quinta-feira, 29 de maio de 2014

MPF E STJ INVESTIGA GOVERNADOR DE GOIÁS

É estarrecedor saber que o próprio governador, chefe da polícia do Estado e, de consequência, de todo o aparelho de segurança, usa a banda podre da polícia para, supostamente, cometer crime de assassinato, conforme investigação a cargo do STJ, por ação do MPF.
Os homens decentes que estão no governo, se pretendem continuar no rol dos honrados, devem abandonar os seus cargos imediatamente, para que não fiquem conhecidos na História por coonestar uma administração tida como corrupta e corruptora.
O que preocupa é o fato de que, para surpresa e decepção, não é de agora que, remontando à época do coronelismo, em que pessoas e famílias se sentem ameaçadas, temos o loteamento de um governo que, a cada dia que passa, se revela dominado e corrompido pelo suserano que o usurpa, dele tirando proveito como se fosse seu.
Não sou eu quem o diz, mas os fatos que, trazidos à luz, revelam que funcionários públicos corruptos agiam e ainda agem, impunemente, a mando dos poderosos, principalmente na Secretaria de Segurança Pública. O que os amigos e amigas lerão a partir daqui tem por base documentos e investigações, incluídas as realizadas pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
Jamais poderia imaginar que por detrás de uma bandeira hasteada em firmes propósitos pudesse prosperar uma espécie de república bandida, onde os Corleone seriam santos. Ou incautos trombadinhas.
Os papéis de que disponho, os relatos que recebi, juntados num só volume, resultariam num best-seller, onde o título “O Silêncio dos Inocentes”, ainda que homônimo de um filme, é o que se faz compatível e coerente com a narrativa dos fatos.
Documentos e fatos tornam visíveis os tentáculos do crime organizado puxando os cordões a mando dos poderosos.
O teatro dos homens sem alma
Após o assassinato do Capo PM Marcello Capinam, sobrinho do Major Walter Capinam, que foi homem de confiança do governador Marconi Perillo, fatos criminosos, estarrecedores, começaram a aflorar, alguns perpetrados por funcionários públicos concursados e por um alienígena “gentilmente” cedido pelo Governo de Minas Gerais: um delegado de polícia lá e que é caso de polícia cá. Esteve presidindo inquéritos policiais, realizando diligências, “grampeando” telefones, arrancando confissões, tudo com a conivência – leia-se concordância tácita – dos que mandam no Governo e dele se servem.
Capinam, o Cabo PM, foi acusado de ser o autor dos disparos contra a casa do ex-senador Demóstenes Torres – vide Inquérito Policial 147-2004. Para os mais próximos, Capinam vivia de queixas. Reclamava que, após a morte do tio, os homens do governo não mais o recebiam, os seus pedidos não eram mais atendidos. Um deles, prometido por “serviço prestado”, nem chegou a acontecer: a promoção a 3º Sargento.
Ultimamente, Capinam dizia temer pela própria sorte. Três dias antes de mais uma audiência sobre o “Caso Demóstenes”, ele foi assassinado na porta do DETRAN. Ele havia, dois dias antes, enviado vários recados aos mandantes do atentado.
Mataram-no brutalmente. Execução sumária. Treze tiros. A ordem agora era para “matar” o inquérito. Justificar-se-ia aí a “mão-de-obra” importada pelo governador Marconi junto ao confrade das Gerais, o tucano Anastasia. Nas mãos de tal Alexandre Bruno Barros, lotado na Delegacia de Homicídios, foi parar o Inquérito Policial Nº 161-2013

Delegado “calça curta”, nomeado, não aprovado por concurso, tal sabujo estava a agir cinco meses depois de vencido o seu ”empréstimo” à polícia civil goiana. A sua estada por aqui foi autorizada para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012.
Nesse período, tentou, por duas vezes, ser aprovado em concurso para ser delegado de fato e de direito, mas não logrou êxito em nenhuma delas. Recorreu à Justiça e certo juiz deu a ele a condição de ser “delegado sub judice”, coisa que acontece só em Goiás. A farsa é tão grotesca que conseguiram enquadrá-lo em uma função inexistente no organograma funcional da Polícia Civil: “Adjunto do Expediente”.
Quando foram iniciadas as investigações da morte de Capinam, logo se percebeu que as oitivas de testemunhas, as diligências e os atos praticados dentro do inquérito estavam sendo criminosamente distorcidos. Um falso delegado comandando uma farsa policialesca, com o objetivo de afastar os nomes dos verdadeiros mandantes e “construir” culpados, imputando a inocentes crimes que não cometeram.
Usar o cargo sem ser o detentor de direito legal e legítimo é usurpação de função pública. O detalhe é que o impostor foi buscado em Minas a pedido do governador de Goiás, Marconi Perillo, vide ofício nº 330-2011, de 12 de dezembro de 2011.
O que o governador queria com a disposição de tal servidor, isso eu não sei, mas que, coincidentemente, cuida ele de casos que interessam ao governante lá isto é. Atuando em três inquéritos mais rumorosos, onde as oitivas foram denunciadas como confissões produtos de coações, falsificações e torturas, o sabujo acaba por tornar nulos todos os atos, forçando a abertura de novos inquéritos, começando tudo do zero. Como o tempo passa, o tempo voa, o crime acaba prescrevendo numa boa. Ninguém vai culpado, punido. Os mortos acabam permanecendo insepultos.
Polícia burlando a lei
O “delegado” Alexandre veio por empréstimo de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012. A SSP-GO, vergonhosamente, emite a Certidão 145-2013, “fabricou” uma disposição no período de 01-02-2012 a 31-05-2013. Ora, temos o documento original já mostrado e que repetimos aqui. Marconi o pediu emprestado até 31 de dezembro de 2012.
Ele é delegado legal em Minas, mas não aqui, onde teria que ser aprovado em concurso e em estágio probatório. Em duas chances, não passou em nenhuma. O juiz Ari Ferreira de Queiroz, com a sua caneta mágica, lhe deu a liminar “paraguaia” que o transformou em “delegado sub judice”.
Alexandre Bruno Barros, o delegado ilegal importado por Marconi, curiosamente, tem laços familiares bem conhecidos do governo. Ele é irmão de Pedro Barros, o homem que comanda as obras da nova sede do Tribunal de Contas do Estado e lotado no gabinete do conselheiro Sebastião Tejota. Cabe aduzir que Alexandre e Pedro são irmãos de Lourenço José de Barros, ladrão de cargas em conhecido da nossa polícia.
Estranhamente, juntam-se o Governo do Estado, a SSP, a Procuradoria Geral e o Tribunal de Contas como manto protetor criminoso a salvaguardar tal Alexandre Bruno Barros que, reprovado em concurso público, mesmo estando sub judice, é hoje, indevida e ilegalmente, delegado de Polícia da cidade de Ceres, Goiás. É a premiação por seus “bons serviços prestados a Goiás”, fazendo “melar” os inquéritos que apuravam o atentado contra Demóstenes e dos assassinatos sumários de Valério Luiz e do Cabo Capinam.
O cúmplice à milanesa
Nós não podemos nos esquecer de uma personagem importante neste “corleônico” esquema: a figura emblemática do Coronel Edson Costa Araújo (E. C. A.), homem de confiança do governador do Estado. O coronel conhece todos os segredos das odes palacianas. Sabe, como ninguém, como a máquina estatal funciona, inclusive os bastidores que envolvem o grupo de extermínio que atua em Goiás.
Tempos atrás, o coronel Edson (ECA), mesmo estando na reserva remunerada, foi alçado à condição de Comandante Geral da Polícia Militar, cargo privativo de Coronel da Ativa. Mesmo tendo 30 coronéis em condições de ocupar o posto, o governador optou pela escolha ilícita. O Ministério Público de Goiás interveio e, através de Ação Civil Pública, conseguiu fazer com que o coronel fosse destituído.
Mais uma vez o juiz Ari de Queiroz concede liminar pela permanência do coronel Edson no Comando Geral. Percebendo a mobilização dos oficiais e vendo que os promotores iriam recorrer ao Tribunal de Justiça, temendo um desgaste para o Governo, o Chefe do Executivo, uma semana depois, destituiu o comandante, nomeando-o Subsecretário de Segurança Pública.
Eis aí uma das pontas soltas do esquema. Todas essas irregularidades aconteceram com a total conivências do Subsecretário, a quem cabe a responsabilidade de afastar os maus policiais, determinar a abertura de sindicâncias e de processos em casos assim.
Nada, absolutamente nada, foi feito. Afinal de contas, como punir ou afastar alguém que está a serviço do governo, limpando a sujeira deixada por agentes públicos.

A ajuda veio de cima
Tudo o que está contado aqui o Ministério Público Federal fez chegar ao conhecimento do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, o foro que julga os governadores. O MPF pediu e conseguiu que se abrisse a Sindicância nº 367-2013. Eis que entra em cena a ministra Nancy Aldrighi, mandando rever todas as irregularidades praticadas no inquérito em questão.
FONTE: 

Empresário é preso acusado de forçar menor a fazer sexo

DELEGADO
Um homem de aproximadamente 34 anos foi preso em flagrante na última terça -feira (27/05) acusado de estupro de vulnerável. O homem foi flagrado momento em que colocava uma criança de 5 anos para fazer sexo oral.
O crime aconteceu dentro de um Lan house no Bairro Barro Vermelho no município de São João do Piauí. A acão criminosa foi flagrada pelo irmão mais velho da criança, de 14 anos, que revoltado, foi até sua residência pegar uma faca para atacar o acusado.
O irmão da vitima, repassou o ocorrido para sua mãe e a Policia Militar foi acionada, prendendo o acusado em flagrante.
De acordo com o Delegado Andrei Alvarenga, a criança confirmou o estupro e conta com riqueza de detalhes como a ação acontecia.
“A criança disse que o acusado lhe mostrava filmes pornográficos. Os filmes foram encontrados no computador servidor da Lan House utilizado pelo acusado. Ele nega o crime, mas temos provas suficientes para enquadra-ló no crime de estupro de vulnerável”, disse Andrei.
O acusado além de proprietário da Lan House, é diretor de um famoso grupo de teatro de São João do Piauí. Ele permanece custodiado e separado dos outros presos em uma das celas da delegacia de Policia de São João do Piauí e vai responder pelo crime de estupro de vulnerável. Se condenado poderá pegar de 8 a 15 anos de cadeia.
Fonte: Portal Jenipapo
Publicado Por: Apoliana Oliveira

CALDAS NOVAS EM PERIGO: CUIDADO COM O CANDIDATO GAROTÃO

APROVEITO ESTE MOMENTO
PARA FALAR DE ELEIÇÃO.
É NECESSÁRIO ABRIR O PENSAMENTO
DA NOSSA POPULAÇÃO.
POIS É ÉPOCA DE ALICIAMENTO
E DE MUITA ENGANAÇÃO.

TEMOS VÁRIOS CANDIDATOS
É PRECISO TER CUIDADO.
BOA PARTE SÃO DESPREPARADOS,
SEM COMPETÊNCIA OU RESPONSABILIDADE;
CALDAS NOVAS JÁ FOI BASTANTE PENALIZADA,
POR VOTAR EM MAGAL E MAGDA!

ELES FORAM DEPUTADOS,
DEPUTADOS ESTADUAIS.
CALDAS NOVAS NÃO GANHOU NADA, 
SIGNIFICATIVO OU ESPECIAL.
FORAM ATUAÇÕES CALADAS
SEM PROPOSTAS OU PROJETOS REAIS.

CALDAS NOVAS NÃO PRECISA.
DE DEPUTADO PARASITA.
NOSSO POVO NECESSITA 
DE DEPUTADO QUE EXISTA.
QUE NA ASSEMBLÉIA RESISTA
AOS INTERESSES GOVERNISTAS.

UM DEPUTADO NÃO PODE SER,
UM BONECO DO GOVERNADOR.
UM DEPUTADO DEVE FAZER
TUDO EM PROL DO ELEITOR.
REPRESENTAR O POVO É SEU DEVER
E REPRESENTAR COM VALOR.

CALDAS NOCAS ESTÁ EM PERIGO,
POIS PODE ERRAR NOVAMENTE.
ESSE É UM GRANDE RISCO
DA CAPITAL DAS ÁGUAS QUENTE.
PODEREMOS ELEGER UM LIXO,
PARA REPRESENTAR A NOSSA GENTE.

ELEITOR FIQUE LIGADO
COM O CANDIDATO GAROTÃO.
ELE REPRESENTA O FIO DA MEADA
DO RASTRO DA ENGANAÇÃO.
É O CANDIDATO INVENTADO
NOS BASTIDORES DA ESCURIDÃO!  



CANDIDATURA DE CAMILO FIGUEREDO DEVE SER RIFADA

COM UMA ATUAÇÃO CONSIDERADA PARASITÁRIA  NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO, O DEPUTADO CAMILO FIGUEREDO TEM DEMOSTRADO DESINTERESSADO  PELA ATIVIDADE PARLAMENTAR. SEM PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS SESSÕES, DAS COMISSÕES E DAS PRINCIPAIS DISCUSSÕES  NO LEGISLATIVO  MARANHENSE, EM TORNO DAS GRANDES QUESTÕES, O DEPUTADO QUANDO APARECE NAS SESSÕES É  VISIVELMENTE O CANSADO. ABATIDO, DESANIMADO E RECOLHIDO NA SUA POLTRONA! É UM DOS DEPUTADOS MAIS DISTANTE DO LOCAL E PRINCIPALMENTE DO DEBATE E DOS EMBATES. A  MUITO TEMPO OS COLEGAS DE CASA VEM PERCEBENDO A DECADÊNCIA PARTICIPATIVA DE CAMILO, ISSO NÃO SÓ NA ASSEMBLÉIA, BEM COMO NAS ATIVIDADES  EXTERNAS DO LEGISLATIVO. ESSA SITUAÇÃO TAMBÉM SE APRESENTA NAS ATIVIDADES PARTIDÁRIAS E ELEITORAIS. CAMILO DEMOSTRA DESPREZO  COM SUA BASE ELEITORAL, TEM MANTIDO DISTÂNCIA DE SEUS PARTIDÁRIOS, ALIADOS E ELEITORES.
MESES ATRÁS O GRUPO O QUAL O DEPUTADO FAZ PARTE TENTOU DAR UM COMBUSTÍVEL A SUA REELEIÇÃO, PORÉM A SITUAÇÃO SE AGRAVOU. DISTANTE, SEM PARTICIPAÇÃO E SEM CONVIVÊNCIA POLÍTICA CONSTANTE, MUITOS ALIADOS E PARTIDÁRIOS ESTÃO BASTANTE PREOCUPADOS COM O DESFECHO POLITICO E EM DEBATES E  CONVERSAS, MUITOS ESTÃO PENSANDO EM ABANDONAR O BARCO, QUE AOS  POUCOS ESTÁ NAUFRAGANDO NA INÉRCIA  DE CAMILO FIGUEREDO.
OS PRINCIPAIS LIDERES DO GRUPO POLITICO REJEITA A SUBSTITUIÇÃO DE CAMILO PELO O SEU FILHO RODRIGO FIGUEREDO E A BASE DE APOIO NÃO TEM FORÇA PARA IMPOR O NOME DO VEREADOR, QUE ALIAS TEM GRANDE ACEITAÇÃO POLITICA E POPULAR. 

MAS ESSA SITUAÇÃO NÃO FOI CAUSADA SOMENTE POR CAMILO, MAS TAMBÉM PELAS VÁRIAS DERROTAS DE BINE FIGUEREDO NAS URNAS DO MUNICÍPIO E PELA DECADÊNCIA DE SEU PATRIMÔNIO PESSOAL. A RUMORES DE QUE O GRUPO NÃO TENHA ORÇAMENTO SUFICIENTE PARA BANCAR UMA CANDIDATURA E PRINCIPALMENTE SE O CANDIDATO PERDEU ESPAÇO . HOJE, CAMILO FIGUEREDO É CONSIDERADO UM CANDIDATO PESADO,DIFÍCIL DE SE CARREGAR. PESQUISAS ELEITORAIS CONFIRMA ESSA  TENDÊNCIA, DOS VÁRIOS CANDIDATOS A DEPUTADOS POR CODÓ, CAMILO É QUE TEM A MAIOR REJEIÇÃO E DIFICULDADES ELEITORAIS PARA REVERTER ESSA SITUAÇÃO. O CERTO É QUE ESSE BARCO ESTÁ FURADO E TEM TUDO PARA NAUFRAGAR NO RIO TURBULENTO DAS ELEIÇÕES DE 2014!

CALDAS NOVAS E O CANDIDATO A DEPUTADO FANTOCHE


Para escolher um bom candidato é essencial que você observe se o seu candidato professa os mesmos valores que você. Análise se os problemas que o candidato considera prioritários são os mesmos que os seus. Devemos votar no candidato que pensa na cidade como um todo, que busque melhorias para todos, e não só para uma minoria que são seus aliados. É fundamental que você analise se o seu candidato tem a capacidade e preparo para administrar uma cidade, pois a sua ela poderá pagar muito caro. É importante que reflita sobre estas perguntas essências: O que ele entende de administração pública? Quais as experiências administrativas que ele possui? Têm algum curso superior na área de gestão pública? Onde ele estagiou e trabalhou? Ele é um candidato real ou um marionete/fantoche que será manipulado por outros? 


A escolha de um bom candidato deve passar pelas estruturas que ele se encaixa para que você tenha uma ideia sobre como ele atuará se eleito. Exemplo:

Quem são os políticos que seu candidato apoia? Ele tem parceria com políticos corruptos? Ele é ou foi capaz de compor uma chapa com um político desonesto e que já tenha sido condenado, impugnado ou preso por desviar verbas públicas? Estas são perguntas importantes para que você trace a conduta futura do seu candidato. 


O candidato marionete/fantoche, mesmo que pareça ser uma boa pessoa, certamente, será levado a cometer erros e atos ilícitos, uma vez que ele não tem controle sobre suas decisões e ações, tudo o que fará será a mando de outro. Um candidato fantoche sempre terá uma boa aparência, demonstra humildade, educação e simpatia. Não se usa um marionete/fantoche que não possua estas qualidades. Mas não se deixe enganar. As pessoas que estão por trás desse tipo de candidato, são aquelas que são impedidas de serem candidatos por motivos criminosos ou que já foram gestores, mas roubaram verbas e hoje são impedidas de concorrem ao cargo. 


A preocupação dos manipuladores é única e exclusivamente com os cargos que foram ou poderão ser adquiridos, o dinheiro fácil que entra na conta no final do mês, o emprego fantasma, que garante ao beneficiado morar na capital e mesmo assim receber todo santo mês o fruto do suor do sol de outros.

Pense bem antes de votar em um candidato marionete/fantoche, pois o objetivo das pessoas que estão manipulando a este pode ser exclusivamente para dar continuidade o que outro gestor já fez de errado, tipo: Salários atrasados, caos na saúde pública, roubalheira, formação de quadrilha, obras incompletas, descaso, desrespeito aos funcionários... todo tipo de malfeito que acaba levando o nome de sua cidade para as páginas polícias.

Pense e diga não ao candidato marionete/fantoche. 

ABERTAS INSCRIÇÕES DO COLÉGIO MILITAR DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Abertas inscrições ao colégio militar de Aparecida de Goiânia
O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás publicou nesta terça-feira, 27, edital para o preenchimento de 600 vagas no colégio militar de Aparecida de Goiânia. As inscrições serão realizadas exclusivamente na sede da unidade Sargento Nader Alves dos Santos, localizada no Setor Pontal Sul II, em Aparecida de Goiânia, a partir da próxima segunda-feira, dia 2, das 8 às 17 horas. A escolha dos alunos será feita através de sorteio.
A unidade de Aparecida de Goiânia está entre os 12 colégios militares implantados este ano em Goiás. Com a criação dos novos colégios, Goiás conta com 18 unidades militares. Os municípios de Jataí, Porangatu, Quirinópolis, Goiás, Goianésia, Inhumas, Valparaíso, Novo Gama, Anápolis, Jussara, Aparecida de Goiânia e Formosa, foram contemplados com as novas unidades escolares.
Para visualizar o edital de seleção, acesse:

Dilma Rousseff ganha apoio Ratinho, Edir Macedo e Marcelo de Carvalho

Parece que a Presidente Dilma tem o apoio de alguns empresários e artistas, como o domo da Rede TV!,  Marcelo de Carvalho, Silvio Santos que já falou bem do governo, Edir Macedo que já deu apoio, na inauguração do templo de Salomão. Caetano Veloso, Chico Buarque, Paulo Henrique Amorim, Ratinho, José de Abreu e outros como Silvio Santos que já falou que a Dilma está fazendo um bom governo. Ronaldo a dois dia expôs seu apoio a Aécio Neves a presidência, sendo que pode virar vice do mesmo.
.
Chegada a campanha política, mais artistas vão saindo do armário e mostrando pra que lado está.

COM APOSENTADORIA JOAQUIM PODERÁ SER VICE DE AÉCIO NEVES, TUDO FOI POLITICAGEM PARA SE PROMOVER

O  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vai se aposentar. Aposentadoria de Barbosa  em junho teria uma motivação: ele deverá ser vice na chapa de Aécio Neves! A afinidade entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e o senador Aécio Neves (PMDB-MG) pode resultar em uma relação bem maior do que uma simples amizade entre os dois. Conforme interlocutores de ambos, Aécio sonha em “contar com a colaboração de Barbosa” quer seja como ministro em eventual governo tucano ou mesmo candidato a vice-presidente na disputa do PSDB ao comando do Planalto.
Desde que Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), foi escolhido pelo governador Antonio Anastasia, para receber a medalha da inconfidência, há rumores de que ele deixaria o Judiciário para migrar para a política, concorrendo ao governo de Minas Gerais. No entanto, Dora Kramer, colunista do Estadão, publicou um artigo em que insinua outro cargo para Joaquim : o de vice presidente, ao lado do pré- candidato Aécio Neves.
“Se uma Marina Silva como candidata a vice já incomoda muita gente, um Joaquim Barbosa incomodaria muito mais”, diz Dora.
Recentemente, em entrevista à Globonews, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Barbosa não teria “traquejo” para ser presidente da República, mas afirmou que ele poderia, eventualmente, ser um bom vice.

Fontes: Mais RJ com Ultimo Segundo, Dora Kramer

UMA BOA NOTÍCIA PARA QUEM VIVE TORCENDO CONTRA O SUCESSO DO BRASIL

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, integrantes do grupo BRICS, saíram melhor da crise de 2008 em comparação aos Estados Unidos e a Europa, ocuparam o espaço criado pelo fracasso do neoliberalismo e preparam-se para assumir seu papel na construção de uma nova ordem mundial, com instituições financeiras e políticas a serem constituídas formalmente em julho, na próxima Cúpula de Líderes do bloco, em Fortaleza. Destacam-se um banco e um fundo de estabilização, embrião de Fundo Monetário próprio dos cinco países. Em julho serão examinadas também as propostas de criação de um conselho com presidência e mandato, inclusão de novos países e formação de subcomitês regionais nos continentes de cada integrante. As proposições ocuparam o centro dos debates entre 20 e 23 deste mês na Conferência BRICS no Século XXI, realizada no Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ, no Rio de Janeiro.

O fundo, estruturado em um trabalho iniciado há dois anos, será um mecanismo de proteção às moedas nacionais dos países integrantes do grupo, para utilização quando ocorrerem problemas cambiais ou ameaças de ataques especulativos. O Brasil contribuirá com 18 bilhões de dólares para a sua constituição, mesmo valor a ser aportado por Rússia e Índia. A África do Sul integralizará 5 bilhões de dólares e a China entrará com a maior parte, de 41 bilhões de dólares. No total, o fundo integralizará 100 bilhões de dólares. Hao Qian, da Universidade de Estudos Internacionais de Shangai, da delegação chinesa participante do encontro, sugeriu a cidade de Shangai para sediar o banco do BRICS. Centro financeiro tradicional e berço de parte da elite do país, não foi tão influenciada pelos valores ocidentais quanto Hong Kong, reincorporada à China em 1997, após 150 anos de ocupação britânica.
O encontro dos BRICS no Rio de Janeiro teve como pano de fundo a estagnação econômica europeia e a recuperação oscilante dos Estados Unidos, empenhado na atração de países da Europa para um mega-acordo comercial Transpacífico (TTP, na sigla em inglês) e de parceiros a Oeste para um tratado Transatlântico (TTIP), ambos com o objetivo de diminuir a penetração de produtos chineses nos Estados Unidos. Esse contexto impõe, na visão de Hao Qian, um “grande desafio” e o bloco deverá se empenhar na construção de “um regionalismo mais inclusivo e cooperativo para aumentar a contribuição à governança global”. As condições para essa atuação estão dadas, avalia Zhang Yan, da Escola de Gestão Guanghua da Universidade de Pequim: “os nossos países estão no mesmo estágio de desenvolvimento, são grandes e querem promover o progresso da população”.
Erra quem subestima a profundidade do abalo mundial deflagrado pela quebra do banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, em setembro de 2008, a partir da falência do mercado de hipotecas de má qualidade. Para Rasigan Maharaj, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica de Inovação da Universidade de Tecnologia de Tshwane, na África do Sul, “o paradigma esgotado há seis anos não se resume ao Consenso de Washington, é muito mais violento. É uma força homogeneizadora. Fomos obrigados a usar os mesmos instrumentos, com resultados devastadores”.
Nenhum país está a salvo dos efeitos da crise, em especial do seu desdobramento na Europa, iniciado em 2011. A estagnação nesse continente criou volatilidade e deprime as perspectivas de crescimento mundial. “O excesso de liquidez provocado pelas agressivas intervenções dos bancos centrais para estabilizar as economias domésticas nos países ricos transborda para as economias dos emergentes e cria séria instabilidade nos fluxos de capitais e nos preços das commodities”, disse Brahma Chellaney, professor do Centro de Pesquisa de Políticas de Nova Delhi, na Índia.
A situação do BRICS é boa, no entanto, se confrontada a de Estados Unidos, Europa e Japão. Entre 2002 e 2012, o comércio intra-BRICS aumentou mais de dez vezes, de 26,7 bilhões de dólares para 276,1 bilhões de dólares. No período de 2009 e 2012, de aprofundamento do abalo econômico e financeiro, as transações internas ao bloco quase dobraram, de 143,6 bilhões de dólares para 276,1 bilhões de dólares. Essa resistência se deve ao fato de o grupo compartilhar políticas econômicas menos influenciadas pelo neoliberalismo, característica responsável por sua maior capacidade de enfrentamento da crise iniciada com a falência do Lehman Brothers. A tenacidade se deve em grande medida ao planejamento central das economias, nos casos da China e da Índia. No primeiro país, esse elemento é constitutivo da política econômica iniciada com a revolução de 1949. A Índia tem planos quinquenais há 60 anos. A África do Sul adotou esse instrumento há um ano. A Russia, primeira do grupo a adotar o planejamento econômico depois da revolução de 1917, o viu se esfacelar na derrocada do projeto socialista. No Brasil, a estrutura do Estado dedicada ao planejamento teve como seu órgão mais importante o GEIPOT, Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes, criado na década de 1960 com participação dos ministérios dos Transportes, da Fazenda e do Planejamento. A crise da dívida externa dos anos 1980 e principalmente o neoliberalismo dos anos 1990 desmontaram a estrutura de planejamento brasileira. Boa parte dos projetos de infraestrutura  do GEIPOT foi reconstituída pela Empresa de Planejamento e Logística, constituída pelo governo federal há pouco mais de um ano.
A parte política da agenda da Cúpula de Líderes deverá incluir o debate de um modelo próprio de solução de divergências e conflitos entre países, em substituição a estrutura ineficiente e quase exclusivamente formal da Organização das Nações Unidas, com “princípios extremamente importantes, como a autodeterminação e a não intervenção permanentemente violados sob justificativa do princípio humanitário e da necessidade de regime change, eufemismo para golpes do estado”, como observou Samuel Pinheiro Guimarães, Alto Representante Geral do Mercosul. O encontro de Fortaleza deverá tomar posição também quanto a “necessidade de aumentar a proteção contra espionagem pela rede mundial de computadores”, levantada na reunião do Rio por Vladimir M. Davydov, diretor do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia.
A consolidação do grupo terá consequências para outros países emergentes e deverá resultar em novo equilíbrio de forças no cenário mundial.  “Depois de quatro grandes encontros e um número significativo de certames menores, o BRICS pode ser considerado uma das maiores forças de longa duração a moldar a nova arquitetura das relações internacionais no século 21”, conclui Fabiano Mielniczuk, professor do Instituto de Relações Internacionais do Rio de Janeiro, no texto “BRICS no mundo contemporâneo: identidades em transformação, interesses convergentes”.

Polícia investiga suposta invasão do Bonde dos 40 a estabelecimentos de São Luís


Internautas ficaram em alerta com uma suposta nota de esclarecimento postada nas redes sociais pela facção criminosa Bonde dos 40. Segundo o texto divulgado, eles estariam se organizando para realizar saques e arrombamentos a lojas, postos de gasolina e shoppings de São Luís, na noite de ontem. A nota informa que a invasão é conseqüência da greve de ônibus. A Polícia Civil investiga a origem e veracidade do documento publicado na internet.

Uma das maiores facções do Maranhão, que age dentro dos presídios do estado e ordena crimes nas ruas, espalhou o medo entre as pessoas que tiveram acesso a nota. Eles afirmaram que devido a paralisação dos rodoviários, as garagens dos coletivos seriam invadidas e a frota queimada. Exigiram ainda o retorno para Pedrinhas de detentos transferidos para outros presídios do país.

Conforme o comandante da Polícia Civil, Alves, “não há nenhuma garantia de que o documento seja verdadeiro ou que sua autoria seja de criminosos”. Ele enfatiza que uma equipe está trabalhando para elucidar a fonte da nota e que a sua publicação na rede social já está sendo rastreada. O comandante disse ainda que a comunidade não precisa entrar em pânico, pois a polícia vai continuar nas ruas com o trabalho ostensivo nos bairros da capital maranhense. “Estamos preparados em viaturas e motocicletas nos pontos estratégicos de São Luís reforçando a segurança da população”, destacou.

A nota orientava ainda as famílias dos apenados a não estarem presentes nos locais dos ataques, que começariam exatamente às 21h.

Sobre o Bonde dos 40
Com forte influencia organizacional inspirada em facções criminosas de outros estados, o Bonde dos 40 se apresenta como uma vertente criminosa genuinamente maranhense. Considerada de extrema violência, a facção reúne uma série de bandos que atuam em localidades diferentes e distantes de São Luís, sobretudo nas áreas de palafitas. A inteligência da Polícia Civil já identificou que o bando ampliou sua organização, criando um conselho de líderes. Eles também estão formando pontes com traficantes do Rio de Janeiro. Os líderes do Bonde dos 40, a sanguinária facção que promoveu decapitações no presídio de Pedrinhas, teve na lista detentos transferidos para presídios federais. O Bonde é conhecido pela brutalidade e a ostentação: dinheiro, roupas de grife, carros caros e músicas funk personalizadas. 

Drogas estilizadas para a Copa do Mundo em favela do TCP

Traficantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) que controlam a venda de drogas no Complexo da Coréia, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio, já estão se preparando para receber os turistas que vêm para a Copa do Mundo: as embalagens de cocaína e as de maconha receberam rótulos com as imagens da taça, do mascote Fuleco, de um emblema do super-herói Batman – uma alusão ao traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático ou Batgol, morto aos 37 anos, em maio de 2012, durante confronto com policiais civis – e do escudo do Flamengo. Além disso, a frase: “Qualquer violação, reclame na boca”, assegurando que quem escolher uma das bocas-de-fumo da região terá respeitado o seu direito de consumidor.
A descoberta foi feita durante operação realizada por agentes da 33ª DP (Realengo) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na Favela Vila Aliança. Além da cocaína – de um grau de pureza maior e por isso vendida por valores que chegam a R$ 25 –, os policiais apreenderam um fuzil Colt calibre 223, duas granadas, maconha e cadernos com anotações da contabilidade do tráfico.


Recentemente a Favela Vila Aliança ganhou repercussão internacional após um torneio de futebol organizado pelo traficante Rafael Alves, o Peixe, 31 anos, virar reportagem publicada pela Aljazeera America, no último dia 10 de maio. A matéria contava um pouco da história da favela e de como funcionava o esquema de tráfico na região e trazia um vídeo mostrando a comemoração de um gol – com dezenas de disparos de fuzil AK 47 efetuados a esmo.
De acordo com a publicação, o traficante Peixe – citado na reportagem como “Padrinho”, segundo eles “por questões de segurança” – seria dono do Clube Vila Aliança e teria começado a se envolver com o torneio de futebol fazendo apostas com outro traficante. Conforme o valor das apostas foi subindo, outros traficantes do TCP começaram a investir em times e recrutar os melhores jogadores da região para suas equipes – caminho também seguido por Peixe.

No último mês de março, o torneio da Vila Aliança foi temporariamente suspenso por conta de frequentes tiroteios entre policiais e traficantes – que se fortaleceram ainda mais após a ocupação da Favela Vila Kennedy, que faz divisa com a Vila Aliança, mas é controlada por traficantes da facção rival Comando Vermelho (CV). A ocupação ocorreu para preparar o local para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), inaugurada na tarde da última sexta-feira, dia 23 de maio.
O traficante Peixe foi preso em março de 2008, conquistou o benefício de cumprir o restante de sua pena (quatro anos por associação para fins de tráfico) em regime semi-aberto, em julho de 2009 e, três meses depois, não voltou para a cadeia, sendo considerado desde então foragido da Justiça. O Disque-Denúncia passou de R$ 1 mil para R$ 20 mil o valor da recompensa oferecida por informações que levem à recaptura dele.

NATÁLIA É PRESA, ACUSADO DE ASSASSINAR EMPRESÁRIO VALDECIR MINATELLE

Jonas Greco Anastácio, de 22 anos, mais conhecido como travesti Natália, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (29) por equipe da 4ª Delegacia da Capital. Segundo o delegado Tiago Macedo dos Santos, ele é apontado como assassino do empresário Valdecir Minatelle, de 41 anos. O crime ocorreu na noite de 4 de janeiro deste ano, na Vila Progresso, em Campo Grande.
O delegado Tiago explicou que a vítima negociava um programa com um travesti na região da Vila Progresso, quando Jonas chegou armado, de moto, e anunciou o assalto.
Assustado, Valdecir tentou fugir com o carro, um JAC J3, mas mesmo com o veículo em movimento, Jonas conseguiu atingir a vítima com dois tiros no pescoço.
Há dois meses e meio estava em aberto um mandado de prisão preventiva expedido pelo Judiciário contra o acusado.
Segundo o delegado, Jonas percebeu que o cerco estava fechado contra ele, e então resolveu se entregar à polícia na última sexta-feira (23). Ele foi indiciado pelo crime de latrocínio porque apesar de não ter subtraído pertence da vítima, sua intenção era matá-la para roubar.

BARBOSA O MELHOR GOLEIRO QUE O VASCO JÁ TEVE

Em 1950, o Brasil também sediou a Copa do Mundo e teve um dos seus resultados mais desastrosos: perdeu do Uruguai no Maracanã lotado, com quase duzentas mil pessoas, quando precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão, em 16 de julho.
O grande vilão apontado por todos pela derrota foi o goleiro Moacir Barbosa Nascimento, ou simplesmente Barbosa, que teria falhado no gol de Alcides Ghiggia, quando este se aproximou da pequena área pela direita e, ao invés de cruzar a bola, como esperava Barbosa, tocou no canto do gol, levando à tristeza quase 200 mil pessoas que acompanhavam o jogo e outros milhões de brasileiros.
Por sinal, o vilão da história era um negro e, diga-se de passagem, um dos melhores goleiros de todos os tempos. Além disso, Barbosa foi o único goleiro negro efetivo até a chegada de Dida, que defendeu a seleção brasileira na campanha da Copa do Mundo de 2006.

Ninguém faz questão de lembrar, mas Barbosa fez parte do chamado Expresso da Vitória do Vasco da Gama. Pelo clube, ganhou os Cariocas de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958, e havia sido campeão sul-americano pela seleção brasileira em 1949.
Jornais da época dão conta de que não houve nenhum “silêncio ensurdecedor” depois do gol do uruguaio, muito pelo contrário, a multidão empurrava o time para que fosse atrás do gol da vitória.

Mas Barbosa ficou perseguido pelo carma de ser o responsável pela derrota brasileira, e acabou tendo um fim de carreira e de vida com pouco reconhecimento. Passou por grandes dificuldades financeiras e ficou dependente da ajuda de amigos para sobreviver na Praia Grande, onde faleceu dia 07 de abril de 2000.
A seleção jogou de branco e havia trocado o local da concentração no dia anterior. São outros fatores no folclore futebolístico que justificariam a derrota brasileira, e, desde então, a camisa amarela foi adotada. Uma mais curiosa justificativa da derrota é a missa forçada por Flávio Costa, então treinador do time, que deixou os jogadores em pé por duas horas, na manhã do jogo.
Os elogios de outrora, de sua elasticidade e os milagres nas traves foram todos esquecidos. Barbosa afirmava que era o único brasileiro a cumprir pena maior que 30 anos. Foram oito anos de toda sorte de ataques à Barbosa, até que a seleção levasse a taça de 1958, na Suécia, já sem o arqueiro negro.

POLICIA DE RIO VERDE APRESENTA DOIS SUSPEITOS DE TEREM MATADO TÉCNICO AGRÍCOLA

Policiais civis do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (GEPATRI) de Rio Verde, no sudoeste goiano, apresentaram no dia 26 de maio, dois suspeitos de terem matado o técnico agrícola Márcio Amaral da Silva, de 44 anos, no dia 11 de maio.
Idulson Alves Pereira Júnior, de 18 anos, e Wanbaster de Pinho Aguiar, de 22 anos, teriam cometido o crime com a ajuda de um menor de 16 anos, também apreendido. De acordo com a confissão dos suspeitos, a intenção era roubar o carro e o dinheiro da vítima.
Segundo o delegado Danillo Proto, responsável pelas investigações, o assassinato de Márcio chocou a cidade. Ele foi encontrado em uma estrada vicinal, com pés e mãos amarrados e amordaçado. Além disso, foi asfixiado com o cinto de segurança do próprio carro.
Após matarem o técnico, os acusados teriam utilizado o veículo da vítima para irem a uma festa. Em seguida, atearam fogo no veículo com a intenção de ocultar possíveis provas. De acordo com as investigações, o menor teria participado de todas as etapas do crime.
Texto: Flávia Guerra – Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Fotos: Polícia Civil / GEPATRI / Rio Verde

JOAQUIM BARBOSA SAI PELA PORTA DO FUNDO, ( UMA ABERRAÇÃO JURÍDICA)


"Não há tribunais que bastem, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados"(Rui Barbosa).
O Brasil e a literatura juridica, ganhou com a figura de Joaquim Barbosa, um forte elemento para discursão em teses e doutorados de um juiz que magistralmente(!?) decide como político.
A evidência comportamental/caricatural do juiz político "JB" enriquece o exemplo a todos os formandos em direito que almejam seguir a carreira de magistrado, a mais consistente mensagem de que o simbolismo da "toga", jamais deve ser maculada pela política, e nesse caso, de último e baixo nível!
Abaixo, mais uma publicação interessante do ‪#‎BRASIL247‬:
Ilhado no meio jurídico, Barbosa traça rota de saídahttp://goo.gl/dfDqyO Joaquim Barbosa consegue feito inédito para um presidente do Supremo: está completamente isolado; da Procuradoria Geral da República à Ordem dos Advogados do Brasil, passando pelo STJ e as maiores associações de magistrados, ele é visto como elemento de "insegurança jurídica", "vingativo", "desrespeitoso" e "premeditadamente agressivo"; ministro violou entendimento do STJ de 2009 para derrubar direito ao trabalho externo de presos em regime semiaberto; a cinco meses do final de seu mandato, Barbosa pode, a qualquer momento, sair fazendo barulho; porta dos fundos da história da Justiça está aberta para ele.

EM NOVA PESQUISA DILMA AMPLIA E EDUARDO CAMPOS FICA EM SEGUNDO

Na consulta estimulada de intenções de voto para presidente da República, o Instituto Souza Lopes constou um crescimento de 6,9 pontos percentuais da presidente Dilma (pré-candidata à reeleição pelo PT), em relação à primeira pesquisa. 

O Instituto Souza Lopes também constatou o crescimento do pré-candidato do PSB, Eduardo Campo, sobre o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves na Paraíba. Na primeira pesquisa, Aécio estava em segundo lugar e Campos, em terceiro. Agora, ocorre o contrário. 

Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 56% das intenções de votos, contra 49,1% verificados na pesquisa anterior. Eduardo Campos ficaria em segundo lugar, com 13,6%. Na pesquisa anterior, ele estava em terceiro, com 12,9%. Aécio Neves ficaria em terceiro lugar, hoje, com 11,8%. Na pesquisa anterior, ele apareceu em segundo lugar, com 14,3%. 

Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente agora, somariam 11%, contra 13,6% da pesquisa anterior. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou não responderam à pesquisa anterior para presidente da República eram 10,1%. Agora, são 7,7%. 

Espontânea: petista aparece com 42,1%

Na consulta espontânea, Dilma tem 42,1%. Eduardo Campos está com 7,2% e Aécio Neves, com 7,%. Lula aparece na espontânea com 3%, seguido de José Serra, com 0,6% e Marina Silva, com 0,5%. Entre os entrevistados, houve quem respondesse espontaneamente que votaria em Getúlio Vargas (0,1%), Magno Malta (0,1%), Pastor Everaldo (0,1%). Os brancos e nulos são 7,3% e 32,1% não sabem ou não opinaram. 

Na primeira pesquisa (consulta espontânea) para presidente, Dilma tinha 36,1%. Aécio estava com 9,2% e Eduardo Campos, com 6,9%. Naquela pesquisa, o ex-presidente Lula apareceu em quatro lugar, com 4,1%. Em quinto lugar, apareceu Marina Silva, com 1,3%, seguida de José Serra, com 0,7%. Vários outros nomes foram citados, a exemplo de Cássio Cunha Lima, Cristovão Buarque, Joaquim Barbosa, Celso Russomano, Efraim Filho, Fernando Henrique, José Álvaro Pereira, Magno Malta, Miriam, Pastor Everaldo, PSC, Raul Seixas e Veneziano. 

A pesquisa de intenções de voto para presidente da República foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

58,3% têm pouco interesse nas eleições

O diretor do Instituto Souza Lopes, Bruno Souza Lopes, disse que os números da segunda pesquisa indicam que o interesse pelo processo eleitoral na Paraíba ainda é muito baixo. “Temos 58,3% de eleitores que têm pouco ou nenhum interesse nas eleições. Essa postura reflete o fato de poucas mudanças terem acontecido no quadro eleitoral do Estado da Paraíba”, declarou Bruno Souza Lopes. 

Segundo ele, a mudança mais acentuada foi verificada- de uma pesquisa para outra- nas intenções de voto para presidente da República. “Na segunda pesquisa, a presidente Dilma Rousseff, subiu de 49,1% para 56% das intenções de votos. Na segunda pesquisa, o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, ultrapassou Aécio Neves na Paraíba”, comentou Bruno Souza Lopes.
FONTE:http://www.ararunaonline.com/