quinta-feira, 14 de maio de 2015

Carteira de Motorista por apenas U$ 10,00

Quandi eu me mudei para minha segunda universidade, University of Missouri (Mizzou), alguns amigos me falaram que para tirar a carteira de motorista eu precisaria fazer uma prova teórica, uma prova de sinalização, teste de visão e por último uma prova prática. Até aí tudo bem. O problema foi quando eles me falaram que eu poderia fazer tudo isso em um único dia e já sairia com a minha carteira em mãos. Tudo isso iria me custar U$ 10,00 dólares. Eu simplesmente não acreditei nisso tudo até começar o processo. Eu e mais 4 amigos alugamos um carro, chegamos no escritório as 11:00 da manhã de uma sexta-feira. Entregamos os papéis necessários e já estavamos aptos a fazer a prova teórica. Fizemos a prova em um computador. A prova é constituida de 25 questões envolvendo legislação, sinalização, situações no trânsinto e assim por diante. Bem similar ao Brasil. Dessas 25, tinhamos que acertar 20 para ser aprovados. Caso você não consiga, você pode refazer a prova na mesma hora. Sem custo nenhum. No meu caso, fiz a prova e passei de primeira pois eu havia estudado. Após terminar a prova, já fiz a prova de sinalização e o teste de visão. Após ter sido aprovado, eu já estava na fila de espera para fazer a prova prática. Esperei um tempo até ser chamado. Fiz a prova prática, na qual tive que dirigir seguindo as leis de trânsito dos Estados Unidos. Fiz baliza, estacionamento em subida, descida, ruas normais. A prova teve a duração de uns 20 minutos. Voltei para o escritório. Eles me entregaram um documento dizendo que eu estava apto a adquirir minha carteira. Após isso, fomos para um outro escritório para emitir a carteira. Alguns minutos na fila e saimos com uma carteira provisória na mão pelo preço de U$ 10,00 dólares. Após uma semana recebi minha carteira oficial em casa. O que me revolta é que eu acabei de olhar no site do Detran e vi que o valor para fazer uma carteira de motorista, categoria B, é de R$ 1.715,19 reais. Sem contar que o processo todo deve consumir uns 6 meses. Ai eu me pergunto, por que essa diferença? Por que devemos pagar 170 vezes mais que os americanos? E não venham me dizer que aqui eles não sabem dirigir. Porque eles sabem. Apenas acho que as coisas deveriam ser um pouco mais justas no nosso querido Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário