quarta-feira, 22 de abril de 2015

CODÓ, MARANHÃO: A VIDA BANDIDA E O FIM DO CRIMINOSO GALETINHO

Carnaval de  de 2011 em Codó, Estado do Maranhão, Galetinho mata  a sangue frio:

A madrugada desta terça-feira de carnaval , 8, por volta de 3h40min, foi marcada por um latrocínio. Atrás do palco do corredor da folia o cidadão, Flávio Sousa Ramos da Silva, foi abordado pelo latrocida, Francisco Sousa, vulgo Galetinho.
A vítima fotografava o evento e quando o assalto fora anunciado nem teve tempo de esboçar reação, segundo testemunhas. Galetinho teria pedido a câmera fotográfica e em seguida desferido duas facadas contra Flávio, uma sobre o peito e outra na região do umbigo.
O homem ainda chegou a ser levado ao HGM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A ação de Galetinho foi ousada no sentido de que foi praticada a poucos metros de uma guarnição da Guarda Municipal, sob o comando do soldado Rafael. Imediatamente os guardas sairam em perseguição à Francisco Sousa e o prendeu.
A faca usada no crime, ainda suja de sangue, também foi apreendida e encaminhada à delegacia onde o detido foi autuado em flagrante por latrocínio – roubo seguido de morte.
Assinaram o boletim como condutores de Galetinho, os guardas Aguiar e Medeiros, mas ambos foram ajudados por mais 19 companheiros de farda que, rapidamente, se reuniram para efetuar a prisão com o auxílio da PM.
Galetinho é um velho conhecido da polícia. Em seu histórico constam além de prisões por assaltos, algumas ameaças de morte à policiais militares e civis.

Novembro de 211, Galetinho é condenado  a 07 anos de Prisão:
Terminou ontem, 8, por volta das 18h30, o julgamento de, Francisco Sousa, vulgo Galetinho, acusado pelo Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Tharles Cunha, de ter assassinado, Flavio Ramos Sousa da Silva, no dia 8 de março de 2011, madrugada de carnaval.
O crime teria ocorrido, praticamente, em frente ao Fórum, atrás do palco armado para atrações musicais. A vítima morreu depois de ser esfaqueado por galetinho após um assalto. Guardas municipais o teriam detido com a ajuda da Polícia Militar e de alguns populares que saíram em perseguição do, então, suspeito.
A tese de que ele teria matado por motivo fútil, o que qualificaria o crime e aumentaria a pena, não se sustentou e Francisco Sousa acabou respondendo por homicídio simples.
“O réu Francisco Sousa praticou crime de homicídio simples pelo que condeno o réu na forma decidida pelo Conselho de Sentença”, leu a juíza que presidiu o Júri, Dra. Stela Pereira Muniz Braga.
PENA BRANDA
Mesmo com maus antecedentes, uma reincidência em crime de menor potencial ofensivo e o fato de ter praticado o crime com ousadia, pois tudo ocorreu em meio à uma aglomeração de pessoas, Galetinho já vai iniciar o cumprimento de sentença num regime menos rigoroso o semiaberto.
A pena inicial, fixada pela juíza, fora de 8 anos e 3 meses, o que lhe obrigaria a começar em regime fechado. Como ele já havia cumprido 8 meses de prisão na delegacia de Codó a presidente do Júri Popular teve que fazer a detração (subtrair da pena base o que o preso já cumpriu), ficando a definitiva em 7 anos e 7 meses.
“Fixo-lhe a pena base em 8 anos e 3 meses de reclusão (…) não há causa de diminuição, nem de aumento, pelo que fixo a pena definitiva a pena definitiva de 8 anos e 3 meses em regime fechado. Considerado que o réu esteve preso pelo exato período de 8 meses, detraio da pena, a qual deverá ficar, em definitivo, em 7 anos e 7 meses devendo cumprir em regime semiaberto”, diz a sentença
Em Março de 2014 Policia prende 03 fugitivos, entre eles, Galetinho:
Kaká, Chocolate e Galetinho
A Polícia Civil estava a procura de Francisco Sousa, o Galetinho, desde o fim da Semana Santa deste ano quando ele veio de Pedrinhas para Codó beneficiado por um indulto e não retornou ao presídio da capital.
Aqui, afirmou o delegado regional Rômulo Vasconcelos, desde então, vinha cometendo crimes.
Na mesma operação a polícia prendeu mais duas pessoas – Adailson Rocha Silva, o Kaká, suspeito de ter cometido 11 assaltos nos últimos dias, e Geovane Dias, o Chocolate. Contra este a polícia cumpriu um mandado de prisão pelo cometimento do crime de assalto.
Fim da vida  Bandidagem de Galetinho:
Por volta das 13h, do dia 21 de abril, terça-feira, mais uma pessoa foi vítima da violência em Codo, um jovem foi morto com um golpe de faca no pescoço e morreu na hora. O crime ocorreu na Rua São Gregório, localizada no Bairro Santo Antônio, a motivação do crime ainda não foi revelada pela Polícia.
A vítima identificada por “Galetinho” morreu na mesma rua onde outra pessoa foi assassinada ontem, segunda-feira (20), por volta das 10h da manhã. 

Assista o vídeo onde Galetinho é arrastado já morto:

Fonte: Blog do Acélio, Adanberto Miranda e Correio Codoense,

Nenhum comentário:

Postar um comentário