segunda-feira, 14 de julho de 2014

Diabéticos reclamam da falta de insulina em farmácia da prefeitura


Pacientes relatam que têm dificuldade em conseguir o remédio em sua totalidade a mais de há 8 mês.
.
Pacientes com diabetes tipo 1 e que recebem gratuitamente a insulina da Farmácia do Cidadão da prefeitura de Caldas Novas, reclamam da falta de vários remédios, desde Captopril e outros medicamentos de uso continuo um pouco mais caro. O problema se agravou há 2 meses, com redução de gastos imposta pelo prefeito de Caldas Novas sr: Evando Magal. A Secretaria Municipal de Saúde reconhece o problema e as atendentes nem sabem qual desculpas devem dá a cada paciente que necessita com extrema urgência em seu tratamento que é de uso continuo, sendo que dia após dias ouve as mesmas ladainhas, "TEM NÃO, NÃO CHEGOU AINDA, O CAMINHÃO QUE TAVA TRAZENDO QUEBROU, ACONTECEU UM ERRO NA LICITAÇÃO, TERÇA QUE VEM, SEXTA FEIRA ESTA, SEGUNDA FEIRA PRÓXIMA, VAI REZANDO QUE UMA HORA CHEGA".
.
De acordo com uma comerciante a mesma conta que na época do Ex-Prefeito Ney Gonçalves de Sousa, as vezes faltava medicamentos mais num curto espaço de tempo e quando ela recebia era em sua totalidade, o que não aconteceu nesse atual governo, o sistema só custeia parte da insulina que os filhos precisam. “A gente pega as vezes e quando pega é parcial e não total como diz na receita como deve ser o tratamento, sendo que o restante a gente arca do nosso bolso. Só que aqui, nem o mínimo que eles dariam a gente não recebe mais”, afirma.
.
A falta da insulina representa um grande aumento nos gastos dos pacientes. “Na minha família, eu preciso de 15 refis por mês. Eu comprando fica R$ 90 cada refil. É uma despesa alta”, explica a corretora a uma senhora telefonista, Ja seu filho narra; "Eu passo mal e fico bem fraco. Fica difícil correr, eu fico fraco e as meninas sempre ganham”, disse o menino".
.
Uma outra moradora do Setor Portal das águas Quentes também está preocupada com a falta do medicamento para o filho que faz uso continuo de Ritalina 2 ml. “As crianças não podem ficar sem os medicamentos. As
crianças são agitadas e para elas é mais complicado ainda”, explicou. O filho dela é autista e necessita de Ritalina 2 ml que esta em falta a mais de 3 meses, só quem tem uma criança nesse estado conhece bem a sensação de quando fica sem o tratamento correto". Disse a moradora que concordou em conceder esta entrevista sob a condição de preservar seu nome e bem como de seus filhos.
.
A quem procurar a Secretaria de Saúde ou ate mesmo a Farmácia básica do Cidadão de Caldas Novas, ouvirá as mesma desculpas, esta chegando mais tardar amanhã, depois de amanhã, Sexta Feira. sendo que, Saúde a saúde das pessoas não podem esperar e nem tão pouco depender da boa vontade ou sensibilidade de sabe la quem.
.
Em nota divulgada pela Prefeitura em 31 de Julho de 2013, destacou; Após licitação, parque de diversões voltará para o centro de Caldas Novas.
.
Novo parque pagará 27 mil reais de aluguel para Prefeitura. Recursos irão para saúde. Empresa vai revitalizar espaço e, uma vez por mês, doar ingressos a crianças carentes
.
Será que esse dinheiro esta indo mesmo mensalmente para a Saúde de Caldas Novas? Uma vez que a própria moradora narra que nunca na História dessa Cidade chegou a este ponto tão caótico.

Fonte: https://www.facebook.com/caldasnovas.noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário