sábado, 28 de junho de 2014

PATRULHA RURAL DE CALDAS NOVAS: OS HERÓIS DA NATUREZA

A PM/GO foi fundada em 28 de julho de 1858. Passados mais de 155 anos, a PM/GO está presente em todos os municípios goiano.
Antes da promulgação da constituição de 1988 a PM tinha uma atividade reduzida na vigilância ao meio ambiente. Depois de 1988 é foi possível  dar maior importância a questão ambiental.
surgiu então o 1° batalhão de polícia militar ambiental de Goiás, subordinada ao 16° comando regional de polícia militar ambiental e está sediada na cidade de Abadia de Goiás, à 15 Km da cidade de Goiânia, mas precisamente nas dependências do depósito  destinado a guarda dos objetos do Césio137 e tem atuação em todo o território do estado de Goiás. O estado foi dividido  em várias regionais.

O batalhão ambiental faz patrulhamento em áreas com altos índices de crimes ambientais, principalmente nos corredores de animais silvestres ameaçadores de extinção  e nos  rios com maior  índice de pescadores em determinadas épocas do ano, como a época da piracema. Outras atividades são as campanhas educativas e de conscientização  junto as comunidades.
A  3° CIA de Polícia Ambiental está localizada na avenida Antônio Sanches Fernandes s/n, setor Itaguaí III. em Caldas Novas, Goiás.  Composta de 32 policiais, 04 viaturas, 02 lanchas e 02 barcos. Suas instalações são bem reduzidas e atendem com muita dificuldades as necessidades da região que abrange. O prédio da Companhia dispõe de uma caranda lateral, sala de recepção, sala do comandante, sala administrativa, ( arquivo de ocorrências e documentos), refeitório e alojamento. Nos fundos fica as garagens para as viaturas, lanchas e os barcos; também um depósito para guardar outros equipamentos.
A 3° Companhia atua em uma área bastante extensa e compreende exatos 11 municípios, são eles: Água Limpa, Buriti Alegre, Catalão, Corumbaíba, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Morrinhos, Nova Aurora, Pires do Rio e Piracanjuba.  A atuação é feita por chamada/denuncia via COPOM, ordens de serviços e patrulhamento preventivo.
                                                
                                      A PATRULHA RURAL:
NOSSOS GUERREIROS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE 

A patrulha rural faz o combate ao desmatamento ilegal, a drenagem de areia nos leitos dos rios e ribeirões sem a licença ambiental e combate a retirada ilegal de recursos minerais. Em Caldas Novas esse trabalho é realizado por dois e eventualmente tem a participação de um terceiro policial. A escala é alternada em dias e horários, podendo também ser desempenhada a noite, mas só em casos de extrema necessidades. O serviço da patrulha rural se confunde com o do batalhão ambiental. A patrulha rural  visa também levar segurança para as comunidades, realiza abordagens a pessoas e veículos na procura por fugitivos  ou veículos  roubados; exercendo também a fiscalização de crimes ambientais, tais como: Desmatamento sem licença, descarte irregular de embalagens de agrotóxicos e demais poluentes. Combate ainda: A derrubada de arvores protegidas por lei, a pesca predatória, a caça e a outros crimes ambientais.
Apesar da falta de recursos  humanos , estruturas física, equipamentos e principalmente a alta de tecnologia, a nossa patrulha rural tem feito grandes apreensões e efetuando  seu trabalho com dedicação e com muita qualidade técnica.

Um comentário:

  1. Ola fiz uma denuncia de uma draga dentro da minha terra que a 4 anos retiravam areia sem meu consentimento pois a draga foi embora ai denunciei uma carvoeira a policia ambiental foi la levou o rapaz para a delegacia não deu nada agora ele voltou a trabalhar de novo fora outras coisas irregulares na região como matança de uma onça moro na go 219 km 14 antigo projeto resgate conto com seus apoio .meu número de celular 62 99651 6564 roger

    ResponderExcluir