ação tramita na Justiça Federal de Goiás, processo nº 2007.35.00.022088-0, sob apreciação do Juiz Euler de Almeida Silva Júnior (9ª Vara Federal de Goiânia), desde 2007.36

Condenação por propaganda antecipada

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, em 2008, a condenação de Marconi Perillo ao pagamento de uma multa de R$ 53.205,00 por propaganda antecipada no pleito de 2006, veiculada na forma de propaganda institucional do governo de Goiás. A propaganda instistucional foi publicada nos jornais O Popular e Diário da Manhã e, segundo o Ministério Público, terminou por fortalecer a pré-candidatura de Perillo a senador por Goiás.37 38

Nepotismo

Segundo o jornal O Anápolis39 , há uma lista de parentes diretos ou próximos de Marconi Perillo e de Valéria Perillo nomeados em comissão entre 1999 e 2006, em diversas esferas do poder, tais como Adriana Moraes Perillo Bragança, Vânia Pires Perillo Cardoso e Nilton Perillo Ribeiro.40
Também é acusado de nepotismo cruzado em favor do bicheiro Carlinhos Cachoeira, dentro da Secretaria de Indústria de Comércio, onde trabalhariam seis parentes de Cachoeira e do ex-presidente da Câmara Municipal de GoiâniaWladimir Garcez, apontado pelaPF como arrecadador de campanha de Perillo.41

Agressão

No dia 9 de outubro de 2011, durante a Missa de Ação de Graças da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão, Perillo entrou em discussão com o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno. O incidente teria ocorrido devido a Leonardo Bueno não ter feito agradecimentos à presença de Perillo à festa. Perillo se irritou por ter feito uma doação de R$ 100 mil à associação e mesmo assim não ter recebido a deferência durante o evento religioso.42
Ao término do evento, que reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, quando o presidente da Irmandade desceu do palanque, o governador questionou a ausência do agradecimento. Marconi teria então agredido-o verbalmente de "ladrão, vagabundo, safado", prosseguindo com um empurrão, auxiliado por seus seguranças pessoais.42 Isanulfo Cordeiro, assessor de Perillo, negou que Marconi tivesse chegado a agredir fisicamente Leonardo Bueno, mas apenas utilizado "palavras ríspidas" durante o bate-boca.4