quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CALDAS NOVAS: TROFÉU PINÓQUIO NO PRÓXIMO ANO

Um grupo de empresários da cidade de Caldas Novas, analisando o grande números de mentiras relatadas por políticos e autoridades municipais, resolveram que irão criar  o TROFÉU PINÓQUIO.
A realização da festa de lançamento e a primeira edição do concurso está marcada para o dia primeiro de abril de 2014, se i troféu fosse realizado este mês com certeza teria um forte candidato, porém, os organizadores do evento não quiseram repassar o nome para o nosso blog, pois poderiam dar vantagem a esse para a primeira edição do TROFÉU PINÓQUIO.
MAS O POR QUE DO TROFÉU PINÓQUIO?

Prega o dito popular que “mentira tem pernas curtas”, não sabemos de tal forma se ao menos a mentira tem corpo, avalie pernas ou braços, mas se assim o fosse mesmo de modo figurativo, imaginamos que possa também ter asas, e, bem gigantes.
Supões-se ainda que pelo efeito devastador, que ela produz nas suas investidas, mirabolantes, perante as pessoas de boa índole ou às vezes a comunidades inteiras. Somente com asas de águia, poderá alçar vôos tão altos abrangentes e sempre bem distantes. Por mais que se queira deixar esta invirtude danosa no campo da abstração sempre nos lembramos dos danos pecaminosos e arrogantes que ela (a mentira) nos pode causar. Algo que nos deixa perplexos desde a sua origem. Vejam que a primeira mentira apregoada e registrada está exposta no livro sagrado, entre Adão e Eva ainda no paraíso, com a participação da serpente, que induziu a nossa primeira mão a comer do fruto do mal. Algumas desculpas infundadas, por tratar-se de parábolas e outros mexericos, mas na verdade está escrito e ninguém pode apagar. Se tem conhecimento ainda de Abraão mentindo fragorosamente para o Rei Faraó, dizendo abertamente que sua mulher era sua irmã e não esposa legítima. Neste particular não entendi até hoje porque não teve a mesma sorte de Ananias e Safira que morreram incontinente ao se insurgirem com uma mentira, a não pagarem o preço do dízimo aos sacerdotes da época.
Certamente não vamos falar de todas as derrapadas, mas a mãe de Jacó mentiu para Isaac. Jacó também mentiu para seu pai, seu sogro Labão também mentiu ao lhe dar outra filha e não a mais bonita e os filhos também lhe apregoaram uma mentira deslavada sobre o outro filho José, “quem leu a Bíblia sabe de todas estas tramóias”. Por economia de espaço, ficamos por aqui, más notícias desencontradas é o que não faltam neste mundão de nosso Pai Celestial.
Assim, chegamos a triste conclusão de que nossa descendência vinda de n ossos ancestrais, já gostavam de pegar na perna da perua, como assim define minha querida mãe Ritinha, para aqueles que lhes faltam com a verdade. Certo é que hoje alguns mentem por prazer e alegria, outros para se auto-promoverem, outros pra não morrer, outros para não perder o cônjuge, outros para manterem o status. E por aí vai, a lista dos motivos para otimizar a mentira é imensa. Mas há também os que fazem apologia à mentira, organizam campeonatos para ouvirem as grandes e melhores mentiras, não tão somente as de pescadores e caçadores que não passam de mentirolas, mas também aquelas que chegam a derrubar foguetes espaciais. A nosso ver, Juízes, Delegados e Pastores adoram ouvir mentiras dos seus averiguados, estão somente a perguntar se vão somente falar a verdade. Sim “Porque ninguém se auto-condena a não ser por pressão ou delação privilegiada”.
Existem também aqueles que pagam, ou por outra tiram dinheiro do bolso para investir em promessas mentirosas. À exemplo do golpe da pirâmide que sobrevive no mundo inteiro, com milhões de vítimas, hoje com outra roupagem, impregnada nas redes sociais, já lesaram, até o papa. Seu idealizador foi condenado à prisão perpétua, nem isto fez o povo acordar, mais e mais seus investimentos se multiplicaram em progressão geométrica e as pessoas não param de apostar nos seus enganosos lucros, até mais parece uma lavagem cerebral, mas não é. Sabe-se que a mentira é um dos sete pecados capitais, instituído pela igreja apostólica Romana, mas nunca vi nenhum padre entrar no mérito de que a mentira fosse inofensiva e pudesse ser passiva de confissão, para ser perdoada.
Até porque sabem todos eles que a boa dona de casa jamais iria lhe contar no confessionário que estava sendo assediada pelo vizinho.
Todavia quem melhor define a mentira, de forma sucinta e exata é o Aurélio Buarque no seu mega dicionário, lá está: “É o ato de mentir, substantivo, feminino, que indica afirmação contrária à verdade, falsidade, persuasão falsa (de mentir), mas outros autores da modernidade, no intuito de confundir as honradas cabeças, arranjaram tantos sinônimos para a mentira, que quando menos você espera já está no laço. À exemplo dos atos falaciosos, aliciações, burlações, bajulações, astuciosas e enganosas, os engôdos, a sagacidade, as farsas, as omissões, contradições, todas estas aplicações fraudulentas são municiadas do caráter mentiroso.
Para o famoso psicanalista inglês, Sigmund Freud – “A honestidade é a base sólida de qualquer relacionamento humano”. Mas, muitas vezes, as pessoas deixam de serem honestas conosco. No mais só FROID explica.
Mas o Renomado Dr. David L. Liberman-PHD- em psicologia e hipinoterapeuta – em seu livro “NEVER BELIED AGAIN” vai mais além e assevera: “O nosso corpo nos revela somente a verdade, a mentira é cria satânica da cabeça de cada um”.
Estudos e pesquisas demonstram que: numa apresentação diante de grupos 55% do impacto são determinados pela linguagem corporal, ou seja: a postura gestos e contato visual, 38%, pelo tom de voz e somente 7% pelo conteúdo da apresentação, assim sentencia o Dr. David. Daí por certo a grande eficácia do mecanismo, detector de mentiras. Podemos concluir assim que não é o que dizemos, mas sim como dizemos que faz a diferença. Podemos usar a própria observação para nos ajudar a descobrir as verdades e mentiras propaladas.
É deveras lamentável que, tantas atrocidades tenham sido cometidas por causa das mentiras. A Bíblia relata nos livros do evangelho, que a cabeça de João Batista foi pedida a prêmio por uma dançarina do Rei Herodes, inventando uma sadística mentira.
Tragédia: Um pastor das ilhas caribenhas inventou que o mundo iria acabar e numa só data envenenou e matou mais de 900 fiéis ingênuos de sua própria igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário