sábado, 4 de abril de 2015

NOMES DOS CRIMINOSOS PRESIDENTES MILITARES SÃO RETIRADOS DAS ESCOLAS DO MARANHÃO

No dia em que o golpe militar brasileiro completa 51 anos, o governo do Maranhão decidiu modificar os nomes das escolas estaduais que homenageavam militares ou personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial. As escolas que tiveram seu nome alterado passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes, que contou com a votação dos profissionais da educação, estudantes, funcionários das escolas e a comunidade do entorno das unidades escolares.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dez escolas, em nove municípios maranhenses, foram identificadas com nomes de ex-presidentes do Brasil que governaram durante o regime militar. A modificação consta no Diário Oficial desta terça-feira 31.
O governador Flávio Dino disse que, a partir da identificação de torturadores pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade, não é razoável que prédios públicos continuem a homenageá-los. “O relatório aponta graves infrações aos direitos humanos cometidos durante esse período e nomeia os responsáveis por esses crimes. O Estado do Maranhão não mais homenageará os responsáveis por crimes contra a humanidade”, disse Dino
Todo o processo de mudança ocorreu com base no Decreto Nº 30.618 de 02 de janeiro de 2015, que veda agentes públicos de atribuir ou propor a atribuição de nome de pessoas, ainda que falecidas, que tenham constado no Relatório Final da Comissão da Verdade, como responsáveis por crimes cometidos durante aditadura.
Novos nomes
Na capital São Luís, a escola estadual que se chamava Marechal Castelo Branco passará a ser chamada de Unidade Jackson Lago. Em Imperatriz, o antigo Centro de Ensino Castelo Branco terá como novo nome CE Vinícius de Moraes. Com o mesmo nome havia também unidades de ensino nos municípios de Caxias, Fortaleza dos Nogueiras e Governador Newton Bello que passarão a se chamar Professora Suely Reis, CE Vera Lúcia dos Santos Carvalho e CE Antônio Macêdo de Almeida, respectivamente.
Já em Timbiras, a antiga escola que levava o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici passará a ser chamada CE Paulo Freire – mesmo nome escolhido pela população de Loreto que substituirá o nome da escola CE Presidente Médice por CE Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário