quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Estatística de Policiais Mortos e Baleados em 2015

A poucos dias do final do mês de janeiro, o ano de 2015 registra 21 policiais baleados no Estado do Rio. Destes, 2 eram policiais civis e 19 eram PMs – sendo que 5 estavam de folga e 16 de serviço. Do total, 4 morreram.
Inspetor Marcelo Castro Santos, 40 anos
Inspetor Marcelo Castro Santos, 40 anos
2 de Janeiro: 1 PC morto
Lotado na 34DP (Bangu), o inspetor Marcelo Castro Santos, 40 anos, morreu após ser baleado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O policial, que antes de entrar para a Polícia Civil – onde já foi lotado também na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) – já havia sido PM, estava em um bar na Rua Teixeira Pinto quando foi surpreendido por criminosos que chegaram efetuando disparos contra ele. O inspetor não resistiu e morreu no local.

Soldado PM Rafael Amarante, 30 anos
Soldado PM Rafael Amarante, 30 anos
4 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 7º BPM (São Gonçalo), o soldado Rafael Amarante, 30 anos, foi baleado quatro vezes após discutir com um homem em um pagode, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo. Socorrido, ele foi levado para o Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto.

Soldado PM Caio Robson da Silva Lins
Soldado PM Caio Robson da Silva Lins
6 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São Carlos, o soldado Caio Robson da Silva Lins foi baleado no Morro do São Carlos, no Estácio, na região central do Rio. O PM, que trabalha no Serviço de Inteligência (P-2) da unidade, foi transferido recentemente para o local. Ele era da UPP Arará, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Durante a manhã, criminosos que controlam o tráfico de drogas no Complexo do São Carlos já haviam atacado uma das viaturas da UPP.

9 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fallet/Fogueteiro, o sargento Frossard foi baleado durante tentativa de assalto, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O PM foi abordado na Avenida Roberto Silveira, no bairro Moquetá, por Diogo da Silva Lima, 26 anos. Morador de São João de Meriti, também na Baixada, ele já tinha duas anotações por assalto à mão armada e estava com uma pistola Glock 9mm e uma moto Honda NC700 que constava como roubada três dias antes. Atingido na mão esquerda, o PM conseguiu prender o criminoso, que foi levado para a 58DP, onde foi autuado por receptação, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tentativa de latrocínio.

11 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 20 BPM (Mesquita), o sargento Fogal foi baleado na perna durante ataque de criminosos à viatura da Força de Ações Táticas (FAT) da unidade. Eles trafegavam pela localidade conhecida como Bicão, na Favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, quando foram atacados. O PM foi socorrido e liberado após receber atendimento médico.

13 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Tabajaras, o soldado Desidério foi baleado durante confronto na localidade conhecida como Ninho das Cobras. Atingido na perna, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, sendo liberado após receber atendimento médico.

13 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Camarista Méier, o soldado J. Rodrigues foi baleado enquanto realizava patrulhamento de rotina no Morro do Gambá. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.

16 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 9º BPM (Rocha Miranda), um policial que não teve patente e nome divulgados foi baleado durante confronto com criminosos na Avenida dos Italianos, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio.

17 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado no 15º BPM (Duque de Caxias), o soldado José Rafael de Freitas Pacheco morreu após ser baleado durante perseguição na rodovia Washington Luiz, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O PM conduzia a viatura e perdeu o controle da direção do veículo ao ser atingido. Seu colega de farda, sargento Castro, ficou ferido no acidente e foi encaminhado em estado grave para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, no bairro Jardim Primavera.

20 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 9º BPM (Rocha Miranda), um policial que não teve nome e nem patente divulgados foi baleado durante operação no Morro Jorge Turco, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio. Socorrido, o PM foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

22 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Arará, o soldado França foi baleado durante ataque de criminosos que ainda controlam o tráfico de drogas na Favela do Arará, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Atingido no rosto, ele foi socorrido e levado para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.

26 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, o soldado Emerson foi baleado durante ataque de criminosos no momento em que patrulhava a localidade conhecida como Areal. Socorrido, o PM foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão, sendo posteriormente transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio.

26 de Janeiro: 2 PMs baleados
Lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão, os soldados Uziel e R. Machado foram baleados durante ataque de criminosos que ainda controlam o tráfico de drogas no conjunto de favelas da Penha, na Zona Norte do Rio. Eles foram atingidos no momento em que patrulhavam a localidade conhecida como Beco da Vovó, próximo à base da Canitar. Socorridos, eles foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão, sendo posteriormente transferidos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Sargento PM Elvis Oliveira da Silva
Sargento PM Elvis Oliveira da Silva
26 de Janeiro: 1 PM morto
Lotado no 11º BPM (Nova Friburgo), o sargento Elvis Oliveira da Silva morreu durante assalto, no bairro Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana. O PM seguia para uma agência bancária para depositar o dinheiro de um supermercado quando foi abordado pelos assaltantes. Ele estava no carro utilizado para fazer a propaganda sonora do estabelecimento e ainda tentou reagir, mas foi atingido e morreu no local.

26 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 30º BPM (Teresópolis), o sargento Cleiton foi baleado durante uma ocorrência, na localidade de Água Quente, em Teresópolis, na Região Serrana. Ele e o companheiro de farda atendiam a um chamado de briga entre marido e mulher quando o outro policial efetuou um disparo acidental e atingiu a perna do PM. Socorrido, o sargento foi levado para o Hospital das Clínicas em Teresópolis, onde permanece internado após ser submetido a uma cirurgia.

27 de Janeiro: 1 PC baleado
Lotado na 90ª DP (Barra Mansa), o inspetor Carlos Diego Ferreira de Carvalho Cunha foi baleado durante diligência para prender acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. O incidente ocorreu em Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, onde equipes do Rio de Janeiro tentavam localizar traficantes após a apreensão de 26kg de cocaína e crack na praça de pedágio de Itatiaia. Os agentes tentavam localizar uma refinaria que funcionaria em uma propriedade rural do município paulista, às margens da rodovia Presidente Dutra. O policial foi baleado por um PM paulista, que chegou ao local com outros policiais após denúncia de que pessoas eram mantidas reféns no endereço. O inspetor foi socorrido e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba e não corre risco de morte.

27 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no 39º BPM (Belford Roxo), o sargento Wallace foi baleado de raspão na cabeça ao fazer uma abordagem no Morro do Machado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O PM e um colega de farda passavam pela Avenida Automóvel Clube quando viram dois suspeitos em um a moto. Quando se aproximaram do veículo, os suspeitos perderam o controle da direção e acabaram derrapando. Neste momento, o homem que estava na garupa disparou contra os policiais e fugiu, deixando uma pistola para trás. Ele conseguiu fugir, mas seu comparsa foi detido e conduzido à 54ª DP (Belford Roxo). O sargento foi socorrido e levado para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, também na Baixada.

27 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), o sargento Alexandre de Jesus Rodrigues foi baleado no momento em que tentava abordar um veículo na Avenida Brasil, na altura da Favela Fazenda Botafogo, no bairro Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. Os PMs suspeitaram dos ocupantes de um Fiat Punto e foram surpreendidos pela reação dos suspeitos, que efetuaram disparos contra a guarnição. Atingido na perna, o sargento De Jesus foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo.

28 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão, um soldado que não teve o nome divulgado foi baleado na localidade conhecida como Chuveirinho. Os PMs realizavam patrulhamento de rotina quando foram surpreendidos por criminosos, que efetuaram vários disparos contra a equipe e conseguiram fugir. O PM foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

28 de Janeiro: 1 PM baleado
Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão, o soldado Jathay foi atingido durante ataque ao contêiner que funciona como base. Ele estava sentado quando os bandidos passaram efetuando os disparos. Ferido na boca, ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário