sábado, 31 de maio de 2014

NINGUÉM QUE SER VICE DE AÉCIO, AGORA PODE SOBRAR PARA RONALDO CAIADO


Tem aumentado as especulações quanto a possibilidade de Ronaldo Caiado (DEM) ser o vice em uma chapa com Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à presidência.

A possibilidade foi cogitada pelo governador Marconi Perillo, que confidenciou para amigos que desejava ver um goiano na vice de Aécio Neves.

Na lista do governador estariam dois nomes: Henrique Meirelles e Ronaldo Caiado.

O primeiro integra o PSD e o segundo é um dos nomes mais expressivos do DEM no Congresso Nacional.

Nos diálogos com amigos, Perillo teria elogiado os dois nomes. "Henrique Meirelles é o fenômeno que passou pela presidência do Banco Central. Ele realinhou e estabilizou a política econômica do País, no governo do presidente Lula".

Para o governador, Ronaldo Caiado estaria no mesmo patamar: "Ele é o expoente mais autêntico na firmeza dos combates e na retidão das ideias, no cenário atual das oposições ao governo federal. Ronaldo é coerente na ética dos princípios republicanos e valoroso na vigília do patrimônio pátrio".

Apesar das rusgas de Caiado com a base aliada ao governador, ele espera uma aproximação o que não seria difícil, inclusive pelo fato de ter integrado a coligação vitoriosa de 2010, mesmo que de forma independente.

Existe nos bastidores a suspeita de que o governador pode tentar trabalhar em busca da viabilização do nome de Caiado.

Perillo desfruta de grande prestígio entre os tucanos, talvez o maior dentre os aliados de Aécio. É hoje um dos consultores principais de Aécio quanto as suas articulações políticas. 

No caso de uma composição vitoriosa de Aécio, não seria surpresa o oferecimento do Gabinete Civil da presidência para o governador goiano.

O nome de Caiado, afirmam alguns tucanos consultados pelo MAIS GOIÁS, é bem visto pelo grupo de Aécio.

Mas não seria uma indicação fácil. A vice do pré-candidato tem sido muito discutida nas últimas semanas.

As especulações iniciais indicaram José Serra (PSDB) e até o jogador Ronaldo.

As chances de Ronaldo Caiado são reais por alguns bons motivos: é antagônico ao perfil de Aécio, com pouca agressividade no discurso; tem prestígio dentro do partido e experiência em pleitos nacionais Caiado concorreu à presidência em 1989 e integra um partido importante da oposição.

Quanto ao cargo de vice, não seria o primeiro a disputar. Dona Iris Araújo embarcou em uma tentativa fracassada com o peemedebista Orestes Quércia, em 1994.

Henrique Meirelles é citado pelo governador goiano como digno representante, mas não tem demonstrado interesse na disputa.

Ronaldo Caiado, por sua vez, aceita negociar e discutir, desde que não perca seu foco, que é disputar o Senado ou o Governo de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário