A política sempre foi um espaço para a continuidade familiar desde os tempos das capitanias hereditárias quando o Brasil foi dividido em vários espaços geográficos que eram entregues para personalidades da época e cujos mandatos eram vitalícios e posteriormente repassados de pais para seus filhos e netos, assim por diante.
Inúmeros casos de sucessão hereditária se verificam no Brasil afora. Em Timbiras, o ex-prefeito Chico do Foto que entrou na política local ainda nos anos de 1980, se elegeu vereador, prefeito e ainda conseguiu emplacar os nomes de sua esposa, Dirce Maria e seu filho, Fabrízio Araújo como prefeito da cidade.
Para desespero de muitas lideranças locais, que achavam que nessa última eleição acabaria de vez com a influência de Chico do Foto, ele veio mais forte do nunca ao lado do seu novo prefeito que acabara de eleger.
MAS, É CLARO, NEM TUDO SÃO FLORES
Ele, Chico do Foto, conseguiu eleger seu filho Fabrízio Araújo, prefeito da cidade, no entanto o esquema se rompeu. Foram necessários apenas alguns meses para que o mundo desabasse sobre os ombros do patriarca, que segundo informações, não conseguiu dobrar as vontades do filho e se tornar como no governo da sua esposa, Dirce Maria, mais uma vez o mandante supremo de Timbiras.
Este episódio deixou Chico do Foto desnorteado, fazendo que com ele se afastasse definitivamente do governo e passasse a criticar publicamente seu filho em vários locais da cidade (alguns mais céticos, dizem que essa briga é de “migué” e serve apenas para livrar Chico de compromissos assumidos com aliados durante a campanha).
Para todos os efeitos, Chico já se desvencilhou do cargo que ocupava na administração do prefeito Fabrízio Araújo e está totalmente voltado para outros projetos políticos numa cidade próxima a Timbiras: Afonso Cunha.
UM MOMENTO DIFÍCIL PARA CHICO DO FOTO
A prisão de sua esposa, Dirce Maria, na sexta-feira, 16, na cidade de Codó durante um evento de inauguração com a presença da Governadora Roseana Sarney, foi sem dúvidas o momento mais difícil dos seus mais de 60 anos de vida.
Sob a acusação de improbidade administrativa e ingerência de recursos públicos em sua administração (2005 a 2008), a justiça determinou a prisão e a polícia civil do estado do Maranhão cumpriu, levando a ex-prefeita para a delegacia e depois para a penitenciária feminina de Pedrinhas em São Luis, capital do estado.
O que se ver na cidade é um clima de satisfação de alguns e solidariedade de outros, pessoas que conviveram ou ainda convivem com Dirce Maria são as mais abaladas com sua prisão e até fazem promessas pela sua liberdade.
Mas, como Chico do Foto já mostrou várias vezes sua capacidade de renascer das cinzas, esse é mais um desafio para essa “raposa velha” da política que agora mais do que nunca tem que mostrar sua capacidade de dá a volta por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário