segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O pesadelo de Goiânia, o maior desastre radiológico do mundo completa 30 anos em 2017

Foi um desastre radioativo que aconteceu em Goiânia, em 1987. Ocorreu após dois catadores de lixo entrarem em contato com uma porção de cloreto de césio, o césio-137. O componente químico ficava dentro de um aparelho de tratamento de câncer, que estava em uma clínica abandonada na capital de Goiás. Foram necessários apenas 16 dias para que o “brilho da morte”, como a substância ficou popularmente conhecida, matasse quatro pessoas e contaminasse centenas.

Radioativo

“O acidente atingiu tantas pessoas porque aconteceu em uma zona urbana”, explica Alfredo Tranjam, presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Considerado o maior desastre radiológico da história, ele é tido como uma referência mundial pela Agência Internacional de Energia Atômica quando se pensa em intervenção para futuros acidentes.
BRILHO MORTAL
Em duas semanas, a porção de 19 g causou o maior desastre radiológico do mundo.
A história começa em 1985, quando um instituto de tratamento de câncer desativa sua unidade de Goiânia. Quase todos os equipamentos foram levados, mas uma máquina de teleterapia (espécie de radioterapia) é deixada para trás.O aparelho usava cloreto de césio em pó como fonte de energia.
Em setembro de 1987, o aparelho chama a atenção de dois catadores de lixo. Pensando em vender as peças, eles a levam paracasa, desmontam-na e entram em contato com uma cápsula de césio-137. Em dois dias, os catadores sentem os primeiros sintomas da intoxicação radioativa: náuseas, vômitos, tonturas e diarréia.
O dono de um ferro-velho compra a máquina e manda dois de seus funcionários retirarem as peças mais valiosas. Dentro do aparelho, eles acham a cápsula com 19 g de césio. À noite, seu brilho verde-azulado chama a atenção. Pensando ser algo de grande valor, o proprietário do ferro-velho a leva para casa.
Orgulhoso de ter em mãos algo que parecia muito valioso, o dono do ferro-velho recebe a visita de muita gente. Assim como os dois catadores de lixo, todas as pessoas que chegam perto da substância têm os mesmos sintomas de indisposição, mas ninguém suspeita da causa.
O irmão do dono do ferro-velho o visita e leva um pouco da substância para casa. Durante o jantar, ele o mostra para seus filhos e contamina a comida sobre a mesa. Sem perceber, sua filha de 7 anos ingere pão com um pouco do pó. Um mês depois, Leide das Neves Ferreira morre. É a primeira vítima do césio-137.
Duas semanas depois, a esposa do dono do ferro-velho percebe que todas as pessoas expostas ao pó brilhante ficavam doentes. Intrigada, leva a cápsula para a Vigilância Sanitária, que imediatamente identifica a substância radioativa. A mulher que ajudou a desvendar o mistério é a segunda vítima fatal.
Em 30 de setembro, técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e policiais militares começam a descontaminação da região. Mais de 112,8 mil pessoas são monitoradas (129 estavam gravemente contaminadas) e 6 mil toneladas de material contaminado vão para um depósito especial. Oficialmente, quatro pessoas morreram devido à exposição à radiação. Mas, de acordo com a Associação de Vítimas do Césio-137, o número de vítimas é bem maior e chega a 80.
FONTES Alfredo Tranjam, presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), e Superintendência Leide das Neves (SuLeide).

Rio de Janeiro: Policial civil mata irmã em briga por herança

Uma briga familiar terminou em tragédia no Rio de Janeiro. Glória Fabiane foi morta a tiros e o seu assassino foi o seu irmão Fernando Rogério de Souza Melo. Ambos são policiais civis.
O atirador foi preso após se render em uma negociação que contou com apoio de outro membro da família, também policial e irmão tanto da vítima como do autor.
Glória Fabiane chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite deste domingo no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
A briga do casal de irmãos, que acabou terminando em tragédia, aconteceu na Rua Maria Eugênia, Nº 221, no Humaitá, residência onde ambos residiam.
O motivo da discórdia entre os irmãos seria uma herança de família, já que os dois disputavam o sobrado de dois andares que era herança da avó.
Parentes disseram que ouve uma confusão no socorro à vítima, pois demoraram a conseguir uma ambulância, já que os bombeiros alegaram que era responsabilidade do SAMU, e o SAMU não quis atender dizendo que era responsabilidade da #Polícia.
Francisco, o irmão que negociou a rendição do assassino, disse que estava na Tijuca e só conseguiu que a equipe de resgate fosse socorrer a sua irmã após uma pessoa conhecida ir até o quartel do corpo de Bombeiros.
"Demorou muito. Deu tempo de eu sair da Tijuca e ir até Botafogo para tomar conta da situação pessoalmente. Tudo isso que eu digo pode ser provado ouvindo as gravações do Corpo de Bombeiros", explicou o policial que estava sujo de sangue.
Moradores da região se assustaram com os disparos, que puderam ser ouvidos nas imediações da Cobal do Humaitá. O caso esta sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.
O acusado, Fernando Rogério foi encaminhado à Delegacia, onde foi autuado por homicídio, e depois foi levado a uma clinica para ser examinado sobre supostos problemas mentais.
Moradores do Bairro relataram em redes sociais que o dia de domingo foi registrado por muitos tiros na região, e que o clima era tenso, já que além do homicídio, havia tido uma tentativa de assalto em um shopping próximo.

Em Salvador, Bahia: Operação Manibus

Na tarde de Domingo 08/01/2017 foi deflagrada a "Operação Manibus" com a participação das Gu's do PETO 1° CIPM E Rondesp 04 e 05 com intuito de coibir a pratica de trafico de drogas na região de pernambuco. Apos informações de transeuntes que havia cerca de 10 elementos acuando os moradores e disparando diversos tiros na localidade da " Guine" a Gu's se deslocaram ate a local e se depararam com os indivíduos supracitados, que ao perceberem a presença dos policiais deflagaram diversos disparos contra a Guarnicao que revidou a injusta agressão e encontrou um individuo alvejado, que posteriormente foi identificado como BRUNO MAFRA BRITO DE JESUS vulgo (Mascote), momento que foi imediatamente o socorrido ao Hospital Roberto Santos e chegando la infelizmente foi constatado o Óbito. Com o elemento foi encontrado:
01 (um) Revolver Cal. 38
06 (seis) munições de cal.38 sendo 3 deflagradas 1 picotada e 2 intactas
18(dezoito) pedras de Crack
1(um) pequeno tablet de maconha
04(quatro) pinos de cocaína
01 (um) relógio Dourado
01(uma) Corrente

Agente penitenciário é preso por atirar na mulher grávida em Vila Velha no Espirito Santo

Um agente penitenciário, de 34 anos acertou um tiro na barriga da própria mulher, grávida de seis meses, dentro do carro do casal, por volta das 5h deste domingo (08), em Vila Velha.
Os dois retornavam de um show, em Guarapari, quando o incidente aconteceu. 
De acordo com Rafael Zardo Neto, o tiro foi acidental. 
Mas a companheira dele, uma empresária de 23 anos, negou essa versão e afirmou a policiais civis que o marido atirou nela durante uma discussão dentro do carro.

Rafael foi autuado por tentativa de homicídio, por dolo eventual (feminicídio), embriaguez ao volante e posse de drogas. 
Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana e o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídio Contra a Mulher.

Rafael Zardo Neto, agente penitenciário saindo do DML, acusado de ter atirado na própria esposa grávida.
A mulher do agente foi atingida na parte lateral da barriga e está internada no hospital Jayme Santos Neves, na Serra.

O estado de saúde dela é considerado grave e o bebê precisou ser retirado em uma cirurgia de emergência. 
A criança – uma menina – sobreviveu e está, também em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital.

O casal estava dentro de um Kia Cerato prata, passando pela Rodovia do Sol. 
Nas proximidades do bairro Ponta da Fruta, em Vila Velha, Rafael sacou a arma e atingiu a companheira na lateral da barriga.

Rafael socorreu a mulher e a levou para o hospital Santa Mônica, em Itaparica, de onde ela foi transferida para o Jayme Santos Neves, na Serra, em estado grave.
Depois de socorrê-la, o agente penitenciário foi encaminhado para a Divisão de Homicídios (DHPP), onde prestou depoimento à delegada de plantão, foi autuado e preso.Sejus
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que o caso já está sendo investigado pela Corregedoria da secretaria e que foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar a atitude do agente penitenciário.
Se ficar comprovada a má conduta do servidor ele poderá ser advertido ou até mesmo expulso dos quadros da Sejus.
Vítima desmente história do companheiro no hospital
Após passar por cirurgia no Jayme Santos Neves, a companheira de Rafael Zardo Neto conversou com policiais da DHPP e desmentiu a versão apresentada por ele à delegada de plantão.
Segundo a vítima, o disparo não foi acidental, mas efetuado intencionalmente pelo agente penitenciário durante uma briga que os dois tiveram dentro do veículo, quando voltavam do show em Guarapari.
Informalmente, o agente penitenciário tinha dito à delegada de plantão que teria sacado a arma após imaginar estar sendo seguido por outro veículo. 
O motivo da perseguição seria uma suposta confusão ocorrida ainda no show.

Ele também disse ter imaginado que poderia estar sendo abordado em um assalto. Ao revidar, teria atingido a companheira por acidente.
No entanto, na tomada formal do depoimento, o agente penitenciário preferiu ficar em silêncio.
No hospital, a vítima negou a versão do companheiro e afirmou que ele disparou contra ela de propósito, no meio de uma discussão.
Fonte: Plantão Brasil

Atacante do Flu sofre traumatismo craniano após acidente e está na UTI


Depois de sofrer um acidente no fim de semana, o atacante Michael, do Fluminense, teve traumatismo craniano e foi internado na manhã desta segunda-feira no Hospital de Base, em São José do Rio Preto, no noroeste de São Paulo.

Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado é considerado estável,