sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

SEMHOR PREFEITO DE CALDAS NOVAS, SUAS PROMESSAS AINDA NÃO FORAM PAGAS

A creche é um direito assegurado na Constituição e não existirá boa educação sem um modelo eficiente, que atenda a demanda de mais de milhares de  crianças de zero a cinco anos, que hoje estão na fila de espera por uma vaga em creche na cidade de Caldas Novas, Estado de Goiás.
Não tenho dúvidas de que a deficiência do ensino, na vida da criança, começa com a falta de creche. Esse é um desafio que o Poder Público precisa enfrentar rapidamente e disponibilizar o benefício para todas as crianças de zero a cinco anos. Também é necessário melhorar o modelo atual de creches, em Caldas Novas.
Mas a questão central que temos que quero abordar é a falta de vagas. São mais de milhares e milhares de  crianças cadastradas no município, que estão fora das creches. Os números se referem às cadastradas. Acredita-se que existam mais de 05 mil crianças não cadastradas, seja por desinformação da família, ou porque, diante da falta de vagas, os pais procurem outras soluções ou desistam de cadastrar os filhos.
Não há informações sobre o papel das creches no IDH- Índice de Desenvolvimento Humano- de uma criança. Entretanto, os educadores das EMEI’s afirmam que as crianças vindas de creches têm mais autonomia, são mais sociáveis e desenvolvem o aprendizado mais rápido. Por outro lado, as crianças que não freqüentaram creches têm dificuldade para se adaptar ao ambiente escolar e são mais lentas no aprendizado. Logo o ensino fundamental será mais eficiente se todas as crianças vierem com aprendizados acumulados nas creches. De um modo geral a creche prepara a criança para a vida coletiva e desenvolve o gosto pelo aprendizado, que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. E a falta de creche produz um outro problema social: o desemprego. Uma das partes do casal, é obrigada a ficar em casa para cuidar dos filhos.
A oferta adequada de creche é uma excelente política pública educacional de inclusão social. Primeiro porque transfere renda para a família. Estima-se que uma criança na creche receba por meio dos cuidados e trabalhos educativos, alimentação, etc, cerca de R$500,00. Trata-se de salário indireto. Mas há um impacto positivo maior na família, pois permite que os pais trabalhem sem que deixem os filhos em situação de vulnerabilidade aos cuidados de terceiros.
Não dispomos de informações que permitam comparar com cidades de outros países, mesmo por que não cremos que existam pesquisas comparativas sobre o tema. Mas sabemos que na Inglaterra e Canadá, por exemplo, crianças de até cinco anos de idade já estudam história, geografia, informática, etc. No Brasil, Caldas Novas poderia se espelhar em alguns bons exemplos de creches como os das cidades de Araras, Diadema ,Caxias do Sul e Maringá, onde há uma grande preocupação com a qualidade de atendimento da criança na primeira infância.
Atualmente os recursos aplicados em creches na cidade de Caldas Novas são mínimos. Não atinge nem 1% do orçamento municipal. 
A educação vem do berço. Por isso, já passou da hora de colocar o sistema de creches no mesmo patamar de importância do ensino fundamental. O investimento em creches impacta positivamente a vida das crianças e de suas famílias além de facilitar a vida dos pais em seu trabalho e afazeres. As crianças iniciam seu relacionamento coletivo infantil na creche, por meio de atividades pedagógicas elas se desenvolvem rapidamente e chegam ao ensino fundamental praticamente alfabetizadas. Fora da creche, as crianças perdem um tempo precioso da vida educacional.

O meu pedido ao senhor prefeito Evandro Magal:

Nobre prefeito na campanha o senhor foi muito critico com a gestão do prefeito Ney Viturino, batendo pesado em seus erros de gestor e gerente do bem publico, agora é o senhor que se encontra com a missão de trabalhar para resolver os problemas que o Senhor alertava e em seguida fazia planos e principalmente promessas. A questão da falta de vagas nas creches foi um  tema bastante questionado pelo o Senhor e foi feita até uma promessa escrita, editada e divulgada em sua campanha, porém o nobre prefeito não deu nenhum passo para solucionar de vez essa questão.
O Senhor mim  pergunta, o que eu quero do Senhor:
Cumpra com suas promessas!
Não deixe para prometer novamente na próxima campanha!
Eleja  prioridades!
Não prometas mais!
Não faça inauguração de uma mesma obra duas, trés ou mais vezes!
Faça inauguração de obras totalmente concluídas!
E por fim: Sua palavra seja sim, sim; não, não!

PROMESSAS QUE NÃO SAIRAM DO PAPÉL




Nenhum comentário:

Postar um comentário