domingo, 24 de maio de 2015

CONFUSÃO NA FUSÃO

Com a certa fusão entre DEM e PTB, a formação do novo partido criado a partir das duas agremiações vai perder força em Goiás. Pelo menos este é o cenário desenhado nas bases da legenda aqui no Estado. Os dois presidentes das duas agremiações são contrários à união e devem seguir caminhos distintos com a nova formação.
Com isso, a fragmentação do quadro dos dois partidos deve se tornar real no momento em que se concretizar a criação da nova sigla. Em especial os petebistas, que contam com cinco deputados estaduais e diversos prefeitos em todo os Estado. Seguir o caminho da liderança maior do partido, Jovair Arantes (PTB), não é unanimidade.

A coluna Linha Direta, da edição do dia 10 de maio, já havia adiantado que o caminho de Jovair Arantes seria o PHS. Com isso, havia a espectativa de que muitas lideranças, em especial as do interior, acompanhariam Jovair. Essa premissa, porém, não é verdadeira. Líderes do PTB ouvidos pela Tribuna colocam em dúvida os seus destinos.

O ex-líder do PTB na As­sembleia Legislativa e presidente da CCJ, Talles Barreto, disse com exclusividade à Linha Direta desta semana que não irá para o PHS (Leia mais sobre o assunto na página 4). Outro que não seguirá será o prefeito de Itumbiara, Chico Bala (PTB).

No DEM, as lideranças se dividem no que tange a nova conjuntura. Para os prefeitos, por exemplo, sob o ponto de vista de gestão, a nova legenda não terá interferência direta na administração dos municípios. Entretanto, não aprovam a forma com que estão sendo conduzidos os diálogos em torno do caso. Na visão deles, há muito pouca discussão.

Em relação à Assembleia Legislativa, o caso é mais cla­ro. O deputado estadual e presidente da Casa, Hélio de Sou­sa (DEM), é contra a fusão e, caso seja consumada, deve procurar outra caminho que, neste momento, parece ser o PSDB.    

Dos cinco deputados que compõe a base do PTB em Goi­ás, três dos ouvidos pela re­portagem são contra a nova formação. Eles reclamaram da escassez de diálogo em torno do tema. Para eles, os partidos devem continuar no caminho que estão.

O deputado estadual Valce­nor Braz (PTB) é radicalmente contra a formação e acredita que ela não acrescenta em na­da. “Acho que os partidos de­vem permanecer onde estão. Eu sou totalmente contrário à esse tipo de fusão”, frisa o deputado natural de Luziânia.

Caso a união se concretize, Valcenor não deixou claro que seguiria o caminho de Jovair, mas disse que a tendência é que todos sigam o mesmo rumo. “É possível que todos sigam para o mesmo caminho. A nova formação continuará forte”, afirma Valcenor Braz.

Com situação ainda indefinida, Valcenor disse que já tem recebido proposta de cerca de cinco partidos e afirmou estar fora de cogitação ir para uma legenda que não seja da base governista. “Não posso revelar os partidos, mas temos propostas de mais ou menos cin­co. Para definir é preciso ouvir as bases do interior, os compromissos firmados”, explica Braz.

Presidente da Assembleia e com importante espaço e liberdade dentro da legenda co­man­dada por Ronaldo Caia­do, Hélio de Sousa reclamou que nesse processo de fusão o maior erro é não consultar as bases. “Essa fusão não foi discutida. Esse foi o maior problema”, reclama.

Com a vislumbrada criação, o deputado disse não saber ainda qual caminho seguir. Hélio não descarta acompanhar o novo partido, mas observa que é preciso estudar o seu espaço. “Se ocorre a fusão e criar-se um novo partido eu tenho que analisar o espaço que me dariam dentro dele”, diz.

Para tanto, Hélio observa que qualquer que seja outro caminho há necessidade de discussão mais aperfeiçoada sobre o tema. “O caminho a ser tomado será discutido com minhas bases”, defende o presidente.

Influente no PTB, o deputado estadual Marlúcio Pereira tem apenas uma situação concretizada: não vai para a oposição. O deputado também não garantiu que seguirá para o PHS, mas acredita que assim que consumada a fusão, os parlamentares seguiram todos para a direção lhe couberem pertinentes.

Neste caso, protegidos pela legislação, os parlamentares teriam a liberdade de saírem sem sofrer consequências. É nisto que Marlúcio Pereira se baseia. “Está todo mundo in­satisfeito. Muito ruim para o partido. Quando fizer a fusão, abre a janela e todo mundo pe­ga seu rumo”, observa o repre­sen­tante de Aparecida de Goiânia.

Apesar de não garantir seguir na mesma direção de Jovair, Marlúcio Pereira observou que o PHS pode ser o melhor caminho atualmente e descartou qualquer possibilidade do presidente do PTB compor com o PMDB. “Acho que o PHS seria a melhor opção para Jovair. Acho que ele não vai para o PMDB. Ele já travou embates muito fortes com eles”, argumenta.  

Sem rumo
Os prefeitos de PTB e DEM consultados por esta reportagem estão completamente divididos quanto o caminho que devem seguir. No PTB, por exemplo, o prefeito de Itumbiara, Chico Bala (PTB), não deve seguir para o PHS caso Jovair tome esse caminho. “Aqui em Itumbiara não é viável se juntar ao PHS”, disse.
Chico Bala observou, no entanto, que a fusão não deve interferir em nada na gestão do município desde que este partido permaneça na base governista. “A possibilidade de ir para a oposição em Goiás está descartada. Essa decisão precisa ser tomada em grupo. Vamos fazer de tudo para estarmos juntos”, declara.
Principal pilar do DEM no interior, o prefeito de Quirinópolis, Odair Resende (DEM), não vê nenhum problema para esta junção. Resende se baseia no argumento de que o partido está enfraquecido e a fusão seria positiva. “O partido está franco aqui e em nível de Brasil. Então acho que tem que se unir mesmo. Especialmente para o DEM”, defende o prefeito, contrariando a opinião do presidente do DEM em Goiás, Ronaldo Caiado.
Odair corroborou com Chico Bala e disse que sob o ponto de vista administrativo a fusão em nada interfere. Uma vez criado, Odair deve seguir com a nova legenda e descartou duas possibilidades: ir para a oposição e seguir com Ronal­do Caiado. “O Caiado toma a direção dele, nós vamos continuar na nossa linha”, reforça.
Sobre a aproximação de Caiado e PMDB, a liderança quirinopolina, em tom bem humorado, expõe seu pensamento: “Podemos ir para qualquer lugar sendo contra o PMDB”. DEM e PMDB têm embates constantes na cidade. Em 2012, Odair Resende, venceu o deputado Paulo Cezar Martins (PMDB) em concorrência pela prefeitura da cidade.
O prefeito de Jaraguá, Ivaldo Abelar (PTB), não quis tecer opinião até que se encontre pessoalmente com Jovair, mas acredita que o caminho a seguir deve ser mais bem discutido. Neste domingo, 23, em evento na cidade de Jaraguá, deve se reunir com Arantes para discutir. “Ainda estou sem posicionamento. Até agora estamos com ele. É a maior liderança”, avalia.
O prefeito de Águas Lin­das, Hildo Candango (PTB), afirmou que o partido que deve ser criado não pode contar com ele. Hildo reclamou da forma como vem sendo conduzida as conversas e posiciona completamente contra. “No PTB é uma grande minoria que quer. Se acontecer a fusão eu não vou poder estar”, diz.
Hildo afirmou que ainda não conversou com Jovair para avaliar sua postura em relação a um novo partido. “É um diálogo que precisa ser feito. Vamos ver a orientação dele. Já conversamos informalmente, mas não tem nada definido”, declara.
O prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio (DEM), é bem aberto a possibilidade. Pau­linho, como é conhecido, deve seguir com a nova formação. “Espero a decisão do partido. Ainda não parei para pensar se saio ou não. Vou esperar a decisão”, avisa.
Fonte: http://tribunadoplanalto.com.br

Carreta capota após motorista fazer ultrapassagem na BR-316 entre Caxias e Codó

A imprudência do motorista de uma carreta que trafegava hoje pela BR-316, por pouco não provoca uma tragédia e causado a morte do próprio motorista e outras pessoas que estavam sendo transportadas em um micro-ônibus. O motorista da carreta fez a ultrapassagem a um caminhão numa faixa contínua do km 507, da BR-316, próximo ao Posto Crystal, em Caxias e em seguida também ultrapassou um micro-ônibus que levava a Banda Capital Roots, de São Luís. Ao fazer a ultrapassagem, a carreta entrou numa curva fechada e o motorista perdeu o controle do veículo e capotou. Por pouco não atingiu o micro-ônibus.
O Correio Codoense fez registro da carreta minutos depois do acidente, ocorrido por volta das 13h deste domingo (24). O veículo ficou com o para-brizas da cabine quebrado e o baú que estava carregado com caixas de biscoito ficou destruído e a carga, pelo menos enquanto o Blog esteve no local, estava sendo saqueadas por outros condutores de veículos que passavam pela rodovia. O motorista estava em estado de choque, além do susto, teve apenas ferimentos leves em um dos braços.
Fonte, Foto, Redação: correiocodoense.com.b

Feira de Santana/Bahia: Rebelião no presídio da cidade deixa 10 mortos

Uma rebelião no Presídio Regional de Feira Santana deixou 10 mortos até a tarde deste domingo (24). As primeiras informações dão conta de que 32 presos se rebelaram e seis deles foram degolados em brigas de facção. Policiais militares já estão no local e quatro armas foram apreendidas. ainda não há maiores informações sobre o caso. 


Goianos vão à Brasília cobrar vinda da Força Nacional de Segurança

Com a extinção do Simve e a exoneração de 2,4 mil policiais temporários, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, José Nelto, vai liderar uma caravana de parlamentares e outras autoridades à Brasília na próxima semana para tentar sensibilizar o governo federal a enviar a Goiás a Força Nacional de Segurança na tentativa de minimizar o impacto da demissão dos policiais, que deixa ainda mais crônica a já precária situação da segurança pública no Estado.
O deputado José Nelto afirma que a população goiana precisa se unir e se mobilizar contra a “irresponsabilidade” e “incompetência” da gestão do governador Marconi Perillo (PSDB) em segurança pública. “O STF determinou a inconstitucional Simve, mas Marconi ainda não fez um cronograma para convocação dos concursados, que ele faz questão de rejeitar de todas as formas”, afirma Nelto.

Além dos deputados de oposição, o peemedebista afirma que vai convocar empresários, líderes sindicais e organizações não governamentais (ONGs) para audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Nelto afirma que o pedido formal é para que a Força Nacional de Segurança reforce o policiamento no Entorno do Distrito Federal e na região metropolitana de Goiânia, locais com maior incidência de crimes.
De acordo com o Mapa da Violência, Goiás é hoje o sexto Estado mais violento do País e lidera estatísticas no Centro-Oeste. Quando Marconi Perillo chegou ao Poder, em 1999, Goiás era o décimo oitavo na lista dos estados com maior criminalidade. Em 16 anos, a desastrosa política do tucano para a Segurança Pública deixa a população goiana refém da enorme criminalidade. (Goiás Real).

Deputado acusa gestão de Marconi de apropriação indébita contra PMs

O deputado estadual Major Araújo (PRP) denunciou na última terça-feira, 19, o governo estadual por apropriação indébita sobre o pagamento de policiais que estão trabalhando na segurança da 70ª Exposição Agropecuária de Goiás, que está ocorrendo desde a última semana no Parque de Exposições Agropecuárias em Goiânia.
Araújo comentou que o governo convocou policiais que estão fazendo curso na Academia de Polícia para realizar a segurança na Pecuária como estágio, mas o valor que vem sendo pago, por pessoa, pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), promotora do evento, ao governo não é repassado aos policiais e está sendo depositado no Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Sistema de Justiça do Estado de Goiás (Fundesp).
“O policial vai lá e trabalha com estágio remunerado fazendo a segurança daquela que é a maior festa do Estado, e o pagamento ao invés de cair na conta dele, vai para o Fundesp. Isso é apropriação indébita por parte do governo estadual”, denunciou o parlamentar. (Goiás Real)
Fonte: O Anapólis

Aposentado bate carro em poste no conjunto Morada do Sol ao ser picado por inseto

Imagem  Ilustrativa
Aposentado bateu carro em poste de iluminação pública ao ser picado por inseto na manhã de ontem, no conjunto Morada do Sol. Veículo ficou com a frente destruída. Condutor não se feriu e dispensou atendimento hospitalar. Cemig foi acionada para as providências necessárias no poste, que ficou com a estrutura comprometida.
De acordo com o registro de ocorrência, o aposentado S.R.N., 50 anos, disse aos militares da 41ª Companhia/4º BPM que, por volta de 8h45, ao seguir em seu veículo Honda City, de cor prata, pela rua João Benedito da Silva, teve sua atenção desviada devido à picada de um inseto, momento em que perdeu o controle direcional e colidiu com poste de iluminação pública.
Apesar do impacto, o condutor não se feriu e dispensou atendimento médico. A frente do automóvel apresentou danos generalizados e a estrutura do poste ficou comprometida. Conforme o registro policial, a Cemig foi acionada para as providências necessárias no poste.

DEPUTADA MAGDA MOFATTO NÃO É DESTAQUE EM LISTA DE POLÍTICOS MAIS PROMISSORES DE GOIÁS

10 políticos mais promissores de Goiás, segundo políticos e marqueteiros:

Oito políticos e marqueteiros elaboraram, a pedido do Jornal Opção, a lista dos 10 políticos que avaliam com os mais promissores de Goiás:

1 – Adriana Accorsi
2 – Daniel Vilela
3 – Fábio Sousa
4 – Giuseppe Vecci
5 – Jayme Rincón
6 – José Eliton
7 – Marcos Abrão
8 – Thiago Peixoto
9 – Vanderlan Cardoso
10 – Virmondes Cruvinel
NINGUÉM LEMBROU DE MAGDA MODATTO!
Os “eleitores” sugeriram que, da lista, devem sair ao menos um governador e um prefeito de Goiânia nos próximos anos. Francisco Júnior quase figurou na lista.
Sobre o tucano Fábio Sousa, que vai bem como deputado, disseram: “Precisa ser mais ecumênico do que evangélico, seguindo o modelo de Iris Rezende”.
À petista Adriana Accorsi sugeriram a formatação de um discurso mais sólido e posições políticas mais explícitas.

Quanto a Daniel Vilela (PMDB), sublinharam que precisa se livrar, ao menos em parte, da sombra do pai, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.
Giuseppe Vecci (PSDB) recomendam mais paciência e diplomacia. Sustentam que tem conteúdo e sabe se impor em termos pessoais e políticos.
Quanto a Jayme Rincón (PSDB) formulam a tese de que precisa, se quiser ser candidato a prefeito de Goiânia, formular projetos de interesse da classe média.
Virmondes Cruvinel (PSD) deveria, sublinham, ser mais incisivo e menos cauteloso.
Sugerem que Thiago Peixoto (PSD) se exponha mais e não pense tanto que há “fila” em política. Na política, asseguram, “filas” existem para serem “furadas”, como ocorreu com Marconi Perillo em 1998.
Afirmam que Marcos Abrão (PPS) precisa diversificar mais seus temas, não se concentrando apenas em habitação, e, mesmo não se distanciando da senadora Lúcia Vânia, demarcar seu próprio território.
Sobre Vanderlan Cardoso (PSB) as opiniões se dividem. A maioria disse que precisa “refinar” seu discurso e torná-lo menos insosso e mais palatável. Mas um marqueteiro frisa que sua imagem de político sério, que tem capacidade de gestão, interessa ao eleitorado. “Ele tem feições ‘aborrecidas’. Precisa mudar isto”, afirma um marqueteiro. “Passa a impressão de que nunca está feliz.”
Fonte: Jornal Opção