segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O BLOG LUTA E NOTÍCIA AVISA:


As calçadas têm um papel fundamental no sistema de tráfego das cidades de qualquer parte do mundo. São elas as responsáveis por setorizar e separar a circulação dos pedestres do movimento de veículos automotores (carros, motocicletas, ônibus, caminhões). Vias destinadas exclusivamente a quem está caminhando, são um importante meio de integração e acesso do pedestre aos setores urbanos, ligando-os às diferentes regiões da cidade e também permitindo o lazer por meio do ato de caminhar.
Há alguns anos, as calçadas serviam como ponto de encontro das pessoas, como áreas de comércio intenso e até mesmo propagação de cultura. "Na calçada é onde o cidadão pode realmente observar a cidade e se apropriar dos lugares. Fundamental para desenvolver memórias e estabelecer relações com o ambiente. É importante humanizar as vias", ressalta o arquiteto e urbanista Rodrigo Freire.
Falta espaço para pedestre
Com a falta de um programa nacional de valorização desses ambientes e sem uma legislação própria para coibir abusos, o cidadão que precisa das calçadas para circular convive diariamente com o descaso. Hoje em dia, é comum observar pessoas disputando espaço nessas vias com carros e motos estacionados irregularmente, caçambas cheias de entulhos de obras e montanhas de material de construção, como areia, tijolos e brita, obstruindo a passagem de quem tenta ir e vir. Além disso, esses espaços apresentam grandes obstáculos para os usuários, principalmente os portadores de necessidades especiais, como falta de manutenção, largura ínfima entre os imóveis e a rua, aclives e declives e, algumas vezes, altos degraus.
Na opinião do arquiteto e urbanista Ricardo Amaral, as calçadas brasileiras, de uma  forma  geral, são de péssima qualidade. Para agravar ainda mais o problema, geralmente os materiais utilizados, com soluções de revestimentos de 60 a 70 anos atrás, dificultam a segurança ao caminhar. "Nossas calçadas, salvo raríssimas exceções normalmente mantidas pela iniciativa privada, estão em péssimo estado de conservação. É quase um verdadeiro descaso nacional", aponta.
Mas a realidade de Caldas Novas é bastante preocupante e vergonhoso, a prefeitura não toma nenhuma atitude com relação as calçadas da cidade e cada dia fica mais complicado para os pedestres e cadeirantes andarem por nossa cidade. As calçadas foram invadidas por carros, motos, placas, matérias de construções, entulhos, mercadorias, mesas, cedeiras e todo tipo de objetos possíveis.
confira agora algumas imagens fragadas por nossa lente:







































Nenhum comentário:

Postar um comentário