
Segundo informações da família da vítima, um rapaz de 23 anos, morreu por falta de atendimento médico. Conforme informações do pai, senhor Márcio Gler Rodrigues, o seu filho,Welliton Rodrigues Costa, passou mal e foi levado até a unidade médica, PAI, ( Pronto Atendimento Infantil ) Dr: André Ala Filho, na oportunidade a técnica de enfermagem se recursou a fazer o atendimento. O pai da vitima ainda insistiu, mas foi informado pela a técnica que aquela unidade não fazia atendimento de adultos, só de crianças. O senhor Márcio juntamento com o seu filho, em uma moto, partiram rumo a UPA de Caldas Novas, porém Welliton não resistiu e faleceu vítima de uma parada respiratória .
A secretária de Saúde responsabilizou a técnica de enfermagem Wanessa Sousa Almeida pela negligência e por não informa ao corpo médico da situação de Welliton.
No dia do fato, 20 de Agosto, uma terça-feira, as 4 horas da madrugada, no Pronto Atendimento Infantil estavam presente e de Plantão a pediatra Regina Auxiliadora dos Santos, a clínica e nefrologista Luciene Martins de Oliveira Lins Prado e o obstetra Ricardo Pontes e dispunha também de uma ambulância.
Vamos fazer algumas considerações:
PELO TEMPO DA OCORRÊNCIA E A DIVULGAÇÃO DO FATO TUDO INDICA QUE TENTARAM ESCONDER O OCORRIDO!
SE REALMENTE A ARGUMENTAÇÃO DA TÉCNICA DE ENFERMAGEM, ISTO SE ELA REALMENTE SEJA TÉCNICA, FOI A DE QUE AQUELA UNIDADE MÉDICA SÓ ATENDE CRIANÇAS, ACREDITO DE QUE ELA TENHA SIDO ORIENTADO POR SEUS SUPERIORES E PRINCIPALMENTE ESSA SEJA REALMENTE A ORIENTAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. COM RELAÇÃO A ESTE ARGUMENTO É PRECISO QUE A POLICIA COLOQUE NO INQUERIDO A FALA DO SENHOR PREFEITO E DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE NO DIA DA INAUGURAÇÃO DESSA UNIDADE OCORRIDO NO DIA 24 DE MAIO DO ANO EM CURSO. VAMOS LER A FALA DE MAGAL NAQUE DIA:
(“Eu e o Secretário Municipal de Saúde, Mauro Henrique Palmerston, resolvemos criar o PAI para atender a demanda da nossa população por médicos pediatras. O Pronto Atendimento Infantil será um local para atender todas as crianças do nosso município com amor. Desta forma, retiramos o atendimento pediátrico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o que também irá desafogar aquela unidade”, contou o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal.) Extraído do Portal da Prefeitura, Esse é o link:http://www.caldasnovas.go.gov.br/prefeitura-de-caldas-novas-inaugura-pronto-atendimento-infantil-com-recursos-proprios/
COMO SE DEU PARA NOTAR NA FALA DE NOSSO PREFEITO, ELE DEIXA BEM CLARO A MUDANÇA DE TIPO DE ATENDIMENTO MÉDICO DO ANTIGO PRONTO SOCORRO PARA O AGORA PRONTO ATENDIMENTO INFANTIL-PAI. O OBJETIVO DO PREFEITO É QUE O PAI ATENDA EXCLUSIVAMENTE E UNICAMENTE CRIANÇAS, ATÉ POR QUE O PRÓPRIO PREFEITO AFIRMA: ( resolvemos criar o PAI para atender a demanda da nossa população por médicos pediatras.), CRIARAM O PAI PARA ATENDER A DEMANDA DA CIDADE POR MÉDICOS PEDIATRAS! ESSA É UM VERDADE EM A POLICIA TEM QUE SE CONCENTRAR.
VEJAM ESSA OUTRA AFIRMAÇÃO: (Os gestores decidiram criar um centro de referência em pediatria para atender a demanda do município.). OS GESTORES DECIDIRAM CRIAR UM CENTRO EM PEDIATRIA. GENTE, PEDIATRA É PARA ATENDER CRIANÇAS EXCLUSIVAMENTE.
NÃO ESTAMOS AFIRMANDO QUE A TÉCNICA EM ENFERMAGEM AGIU CERTO, MAS QUEREMOS DIZER QUE ELA PODE TER RECEBIDO ORIENTAÇÃO PARA TAL E ESTAVA OBEDECENDO O CRONOGRAMA DO HOSPITAL E A POLITICA DE ATENDIMENTO MÉDICO ESTABELECIDO PARA AQUELE HOSPITAL. PORTANTO A LINHA DE INVESTIGAÇÃO DEVE SER DIRECIONADA PARA OS GESTORES DA SAÚDE PUBLICA E NÃO EXCLUSIVAMENTE PARA A TÉCNICA EM ENFERMAGEM, QUE ESTÁ PARECENDO MAIS UMA VÍTIMA DA POLITICA DE ATENDIMENTO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE!
A POLÍCIA TAMBÉM DEVERÁ ANALISAR A POLITICA E O CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO DO PAI. SE A UNIDADE VINHA FAZENDO, SEM DISTINÇÃO ATENDIMENTOS EM GERAIS OU SE A EXCLUSIVIDADE É PARA O ATENDIMENTO INFANTIL.
ACHAMOS QUE CULPAR EXCLUSIVAMENTE A TÉCNICA EM ENFERMAGEM É FAZER DELA UM BODE EXPIATÓRIO E DEIXAR OS VERDADEIROS CULPADOS FORA DO PROCESSO!
UMA OUTRA COISA QUE EU VEJO ESTRANHO: É O SILÊNCIO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE!