domingo, 15 de fevereiro de 2015

ESTUDO FEITO DURANTE O CURSO DE ROTAM SERÁ APRESENTADO NA NORUEGA

Um estudo coordenado por um oficial da PMDF será apresentado, em maio, no Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em Oslo, na Noruega. O artigo “Impacto das estratégias para lidar com o estresse no desempenho policial: um estudo exploratório”, coordenado pelo tenente-coronel Leonardo José Rodrigues de Sant'Anna analisou o impacto das estratégias de enfrentamento ao estresse durante um curso especializado da PMDF em 2013. Participaram da pesquisa 40 policiais do DF e de co-irmãs, e dois policiais do Panamá. Contou-se também com o apoio da Coordenação do COR/2013 e dos instrutores daquela Unidade Policial especializada.
“É a primeira vez que um artigo policial tipicamente operacional foi aceito pela Associação Europeia de Psicologia Organizacional e do Trabalho”, comemora Sant'Anna. A metodologia, desenvolvida de forma específica pela empresa 4Track para o batalhão de ROTAM, pode ser considerada como pioneira em sua aplicação para a segurança pública e impacta diretamente em uma melhor resolução de conflitos que tenham como componente um possível uso da força no processo de abordagem policial.
Nesta sexta-feira (13), o tenente-coronel e os outros autores do estudo feito, a Doutoranda em Psicologia Organizacional (UnB) e ex-policial Juliana Almeida e o Especialista em Coaching Rafael Rebello Mendonça, foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira e pelo Diretor do Departamento de Educação e Cultura, coronel Fábio Aracaqui de Sousa Lima. Eles discutiram os principais pontos do artigo e sua aplicação institucional, entre eles: a importância do uso ampliado da Psicologia e das estratégias de coping na gestão educacional da PMDF e também a influência transversal desse campo do conhecimento nos cursos realizados pela Corporação.

Quem é o tenente-coronel Leonardo José Rodrigues de Sant'Anna?
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA PÚBLICA
Tem mais de duas décadas de serviço pela PMDF e é graduado em Segurança Pública. Após trabalho em unidade ortodoxa (3º BPM)  foi convidado a atuar como operador e instrutor na área de ações especiais em 1995 (BOPE), realizando a partir daí diversos cursos no Brasil e no exterior, dentre eles Controle de Distúrbios Civis e Operações Químicas (Polícia Militar do Estado de São Paulo*),Táticas Policiais Especiais, Sniper Urbano e Rural, Sniper Avançado, Direitos Humanos, Resgate de Reféns, Abordagens Táticas, Negociação e Proteção de Autoridades e Testemunhas.
É Especialista em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança e ordem Pública pela APMB/UnB e professor da matéria de Gerenciamento de Crises e Negociação para os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública do DF. No campo de Táticas Defensivas é instrutor de Hapkido.
Entre outras funções foi Chefe de Equipe de Segurança do Governador do DF, subcomandante do Batalhão da cidade de Sobradinho (DF) e subcomandante do Batalhão de Policiamento Diplomático (5º BPM), Comandante do Batalhão de Planaltina, Comandante 3º Batalhão da PMDF (Área Norte do Plano Piloto do DF). Na gestão de equipes e unidades policiais especiais atuou como Chefe de Equipe de Negociadores Policiais, foi Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais e Comandante do Batalhão de Cães.  Como experiência em gestão do ensino foi Chefe da Divisão de Ensino da Academia da Polícia (2008 a 2010) Militar de Brasília e chefe da divisão de cursos e capacitações da PMDF (2010).
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA PRIVADA
Iniciou sua atuação em segurança privada a partir de final de 1998, quando iniciou provimento de capacitação desses profissionais em cursos de especialização em tiro, juntamente com a empresa Tactical Explosive Entry School.
A partir de 2000, fundou em Brasília a Sniper Security Corporation, que no mesmo ano desdobrou-se adicionalmente e foi homologada junto à Polícia Federal sob nova denominação: Sniper Academia de Formação de Vigilantes. De 2001 a 2003 atuou em educação de profissionais públicos e privados em cursos junto à Gun Sight, como um dos instrutores daquele grupo, ora coordenado por Luiz Antônio Horta, o Tatai, atual vice-presidente da Glock para a América Latina.
Nesta empresa atuou até o ano de 2005. Depois de retornar de serviço à ONU, fora do Brasil, fundou em 2007 o Grupo Total, Consultoria e Educação em Segurança, onde atendeu diversas empresas de segurança privada no DF, bem como ao Sindicato das Empresas de Segurança Privada modelando capacitações e cursos específicos.
Continua suas tarefas até o presente momento especialmente na área de proteção de autoridades e testemunhas e em consultorias específicas.
HISTÓRICO E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL JUNTO A ONU
Como experiência policial internacional, há 15 anos atua como consultor de treinamento das Nações Unidas. Atuou nos anos de 1997 e 1998 como UN Police Officer em Angola e como Consultor de Treinamento para as Nações Unidas no Timor Leste, anos de 2005 e 2006. Nesta oportunidade foi designado para a coordenação de Curso e formação das três equipes de operações especiais de fronteira (Border Patrol Units), e onde teve a chance de atuar como negociador no evento que ficou conhecido como Massacre da Polícia Nacional do Timor Leste. Atualmente continua como Educador internacional para Uso da Força, Direitos Humanos e Estrutura Documental e Operacional para Missões da ONU para Europa, América do Sul e América Central.
HISTÓRICO EDUCACIONAL NACIONAL E INTERNACIONAL (PÚBLICO PRIVADO)
Por ser fluente nos idiomas inglês e espanhol foi convidado a colaborar com o Instituto Latinoamericano de Seguridad Pública y Defensa Civil – INLASEP e com o  Instituto Latinoamericano de Análisis y Resolución del Conflicto – ILACON (Uruguai) atuando como modelador da matéria de Negociação de Reféns para o MBA deste grupo em conjunto com a Faculdade SENAC para as áreas de mediação, negociação e arbitragem.
Foi Consultor Estratégico e de Treinamento também para empresas privadas do segmento de segurança atuando na composição técnica e acadêmica nos campos de Direitos Humanos, Uso da Força, Gerenciamento de Crises, Negociação, Tiro Policial e Operações Policiais Especiais.
Foi Diretor para o Brasil da Associação Internacional dos Negociadores de Reféns – IAHN (Nova Iorque), Consultor de Treinamento para cursos vinculados a ONU, Consultor de Treinamento e professor titular para assuntos de segurança internacional do Pearson Peacekeeping Centre (Canadá – www.peaceoperations.org) e da Polícia Federal da Suécia.
Países em que ministrou aulas/cursos/palestras em língua estrangeira (inglês ou espanhol) nos últimos 24 meses: Suécia, Bolívia, Argentina, Chile, Peru e Guatemala.
* 3o. Batalhão de Choque

Nenhum comentário:

Postar um comentário