sábado, 10 de janeiro de 2015

Em 2014, a Polícia Militar, através do Comando de Operações de Divisas [COD], apreendeu mais de 12 toneladas de drogas interceptadas de outros Estados

Impulsionando pelo aumento na quantidade de abordagens e operações realizadas nas divisas do Estado, o número de drogas apreendidas pelo Comando de Operações de Divisas [COD] cresceu 206%. No ano passado, a unidade especializada da Polícia Militar apreendeu 12,9 toneladas de entorpecentes. Em números absolutos, foram 8.754 quilos a mais do que 2013, ano que o COD retirou de circulação 4,2 toneladas de drogas. 
Em 2014, o COD reforçou suas ações de inteligência fortalecendo operações em pontos estratégicos do Estado. No ano passado, uma das maiores apreensões foi realizada dia 20 de novembro, em Cachoeira Alta, na Região Sudoeste do Estado, com a apreensão de 2,2 toneladas de drogas transportadas em três veículos.   
Para tentar driblar a fiscalização, quadrilhas de traficantes utilizam diferentes meios para realizar o transporte de drogas. Em 2014, duas carretas adaptadas com fundo falso foram interceptadas transportando maconha. A primeira apreensão aconteceu em 20 de fevereiro na cidade de Chapadão do Céu, com a localização de 1.560 quilos de maconha. Dia 21 de outubro, policiais militares do COD apreenderam, na GO 050, divisa com o Mato Grosso do Sul, uma carreta com 1,7 tonelada de maconha escondida também em fundo falso. 
No ano passado, além de carros e caminhões, o COD registrou pelo menos sete ocorrências de apreensões de substâncias entorpecentes em ônibus interestaduais. As drogas eram transportadas por passageiros em malas de viagem. Conhecidos como ‘mulas’, eles são contratados por traficantes para realizar o transporte de drogas.   
Na avaliação do comandante do COD, tenente-coronel Luís César Gonçalves de Paiva, a busca por dinheiro fácil é um dos principais atrativos. “Dependendo da quantidade de drogas transportadas, eles ganham até R$ 5 mil por algumas horas”, explica. 
Sobre o aumento na quantidade de apreensões, ele diz que o trabalho conjunto com outras unidades especializadas da PMGO aliado ao fortalecimento de parcerias com as Polícias Civil, Rodoviária Federal, Federal e a Receita Federal, contribuíram para que a unidade intensificasse suas ações. “Vamos impulsionar ainda mais esse trabalho”, sublinha.  
Além disso, ele explica que a qualificação técnico-profissional dos policiais do COD propiciou no aumento da qualidade do serviço operacional. “Investimos na qualificação dos nossos militares, possibilitando que eles compartilhassem experiências em outros Estados. Principalmente, Mato Grosso do Sul, onde está localizada uma das fronteiras mais críticas do País”, complementou. 
Outros crimes 
Criado em abril de 2012 com o objetivo de reforçar a fiscalização nas divisas de Goiás, o Comando de Operações de Divisas [COD] se destaca ainda pela sua atuação expressiva de combate ao contrabando, descaminho, receptação, roubo e porte ilegal de arma de fogo. 
No ano passado, a unidade abordou 18.493 pessoas, vistoriou 8.023 carros, 1.466 caminhões, 164 ônibus e 548 motocicletas. Durante as abordagens e operações, o COD recapturou 19 foragidos da Justiça e efetuou 131 prisões. 
Reforço 
Este ano, o tenente-coronel explica que as ações de combate ao tráfico nas rodovias goianas e divisas do Estado ganharão força, com a implantação de cinco novas bases em São Miguel do Araguaia, Britânia, Luziânia, Catalão e Itumbiara. Outra medida prevista está no reforço do efetivo da unidade, por intermédio de realização de curso e qualificação de policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário