sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Aplicativo de celular agiliza trabalho policial



A tecnologia é a grande aliada da Polícia Militar no combate aos crimes no Distrito Federal. A novidade é o uso do whatsapp, aplicativo para celulares, na solução de ocorrências. 

Há poucos dias, a polícia conseguiu recuperar, em Águas Claras, um carro roubado em Taguatinga. O veículo foi encontrado em menos de três horas após o crime, graças à informação repassada pelo aplicativo.

Em Ceilândia, um assaltante foi identificado pela imagem dele que circulava no whatsapp. O bandido roubou uma loja acompanhado de dois comparsas em um carro. Na fuga, ele deixou a identidade cair. Um policial fotografou o documento e divulgou a imagem no aplicativo. 

Antes dessa ferramenta, em casos semelhantes, os policias contavam apenas com a descrição do criminoso feita via rádio.

Limite territorial - Outra limitação superada pelo aplicativo é o alcance da informação. Para manter a eficiência, a rede de rádio da PM divide o Distrito Federal em setores. Mas isso impede que policiais de Ceilândia tenham acesso instantâneo ao que se passa em Taguatinga, por exemplo.

“Com o whatsapp a informação chega na hora e ainda pode ficar armazenada”, explica o cabo André Luiz dos Santos.

Muitos grupos táticos da PM utilizam o aplicativo há quase um ano. A ferramenta no celular consegue integrar policiais de diversas regiões do Distrito Federal, Entorno e até de cidades mais distantes de Brasília, como Posse, em Goiás, e Paracatu, em Minas Gerais.

“O que antes era uma ferramenta de cunho pessoal, graças à facilidade para disseminar informações, serviu para melhoria do nosso serviço”, analisa o soldado Rodrigo Gaspar.

Como são apenas os policiais militares que participam dos grupos de comunicação, as informações trocadas na rede são mais seguras. A polícia não sofre com os trotes que atrapalham o serviço do Ciade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário