domingo, 11 de novembro de 2012

PMDB PODE LEVAR IRIS A DISPUTA DO GOVERNO ESTADUAL DE GOIAS


IRIS NO PASSADO
IRIS NO PRESENTE

“Disputar uma eleição é fácil, porém o difícil é a consequência de oposição formada por uma quadrilha que assalta o Estado de Goiás”, proferiu Iris Rezende referindo ao atual governo estadual liderado pelo PSDB. Durante o discurso dos membros da mesa, demasiados políticos aclamaram o nome do ex-prefeito, marca registrada do PMDB, para reocupar o cargo de governador do Estado nas próximas eleições de 2014, porém ao discursar, Iris Rezende se esquivou da afirmação e deixou para os colegas pemedebistas a responsabilidade de intitulá-lo para a disputa eleitoral.
Após as apresentações da mesa, o ex-prefeito Iris Rezende iniciou a palestra cujo tema referiu a administração pública e as experiências do político como prefeito de Goiânia. A princípio, Iris Rezende explanou a admiração pelo ex-ministro dos Transportes, Eliseu Padilha e prestou homenagem, por meio de palavras, a Adib Elias ao relatar a luta que o político enfrentou na eleição em Catalão.
Iris mencionou que a situação de Adib Elias se compara à sua em 2010, quando foi derrotado nas eleições estaduais. De acordo com o ex-prefeito, em 2010 ele foi abatido por uma quadrilha que tenta afundar o PMDB, se referindo ao atual governo do Estado liderado pelo PSDB. Em relação à saúde, Iris Rezende salientou que se submete a fisioterapia na perna direita por três horas diariamente, porém devido à importância do evento, não poderia deixar de comparecer e compartilhar a experiência que fez seu nome no PMDB e na administração da Capital. “Ninguém mais do eu sabe o que é uma disputa eleitoral.”, afirmou Iris relembrando que já foi eleito, derrotado e cassado durante a ditadura.
Reportando a carreira política, Iris Rezende fomentou que a eleição de 2004 foi o melhor presente que Goiânia lhe ofereceu. “Fui amado e estimado pelo povo.” Apesar das referências na política, o ex-prefeito afirmou que o Brasil é o País mais injusto na divisão dos embargos entre os municípios, Estados e a União. “Para os municípios sobram 6% enquanto 70% fica para o governo federal”, pontuou. Iris Rezende comentou que durante o período que esteve na administração da Capital criou um leque maior de secretarias e salientou que a oposição prega sua imagem como um político centralizador. “Sou centralizado mesmo, por isso fiz o que fiz por Goiânia”, afirmou.

Mesa
Com atraso de quase uma hora e meia, a mesa foi composta pelo prefeito reeleito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB); ex-ministro dos Transportes, deputado federal Eliseu Padilha; representando os vice-prefeitos Agenor Mariano; presidente da Fundação Ulysses Guimarães Goiás, Wolney Wagner Siqueira; deputado estadual Wagner Siqueira; ex-deputado Wagner Guimarães; prefeito de Quirinópolis Gilmar Alves; deputado federal Sandro Mabel; deputado federal Leandro Vilela; deputada federal Iris Araújo; deputado federal Pedro Chaves; deputado estadual Bruno Peixoto; deputado estadual Daniel Vilela; deputado estadual Paulo César Martins; prefeito de Rubiataba, Jakes Rodrigues; vereadores eleitos em Goiânia Paulo Borges, Denício Trindade, Misair Lemes Júnior, Célia Valadão, Clécio Alves e suplente a vereador Pablo Rezende.
Ex-ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, discursou sobre a própria Fundação Ulysses Guimarães desmembrando a pauta para orientações aos prefeitos eleitos, responsabilidade administrativa, gestão pública responsável. Em primeiro aspecto, Eliseu Padilha salientou que Goiás registra o melhor desempenho da Fundação, depois apresentou o curso para gestores públicos municipais sob a promoção da própria Fundação. “Precisamos formar novas lideranças para diagnosticar os anseios da população e programas nossas ações”, complementou.
Durante a fala da mesa, alguns políticos se referiram ao ex-prefeito como o líder maior, demonstrando respeito e admiração do político perante as diretrizes do PMDB. Para abrir o evento foi executado o Hino Nacional e posteriormente, o presidente da Fundação, Wolney Wagner Siqueira, iniciou os cumprimentos à mesa e aos políticos presentes. Conforme proferiu o presidente, em breves palavras, a Fundação teve a honra de colaborar com as palestras e mencionou o conteúdo a ser palestrados pelos demais membros do seminário. Na sequência a palavra foi passada ao deputado estadual Wagner Siqueira que mencionou sobre a quantidade de partidos existentes e defendeu o PMDB como o maior partido do Brasil.
“Em 16 anos de governo, o Estado tem sido delineado pelo PMDB”, pontua. Wagner Siqueira salientou que os membros do partido não têm dúvidas de que o próximo governador de Goiás está nas dependências do PMDB. “Somos a chave para conduzir Goiás. Começamos este seminário como uma condução de desenvolvimento do Estado”, conclui.
Paulo Garcia (PT), prefeito reeleito em Goiânia, proferiu o discurso parabenizando a atuação do prefeito Maguito Vilela em Aparecida de Goiânia, além de agradecer o PMDB pela aliança que compuseram para o processo eleitoral deste ano. Segundo o prefeito o PMDB foi fundamental para que fosse reeleito na Capital e afirma que essa aliança ainda será sólida e duradoura que luta pelo bem comum. “Somos irmãos siameses na construção de políticas públicas”, explana com convicção ao confirmar que os votos que receberam nas eleições municipais expressam o desejo da sociedade.
“Nossa função é trabalhar. Nós precisamos realizar belíssimas administrações e o PMDB é sem sombra de dúvidas uma das nossas maiores lideranças e nós não podemos abrir mão. Falo isso mesmo sendo filiado a outro partido”, pontua. Paulo Garcia salienta que o PMDB consiste em um partido progressista e declarou que se não fosse filiado ao PT, com certeza se filiaria ao PMDB. “Se hoje sou prefeito reeleito em Goiânia, ex-deputado Wagner Guimarães, eu devo ao ex-prefeito Iris Rezende, a quem tenho a honra de suceder”, complementa. O prefeito ainda frisou que todo partido tem inveja do PMDB por não possuir em seu quadro político uma liderança expressiva como Iris Rezende que veio das raízes da Capital.
O prefeito reeleito em Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, defendeu o partido independente do êxito nas urnas e se colocou à disposição dos demais políticos pemedebistas para troca de idéias e experiências referentes à administração pública. Maguito fez questão de pontuar que é necessário que os políticos eleitos façam uma margem para atender as expectativas da população, pois ressaltou a importância de ter a consciência de como governar e executar uma administração positiva. “Não somos um partido que se entrega para os desvios políticos”, salientou.
Wagner Guimarães, ex-deputado, ressaltou a importância do evento no sentido de que o partido conquiste o espaço de maior e melhor liderança partidária no País, assim como deseja que o início do mandato para os políticos eleitos conduza a esperança depositada pelo eleitor para um desempenho com êxito em prol dos municípios.
Convocado para discursar representando os vereadores de Goiânia, Misair Lemes Júnior apenas agradeceu a responsabilidade conferida e passou a palavra ao deputado federal Pedro Chaves que ressaltou as disputas do partido pelo Estado e as vitórias conquistadas por meio da luta e garra dos políticos do PMDB. “Esse seminário auxiliará os eleitos nas próximas gestões administrativas com competência”, completou.
Deputado federal Sandro Mabel, frisou o acolhimento familiar do PMDB e prezou pela boa convivência, mesmo ao relatar que se desviou do partido, mas salientou que o bom filho sempre à casa retorna. O deputado foi breve e reforçou a questão dos gastos públicos de forma consciente, além de aconselhar os eleitos a procurem recursos no governo federal.
Deputado federal Leandro Vilela, acrescentou que o momento reflete uma importância para mostrar que há um conceito de família no partido e, também se colocou à disposição dos eleitos. “Precisamos nos ajudar mutuamente, pois tudo isso é um pontapé inicial para que daqui há dois anos estejamos fortalecidos”, afirmou.
“Nós, prefeito e vereadores estamos contanto com os deputados federais em Brasília”, desta forma o prefeito de Rubiataba, Jakes Rodrigues, iniciou o breve discurso em que incentivou a busca por recursos para a administração dos municípios. Em seguida o prefeito se referiu à figura de Iris Rezende como um ícone da administração pública e possível governador do Estado em 2014.  
Agenor Mariano, vice-prefeito, representou todos os vice-prefeitos eleitos pelo partido, reportando a satisfação de ter o PMDB firme em suas ações sem se vender à corrupção do sistema em tempos de infidelidade partidária. Mediante a solenidade, Agenor Mariano saudou Iris Rezende e afirmou que o ex-prefeito é capaz de governar o Estado de Goiás nas próximas eleições estaduais.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Bruno Peixoto proferiu com convicção e veemência que Iris Rezende será o próximo governador do Estado, salientando que o partido não permitirá que o atual governo corrompa o patrimônio do Estado com a venda das áreas públicas. “Temos que a cada dia crescer e promover ações que proteja o nosso patrimônio e agregar mais alianças”, completou. Maguito Vilela e Paulo Garcia permaneceram no evento apenas para as exposições da mesa e tiveram que se retirar devido a compromissos de agenda.

Seminário
O  I Seminário de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pelo PMDB foi realizado pela Fundação Ulysses Guimarães Goiás no Estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário