sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Soldados europeus abusaram sexualmente de crianças na República Centro-Africana, diz ONU

A ONU acusou tropas da Georgia, França e outro país europeu não identificado de terem violentado sexualmente crianças durante missão de paz na República Centro-Africana, como informou o porta-voz do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Rupert Colville, nesta sexta-feira (29/01).

Uma das meninas, de sete anos, disse que teve relações sexuais com soldados franceses “em troca de uma garrafa de água e um pacote de biscoitos”. Ao todo, cinco meninas e um menino foram entrevistados por pesquisadores das Nações Unidas. Eles disseram que foram vítimas de estupro ou que receberam dinheiro, ou algum tipo de recompensa, para ter relações sexuais com soldados que faziam parte da operação da União Europeia ou das forças francesas, que operam à parte. 
Membros das tropas francesas Sangaris já estavam envolvidos em outros seis casos revelados no ano passado.
Segundo Colville, embora ainda não tenha sido verificado, três das meninas indicaram que os responsáveis pelas ações eram soldados georgianos que atuavam na força europeia. Elas tinham entre 14 e 16 anos quando os abusos ocorreram, em 2014.

MOTORISTA DE DEPUTADO ESTADUAL DE GOIÁS É MORTO A TIROS


O motorista do deputado estadual Nédio Leite (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, foi morto a tiros, na manhã desta sexta-feira (29), em um assalto a uma padaria de Jaraguá.
O crime de latrocínio –– roubo seguido de morte –– ocorreu a menos de 200 metros da Delegacia da Polícia Civil e de 400 metros da Companhia Independente da Polícia Militar.
Segundo a Polícia Civil, Juarez Gonçalves da Cruz, que tinha 51 anos, chegava à Panificadora Nossa Senhora Aparecida, na Avenida JK, Jardim Ana Edith, por volta das 7h30, quando o criminoso saía, levando certa quantidade de dinheiro roubado do caixa do estabelecimento. O criminoso queria mais dinheiro, e a vítima teria se agarrado ao bandido, que disparou dois tiros, na cabeça de Juarez.
Testemunhas disseram que, primeiro, o criminoso tentou tomar a chave de um Toyota/Corolla de um taxista que estava no local, e acabou agredindo-o com uma coronhada de revólver.
Era começo da manhã, e clientes compravam pães quando foram surpreendidos pelo assaltante, que entrou com arma em punho e anunciou o roubo. Rendida, uma funcionária da panificadora, que estava no caixa, entregou-lhe várias notas. O assaltante ainda teria levado clientes para o banheiro.
Depois disso, na saída, encontrou Juarez, instante em que lhe teria apontado a arma e pedido dinheiro. Ainda de acordo com testemunhas, Juarez reagiu, entrou em luta corporal com o bandido e foi alvejado na cabeça.
Foram efetuados três disparos, dois deles na cabeça de Juarez Gonçalves, que morreu no local. Ninguém havia sido preso até o começo da tarde. A Polícia Técnico-Científica de Ceres fez a perícia e o corpo foi recolhido no meio da manhã.

Preso homem que teria estuprado e engravidado a própria irmã, em Corumbaíba


A Polícia Civil de Corumbaíba prendeu na noite desta quarta-feira (27/1) um homem acusado de violentar a própria irmã. Adão Ouzivam Pereira dos Santos tinha um mandado de prisão expedido pelo crime de estupro de vulnerável, quando a vítima não possui condições de oferecer resistência ao ato.

Segundo as investigações, Adão teria cometido os abusos enquanto a irmã se encontrava inconsciente após a ingestão de bebida alcoólica. A vítima atualmente se encontra grávida e há fortes indícios de que essa gravidez seja resultante dessa violência sexual.

A polícia trata o suspeito como um indivíduo de extrema periculosidade e relata que ele possui extensa ficha criminal. Desde a sua adolescência até o presente momento, Adão já respondeu pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, estupro, lesão corporal, tráfico de drogas, porte de arma de fogo, entre outros.

Se condenado pelo delito de estupro de vulnerável, o criminoso poderá pegar até 15 anos de de prisão.

Fonte: www.emaisgoias