sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ex-prefeito do PMDB Iris Rezende é o preferido em todos os cenários levantados pelo Instituto

O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), confirma o favoritismo à disputa do ano que vem pelo Paço Municipal. Na primeira pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral de 2016 na capital, Iris lidera em todos os cenários apresentados pelo Instituto Paraná.
O levantamento, encomendado pela Record Goiás e divulgado com exclusividade pelo Jornal Opção, é a primeira a avaliar os possíveis quadros para a eleição do ano que vem na capital.
No primeiro deles, em que se consideram dois pré-candidatos do PSDB — Delegado Waldir e Jayme Rincón –, o peemedebista aparece com 37,9% das intenções de voto. Em segundo lugar, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), com 18,6%. Logo atrás, com 15,3%, o deputado federal Delegado Waldir (PSDB).
Candidata do atual prefeito, Paulo Garcia (PT), a petista Adriana Accorsi marca 11,3%; seguida do colega na Assembleia Virmondes Cruvinel (PSD), com 2,5%; de Gilvan Máximo (PRB), 1,6%; e do tucano Jayme Rincón, 0,2%. Não sabe, 5,5%; e não votam em nenhum, 7,2%.
Neste cenário, o melhor desempenho de Iris é entre homens (42,1%), na faixa etária de 45 a 59 anos (42,5%), com Ensino Fundamental (52,2%) e que se consideram nas classes D e E (55,4%).
Sem Waldir

Quando se retira o nome do Delegado Waldir da pesquisa, as intenções de voto de Iris Rezende sobem para 41,4%. Vanderlan Cardoso segue em segundo lugar, subindo para 22,6%. Já a petista Adriana Accorsi galga uma posição e aparece com 15,9%. Virmondes Cruvinel tem 3,3%; Gilvan Máximo, 1,8%; e Jayme Rincón, com 0,6%. Os que não sabem somam 5,5% e os que não votariam em nenhum, 7,2%.
Na análise por grupos específicos neste cenário, Iris Rezende chega a atingir 61,4% da preferência dos eleitores que se consideram das classes D e E.
Sem Jayme
Considerando apenas o deputado-delegado como candidato do PSDB, o terceiro cenário fica idêntico ao primeiro. Isso porque Waldir Soares aparece na terceira posição, com 15,3% dos votos. Iris segue na liderança, com 37,9%; Vanderlan se coloca novamente em segundo, marcando 18,6%.
Adriana Accorsi aparece em quarto, com 11,3%; seguida de Virmondes Cruvinel, 2,5%; e Gilvan Máximo, 1,8%. Não sabem, 5,5%; nenhum deles 7,2%.
Dobradinha PMDB/PT

Quando o Instituto Paraná retira o nome da petista Adriana Accorsi da corrida eleitoral, considerando uma possível chapa entre o PT e o PMDB, Iris pouco se beneficia da aliança.
Isso porque o peemedebista cresce apenas dois pontos percentuais, marcando 39,9% — ante os 37,9% nos outros cenários em que a deputada disputa.
Vanderlan Cardoso mantém o segundo lugar, com 21,5% dos votos. Delegado Waldir aparece em seguida, empatado tecnicamente com o pessebista, com 19,5%. Virmondes Cruvinel e Gilvan Máximo marcam 3,3% e 1,8%, respectivamente. Jayme Rincón não pontuou. Não sabem, 6,%; nenhum, 8%.
Novamente, o melhor desempenho de Iris está entre os que se declaram das classes D e E: 55,4% votariam no pré-candidato do PMDB.
A pesquisa ouviu 644 eleitores em todas as regiões de Goiânia, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2015. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sem nomes

Quando se pergunta ao eleitor goianiense em quem ele votaria para prefeito, mas sem apresentar nenhum nome, Iris segue na liderança. Ele foi mencionado por 7,6%; seguido de Vanderlan Cardoso, com 2%. Adriana Accorsi e Delegado Waldir marcaram 0,6%, cada um. Os outros candidatos somaram 1%.
A mais de um ano das eleições, o número de pessoas que ainda não sabe em quem votaria está dentro do padrão: quase 84% não conseguiu responder a pergunta. Os que não votariam em nenhum somaram 4,5%.

Análise

Diretor do Instituto Paraná, Murilo Hidalgo revelou durante entrevista ao Jornal Opção que o ex-prefeito é, de fato, o favorito à sucessão de 2016 na capital. “Em todos os cenários, Iris leva uma boa vantagem ante todos os candidatos. No cenário sem o Delegado Waldir, como candidato do PSDB, ele chega a vencer no primeiro turno”, revela.
Mesmo a mais de um ano do período eleitoral, Hidalgo ressalta que a tendência é que o peemedebista mantenha a alta intenção de voto. Isso porque, mesmo tendo sido derrotado nas eleições ao governo de Goiás em 2014, Iris é bem avaliado pela população da capital. “Em tempos de descrédito de políticos, uma rejeição de 30% não pode ser considerada alta”, completa.
Com relação à deputada Adriana Accorsi, Hidalgo afirma que o quadro, hoje, não é favorável: “Só tem os votos dos PT. Mesmo sendo a candidata do prefeito, pontua muito pouco”.
Para ele, o grande destaque da pesquisa é Vanderlan Cardoso, que “pode ter o apoio do governador Marconi Perillo e também da senadora Lúcia Vânia, em um movimento de oposição a Iris”. “Nesta pesquisa, a disputa giraria em torno dos dois”, completa.
No entanto, o diretor faz uma alerta: “Caso Iris não seja o candidato do PMDB, todo mundo vira ‘japonês’. O cenário muda completamente e não há favoritos”.
Fonte: Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário