sábado, 16 de fevereiro de 2013

POLICIAL DENUNCIA



Segurança Pública às custas do Policial.

          Ao entrarmos em uma repartição pública é normal observar vários tipos de equipamento que são utilizados para o desempenho da atividade fim do respectivo órgão. Em se tratando de trabalho típico de escritório materiais como: canetas, computadores, papel, entre outros, são remetidos pelo órgão central e destinados aos servidores da respectiva unidade operacional. Outra forma de suprir as necessidades de equipamentos é por meio de repasses de recursos, deste modo todo o material necessário será adquirido. Essa é a prática adotada a nível da Administração Federal por exemplo; o repasse acontece e é rigorosamente controlado pelo Governo.

           No entanto a realidade da Atividade Policial no Brasil caminha por uma triste realidade. Materiais como canetas, pranchetas; e equipamentos tais como: Rádios HT; Algemas, Cassetetes, spray de pimenta, tudo isso é adquirido pelo Policial utilizando para tanto o próprio salário. As cenas de filmes norte-americanos nos quais o Policial aparece equipado e pronto para o serviço policial não é a realidade por aqui. Somente para citar, a primeira algema que este Policial que escreve este artigo utilizou no Serviço Operacional foi adquirida do mesmo modo que todos os outros Policiais brasileiros, ou seja, utilizando o próprio salário.


          Um dos problemas da Atividade Policial é repassar ao agente público (Policial) o custo da atividade desenvolvida. Se um policial novato é constrangido ou orientado a comprar tais equipamentos utilizando o próprio salário o Estado onerou esse trabalhador. Com isso a família do Policial teve diminuída a possibilidade financeira a que o policial tem acesso. 
          O fato é, isso jamais deveria acontecer. O Policial não tem que arcar com o custo da Atividade Policial. Todas as instituições de Segurança Pública do Brasil recebem verbas para adquirir equipamentos e mantê-los em bom estado de conservação e utilização, isso quer dizer que o correto seria o policial receber sem custo algum todos os equipamentos que irá utilizar no serviço Policial. Somente para ilustrar, imaginar que não seria fornecido a um trabalhador os equipamentos mínimos de que necessite seria um absurdo. Veja o caso das empresas de vigilância privada, guardadas as devidas proporções muitos destes profissionais recebem todos os equipamentos citados acima para serem utilizados no desempenho da atividade de vigilância. No Brasil o Policial Militar paga mês a mês um valor descontado em folha pelo uniforme que recebe.

          Infelizmente ainda há a cultura de que os equipamentos necessários para a Segurança Pública são apenas viaturas modernas e armamento confiável. Acreditamos que a questão da violência no Brasil deve ser enfrentada com todos os recursos disponíveis. A falácia de que a remuneração do Policial não é a única coisa que o motiva é no mínimo mentirosa. Policiais precisam ser remunerados à altura do perigo a que estão expostos. De fato existem Policiais que se doam no serviço, não somente pelo salário que recebem ao fim do mês, mas por que amam o que fazem. Todos os dias Policiais do Brasil morrem ou se lesionam gravemente cumprindo a árdua missão de garantir um mínimo de Segurança Pública ao cidadão. Isso deve ser honrado.

Alexandre Mendes- fundador do SITE:




http://www.amigopolicial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário