segunda-feira, 18 de agosto de 2014

EM CALDAS NOVAS É ASSIM: FESTIVAL DE GASTOS COM FOGUETES E AS CRIANÇAS SEM CRECHES

Em ano eleitoral falta creche, sobra foguetes e gasolina.
A creche é um direito assegurado na Constituição e não existirá boa educação sem um modelo eficiente, que atenda a demanda de quase 2 mil Crianças, que estão devidamente cadastradas na fila de espera por uma vaga em nossa cidade.
.
Não tenho dúvidas de que a deficiência do ensino, na vida da criança, começa com a falta de creche. Esse é um desafio que o Poder Público precisa enfrentar rapidamente e disponibilizar o benefício para todas as crianças de zero a cinco anos.
.
Mas a questão central que temos que quero abordar é a falta de vagas. São quase 2 mil crianças cadastradas no município que estão fora das creches, e as que não estão? Os números se referem às cadastradas. Acredita-se que existam mais de outras 2 mil crianças não cadastradas, seja por desinformação da família, ou porque, diante da falta de vagas, os pais procurem outras soluções ou desistam de cadastrar os filhos.
.
Não há informações sobre o papel das creches no IDH- Índice de Desenvolvimento Humano- de uma criança. Entretanto, os educadores das CEMEI’s afirmam que as crianças vindas de creches têm mais autonomia, são mais sociáveis e desenvolvem o aprendizado mais rápido. Por outro lado, as crianças que não passaram por esse relacionamento e interação nas creches têm dificuldade para se adaptar ao ambiente escolar e são mais lentas no aprendizado e anti sociais.
.
Logo o ensino fundamental será mais eficiente se todas as crianças vierem com aprendizados acumulados nas creches. De um modo geral a creche prepara a criança para a vida coletiva e desenvolve o gosto pelo aprendizado, que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. E a falta de creche produz um outro problema social: o desemprego.
.
Uma das partes do casal, é obrigada a ficar em casa para cuidar dos filhos. Outro fator assustador são os números de estupro de vulnerareis que vem acontecendo em nossa cidade, sendo que, os genitores deixam seus filhos na companhia de terceiros e seus filhos são violentados por alguém ligado aquela pessoa que ficou responsável por observar a criança em quanto seus pais trabalham.
.
Não dispomos de informações que permitam comparar com cidades de outros países, mesmo por que não cremos que existam pesquisas comparativas sobre o tema. Mas sabemos que na Inglaterra e Canadá, por exemplo, crianças de até cinco anos de idade já estudam história, geografia, informática, etc. No Brasil, Caldas Novas poderia se espelhar em alguns bons exemplos de creches como os das cidades de Araras, Diadema ,Caxias do Sul e Maringá, onde há uma grande preocupação com a qualidade de atendimento da criança na primeira infância.
.
Atualmente os recursos aplicados em creches na cidade de Caldas Novas segundo informações que nos foram repassadas, são mínimos. Não atinge nem 2% do orçamento municipal. Uma carreata, por exemplo, consome mais recursos do que nas creches. Se diminuir os foguetes menos carretas e esse dinheiro for investido no orçamento atual, em poucos anos a carência de vagas em creches será eliminada em poucos meses.
.
A educação vem do berço. Por isso, já passou da hora de colocar o sistema de creches no mesmo patamar de importância do ensino fundamental. O investimento em creches impacta positivamente a vida das crianças e de suas famílias além de facilitar a vida dos pais em seu trabalho e afazeres. As crianças iniciam seu relacionamento coletivo infantil na creche, por meio de atividades pedagógicas elas se desenvolvem rapidamente e chegam ao ensino fundamental praticamente alfabetizadas. Fora da creche, as crianças perdem um tempo precioso da vida educacional.

Fonte:  https://www.facebook.com/caldasnovas.noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário