Faleiros entrega novos veículos para combate à dengue em Goiás
O trabalho de combate à dengue em Goiás ganhou um grande reforço com a entrega de 43 novos veículos da marca Fiat para as 15 Regionais de Saúde. Todos os municípios do Estado foram contemplados. A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros Filho, na manhã desta quinta-feira, 14, no pátio da Escola de Saúde Pública, Bairro Santo Antônio, em Goiânia. Os veículos foram adquiridos com recursos federais e custaram R$ 1 milhão e 404 mil reais. A manutenção e abastecimento da frota serão feitos com recursos do Estado de Goiás.
O secretário Antônio Faleiros argumentou que o Estado oferece condições para as regionais conduzirem o trabalho efetivo de combate à dengue. “Estamos trabalhando o ano todo com investimentos constantes em campanhas de conscientização. Não podemos imputar o aumento do número de casos a apenas um único fator. Temos o ciclo da doença, a transição de gestores municipais que causou um atraso nos acordos de coleta de lixo urbano, as chuvas e a chegada do vírus tipo quatro no Estado”, esclarece o secretário. Ele aproveitou para fazer um apelo à população. “Precisamos estar conscientes e não descuidar da limpeza em nossas residências, evitando novos focos do mosquito”.
Ao receber as chaves do veículo, o sub-coordenador do Núcleo de Controle de Apoio ao Controle de Endemias (Nace), de Morrinhos, disse que o reforço vem em boa hora. “São 93 municípios sob nossa responsabilidade e precisamos de agilidade no deslocamento para executarmos nossas ações. Os novos veículos melhoram e muito a condição de trabalho”, comemora.
Estratégias
A Secretaria de Estado da Saúde tem implementando estratégias no sentindo de conter o avanço da dengue no estado e a frota amplia a rede de fiscalização e supervisão em áreas de controle de vetores e vigilância epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa ). Só para a Suvisa foram destinados 15 veículos. A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-GO, Daniela Fabíola de Sá, esclarece que os veículos auxiliarão os municípios com o suprimento de insumos e na logística do trabalho rotineiro em todo estado. “A frota estava sucateada e a chegada dos novos veículos fará transporte de insumos para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti ”, garante.
Números
A gerente da Regional de Saúde Sudoeste I, com sede em Rio Verde (GO), Ana Otília Paiva Ferreira, esclarece que a região é uma das que lidera o número de notificações, e que a ajuda que chega com o veículo é de suma importância para o combate à dengue e também para outras estratégias dentro da política de saúde nos municípios jurisdicionados à regional. “Ficamos numa rodovia em obras de duplicação, carros antigos que rodam muito e o novo veículo vem para efetivar e garantir resultado prático do nosso trabalho”, diz.
De acordo com o último Boletim, divulgado nesta quinta-feira, 14, até o dia 9 de março de 2013 (Semana 10) foram 65.262 casos notificados em todo o Estado. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de 641,27%. Só em Rio Verde nos três primeiros meses do ano o número chega a 1.492 casos notificados, três vezes mais do que o mesmo período do ano passado.
Por Jonathan Chaves
Fonte: saude.go.gov
Nenhum comentário:
Postar um comentário