Raiz Forte - Como responsável pelas ações diretas de maior impacto para o morador de Caldas Novas, como está o trabalho do Poder Executivo?
Tomatinho - O que se vê é o caos administrativo. Eu não diria um governo, mas sim um desgoverno. O prefeito não cumpriu em dois anos de mandato nem 5% do que prometeu. E destes 5% foi feito a meia-boca, de qualquer jeito. Não se tem organização, não se tem planejamento nenhum. A prefeitura lança uma obra e para sem dar nenhuma satisfação para a população. O que se vê são lançamentos e mais absolutamente nada. O povo tem percebido isso. Por exemplo: na área da saúde, existe um descaso. Faltam medicamentos básicos, materiais de curativo, muitos postos de saúde lançados, mas nenhum terminado. Estamos vivendo um desgoverno total.
Raiz Forte - A prefeitura hoje é eficiente? Cumpre seu papel de servir ao povo para melhorar a vida do morador de Caldas Novas?
Tomatinho - O que se vê é enganação. O prefeito diz que recebe a população segunda-feira de madrugada. Isso é um desrespeito ao cidadão. Como um cidadão que precisa falar com o prefeito vai se deslocar até a prefeitura às 04:00 da manhã numa segunda-feira? Ele (prefeito) diz que recebe, mas isso é tapeação. Essa forma de dizer que recebe na madrugada é exatamente para dificultar o deslocamento do cidadão até a prefeitura. Se o prefeito quisesse atender o povo teria de ser no horário de expediente normal das 08:00 da manhã em diante. Outra forma que ele (prefeito) tem agido é receber as pessoas no atacado, ou seja, estrategicamente ele manda entrar no gabinete dez, 15 pessoas e o que se vê é que a maioria das pessoas fica intimidada e não expõe o problema que tem enfrentado. A forma de tratar o cidadão é um grande gargalo dessa administração.
Raiz Forte - Quais as principais deficiências da prefeitura hoje? Onde ela peca?
Tomatinho - A falta de planejamento é a principal deficiência da prefeitura. Se eu for eleger apenas um problema específico eu estaria sendo covarde com a cidade de Caldas Novas. Não se tem um pingo de organização. Tudo é feito de última hora, o que acaba comprometendo todas às áreas administrativas.
Raiz Forte - Como fiscal eleito pelo povo, quais as irregularidades levantadas pelo senhor e que já estão na mão do Ministério Público e da Justiça?
Tomatinho - Muitas irregularidades já estão nas mãos do Ministério Público, como o processo que o prefeito é acusado de falsificar uma Lei Municipal, onde várias áreas públicas foram doadas. Estou fazendo um levantamento minucioso e nos próximos dias irei entregar um dossiê nas mãos do Ministério Público. O que aconteceu com a área da secretaria de transporte é um crime. A venda daquela área o cidadão de Caldas Novas não irá perdoar.
Raiz Forte - Especificamente sobre Segurança Pública, como o senhor avalia o aumento da criminalidade e do consumo de drogas no município?
Tomatinho - Eu sei que a Segurança Pública é uma obrigação do Estado. Mas a prefeitura não tem contribuído com nada. A GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi prometida durante a campanha, e até agora não existe nem esboço para sair do papel. A Prefeitura que tanto enaltece o Governo Estadual não consegue dar uma resposta para o problema na área da Segurança Pública. O CREDEQ (Centro de Recuperação de Dependentes Químicos), não sai do papel. Está lá o esqueleto no Itanhangá II. Eu considero que o aumento da criminalidade em Caldas Novas tem relação com administração municipal.
Raiz Forte - Na Saúde, o que foi feito pra dar uma satisfação ao morador de Caldas Novas sobre as mortes em circunstâncias muito suspeitas de cidadãos caldasnovenses?
Tomatinho - Por parte do poder público municipal absolutamente nada foi feito. O que se vê é a tentativa velada de se tentar encobrir essas mortes. Eu até aproveito a oportunidade para cobrar da Polícia Civil o esclarecimento das mortes em questão. Eu acredito que houve negligência, houve erro. A prefeitura tapeia as famílias que perderam seus entes queridos, com a falta de respostas sobre os óbitos e com o restante da população que fica até com medo de procurar atendimento médico na rede pública municipal.
Raiz Forte - O eleitor acertou na escolha do último prefeito?
Tomatinho – Por tudo que eu disse anteriormente, não. A resposta é curta e grossa.
Fonte: Raiz Forte