Na Bahia, há um município que é sempre Tucano, porque este é o nome da cidade, a 225 km de Salvador, com pouco mais de 50 mil habitantes.
Os três médicos que trabalharão em Tucano através do programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram recepcionados durante evento realizado nesta segunda-feira (23) na Câmara de Vereadores. De origem cubana, os profissionais atenderão de segunda a sexta-feira, nas comunidades de Rua Nova, Arapuá e Quixaba Santa Rita, com carga horária de 40 horas.
Para o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que veio acompanhando os médicos, os profissionais atuarão na atenção básica porque esta área permite solucionar mais de 80% dos problemas na saúde.
O prefeito de Tucano, Dr. Igor, falou que a vinda dos novos profissionais representa um passo importante para a saúde municipal, e aproxima Tucano do objetivo de oferecer 100% de cobertura para a população. “A formação destes médicos cubanos é de excelência, na medicina preventiva, que é o objetivo principal do PSF. Eles atenderão em três postos e, sem dúvidas, mais de dez mil pessoas serão beneficiadas”.
Animados, os novos médicos disseram que o maior compromisso é elevar os índices da saúde no município, através de atendimento de qualidade. Juan Ariel, médico com vasta experiência na área que atuará, falou da expectativa com a nova missão. “Eu venho trabalhar para melhorar os indicadores de saúde, principalmente da população mais necessitada, que precisa de mais saúde. Trabalhar com amor, com muita entrega e muito profissionalismo”, disse, já com um português compreensível para todos.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Isis Miranda, o programa Mais Médicos veio para ajudar, para ampliar o número de profissionais no município. “A gente vem trabalhando para que cada vez mais a nossa população tenha uma saúde digna”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário