segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Comandante da Rota cai menos de 7 meses após assumir tropa

Novo Comandante da Rota
O comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o tenente coronel Alexandre Gaspar Gasparian não está mais à frente da auto denominada tropa de elite da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo). Por “conveniência de serviço”, o secretário da SSP (Secretaria da Segurança Pública), Alexandre de Moraes, determinou a troca entre os comandos da Rota e da Cavalaria da PM. A transferência de Gasparian para a cavalaria e a chegada de Alberto Malfi Sardilli à Rota foi publicada no DOE-SP (Diário Oficial) deste sábado (19).
Com a determinação, Alexandre Gaspar Gasparian ficará marcado por ter ficado no comando da Rota por menos de sete meses – do dia 26 de fevereiro de 2015 ao dia 18 de setembro do mesmo ano. No curto período, policiais da considerada tropa de elite da PM-SP tiveram ao menos três fortes desvios de conduta comprovados. No mais recente dos casos, o soldado Fabrício Emmanuel Eleutério, transferido recentemente pelo comando da PM para a Rota – por ter envolvimento em mais de três supostos confrontos seguidos de morte nos últimos cinco anos – foi reconhecido por uma das vítimas da chacina de Osasco e Barueri, em 13 de agosto deste ano. Ao todo, 19 pessoas morreram.
No dia 6 de agosto, um pelotão inteiro da Rota – formado por 14 homens – foi preso administrativamente sob suspeita de ter forjado um tiroteio para tentar justificar a morte de dois homens. Uma testemunha afirmou que uma das vítimas foi detida por policiais militares em Guarulhos, na Grande São Paulo, horas antes de ter aparecido morto em Pirituba, zona oeste, distante aproximadamente 32 quilômetros. A SSP afirmou à época que foram apreendidos uma submetralhadora 9 mm., um revólver, um colete à prova de balas e duas dinamites.
Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) justificou a queda do comandante da Rota à Ponte Jornalismo afirmando que “a troca de cargos na carreira policial é rotineira”. Um pedido de entrevista com o novo comandante da tropa foi feito, mas até a divulgação desta reportagem, não foi atendido.Um outro caso que causou repulsa aconteceu na cidade de Sumaré, a 120 quilômetros da capital paulista, em 8 de julho. Dois integrantes da Rota e dois membros do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais) foram presos em flagrante sob a suspeita de promover um atentado a tiros contra um jovem de 22 anos e também de tentar matar outros quatro policiais militares. Armados com fuzis, pistolas e escopetas em um carro com placas adulteradas, os policiais balearam a vítima e, depois, trocaram tiros com PMs ouviram os tiros e deram ordem para que os policiais parassem o carro.
Outros casos envolvendo a Rota
No dia 28 de julho, a Ponte Jornalismo revelou um laudo do IML (Instituto Médico Legal) que comprovava que policiais da Rota torturaram três pessoas com choques elétricos, inclusive no pênis, por aproximadamente sete horas. As vítimas desapareceram e a polícia até emitiu alerta geral para tentar localizá-las para fazer interrogatórios. O PM que chefiou a equipe foi promovido de tenente para capitão após aquela ação. Os mesmos PMs da Rota suspeitos de torturar os detidos são investigados por mentir ao Disque Denúncia.
Após a morte de um policial, em 18 de outubro do ano passado, Luciano Santos Meneses, de 22 anos, e Bruno Lúcio da Rocha, de 20, sumiram. Ao menos três moradores do Parque Bristol, área em que o policial havia sido morto com um tiro na nuca, relataram terem visto os dois jovens, vivos, sendo colocados em um carro da Rota. Após denúncia da Ponte Jornalismo, a Corregedoria da PM afirmou que iria investigar o caso.
Outro caso revelado pela Ponte Jornalismo é o da pistola .40 furtada da reserva de armas da Rota.Comprada pelo governo do Estado de São Paulo da empresa Forja Taurus por R$ 1.901,00, a pistola foi a mesma arma usada para assassinar um integrante da própria PM: o soldado Genivaldo Carvalho Ferreira, de 44 anos. O mistério entre a morte do soldado Ferreira e o sumiço das 31 pistolas .40 da Rota foi descoberto quando um dos 4 suspeitos de participação da morte do policial militar foi preso pelo DHPP (departamento de homicídios), da Polícia Civil, e pela Corregedoria da PM.
A pistola foi apreendida em janeiro do ano passado, quando Alan Santos dos Prazeres, suspeito de participação na morte do soldado Ferreira, foi localizado e preso em sua casa, no bairro de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Os policiais do DHPP pediram auxílio do Centro de Suprimentos e Manutenção e Munições da PM e conseguiram confirmar ser a nº SDM11558, uma das desaparecidas. O exame balístico feito pela Polícia Técnico-Científica também comprovou ter sido a mesma arma usada para atirar contra a cabeça do soldado Ferreira.
Siga @Estadao no Twitter

BRASIL É LÍDER EM GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA


O Brasil é uma das lideranças mundiais na geração de energia limpa produzida a partir de fontes renováveis, como a água dos rios, o calor do sol e os ventos.
“Nosso país consolida uma posição de destaque no mundo em produção de energia limpa”, afirma João Patusco, coordenador geral de Planejamento de Combustíveis 

Delegado Geral convida para a inauguração da Escola Superior da Polícia Civil

O Delegado Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, convida todos os servidores da instituição para a solenidade de inauguração da nova sede da Academia da Polícia Civil, na próxima sexta-feira, às 14 horas.
O Governador Marconi Perillo confirmou presença, bem como várias autoridades do governo, judiciário, políticas e policiais. A inauguração da Academia é um marco importante para a Polícia Civil, uma vez que essa sede inaugura uma nova etapa na formação, treinamento e especialização de Policiais Civis.
A  Academia da Polícia Civil, que passará a se chamar Escola Superior da Polícia Civil, tem 22 mil metros de área construída e é uma das mais modernas academias de formação policial do País. João Gorski  não esconde sua empolgação com o projeto que faz da instituição uma referência no Brasil.

“Agora temos uma academia altamente moderna e que permite uma condição muito melhor para formarmos policiais que ingressarão na Polícia Civil a partir dos próximos concursos”, assinalou Gorski. A nova Academia da Polícia Civil foi edificada na Avenida Planalto, no Jardim Bela Vista.

Fonte: www.policiacivil.go.gov.br

PREFEITA CONSEGUE SE ESCONDER MAS POLICIA NÃO LARGA DO PÉ

Acostumada a compartilhar detalhes de sua vida luxuosa com seguidores, a ex-prefeita da pequena cidade de Bom Jardim (MA), Lidiane Rocha (PP), desapareceu não apenas das redes sociais – há exato um mês, a ‘prefeita ostentação’ também sumiu do pequeno  município maranhense  e se esconde da polícia. Suspeita de fraudes em licitação e desvio de recursos de merenda escolar, Lidiane foi vista pela última vez em 19 de agosto, um dia antes da Polícia Federal deflagrar a operação que levou para a cadeia dois de seus ex-secretários, Antônio Gomes da Silva (Agricultura) e Humberto Dantas dos Santos (Coordenação Política), ex-namorado da prefeita. Também alvo de um mandado de prisão, ela é considerada foragida desde o dia 20 daquele mês. Mas não por muito tempo, acredita o delegado federal responsável pelo caso, Ronildo Rebeldo Lages da Silveira. Segundo ele, a investigação já identificou as pessoas que têm ajudado Lidiane a se esconder. E detectar seu paradeiro é “uma questão de tempo”.
Embora os investigadores ainda não tenham conseguido descobrir onde está Lidiane, Silveira afirma que a PF esteja cada vez mais perto de capturar a ex-prefeita. Os investigadores acreditam que ela continua no Maranhão. “Ela está aqui, provavelmente em um município pequeno, impossível de chegar de carro”, diz o delegado. Ao longo deste mês as buscas ganharam o reforço da Polícia Civil do estado. “Eles têm uma delegacia em cada cidade, mesmo nas menores, e estão engajados. Agora, é uma questão de tempo prender Lidiane”, acredita Silveira. Para capturar a ex-prefeita, a PF foca as investigações naqueles que a estão ajudando a se manter escondida. Os integrantes da rede de apoio a Lidiane já foram identificados, afirma o delegado. É a partir deles que a corporação acredita que identificará o esconderijo da política.
Vaidosa, Lidiane, de 25 anos, exibia nas redes sociais imagens de uma vida de alto padrão em uma cidade de 40.000 habitantes à beira da miséria, com um dos menores IDHs do Brasil. Ela candidatou-se ao cargo pela coligação “A esperança do povo”. Ela é investigada por desvios de recursos da educação municipal e fraude à licitação que podem alcançar 15 milhões de reais.
Silveira afirma que 300.000 reais foram desviados de apenas um contrato com agricultores. “Ao invés de repassarem os alimentos produzidos e receberem recursos financeiros – como era previsto no contrato -, os agricultores não entregavam as produções à prefeitura, por ordem de Lidiane. Para que ficassem calados, recebiam uma pequena quantia”, explicou o delegado. “No entanto, esses trabalhadores não concordaram com a prática e foram à polícia. Foi aí que as investigações começaram”. O ex-namorado de Lidiane afirma desconhecer o paradeiro da ex-prefeita. O inquérito sobre o caso foi finalizado e será encaminhado à Justiça nos próximos dias.
Lidiane teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Bom Jesus em 5 de setembro. Ela consta também na lista de pessoas que não podem deixar o país – o Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi), da Polícia Federal. A corporação deu início a outras investigações contra a ex-prefeita, desta vez por desvio de verbas recebidas pelo Governo Federal destinadas à construção de escolas. Segundo o delegado, quando foi vista pela última vez, nas proximidades de São Luis, capital do Maranhão, Lidiane já estava em fuga. Ela teria decidido escapar diante da repercussão dos escândalos na imprensa local.

MAIS UMA CASO MISTERIOSO EM CALDAS NOVAS: QUEM FALA A VERDADE?

A NOTÍCIA DO SITE PLANTÃO POLICIAL:

DIVINO ETERNO MAIS CONHECIDO COMO "DIVINO DO CARVÃO" QUE DIFAMAVA REPÓRTER POLICIAL ALISON MAIA NAS REDES SOCIAIS É PRESO EM FLAGRANTE COM CARRO ROUBADO:
Policiais Militares d serviço de inteligência da PM de Caldas Novas (165 km de Goiânia) já vinham monitorando o indivíduo que segundo várias denuncias andava tranquilamente pela cidade com um veículo roubado e que inclusive fazia viagens com esse mesmo veículo. Com base nas informações, policiais da Companhia de Polícia Rodoviária de Caldas Novas interceptaram o veículo próximo ao conhecido clube da "Lagoa Quente" e ao consultar o sistema constou a restrição de furto e roubo do veículo. Divino Eterno, mais conhecido como "Divino do Carvão" tem uma vasta e recheada ficha criminal que vai de estelionato, ato obsceno, pois já foi flagrado se masturbando em via pública, tem passagens por ameaça, Maria da Penha, pois gosta de bater em mulher e algumas tentativas de homicídio, tudo conforme ficha do sujeito que nossa redação conseguiu junto ao TJGO.
O elemento há poucos dias estava atrás das grades na cidade de Pontalina (138 km de Goiânia) por falta de pagamento de pensão alimentícia. Esse sujeito que tem um perfil no Facebook conhecido como "Deterno boca aberta de frente com a verdade" gravou vários vídeos e textos (veja um deles na foto) contra esse repórter que agora escreve essa matéria, nesses textos e vídeos o elemento nos chamando de safado, malandro, soldadinho do demônio e até chegou a falar da minha família, todos devem se lembrar, misteriosamente o rapaz começou esses ataques, e claro que manipulado por alguém que deve ter uma relação muito intima com esse tipo de elemento que acaba de ser preso e que conta com uma vasta ficha criminal e contou com esse elemento para tentar manchar minha honra diante dos nossos seguidores. Muitas pessoas até me ligaram e entraram em contato preocupados com os ataques desse sujeito me perguntando o que eu iria fazer com ele, e como sempre fiz e faço, deixo que a justiça de Deus mostre quem sou eu, pois "Aí daquele que toca em um ungido do Senhor!" O mesmo sujeito também já fez duros ataques a Polícia Militar de Caldas Novas em seu perfil. Divino Eterno Rosa da Silva foi preso em flagrante e esta sendo autuado pelo crime de receptação na delegacia de Polícia Civil de Caldas Novas e deverá ter que explicar muito bem qual origem desse veículo uma vez que anda com ele há muito tempo pela cidade conforme relato de testemunhas.
Uma pena que não estou lá para entrevistar o meliante que diz ter as costas quentes! Na postagem abaixo o sujeito nos ataca pelo cobrança que fizemos em relação a morte do pequeno Miguel que morreu pela falta de UTI na cidade de Caldas Novas.
Alison Maia - Repórter Policial
Agora assista o vídeo gravado por Divino Eterno: