sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

NÃO É NO BRASIL, É NA ROMÊNIA E É CRISE ECONÔMICA

Cerca de 50 mineiros entraram no terceiro dia do protesto subterrâneo próspera contra os planos do governo para reestruturar estatal de energia empresa Complexul Energética Hunedoara, CEH, que foi declarada insolvente em janeiro.
Centenas de mineiros em minas e Lone vulcão começou o protesto na segunda-feira, temendo que eles perderiam seus empregos.
Alguns continuaram a permanecer na clandestinidade, outros entraram em greve de fome enquanto outros têm desceu sobre a galeria, mas não funcionou.
"Estamos à espera de medidas claras pelo governo para nos ajudar. Todos os mineiros protestam contra planos para reestruturar a empresa por meio de cortes de empregos e vamos continuar a protestar até que tenhamos a confirmação de que CEH não seria declarada falida ", disse Ioan Ciubotaru, um líder sindical.
Os sindicatos também se queixam más condições de trabalho, falta de segurança e as condições neste sector exigem mais dinheiro para ser investido para melhorar a situação.
Para resumir o problema, gerente geral Viorel Stancu CEH demitiu terça-feira, apenas uma semana depois de ter nomeado para este cargo.
O ministro da Energia da Roménia Victor Grigorescu disse que mirëkuptonte pessoas em uma situação difícil, mas que a empresa precisa ser reestruturada de qualquer maneira.
"Nós temos que esperar para um plano claro pelo administrador judicial. Até então, os mineiros terão que voltar ao trabalho ", disse Grigorescu quarta-feira.
Especialistas dizem que não há outra opção além de reduzir os custos e reduzindo postos de trabalho. "A Roménia não pode pagar milhões por ano a ser pago para manter uma indústria que não foi modernizado e não é eficiente", comentou o analista econômico Ilie Serbanescu.
Complexul Energética Hunedoara, que inclui usinas e minas com fossas abertas qymyrui registradas perdas de 404 milhões de lei (90 milhões de euros) no ano passado.
A empresa produz cinco por cento da eletricidade do país e emprega 6.300 pessoas, a maioria dos quais estão nas minas de carvão.
Mining era uma vez uma indústria florescente na Roménia, empregando quase meio milhão de pessoas, incluindo postos de trabalho acima do solo.
A indústria foi duramente atingida por um programa lançado em 1997, com a assistência do Banco Mundial, que teve como objetivo fechar minas não rentáveis. Desde então, cerca de 550 minas foram fechadas, dos quais, 100 eram minas de carvão.
Reestruturação do setor de mineração tem sido difícil devido à falta de investimento estrangeiro e a falta de vontade dos funcionários a tomar medidas drásticas que poderiam trazer mais encerramento das minas não rentáveis.
emprego excessivo, más condições de trabalho e métodos ineficientes de Romania pagar cerca de 400 milhões de euros por ano na forma de subsídios e ajudas aos mineiros e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário