
Foram confirmados dois óbitos e o atendimento de ao menos 60 feridos até final da tarde. O vendaval provocou destelhamento e danos à rede de transmissão de energia elétrica e de comunicações, o que dificulta as operações na cidade. Estima-se que pelo menos 500 residências tiveram algum tipo de prejuízo, sendo que parte delas foram seriamente danificadas em seis bairros. O vento forte chegou a derrubar o telhado do ginásio municipal Ivo Sguissardi.
Guarnições de Chapecó, Xaxim e Ponte Serrada foram deslocadas para apoiarem os bombeiros locais logo que foram registradas as primeiras solicitações de socorro. O grupo de Força-Tarefa do 6° Batalhão, formado por Bombeiros Militaresespecializados e equipados para reposta em ocorrências extremas, foi acionado e reforça as ações de atendimento à comunidade. As equipes de FT do 12° e 11° Batalhões BM foram colocadas em prontidão e podem se deslocar a qualquer momento para Xanxerê, caso seja necessário.
Interrupção
Segundo informações preliminares, o vendaval teria provocado a derrubada de torres de transmissão da Celesc da subestação em Xanxerê, deixando pelo menos outras 29 cidades sem energia elétrica. Dada a magnitude dos danos e a proporção dos estragos, existe a possibilidade de ter se tratado de um tornado - informação esta ainda não confirmada pelos especialistas.
A corporação prosseguirá mobilizada na cidade até que todos as solicitações sejam atendidas. Em caso de emergência, disque 193.
Assista ao vídeo gravado instantes após o temporal (créditos Flávio Carvalho/Tudo Sobre Xanxerê): AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário