sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

SURPEITA DE MATAR A SOGRA


 
Homem confessou ter matado a sogra (Foto: Sidnei Bronka)
O genro suspeito de matar a sogra na aldeia Bororó em Dourados foi preso na manhã desta sexta-feira pela Força Nacional em parceria com o SIG. Ele foi detido na aldeia Piraju, região do Porto Cambira. Na delegacia ele se apresentou com três nomes: Damásio Centurião, Edmar Centurião e Tato centurião. O crime ocorreu na noite de quarta-feira. O genro desferiu vários golpes de machado na cabeça da sogra.
Para o delegado Adilson Stiguivitis, o indígena disse que não sabe o motivo de possuir três identidades. Ele confessou o assassinato da sogra e que na noite do crime tomava bebida alcoólica com ela e a sua esposa.
Segundo o indígena em depoimento, na noite do crime ocorreu uma discussão e a sogra desferiu uma paulada contra ele. Furioso, alegou ter ido até a casa do pai, pegou uma machado e voltou para matar a sogra. Rita Batista, de 50 anos, teve a cabeça estraçalhada.
O crime, segundo ele, foi praticado na frente da sua esposa e que só não matou ela por estar grávida. A filha entrou em choque e só comunicou o crime na manhã do dia seguinte.
Ao puxar a ficha do indígena, a polícia descobriu vários crimes entre os nomes dele, dos quais dois por estupro e que há uma condenação de 25 anos de cadeia.
Ao delegado o indígena negou ter praticado estupro. Informou apenas que já teria matado três pessoas.
(Informações de Sidnei Bronka)

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS ACE ACS

No próximo dia 1 de abril, os agentes de saúde e demais profissionais da saúde estarão unidos na Grande Mobilização  Nacional contra os baixos salários pagos aos agentes de saúde, a falta de transparência no repasse de recursos federais, precariedade no vínculo de trabalho e  condições mínimas laborativas, além da equiparação da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem.

A Grande Mobilização Nacional, prevista para o dia 7 de abril, propõe uma grande manifestação em massa, por meio das ferramentas interativas do Ministério da Saúde, contra os descasos contra os agentes de saúde. Tais descasos envolvem os baixo salários pagos aos agentes de saúde, a falta de transparência no repasse de recursos federais, precariedade no vínculo de trabalho e  condições mínimas laborativas. Vamos nos manifestar em blog, Facebook, Twitter e demais ferramentas. A ação será sincronizada, terá ampla divulgação em jornais e diversas mídias corelacionadas. Essa forma de manifestação já é bastante difundida fora do Brasil e tem proporcionado resultados bastantes significativos. Não estamos falando numa formula mágica, postulamos sobre algo que projetará maior atenção, no sentido mais amplo possível, sobre os temas de interesse dos ACS e ACE. Aderiram ao movimento os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.