sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Mulher não consegue soltar bolsa e é assassinada durante assalto


Por não conseguirem roubar uma bolsa, dois criminosos tiraram a vida da auxiliar administrativo Meirielly Patrocínio dos Santos, 28 anos, na tarde desta sexta-feira (16) no bairro Oriente, em Cariacica. No momento do assalto, a jovem carregava currículos em busca de um novo emprego.

Segundo informações repassadas por policiais, Meirielly voltava a pé para casa pela rua Paulicéia, por volta das 16h. Ela foi abordada por um casal em uma moto. Na direção, estava um rapaz armado e na garupa uma mulher, que segundo populares, seria ex-moradora do bairro.

Os criminosos exigiram o aparelho celular que a jovem segurava nas mãos. Após receber o telefone, o motoqueiro ordenou que ela entregasse a bolsa que carregava. Com o nervosismo da situação, a auxiliar administrativo teria se atrapalhado, encontrando dificuldade para tirar a bolsa do ombro.

“Quando ela foi entregar a bolsa, a alça ficou presa. Segundo testemunhas, o rapaz puxou o objeto e atirou”, contou o Cabo Grazziotti da 1ªCompanhia do 7º Batalhão da Polícia Militar.

O disparo atingiu a cabeça da vítima.Depois de balear a jovem, o casal fugiu, levando apenas o celular dela. O telefone foi abandonado poucos metros de distância do corpo. 

Família

As primeiras pessoas a a se depararem com Meirielly morta foram os pais dela, que moram na mesma rua do crime. Um morador encontrou o celular da jovem deixado pelos bandidos e acionou a polícia. Ele entregou o telefone ao pai da auxiliar administrativo.

Segundo a polícia, Meirielly carregava currículos em uma sacola. “A família disse que a vítima estava procurando um novo emprego, por isso ela estava com cerca de oito currículos dentro de envelopes”, detalhou o Cabo Grazziotti.

Caça aos suspeitos

Logo após atirar contra Meirielly, o casal fugiu de moto pelas ruas do bairro. De acordo com a Polícia Militar, durante a fuga eles teriam realizado outro assaltado, dessa vez contra um bar no bairro Jardim América, em Cariacica. A suspeita dos militares se baseia nas características dos bandidos descritas pelas vítimas do comércio.

Após o crime, os militares passaram a realizar uma verdadeira caça aos suspeitos de assassinar a auxiliar administrativo. “Viaturas e patrulhamento a pé estão realizando saturação na área em busca desses suspeitos. É uma questão de honra encontrar esses indivíduos”, destacou o cabo Grazziotti, na noite desta sexta.

O casal estaria em uma moto de pequeno porte e de cor preta. A morte de Meirielly revoltou até mesmo quem lida diariamente com a violência. “Ficamos revoltados. Os familiares a descrevem como uma pessoa que frequenta a igreja e que estava na luta de um novo trabalho”, comentou o cabo.
 
O caso será encaminhado para a Delegacia Patrimonial para investigação.

Fonte: A Gazeta

CALDAS TOON


Qual a sua opinião sobre este assunto: PLS 137/2014 é assunto recorrente na Central de Relacionamento do Senado.

Volta a ser tema na Central de Relacionamento a enquete atualmente realizada pelo DataSenado (disponível em http://bit.ly/DataSenado), referente ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 137/2014, que visa agravar as penas relacionadas ao tráfico de crack. São diversas as opiniões dos cidadãos que entraram em contato com o Alô Senado.
A favor do projeto - porém, com a ressalva de que existe a necessidade de as penas serem mais rígidas para o tráfico de qualquer tipo de droga, e não apenas do crack -, recebemos o seguinte comentário do cidadão Jorge Augusto O. Jesus, de Guarapari/ES: “A pena não deve ser maior só para quando envolver o crack, mas, sim, todo tipo de drogas, pois todas as drogas destroem as famílias. Droga é droga, e ponto final. E não se deve só aumentar a pena, mas também vigiar melhor as fronteiras, pois o Brasil não fabrica drogas”. Também Marli Dalva Mariano, de Avaré/SP, manifestou seu apoio à proposta: “Eu sou a favor da aprovação desse projeto, visto serem as drogas a maior praga em nossa sociedade”.
Já Bruno Ferreira Porto, de São Paulo/SP, analisa uma série de aspectos, para embasar seu ponto de vista: “aumentar a pena é inútil. Primeiro: se foi penalizado, o crime já aconteceu, então [a pena] não está impedindo ninguém. Segundo: vai aumentar demais o custo do sistema prisional, que já é monstruoso. Terceiro: ao se prender um traficante (vendedor do varejo), tem mais milhares na fila pra tomar o lugar dele, por falta de educação, de qualidade e de oportunidades. Por último: estão prendendo apenas vendedores do varejo, somente o entregador ou o motorista. Estão ‘enxugando gelo’. Aumentar pena é uma solução simplista e inútil”.

Cortador de cana é morto com golpe de foice no pescoço enquanto dormia

No inicio desta semana um trabalhador rural foi assassinado pelo colega de trabalho na cidade de Paudalho no Pernambuco (40 km de Recife). De acordo com informações, a vitima identificada como Ingraço Francisco da Silva de 55 anos, recebeu um golpe de foice no pescoço quando voltava para casa com outros cortadores de cana dentro do ônibus da empresa. Segundo testemunhas, a vitima estava dormindo quando foi atacada pelo autor. O motorista do ônibus ao perceber a situação ainda tentou socorrer Ingraço Francisco até o Hospital de Araçoiaba, mas o trabalhador não resistiu aos ferimentos. O principal suspeito de cometer o crime é o primo da mulher da vítima, conhecido como "dé". A viúva disse que ficou surpresa com o crime, porque nunca houve discussão entre os dois.Para a polícia, o crime foi premeditado. O suspeito foi o único que subiu com a foice para dentro do ônibus, enquanto os outros deixaram as ferramentas no compartimento de bagagem. Além disso, ele esperou a vítima dormir para aplicar o golpe. Ele fugiu logo após comete o crime e ate o momento não foi encontrado. O caso está sendo investigado.

Capotamento no Contorno Leste deixa uma pessoa ferida

Uma pessoa ficou ferida num acidente ocorrido por volta de 20 horas de quinta-feira, em Ponta Grossa. Simone Panachewicz, 31 anos, era passageira de um veículo Gol, que capotou no Contorno Leste, próximo ao viaduto sob o trilho de trem. Segundo informações, o carro, conduzido por Lino Sloboda, 47, seguia no sentido Uvaranas ao Núcleo Santa Mônica. Além de Simone e Lino havia mais uma pessoa no carro, mas ela não se feriu, assim como o motorista. Simone foi socorrida pelo Siate e levada à Santa Casa de Misericórdia. As lesões foram graves, mas ela não corre risco de morte

Filha de aposentado denuncia ameaça de agressão na UPA

O aposentado  Antonio Alberto Macieira, 64, chegou à UPA no último sábado com pressão irregular e fortes dores no peito. Foi atendido, mas paralelo a esse problema surgiu um outro: o braço esquerdo, das 10 até umas 16 horas, ainda apresentava movimentos involuntários."O braço dele batia de forma incontrolável no rosto e em várias direções. Achei muito estranho", conta a filha do aposentado que  questionou se não seria necessário realizar algum procedimento como uma tomografia, mas disseram que o aparelho da Santa Casa estava quebrado e que não seria possível.
 
Desesperada ao ver o pai daquele jeito, a moça acabou entrando numa das salas e falando com Dr. César Esteves, que ligou para a Santa Casa e encaminhou o paciente para fazer a tomografia.
 
Ela questiona  a razão desse desencontro de informações e por que ignoraram o outro problema que poderia ser grave, como um avc - no fim a suspeita é de que seja isquemia cerebral e uma outra tomografia será realizada?
 
Outro problema na UPA Central com o mesmo aposentado foi com um dos médicos, que segundo o relato da filha, fez com que seu pai se sentisse discriminado. "Meu pai me disse que o tal médico falou com todos os pacientes, mas quando chegou a vez dele  solicitou a uma enfermeira que fosse vê-lo".
 
A filha conta que o pai questionou o médico sobre sua atitude. "Não nego que meu pai seja muitas vezes mal educado e acabou chamando o médico de moleque. Este por sua vez, o agarrou numa suposta  tentativa de agressão, no que foi contido por um outro médico".
 
A filha do paciente conta  que o mesmo foi levado para fora por um guarda municipal, mas antes disso o médico disse que estaria no dia seguinte por volta das sete horas da manhã e que se ele quisesse poderiam resolver as suas diferenças. O GM sugeriu que o aposentado fizesse um BO, mas ele resolveu não fazer o registro."Não é fácil trabalhar no UPA, com inúmeros atendimentos e forte pressão. A postura do paciente não está certa, mas a postura desse médico está correta? Existem algumas regras ou normas no trato com pacientes?", questiona a filha do aposentado.
 
Em nota, a Coordenação das Urgências informa que será aberta uma sindicância para apurar as denúncias da usuária Renata Macieira e afirma que ainda medidas severas estão sendo tomadas contra aqueles que atuam de maneira a lesar o sistema público de saúde.

POLÍCIA DE CALDAS NOVAS REALIZA PRISÃO DE HOMÍCIDA COM MANDATO DE PRISÃO DE BRASÍLIA

Na madrugada desta quinta-feira (15) após denúncia de que havia um foragido em frente a Caixa Econômica Federal, Policiais Militares se deslocaram até o local e realizaram a abordagem de Cledivaldo Francisco de Oliveira que possui um mandato de prisão em Brasilia pelo crime de homicídio,artigo 121. Diante dos fatos o autor foi encaminhado para a delegacia onde está a disposição da justiça.

ROTA - Dignidade acima de tudo! CAPTURA DE PROCURADO.


Em patrulhamento de ROTA pela rua: Vinte e três de novembro, bairro Vila Progresso zona leste da capital paulistana, equipe suspeitou da atitude e abordou IVO APARECIDO SILVA, RG: 47.609.922.
Durante busca pessoal nada de ilícito foi localizado, porém após pesquisa junto ao CENTRO DE COMANDO E CONTROLE DA ROTA, foi constatado que o mesmo era foragido do Presídio de Tremembé, tendo pena a cumprir até 2017 pelo crime de tráfico de drogas. Ocorrência apresentada no 22ºDP.



 

Em Caldas Novas, Goiás, Polícia Militar Rodoviária recupera mais veículo furtado

A polícia de Caldas novas não brinca em serviço:

Um veículo furtado em Caldas Novas, foi recuperado por policiais da 1ª CIPMRv 04 (quatro) horas após ser furtado.
O automóvel, GM Chevrolet D 40 que havia sido furtado em Caldas Novas por volta das 17h30min foi recuperado pela equipe do DPMRv de Corumba, composta pelo Sargento Cabral, Cabo Junior e Sd Aleandro por volta das 22h00min.
Os policiais após tomarem ciência do furto, intensificaram o patrulhamento e abordagens e assim conseguiram êxito na recuperação do veículo e ainda prendendo em flagrante P.B.S (25 anos) e F.A.M (34 anos) que estavam ocupando o veículo furtado.
A ação rápida dos Policiais Militares Rodoviário devolveu um patrimônio ao seu proprietário legal, horas após ser subtraído por marginais.

DIANTE DA SITUAÇÃO DE CAOS SOCIAL QUE VIVE CALDAS NOVAS, É PRECISO CONTINUAR LUTANDO CONTRA OS NOSSOS OPRESSORES

A biografia completa de Bob Marley nos faz acreditar na luta contra a opressão:

Robert Nesta Marleymais conhecidocomo Bob Marley1 (Nine Mile6 de fevereiro de 1945 — Miami11 de maiode 1981), foi um cantorguitarrista ecompositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.2 A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimentorastafari.
Hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do Terceiro Mundo e a maior voz deste. Suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up ","Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready "e," Three Little Birds ", e tambem lançamentos póstumos como " Buffalo Soldier "e" Iron Lion Zion ". A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado com Rita Marley (de 1966 até a morte), uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailersdepois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley (lê-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Ky-Mani MarleyJulian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Juventude

Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho deNorval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, umaadolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944. No dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou dando apoio financeiro para sua mulher e filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajando. Após a morte de Norval em 1955, Cedella Booker casou-se com Toddy Livingstone, também de Saint Ann, e mudou-se com Marley para Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston, onde era provocado e rejeitado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura. Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.

Carreira musical

A jornada

Quando foi morar em Trenchtown, Bob ainda novinho já tinha uma ligação forte com a música. Ele e o seu amigo Bunny, filho do homem com quem a mãe de Bob havia casado, improvisavam guitarras feitas de lata e acompanhavam os sucessos vindos da América, particularmente de New Orleans, sintonizados em um mini-rádio transistorizado. Eles captavam Ray CharlesFats DominoBrook Benton (um dos preferidos de Marley) e grupos como os Drifters, que eram muito populares na Jamaica.
Nesta época, a juventude jamaicana fervia com esta gama variada de R&B americanos, mas ter um rádio transístor para captar a nova onda era luxo, por isto nomes como Coxsone Dodd, Leslie Kong e outros, ficaram famosos por seus Sound Systems (sistemas de som), normalmente um furgão equipado com aparelhagem suficiente para fazer a rapaziada se animar com os últimos sucessos chegados dos EUA nas ruas dos guetos.
Por volta do início dos anos 60, o movimento R&B começou a decair nos Estados Unidos e tornou-se difícil a aquisição de discos para satisfazer a dieta insaciável de lançamentos que o povo jamaicano exigia. Os donos dos Sound Systems viram-se então obrigados a investir no talento dos músicos locais. Começava-se a desenvolver nesta época na ilha, uma música que incorporava as tradições musicais jamaicanas com influências do R&B e das Big Bands, resultando no vibrante e agitado som do Ska. A independência da Jamaica em 1962, deixando de ser uma colónia britânica, ajudou a compor o momento de criação de uma música originalmente jamaicana.
Os donos de Sound Systems tornaram-se então produtores. Alugavam algum estúdio de duas pistas, descobriam algum rapaz que tivesse o talento de cantar suas emoções vividas nos guetos de Kingston, e faziam discos de Ska.
Quando Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, parecia ter apenas uma ambição: a música. Mas, muito para agradar sua mãe, que temia que ele se tornasse um rude boy (como são conhecidos os delinquentes juvenis na Jamaica), arranjou um emprego de soldador.
Passava suas horas livres ao lado de Bunny aperfeiçoando as suas habilidades vocais. Eles eram ajudados por um dos mais célebres habitantes de Trenchtown na época, o cantor Joe Higgs, que dava aulas informais de canto para artistas aspirantes que estivessem interessados em aperfeiçoar suas habilidades. Foi numa destas sessões que Bob e Bunny Wailer conheceram Peter Tosh, outro jovem com grande ambição na música.
Em 1962 Bob fez uma audiência para o produtor Leslie Kong, que veio a publicar as suas primeiras gravações. "Judge Not", composta por Bob Marley, foi a primeira. Apesar de as músicas gravadas não terem sido executadas nas rádios e chamado pouca atenção do público, só vieram confirmar a ambição de Marley de se tornar cantor.
No ano seguinte, Bob decidiu que o caminho a seguir seria criar uma banda. Juntou-se com os seus amigos Bunny Wailer e Peter Tosh para formar os "Wailing Wailers". Escolheram este nome para a banda porque diziam que, ao nascer no gueto, nasciam a lamentar, e "wail" signifca "lamentar". O novo grupo tinha um mentor: o percussionista rastafari chamado Alvin Patterson, que apresentou os garotos para o produtor Coxsone Dodd. No verão de 1963, Coxsone ouviu os Wailing Wailers e, satisfeito com o som do grupo, resolveu gravá-los.
Os Wailing Wailers finalizaram seu primeiro single, "Simmer Down" através do selo de Coxsone, durante as últimas semanas de 1963. Já em janeiro do ano seguinte era a primeira nas paradas jamaicanas, e se manteve nesta posição durante os próximos dois meses.
O grupo, Bob, Bunny e Peter juntamente com outro cantor, Junior Braithwaite e mais duas backing vocals, Berverly Kelso e Cherry Smith, eram a grande novidade no cenário jamaicano. "Simmer Down" causou grande sensação na ilha e os Wailing Wailers começaram a gravar com regularidade para o lendário Studio One de Coxsone Dodd. O grupo agora criava novos temas identificando-se com os Rude Boys das ruas de Kingston. A música jamaicana finalmente tinha uma identidade e alguém que falava a mais pura linguagem do gueto.
Nos anos seguintes, a banda de Marley colocou mais alguns hits nas paradas da ilha, o que estabeleceu a popularidade do grupo mas, apesar disto as dificuldades económicas que atravessavam fez com que Junior Braithwaite, Berverly Kelso e Cherry Smith deixassem a banda. Além disso, a mãe de Bob havia-se casado novamente e mudou-se para Delaware, nos Estados Unidos, onde economizou algum dinheiro para mandar uma passagem de avião para o jovem Marley, naquela altura com 20 anos. A intenção da mãe de Bob era que lá ele começasse uma nova vida. Antes de se mudar para a América do Norte, ele conheceu uma jovem chamada Rita Anderson, e no dia 10 de fevereiro de 1966 casaram-se.
A estadia de Marley nos Estados Unidos teve vida curta. Ele só trabalhou lá o suficiente para financiar a sua verdadeira ambição musical. Em outubro de 1966, Bob Marley, depois de oito meses na América do Norte, retornou à Jamaica. Este foi um período decisivo na sua formação, pois o imperador da Etiópia, Haile Selassie, havia feito uma visita de estado na Jamaica em abril daquele ano, e durante o período em que Bob esteve fora, o movimentorastafari ganhou nova vida nas ruas de Kingston. Marley começou cada vez mais a se aprofundar dentro do espírito e cultura rastafari.
Em 1967, a música de Bob já refletia a sua nova crença. Ao invés de cantar hinos para os Rude Boys, Marley começou a compor temas sociais e espirituais, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado. Uniu-se novamente a Peter Tosh e Bunny Wailer para reorganizar o grupo. Eles simplificaram o nome original "Wailling Wailers" para "The Wailers". Rita tinha iniciado sua carreira como cantora e alcançou um grande sucesso com a música "Pied Piper", uma versão cover de uma música pop inglesa. A música jamaicana, por sua vez, estava a transformar-se: o agitado Ska tinha sido substituído por um ritmo mais lento e sensual chamado Rocksteady.
O compromisso que os Wailers vinham assumindo com o movimento rastafari provocou um certo conflito com o produtor Coxsone Dodd. Então, decidiram controlar o seu destino fundando seu próprio selo, Waili'N'Soul. Devido à ingenuidade deles nos negócios, apesar de terem conseguido algum sucesso no princípio, a firma acabou falindo no final de 1967. Apesar disto, o grupo sobreviveu inicialmente como compositores para uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash, que na década seguinte teve um grande sucesso internacional com a música "Stir it Up" de Marley.

No final da década de 1960 e início de 1970, os Wailers também se uniram ao produtor Lee Perry, o mago dos estúdios, que transformou as possibilidades técnicas de gravação numa forma requintada de arte. A união dos Wailers com Lee Perry resultou em algumas das mais belas produções da banda. Faixas como "Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" não foram apenas clássicos, mas definiram a direção do Reggae. Nesta mesma época, o baixista Aston "Family Man" Barret e seu irmão, o baterista Carlton se uniram aos Wailers. Eram eles que formavam a base rítmica dos "Upsetters", o grupo de estúdio de Lee Perry com quem os Wailers tinham gravado em todas aquelas sessões junto ao produtor. Os dois irmãos eram, indiscutivelmente, a melhor sessão rítmica da época e o The Wailers, junto a eles, começou a ganhar forma. Anos mais tarde, Family Man, numa declaração, disse:
Cquote1.svgNós éramos a melhor cozinha e os Wailers o melhor grupo vocal da Jamaica, então nos perguntamos: por que não pôr o mundo de joelhos?"Cquote2.svg
A reputação do grupo era aclamada por tudo quanto era Caraíbas, mas continuavam desconhecidos internacionalmente.
No verão de 1971, Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo até a Suécia, onde o cantor americano tinha sido encarregue de produzir a trilha sonora para um filme sueco. Enquanto estava na Europa, Marley assinou um contrato com a CBS, que naturalmente também era a gravadora de Nash. No verão de 72 todos integrantes dosWailers estavam em Londres promovendo ostensivamente um single para a CBS: "Reggae on Broadway". Mas assim como o filme de Nash, o projeto fracassou e os Wailers se viram em maus lençóis numa terra distante. Como última cartada na Europa naquele ano, Marley dirigiu-se aos estúdios da Island Records, em Londres, e perguntou se podia ver seu fundador Chris Blackwell.
Chris Blackwell, um jamaicano branco, descendente de ingleses, pertencente a uma rica e tradicional família da ilha, havia fundado a Island Records na Jamaica ainda no final dos anos 50 e já estava envolvido com a cultura musical jamaicana, mesmo antes da época do Ska. A companhia foi uma das pioneiras em exportar a música jamaicana para o mundo e na década de 60 se tornou a principal responsável por lançamentos e divulgação da música da ilha no Reino Unido, desde o Ska, passando peloRocksteady até o Reggae. A Island, ainda nos anos 60, também expandiu seus negócios para o rock'n roll, tendo em seu "casting" artistas como Traffic,Jethro TullKing CrimsonCat Stevens, Free e Fairport Convention. Assim, quando Marley fez seus primeiros passos dentro da Island em 1971, ele estava se conectando com a mais quente das gravadoras independentes na época.
Blackwell sabia da reputação de Marley na ilha caribiana. Tanto o lado no qual eram conhecidos como um bando de Rude Boys, quanto a de que eram de qualidade e fibra inigualáveis e que, acima de tudo eram muito populares e respeitados tanto na Jamaicacomo, já na época, em todo Caribe. Foi oferecida ao grupo uma oferta de confiança aonde Chris Blackwell, o contratante, dava um adiantamento de £ 4.000 (o equivalente aproximadamente a US $ 8.000), e uma carta branca para eles irem para a Jamaica e produzirem o material para o primeiro álbum do The Wailers na Island Records. Pela primeira vez uma banda de Reggae tinha este tipo de tratamento, comparável aos seus contemporâneos do rock n' roll, com acesso ao mais alto nível de gravação. Antes disso, considerava-se que Reggae só vendia discos "singles" ou coletâneas de baixo custo. Blackwell foi advertido por várias pessoas a não confiar tanto assim nos garotos e que possivelmente eles sumiriam com o dinheiro sem que se visse resultado de gravação alguma. Depois de alguns meses, os Wailers estavam de volta a Londres com o material que haviam gravado nos estúdios da Island em Kingston.
Para tornar o material mais agradável aos ouvidos do público internacional, foram acrescentadas às gravações originais, solos de guitarra e linha de teclados executadas por músicos ingleses. A estratégia de Blackwell consistia em lançar os Wailers como uma nova banda de Rock, composta por negros jamaicanos. O resultado disso foi o álbum "Catch a Fire", com uma sugestiva embalagem em forma de isqueiro, de onde se retira o vinil abrindo a tampa. O disco foi pesadamente promovido, iniciando a partir daí a escalada internacional do sucesso e reconhecimento de Bob Marley.
A cadência de Marley, aliada a suas letras de paz, protesto e engajamento social contrastavam completamente com o que rolava no cenário do rock da época. A gravadora decidiu que os Wailers deveriam excursionar fazendo shows tanto no Reino Unido, como também nos Estados Unidos, de novo uma completa novidade para uma banda de Reggae. A banda embarcou numa excursão pela Europa, o que a solidificou em suas performances ao vivo. Depois de três meses, voltaram à Jamaica, e Bunny, decepcionado com a vida na estrada e o pouco dinheiro que ganhavam, recusou-se a participar da tour pelos Estados Unidos. Foi substituído por Joe Higgs, o mestre musical dos ainda adolescentes Wailers, nos tempos de Trenchtown. Nos Estados Unidos, Bob Marley e seus parceiros lotaram alguns clubes noturnos e abriram shows para outros artistas. A repercussão da banda em suatournée andava tão bem que foram arranjadas 17 datas para os Wailers abrirem os shows de Sly & The Family Stone, na época a maior banda de Black Music da América. Depois de abrir quatro shows para Sly, Bob Marley e sua banda foram retirados da tournée. Pelo que parece, Bob Marley & The Wailers destacavam-se mais do que a banda que deveria ser a atração principal.
O primeiro sinal da projeção de Bob Marley como astro internacional viria através de um presente de Chris Blackwell, para o proeminente novo artista. Logo após o impacto do álbum "Catch a Fire" no mercado europeu, Blackwell entregou a Marley as chaves da Island House, uma imponente mansão situada na Hope Road Avenue, parte rica de Kingston, inclusive muito próxima à sede do governo, que ficava rua abaixo com seus imensos jardins. Em pouco tempo o novo "yard" de Marley tornou-se um núcleo de criação e uma espécie de comunidade, com acesso livre para toda a família, amigos do gueto, rastas, namoradas de uns e outros, músicos, jornalistas estrangeiros, e mais alguns outros que eventualmente apareciam para jogar o famoso futebol de fim de tarde no estacionamento da casa. Bob Marley, como revelam relatos de amigos e família, dava dinheiro e comida para pessoas que vinham da favela pedir. Era comum formar filas de mulheres com bebés, crianças, jovens e até mesmo homens que queriam começar um pequeno negócio, na porta da casa do músico.

Este clima de euforia de uma nova vida comunitária religiosa e criativa encontraria sua tradução no disco "Burnin", segundo lançamento dos Wailers pela Island Records, no final de 1973. As músicas, com um conteúdo ainda mais politizado e social que as do álbum anterior, atingiam o público branco da Europa e Estados Unidos com clássicos como "Get Up, Stand Up", na qual Bob alerta as pessoas para que lutem por seus direitos , "I Shot the Sheriff", etc. Estava a acontecer uma verdadeira revolução musical e ideológica.
Celebridades como Paul McCartneyMick Jagger começavam a admirar o ascendente trabalho do jamaicano. O lendário Eric Clapton ressurgiu regravando "I Shot the Sherif", de Marley, versão que atingiu os primeiros lugares nas paradas, colocou o guitarrista inglês novamente no cenário musical e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Bob Marley & The Wailers.
Em outubro de 1974, "Natty Dread" foi lançado. Graças ao sucesso da faixa "No Woman No Cry", que atingiu o primeiro lugar na parada inglesa, Marley tornou-se ainda mais popular. A essa altura, o grupo já não contava mais com Bunny Wailer e Peter Tosh, que partiram para suas carreiras solo e foram substituídos pelas I-Threes: as cantoras Judy Mowatt, Marcia Griffiths e a mulher de Bob, Rita Marley.
Com o lançamento do próximo disco, "Rastaman Vibration", em 1976, o cantor conquistou a fama nos Estados Unidos. Na Jamaica, a sua fama já era quase mística, e em grande parte graças às mensagens de suas músicas, o pensamento rastafari estava a tornar-se muito popular nos guetos jamaicanos. Em meio a este quadro, também havia o fato de o imperador etíope Haile Selassie, considerado pelos rastas como a representação de Deus na Terra, ter falecido no final de 1975.

Tiroteio e a violência eleitoral


A continuação da jornada musicalEm 1976, ano de eleições parlamentares na Jamaica, a ilha vivia um dos períodos mais sangrentos da sua história. Havia, praticamente, uma guerra civil entre jovens militantes que defendiam partidos distintos. Bob Marley quis dar um show gratuito pela paz e pela união da juventude. O então primeiro-ministro, líder do partido PNP, Michael Manley, apoiou e deu força à ideia do concerto pela paz, para supostamente apaziguar as tensões antes das eleições, marcadas para dali uns dias. Dois dias antes do show, porém, a casa de Bob Marley na Hope Road Avenue foi invadida por um grupo de pistoleiros defensores do candidato opositor a Michael Manley, que invadiu a sala onde Marley estava a ensaiar, e disparou tiros em todas as direções, com o intuito de o matar. Miraculosamente, ninguém foi morto no ataque noturno. Don Taylor, empresário de Marley, estava a aproximar-se dele no exato momento em que os homens começaram a disparar, levando vários tiros e tendo, como legado deste fato, uma vida sobre a cadeira de rodas. Rita Marley levou um tiro de raspão na cabeça. O projétil ficou alojado em seu couro cabeludo. Marley recebeu um tiro que raspou seu peito logo abaixo do coração e penetrou profundamente em seu braço esquerdo. O caso de Marley foi o menos grave entre os atingidos, sendo o primeiro a sair do hospital. No dia 5 de Dezembro, Bob, depois de muitos alertas, resolveu subir ao palco do festival mesmo baleado. Ainda com os curativos, Marley se apresentou no concerto "Smile Jamaica", pela paz, e depois mostrou os seus ferimentos ao público. Nesta ocasião, ao ser questionado sobre o fato de comparecer ao show mesmo baleado, o músico disse uma de suas mais conhecidas frases: "As pessoas que estão a tentar destruir o mundo não tiram um dia de folga. Como posso eu tirar, se estou a fazer o bem?"

Logo após o concerto "Smile Jamaica", o cantor mudou-se para Londres, temendo que fosse vítima de outro atentado político, devido aos temas e críticas políticas e sociais de suas músicas. Em Londres, gravou seu disco "Exodus". A partir de então, o sucesso dos Wailers só aumentou e cada disco lançado destacava-se nas primeiras posições inglesas e americanas.
Bob Marley voltou a morar na Jamaica em 1978. O músico resolveu conceder um concerto gratuito em Kingston para comemorar o seu retorno. No dia 22 de abril de 1978, Bob Marley & The Wailers apresentaram-se no Estádio Nacional de Kingston, no famoso "One Love Peace Concert". Neste show, Marley chamou ao palco o então primeiro-ministro jamaicano,Michael Manley, líder do partido PNP, e Edward Seaga, líder do partido da oposição, para que dessem as mãos e fizessem um juramento de paz. A multidão que assistia ao concerto foi à loucura.
Ainda em 1978, Bob foi pela primeira vez aÁfrica, onde visitou o Quénia e a Etiópia, país sagrado reverenciado pelo movimentorastafari. Depois de uma nova tournée pelaEuropa e EUA, o grupo lançou o disco ao vivo "Babylon By Bus", e tocou na Austrália,Japão e Nova Zelândia. Em 1979, Bob Marley & The Wailers lançaram seu álbum mais politizado de todos. "Survival" tinha como tema nas suas músicas os problemas sociais e políticos pelos quais o continente africano passava, como guerras, fome e o domínio branco. Neste álbum, foi lançada a música "Zimbabwe": uma música de apoio aos rebeldes negros da Rodésia, que estavam prestes a conquistarem sua independência do domínio branco, criando o estado do Zimbabwe. "Africa Unite" também é uma música clássica deste álbum, que mistura assuntos da fé rastafaricom a situação social dos africanos. "Survival" chegou a ser censurado pelo regime do Apartheid na África do Sul. Mas, por sua vez, África era o único continente em que o grupo ainda não se havia apresentado. Porém, em 1980, após terem se apresentado no início do ano no Gabão, Bob Marley e sua banda foram convidados a se apresentarem na cerimonia de independência do Zimbabwe. Bob Marley & The Wailers apresentaram-se em 18 e 19 de abril na festa de independência, em Harare, no Zimbabwe.
Em maio de 1980, foi lançado "Uprising", sucesso instantâneo no mundo inteiro com hits como "Could You Be Loved" e a comovente faixa de encerramento "Redemption Song". Os Wailers embarcaram na sua maior tournée europeia, arrasando quarteirões em todos os lugares em que passaram, incluindo o legendário show em MilãoItália, com público estimado em 100.000 pessoas, recorde absoluto até então para qualquer banda do mundo. Bob Marley & the Wailers eram simplesmente a banda em tournée mais importante daquele ano e o álbum "Uprising" bateu todas as paradas de sucesso no continente europeu. Foi um período de máximo otimismo na carreira de Bob Marley.

A descoberta do câncer e a batalha contra a doença

Diagnóstico

Após a tournée europeia, com uma vasta agenda marcada, Bob Marley e a banda partiram para os Estados Unidos, quando fizeram dois shows no Madison Square Garden. Durante a segunda apresentação, Bob passou mal no palco e começou a ser averiguado o que se passava com o ídolo do reggae. Bob, embora com problemas de saúde, chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do Reggae tinha câncer. A doença teria sido decorrente de um ferimento infeccionado no dedão do pé, que ele teria sofrido em 1977, durante uma partida de futebol em Londres. A ferida, quando feita, não havia cicatrizado, e sua unha posteriormente havia caído; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, porém Marley recusou-se a fazê-lo devido à sua filosofia rastafari, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar (motivo pelos quais os rastas deixam crescer a barba e os dreadlocks). Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge.

Colapso e tratamento

cancro espalhou-se para o cérebro, o pulmão e o estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha, no final de 1980 e início de 1981. Durante algum tempo, o estado de Marley parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do doutor alemão.

Morte

Em maio de 1981, quando o Dr. Joseph Issels anuncia que nada mais poderia ser feito, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de Miami. A sua mãe segurava a sua mão aos prantos enquanto Bob a consolava pedindo que secasse as lágrimas dizendo: "Mãezinha não chores. Vou à frente para preparar um lugar." Faleceu pouco antes do meio-dia de 11 de maio de 1981. Menos de 40 horas depois de deixar a Alemanha.

Reputação póstuma

A música, a mensagem e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde a sua morte. Também lhe deu um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo inteiro. É considerado o rei do Reggae e é visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, e um dos maiores defensores da paz, da liberdade e da igualdade social e de direitos. Após a sua morte, a data do seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.

Convicções políticas e religiosas

Bob Marley era adepto do movimento político-religioso rastafari, que proclama Haile Selassie(imperador da Etiópia falecido em 1975) como a representação divina na Terra e que defende o retorno do homem negro pelo mundo para a África. Bob Marley, altamente influenciado pela filosofia rastafari, expressava espiritualidade e defendia a liberdade, paz, igualdade social e de direitos, o amor universal e a irmandade para toda humanidade nas suas músicas, fazendo com que o movimento rastafari fosse conhecido pelo mundo inteiro.Mortimer Planno foi um ancião rasta que deu-lhe ensinamentos sobre o movimento.
Cquote1.svgSe todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? - Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. - Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro.Cquote2.svg
Bob Marley
Marley era um grande defensor da planta Cannabis, usada por ele no sentido da comunhão. Na capa de Catch a Fire, inclusive, ele é visto a fumar uma "ganza", e o uso espiritual de cannabis, característico do movimento rastafari, é mencionado em muitas das suas músicas. No movimento rasta, os dreadlocks representam a força espiritual, as raízes (assemelham-se, literalmente, a raízes) que une o homem à Mãe África.

Controvérsia sobre o local do túmulo

Em janeiro de 2005 foi divulgado que Rita Marley estava a planear exumar os restos de Bob Marley e enterrá-los em Shashamane, Etiópia. Ao anunciar sua decisão, Rita afirmou que "toda a vida do Bob foi centrada em África, não na Jamaica". Os jamaicanos foram amplamente contra a proposta, e a comemoração do aniversário de Bob em 6 de fevereirode 2005 foi celebrada em Shashamane pela primeira vez, pois, antes todas as outras haviam sido realizadas na Jamaica.

Prêmios e honrarias