sábado, 19 de maio de 2012

FIGUEREDO E O TRABALHO ESCRAVO

Crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural deCodó (MA), onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravos após denúncia de trabalhadores que não quiseram se identificar. A libertação aconteceu no início de março e foi realizada por ação conjunta de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA),Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Federal (PF). 
A propriedade em que foram flagradas condições degradantes pertence à Líder Agropecuária Ltda., empresa da família Figueiredo, que tem como sócios o deputado estadual Camilo de Lellis Carneiro Figueiredo (PSD/MA), além de Rogério Carneiro Figueiredo, Rodrigo De Lellis Salem Figueiredo e Camilo de Lellis Carneiro FigueiredoFilho. À Repórter Brasil, o deputado Camilo afirmou desconhecer as denúncias e disse que a fazenda é administrada por seu pai, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ex-prefeito deCodó. Biné, por sua vez, nega que seja administrador e alega que não há trabalhadores na propriedade, "apenas moradores". 


A água consumida no local era a mesma que a utilizada pelos animais da fazenda. Retirada de uma lagoa imunda, repleta de girinos, ela era acondicionada em pequenos potes de barro e consumida sem qualquer tratamento ou filtragem. Os empregados tomavam banho nesta lagoa, e, como não havia instalações sanitárias, utilizavam o mato como banheiro. De acordo com o auditor fiscal Carlos Henrique da Silveira Oliveira, que coordenou a ação, todos estavam submetidos às mesmas condições degradantes, incluindo as crianças pequenas.

Pecuária

A propriedade da família Figueiredo era utilizada para criação de gado para corte. Os trabalhadores resgatados cuidavam da limpeza do pasto com a retirada de ervas daninhas e arbustos, atividade conhecida como roço da juquira, e ficavam alojados em barracos feitos com palha. Os abrigos não tinham sequer proteção lateral, apesar de serem habitados por famílias inteiras, incluindo crianças. Os resgatados declararam aos auditores fiscais que em noites de chuva as redes onde dormiam ficavam molhadas e que todos sofriam com o frio.


A maioria dos trabalhadores era de Codó (MA), a 30 km de distância, e estava há cerca de dois meses na fazenda. Os resgatados não tinham Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS) assinada e não contavam com nenhum equipamento de proteção individual no roço da juquira. "Todas as irregularidades e ilegalidades constatadas constituíram total desrespeito a condições mínimas de dignidade da pessoa humana, distanciando-se da função social da propriedade e ferindo assim, além dos interesses dos trabalhadores atingidos, também o interesse público", explica o coordenador da ação.

Responsabilidade

A empresa Líder Agropecuária consta na declaração de bens do deputado estadual Camilo Figueiredo. Por telefone, ele se disse surpreso ao ser informado pela reportagem sobre a libertação na Fazenda Bonfim. "Isso de trabalho escravo é novidade para mim. Até agora não tomei conhecimento desta situação, vou entrar em contato agora para saber o que houve", disse. Ele confirmou que seu pai, Biné Figueiredo, é o responsável por administrar a propriedade.

Biné, que foi prefeito do município de Codó em duas ocasiões, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008, negou, por telefone, qualquer responsabilidade. Ele alega que não é administrador da propriedade, e, questionado, disse não saber nem a quem a terra pertence. "Eu não acompanhei a fiscalização e não sei se a situação foi solucionada, mas acredito que sim", afirmou.

CANDIDATOS A PREFEITOS DE CALDAS NOVAS SEM PROPOSTAS:


    Começou a corrido pelo palácio municipal, Digo: Prefeitura Municipal de Caldas Novas, vários nomes são citados: Ex-prefeitos, atuais vereadores, empresários, comerciantes e outros mais! Mas na realidades, isto é minha opinião pessoal, ninguém têm projeto real para o município, alias, eles nem sabem a realidade de Caldas Novas. Eles  só estão buscando o poder, os beneficios que o cargo de prefeito podê gerar! Mas projeto, plano, ideias e soluções reais para o desenvolvimento da cidade e do município ninguém têm! Os prováveis candidatos estão somente na busca do poder, porque o poder é bom, gostoso, maravilhoso e têm a questão dos  milhões de reais que a prefeitura administra.  O que agente vai vê e ouvir é só falação, promessas e mentiras. Os nossos  provavéis candidatos são vazios de conhecimento e sem compromisso social ou ético, são candidatos, por que a prefeitura é uma vaca leiteira que têm alimentado muitos parasitas. O  provavél candidato a prefeito do meu partido, o PT, até hoje não revelou o seu projeto, se revelou eu desconheço! A verdade é que  Caldas Novas estar mal servida de candidatos a prefeito, por que? O discurso é fraco, o compromisso com a sociedade não existe, estão distante do povo, mas são politiqueiros profissionais, já enganaram e vão conseguir enganar o povo novamente!         

UMA ESTRELA EM DECADÊNCIA MORAL

UMA ESTRELA CONTAMINADA

Uma mensagem de esperança para todo o povo surgiu com a eleição de Lula, o que se confirmou! Lula foi muito bem, se saiu muito bem em seus oito anos de mandato. Mas em contra partida o nosso PT foi muito mal: digo nosso, porque sou filiado ao PT a mais de 3 anos! Aquela linda estrela foi ofuscada por membros do partido que chegaram a conclusão que a corrupção justifica tudo. Aquela velha bandeira petista da moralidade, honestidade, respeitabilidade com a coisa pública foi substituída pela bandeira da corrupção maléfica e ordinária. Mensaleiros, sangue-sugas, Marcos Valério, José Dirceu, caso em Campinas, Antônio Palocci, Genoíno, Delúbio Soares, Rubens Otoni e o Carlinhos Cachoeira, que não é petista, mas têm ligações fortes com governadores, deputados e até ministros petistas! Me sinto ofendido e mais revoltado por que boa parte dos petista não querem enfrentar a realidade e assumir que em nosso meio existe um elite partidária podre, ultrapassada, nociva, corrupta e que estar levando o partido a se tornar uma legenda mafiosa e politicamente criminosa aos olhos da justiça e da nação! Sou apenas um filiado, não sou santo, mas essa realidade não posso e nem vou tentar esconder, por que ela é real, verdadeira e fede a carniça!