A segunda semana da Temporada Araguaia 2014 foi marcada por apreensões e multas. Ao todo, os fiscais da Semarh apreenderam 434 quilos de pescado, sendo 100 quilos de pirarucu. Os fiscais também lavraram 35 autos de infração, somando um total de R$ 24.952 apenas de pescado. Nas duas primeiras semanas de operação, foram apreendidos 784 quilos de peixes, além de animais caçados, como tatus e jacarés.
Um fato importante pode ser percebido com a entrada em vigor da Cota Zero para transporte de pescado: o perfil do infrator tem mudado a cada temporada. Antes, a maioria das apreensões era feita com pequenos infratores, gente que transportava pequenas quantidades de peixe, mas ainda acima do limite, que era de 5 quilos, e muitas vezes os peixes se encontravam fora do tamanho mínimo. Hoje, as apreensões são feitas em grande escala, com infratores transportando ou armazenando centenas de quilos de peixe.
A Operação Araguaia 2014 começou no dia 27 de junho e termina no dia 6 de agosto. A fiscalização e o monitoramento são realizados por terra e água, com objetivo de coibir a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório na região do Vale do Araguaia, bem como garantir a perpetuação e reprodução da fauna aquática. Também visa sensibilizar, monitorar e fiscalizar as atividades dos turistas buscando reduzir o impacto ambiental evitar a degradação do Araguaia durante o período de maior visitação turística no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário