domingo, 11 de outubro de 2015

Prefeitura firma parceria com Unifan para estação ecológica

Jardim Botânico terá espaço de pesquisa e divulgação periódica, equipamentos de ginástica e contemplação. Assinatura do termo de cooperação acontece nesta sexta-feira, 02, às 17h

O prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira, assina nesta sexta-feira, 02, às 17h, termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Goiânia e a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) para criação da Estação Ecológica Alfredo Nasser dentro do Jardim Botânico da capital. A assinatura será feita no gabinete do prefeito, no 5º andar do Paço Municipal.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) atuou no processo de diálogo com a Unifan para implantar no Jardim Botânico um espaço de pesquisa e divulgação periódica, criando condições para se atingir um dos requisitos que podem elevar o parque ao nível A – considerada a categoria de excelência entre os Jardins Botânicos. Além disso, as pessoas poderão fazer exercícios físicos ao ar livre, com a integração prevista de equipamentos de ginástica à unidade de conservação, dentro do conceito de sustentabilidade, marca desta gestão municipal de Paulo Garcia, priorizando a interação positiva entre o cidadão e o meio ambiente.

“Esta parceria (público-privada) vai beneficiar a população que está próxima ao Jardim Botânico e terá condições ainda melhores de usufruir do parque, contribuindo para o bem-estar coletivo”, avalia o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável da capital, Nelcivone Melo.

Segundo o consultor e assessor técnico Osmar Pires Martins Júnior, o projeto se insere no contexto da Operação Urbana Consorciada do Jardim Botânico (OUC/JB), desenvolvida pelo Instituto Cidades em parceria com o município. A OUC/JB criará um modelo diferenciado de uso e ocupação do solo no entorno da unidade de conservação, sem a formação de paredões de arranha-céus e adaptado à realidade local.

Ainda de acordo com Osmar, não serão admitidos mais de um pavimento e nem subsolo no entorno do parque. As medidas evitam o rebaixamento do lençol freático, permitem a ventilação, a permeabilidade do solo e a visualização da paisagem, socializando os benefícios sociais, econômicos e ambientais proporcionados pela área verde. “Com esse termo de cooperação, a Unifan estabelecerá uma relação permanente entre as duas instituições”, completa.

Luís Gustavo Rocha, da editoria do Meio Ambiente - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Foto: Mauro Júnio

Nenhum comentário:

Postar um comentário