Mais um policial foi morto no Ceará este ano. Dessa vez, a vítima foi Samuel David Nogueira Moraes, que foi ferido por três disparos na manhã desta sexta-feira (12), no bairro Parangaba, próximo ao terminal da Lagoa, em uma tentativa de assalto. Esse foi o 17º policial assassinado da ativa e reserva do Estado em 2016.
A vítima estava no carro ao lado do filho e, além dos tiros, teve o carro levado pelos assaltantes. A criança não foi atingida. Até a publicação da matéria, nenhum suspeito foi preso.
Segundo a Associação dos Cabos e Soldados Militares, o policial recebeu cinco tiros, mas três deixaram o caso mais grave, sendo dois no braço e um no abdômen.
Ele ainda foi levado ao Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha da Parangaba), mas não resistiu aos ferimentos.
Mortes de policiais e 2016
– 7 de janeiro: Hudson Danilo Lima Oliveira, soldado da Polícia Militar
O PM foi chamado para uma ocorrência de assalto em uma fazenda de Jaguaretama, no interior do Ceará. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), houve troca de tiros quando o soldado chegou ao local. Ele foi baleado na cabeça e socorrido no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, onde ficou internado em estado grave.
No dia 9 de janeiro, foi constatada a morte cerebral. Na noite do dia 8, quatro pessoas foram capturadas. Uma delas agiu diretamente no crime. As outras deram apoio para o criminoso fugir.
– 19 de janeiro: Benedito Gomes Assunção, Cavalaria da Polícia Militar
Policial, que não estava de serviço, se envolveu em uma discussão de trânsito com dois irmão, em Juazeiro do Norte. Poucos minutos depois, os dois suspeitos foram presos em flagrante. Antônio Nogueira da Cruz, 26, e Francisco Valtermar Nogueira da Cruz, 33, foram presos com um revólver calibre 38.
– 26 de janeiro: José Eudes da Silva Monte, sargento da Policial Militar
O PM foi baleado na cabeça durante roubo a um coletivo da linha Conjunto Ceará-Antônio Bezerra, em Fortaleza, e faleceu na manhã do dia 28 de janeiro. Foram presos Raquel Rodrigues Lima, 19, que responde na Justiça por adulteração de veículo; Carlos Maik Pinto Martins, 24, que possui antecedentes por homicídio e tráfico de drogas; Raimundo Nonato Sousa Barroso, 24, que responde por roubo e dois homicídios e Cristian Nilton Nascimento da Silva, 20, apontado pela polícia como o responsável por atirar no policial.
– 12 de fevereiro: Augusto Herbert Félix, soldado da Polícia Militar (Raio)
O soldado aguardava o semáforo abrir, em um cruzamento de Fortaleza, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Ele reagiu e trocou tiros com os assaltantes, mas não resistiu aos ferimentos. O crime aconteceu no Bairro Planalto Pici.
– 19 de fevereiro: Carlos Herbênio Almeida Bezerra, subtenente da Polícia Militar
O subtenente estava caminhando no Centro de Jaguaretama, no interior do Ceará, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Ele foi atingido por vários disparos. Equipes da PM foram acionadas ao local.
– 6 de abril: Alisson Mendonça, inspetor da Polícia Civil
O policial civil estava indo deixar a namorada em casa no bairro Cidade dos Funcionários quando foi surpreendido por dois homens armados. Após o anúncio do assalto, Alisson reagiu e matou um dos criminosos. No entanto, o inspetor foi atingido no peito pelo segundo assaltante. Ele chegou a ser encaminhado com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
– 18 de abril: Subtenente é morto durante assalto em uma agência bancária de Pacajus
O subtenente da Polícia Militar Francisco Wellington da Silva, 45 anos, foi morto dia 18 de abril durante um assalto a uma agência bancária no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O militar teria entrado no estabelecimento bancário com um pacote, possivelmente para realizar um pagamento ou depósito. Porém foi surpreendido por dois homens armados que anunciaram o assalto. O policial estava armado mas não teve tempo de reagir.
– 7 de maio: Policial militar tenta impedir o assassinato de um casal e é morto em Sobral
Antônio Anderson do Nascimento, de 25 anos, estava de folga quando tentou impedir o assassinato de um casal quando foi atingido por disparos.
– 8 de maio: Tiroteio em Campos Sales registra 9º policial morto no Ceará em 2016
Um tiroteio na manhã deste domingo (8), na cidade de Campos Sales, levou à morte o Soldado Lemos, integrante do grupo Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). A ação aconteceu por volta das 10h40 no Bairro Aparecida, quando homens armados chegaram a uma lanchonete atirando. Os policiais estavam à paisana no local.
– 23 de maio: Soldado de reserva da PM foi morto enquanto jogava baralho com mais quatro amigos em um bar, em Fortaleza.
Soldado de reserva Evandro Ramos Alves foi baleado com um tiro no peito após reagir a uma tentativa de homicídio ao dono bar, identificado apenas como Regis. Evandro chegou a ser socorrido ao Frotinha do Antônio Bezerra, mas não resistiu aos ferimentos.
– 10 de junho: 11º policial é assassinado no Ceará somente em 2016
O sargento reformado da Polícia Militar João Farias do Nascimento, de 72 anos, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (10), em Juazeiro do Norte, a 535 quilômetros de Fortaleza.
– 30 de junho: Troca de tiros de PM com criminosos deixa 3 policiais mortos em Quixadá
Um confronto entre a Polícia Militar e assaltantes no município de Quixadá deixou três policiais mortos, nesta quinta-feira (30). Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Sargento Guanabara, o Cabo Joel e o Soldado Antonio Filho foram atingidos e não resistiram aos ferimentos.
– 5 de agosto: Policial morto na porta de casa
Um sargento da Polícia Militar e um inspetor da Polícia Civil foram vítimas da violência em Fortaleza. Na noite desta quinta-feira (4), o sargento da Polícia Militar Francisco Edinardo Menezes de Sousa, de 45 anos, foi morto na porta de casa depois de tentativa de assalto no Bairro Maraponga, em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário