domingo, 25 de setembro de 2016

Um PARE pela vida” do HUGOL conscientizou mais de 4 mil motoristas


Duas pessoas com vidas distintas, mas com histórias que se cruzaram por uma fatalidade: Reinaldo Gomes Dourado e Clarim José da Costa são “colegas de quarto” na Clínica Ortopédica do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL, ambos vítimas de acidente de trânsito, um de moto dentro da cidade e o outro de carro, retirado da rodovia por um caminhão. Internados há quase um mês na unidade, retratam o cenário cada vez mais trágico do trânsito. 
Indo além da assistência aos pacientes de alta e média complexidade, do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL promoveu nessa sexta-feira, 23, uma blitz educativa dentro do âmbito de seu programa PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, no cruzamento das avenidas Perimetral Norte e Mato Grosso do Sul, conscientizando cerca de 4300 motoristas através da distribuição de materiais, com o apoio do Detran, SMT, Corpo de Bombeiros e SAMU. Para Marcelo Haraguchi, motorista que trafegava durante a blitz, essas ações “são muito importantes para conscientizar a população, despertando a educação no trânsito”. 
Por um longo período os hospitais foram vistos apenas como instituições voltadas ao tratamento de traumas e doenças e, apesar de essa ainda ser sua essência primordial de atuação, o papel desses aparelhos tomaram nova perspectiva: a promoção da saúde, através da conscientização e da prevenção.
De acordo com o Diretor Geral da unidade, Dr. Hélio Ponciano, “como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade, e a Semana Nacional do Trânsito se figura como um momento de reflexão sobre esse cenário trágico”.
O HUGOL realizou 3.615 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, de janeiro a agosto de 2016, o que representa quase 20% do total dos atendimentos de Urgência e Emergência da unidade. Destes, 63% referem-se a acidentes envolvendo motociclistas, 27% a outros tipos de veículos e 10% a atendimentos para vítimas de atropelamento. 
Horácio Ferreira, Gerente de Educação de Trânsito do SMT, destaca a necessidade de uma integração de diversas instituições e atores envolvidos nesse tema. “Para uma real mudança, a responsabilidade do trânsito não está apenas sob um órgão, mas sim também de cada um que nele convive”, relata o gerente fazendo referência à importância da parceria com o HUGOL para a conscientização da sociedade.

ESTADO VAI REPASSAR MUITO DINHEIRO PARA CALDAS NOVAS DO ICMS ECOLÓGICO


O Conselho Deliberativo do Índice de Participação dos Municípios (COÍNDICE) divulgou a lista de municípios goianos que se habilitaram para participar da distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico para o ano de 2017, referente a 2016. 

O ICMS Ecológico beneficia municípios que abrigam em seus territórios unidades de conservação ambiental, ou que sejam diretamente por elas influenciados ou, ainda, aqueles que possuam mananciais de abastecimento público. A Lei Complementar número 90, de 22 de dezembro de 2011, distribui 5% do ICMS aos municípios que atendem a pelo menos três critérios da legislação, fiscalizando, defendendo, recuperando e preservando o meio ambiente desde 2012. 
A Lei Complementar estabeleceu que a distribuição do percentual se daria de forma gradativa, 1,25% em 2012, 2,5% em 2013, 3,75% em 2014 até chegar a 5% em 2015. Em 2016 os municípios aptos ratearam entre si mais de 2,5 bilhões de reais (R$ 2.599.361.259,35). A estimativa da Associação Goiana de Municípios (AGM) é que em 2017 o repasse seja de cerca de 3 bilhões de reais. 
Em 2017 cinco municípios goianos receberão 0,75% por atenderam a pelo menos três critérios da legislação. São eles: Aporé, Buritinópolis, Campo Limpo de Goiás, Sítio d’Abadia e Teresina de Goiás. Outros 16 municípios serão beneficiados com 1,25% do repasse por atenderem a pelo menos quatro critérios. Eles são: Anicuns, Alexânia, Baliza, Buriti de Goiás, Campestre de Goiás, Cavalcante, Damianópolis, Hidrolândia, Mozarlândia, Nazário, São Francisco de Goiás, São João d’Aliança, Serranópolis, Silvânia, Trombas, Valparaíso de Goiás.
Os outros 54 municípios contemplados com imposto atenderam a pelo menos seis critérios e vão receber 3,0% de participação. São: Abadia de Goiás, Abadiânia, Água Limpa, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorado do Norte, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Britânia, CALDAS NOVAS, Catalão, Ceres, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Corumbá de Goiás, Cristalina, Firminópolis, Formosa, Goianápolis, Goianésia, Goiânia, Goiás, Guarani de Goiás, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Mambaí, Mineiros, Morrinhos, Mossâmedes, Nerópolis, Nova Crixás, Nova Roma, Ouro Verde de Goiás, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Paraúna, Piracanjuba, Pirenópolis, Planaltina, Posse, Quirinópolis, Rio Quente, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo e Terezópolis de Goiás. 

Acusado de homicídio, cinegrafista de Cascavel é preso em Curitiba

Um cinegrafista de Cascavel , no Oeste do Paraná, foi preso em Curitiba nesta semana. Ele é acusado de envolvimento no homicídio de Denis Eduardo Pascoski, 19 anos, morto no município no dia 24 de agosto. 
De acordo com as investigações, no dia do assassinato, criminosos chegaram em uma casa, no bairro Brasmadeira, e chamaram a vítima pelo nome. Quando ela perguntou sobre quem estava no local, os bandidos se identificaram como policiais. Assim que Eduardo abriu a porta foi alvejado. Ele foi socorrido pelas equipes do Siate, mas morreu ao chegar ao hospital.
Outro acusado de participar do crime,  Cleberson Luiz de França Ferreira, também foi preso. 
Jesse foi desligado do portal de notícias que trabalhava após ter o nome citado como suspeito do crime. Bem conhecido no meio policial, ele tentou atrapalhar o curso das investigações, segundo informou a Polícia Civil.
Colaboração: Cristiane Guimarães/Rede Massa.

Aviso aos moradores de Goiás e Distrito Federal


Na manhã de ontem,  (24/09), esse vagabundo pediu café pra uma senhora na Quadra 07 de Sobradinho, e no momento em que ela foi pegar o café, ele entrou na casa e a agarrou pelo pescoço, com os gritos da vítima, ele fugiu, mas deixou os documentos no lote. Os policiais constataram que ele é foragido de Juazeiro do Norte-CE.
Ele estava de camisa branca listrada e bermuda bege. Quem ver esse vagabundo, liga pra polícia.

DOIS LADRÕES PRESOS APÓS ASSALTO NA BR-020 - PLAN-DF

Na tarde de ontem (24/09), policiais militares da viatura 074, patrulhavam a área das Estâncias, quando foram informados por populares, que dois indivíduos haviam cometido um assalto na parada de ônibus do DVO, e que haviam entrado em um ônibus, em direção a Planaltina-DF, imediatamente os policias foram atrás do ônibus citado e próximo ao posto Itiquira, conseguiram prender os dois ladrões. Eles estavam com dois celulares, dinheiro e um revólver cal. 38 com 6 munições intactas, o qual foi utilizado no crime. 
João Paulo de Lima, 19 anos e Mateus da Conceição Barbosa, 20 anos, foram encaminhados para 16ª DP.

João Paulo, havia cometido outro assalto no dia 03/09/16, em uma Distribuidora de Bebidas na Quadra 01 do Buritis I. Ele e seu comparsa foram reconhecidos nas filmagens.
Quem reconhecer esses indivíduos como autores em outros assaltos pode se dirigir a uma Delegacia de Plan-DF e relatar o fato, para que eles respondam na justiça pelos crimes cometidos.

VEREADOR É MORTO APÓS COMICIO

Informações dão conta de que após um comício realizado na localidade de São Nicolau, município de Aiuaba- Ceará,  .um vereador ao descer do palanque foi surpreendido por indivíduos armados, e foi alvejado a bala e logo os suspeitos tomaram de assalto uma moto e fugiram.
A vítima foi socorrida ainda com vida ao HNSP (Nossa Senhora do Patrocio) mais não resistiu. A Polícia Militar foi acionada e já está realizando diligência em busca dos suspeitos._
Vítima foi o vereador José Valmir de Souza de 57 anos_