sábado, 4 de abril de 2015

A ex boia-fria será filósofa e meu filho será médico


"Soube aplicar cada centavo do Bolsa Família que recebia e não uma conformada que não gosta de trabalhar como dizem muitos"
Maria Aparecida França - Araguari/Minas Gerais

Eu sempre acreditei no Brasil, e tinha fé que um dia teríamos oportunidades de estudar. Sou a quinta filha de uma família muito pobre, onde nenhum dos irmãos tem curso superior. Trabalhei desde criança na lavoura e fabricas de roupas, ganhando misérias e, até mesmo, sem receber várias vezes. Comia mal, vestia mal, vivia mal. Adorava estudar, mas não podia, um dia minha patroa disse que não podia me dispensar para eu ir na aula nas terças feiras,e que eu tinha que decidir,o que queria.Mas o terrível é que ela deixava outras faltarem, menos eu.
Deixei os estudos várias vezes para trabalhar, e por problemas de saúde. Quando constitui minha família, fui morar muito longe  e passei momentos difíceis, vendia doces na rua, na porta da escola onde meu filho estudava, e foi muito trabalhoso conseguir ser beneficiaria do bolsa família. Mas com todas as dificuldades eu não perdia a esperança, e quando meu filho dizia que ele não iria para a universidade, eu rebatia, e dizia que a vaga dele estava garantida, que ele passaria no vestibular. Foram momentos de alegria e não de tristeza educar, ensinar meu filho a ter esperança, fé,e nunca em momento nenhum eu duvidei do meu País, nem de nós!
Meu filho agora cursa o terceiro período de Medicina, é fluente e m inglês, tendo também bolsa permanência, e eu o sexto período de Filosofia, fiz uma especialização em história da cultura afro-brasileira e pesquiso sobre a exclusão da mulher afrodescendente. e tem dois anos que faço parte do PIBID (programa de iniciação a docência,e também ,sou bolsista). As bolsas são de extrema importância para que continuemos na universidade, e tenho plena certeza que eu e meu filho contribuiremos muito para o engrandecimento do nosso Brasil.
Somos todos agradecidos a Deus, e a pessoas que mudaram o sistema permitindo uma ex lavradora boia fria, e ex vendedora ambulante, a ser filósofa. E esta futura filósofa e educadora enche a boca para falar que isso tudo só foi possível depois da chegada do Lula e da Dilma ao poder no Brasil. Por tudo isto, e por ver outros também mudando para melhor suas vidas, meu voto e da Dilma sem titubear. Obrigada Brasil, eu sou uma brasileira que soube aplicar cada centavo do Bolsa Família que recebia,e não uma conformada que não gosta de trabalhar como dizem muitos,faço coro as palavras da Dilma: precisamos é de oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário