sábado, 7 de fevereiro de 2015

Qual o nome da faxineira do seu prédio, do seu trabalho, do seu colégio?

Durante meu segundo mês na faculdade de Administração, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era: 
"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?"

Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era baixa, cabelo grisalho, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um colega de sala questionou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
"É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples olá."
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo o primeiro nome dela, que era Marta.
Reconhecimento é a porta da frente de um relacionamento
Em nossa vida corrida, passamos ao lado de muitas pessoas, de altos executivos a faxineiros ou operários fabris. Independente da posição econômica ou profissional de cada um, todos tem o seu valor. Reconhecê-las é parte importantíssima de todo o processo de relacionamento.
Experimente ir a uma lanchonete, posto de gasolina ou qualquer outro estabelecimento olhar para o crachá de quem vai lhe atender e dirigir-se a ele chamando-o pelo nome. Perceba a diferença no atendimento, no sorriso e na simpatia. Reconheça o bom atendimento!
Semana passada estava na colação de grau de um amigo, quando um formando, sabiamente disse, após agradecer todos os seus professores: "Agradeço também a toda a equipe de limpeza, segurança, manutenção e áreas administrativas da faculdade. Nos quatro anos que estive aqui, quase não percebi a presença deles. Mas por eles realizarem seu trabalho com eficiência, fizeram com que nós, alunos, nos concentrássemos somente no aprendizado."
Tenham um ótimo final de semana!
"Gentileza gera gentileza. Sorriso gera sorriso”
Texto de Andrei Rocha Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário