terça-feira, 16 de abril de 2013
ESTRDAS DE GOIAS BURAQUEIRA TOTAL E MARCONI NADA
O GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIAS, SENHOR MARCONI PERILO, ESTAR FINALIZANDO O SEU MANDADO NO PROXIMO ANO, MAS INFELIZMENTE O POVO NÃO TÊM NADA A COMEMORAR. O GOVERNO DE MARCONI PERILO TEM SE MOSTRADO ALTAMENTE INCOMPETENTE E PRATICAMENTE O SEU GOVERNO FOI UM VERDADEIRO FRACASSO.
AS ESTRADAS DE GOIAS ESTÃO EM ESTADO DE TOTAL ABANDONO , ATÉ PAEÇE QUE NÃO TEMOS GOVERNADOR. O GOVERNO É UM PARASITA NA QUESTÃO GOVERNAMENTAL E ADMINISTRATIVA.
CORPO DE FUNCIONÁRIA É ENCONTRADO
O corpo da funcionária pública Débora de Souza Santana, 27, que estava desaparecida desde às 18h do domingo (14), foi encontrado às 15h39 desta segunda-feira (15) na região do rio Tarumã-Açu, em Manaus.
Segundo o sargento Afonso, do setor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Débora se afogou e perdeu a vida ainda neste domingo. Ainda segundo o sargento, as buscas pelo corpo da vítima foram retomadas às 7h da manhã desta segunda (15).
Débora era natural de Barra do Corda, filha de Salete e Dorival Santana. Segundo informações da Polícia Civil, na lancha, além de Débora, viajavam dois rapazes e mais cinco meninas.
Conforme o coordenador de buscas Coronel Almeida, do Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado aparentemente sem marcas ou ferimentos.
Ainda segundo Almeida, o corpo será levado para o Pelotão Fluvial do Corpo de Bombeiros, de onde seguirá para o Instituto Médico Legal (IML).
Débora desapareceu no final da tarde deste domingo ao cair de uma lancha durante um passeio de barco no Lago do Tarumãzinho, próximo ao Cemitério Indígena, na Zona Oeste.
11'7 ANOS, CODÓ NO MARANHÃO
Codó é um município brasileiro do estado do Maranhão. Possui uma área de 4.364,499 km², dos quais 4,452 km² estão em zona urbana e com população de 118.072 habitantes, de acordo com o IBGE em 2010, sendo então o sexto município mais populoso do Estado.
Codó recebeu esse nome porque naquela região havia codornas em abundância.
O início do povoamento de Codó data do ano de 1780, sendo um dos seus primeiros exploradores o agricultor Luís José Rodrigues. Antigo armazém de mercadorias, situado às margens do rio Itapecuru, foram fatores importantes para o seu desenvolvimento as atividades agrícolas mantidas pelo rico senhores da aristocracia rural maranhense e por agricultores portugueses instalados na Colônia Petrópolis, numa iniciativa de Francisco Marques Rodrigues. Decisiva também para o seu crescimento foi a imigração de sírios e libaneses, a partir de 1887.
O povoado de Codó foi elevado à categoria de vila por meio de Resolução Régia, assinada no dia 19 de abril de 1833. Através da Lei estadual n°13, sancionada pelo governador Alfredo de Cunha Martins, no dia 16 de abril de 1896, passou à condição de cidade.
Em 1892, construía-se a primeira indústria de Codó - Companhia Manufatureira e Agrícola, de propriedade de Emílio Lisboa. Um dos diretores da fábrica, genro do seu proprietário era o Sr. João Ribeiro, que em 1908 levava para Codó o Sr.Sebastião Archer da Silva que fora para trabalhar como escriturário e anos mais tarde se tornaria o proprietário da fábrica e uns dos principais políticos do estado do Maranhão.
Em 1900, Codó foi visitada pelo ilustre futuro presidente Afonso Pena. Chegou a bordo do vapor São Salvador, viajando com destino a Caxias, durante sua estada no Norte do Brasil.
Localiza-se no leste maranhense. A sua localização faz com que a cidade seja cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís - Teresina que segue até Fortalezae serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial. O município apesar de estar no estado do Maranhão é muito mais ligado a capital piauiense Teresina pela proximidade de apenas 169 quilômetros. Sua altitude em relação ao mar é de aproximadamente 47m, o clima predominante é o Equatorial. Fuso horário UTC-3.
A população do município de Codó, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em 1º de dezembro de 2010, apresenta os seguintes dados:
- População masculina: 57.432 habitantes - 48,64%,
- População feminina: 60.640 habitantes - 51,36%,
- Total das populações por gênero: 118.072 habitantes - 100,00%.
- Zona urbana: 81.043 habitantes - 68,64%,
- Zona rural: 37.029 habitantes - 31,36%,
- Total da população do município: 118.072 habitantes - 100,00%
- Tem no seu carnaval a principal festa, famoso por começar uma semana antes da data oficial atraindo pessoas de toda a redondeza principalmente Teresina e São Luís que procuram um carnaval animado e sem violência. A cidade também conta com vários carnavais fora de época estando entre os principais: Micarecodó, Codó Folia e o famoso Cornofolia. Principais blocos alternativos: Cornofolia, Siri com Cãibras, Kakarecos e Dona Beija.
- A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia negra, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.É em Codó que mora Bita do Barão, o mais famoso pai-de-santo do Brasil, muito solicitado por empresários e políticos, não só do Piauí e do Maranhão, mas do Brasil inteiro.Durante todo ano, "romeiros" desembarcam em Teresina e seguem rumo a Codó, para conhecerem a capital da feitiçaria e trocarem experiências com os pais-de-santo locais.Atualmente Codó conta com um pólo da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) que possui cursos apenas de licenciatura, também conta com um pólo do IFMA (Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Maranhão), não possui nenhuma faculdade particular reconhecida pelo MEC.Localizada a 292 quilômetros de São Luís, Codó foi grande produtor de algodão desde período colonial, participando ativamente do processo de industrialização do estado no setor têxtil, com funcionamento de uma fábrica que produzia algodãozinho, brins, mesclas, riscados e sacaria. Hoje destaca-se na produção de arroz, mandioca, milho e feijão. Limita-se geograficamente com os municípios deAfonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coroatá, Chapadinha, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Lima Campos e Santo Antônio dos Lopes.Codó tem como principal característica arquitetônica seus casarões e armazéns antigos, tendo sua prefeitura (1896), estação ferroviária (1920) e ofício do registro civil (1910) no centro da cidade como destaque. Com um centro comercial continuo e de grande expressão, tendo na segunda-feira seu ápice, as ruas ao redor do mercado central tomadas por barracas e ambulantes, atraindo pessoas de cidades vizinhas como Coroatá, Timbiras etc.É cortada por vários córregos como o da Água Fria e por três rios principais que são o Codozinho, o Saco e o Itapecuru. Sendo que os três se encontram e desembocam na Baía de São Marcos próximo a capital São Luís.
VÍDEO DE ROBSON MAIA EM HOMENAGEM A CODÓ!